PDA

Ver Versão Completa : Power Commander - Dynojet



bikelander
13-05-2013, 15:06
Alguém usa e já mapeou um Power Commander para a GS 800?
Fiz uma pesquisinha na Web estes dias e achei q a relação Ar/Combustível apropriada para a nossa alcoolina eh de 13,2:1, alguém pode confirmar isto?
Qnd o cheiro de catalisador está forte (ovo podre...) isto denota mistura rica ou pobre?
Antecipadamente agradeço as colaborações.

Flavildo
13-05-2013, 16:56
vixi

o que é um Power Commander???

Crodao
13-05-2013, 22:46
Oi Luiz Augusto, quando você pagou no Power Commander ? Vc sabe quantos HP aumenta ? Teve que trocar o filtro de ar ?

alago
14-05-2013, 19:38
Luiz, preparação de moto é um assunto Tecnico e complexo. Sugiro que procure um preparador experiente em SP (Boi Motos na Clodomiro Amazonas, por exemplo) para te ajudar com isso. A relação ar combustível varia de moto pra moto, por marcha, por abertura de TPS, por temperatura do motor, etc. Nao existe uma afr "ideal" para todas situações.

sal silva
14-05-2013, 21:44
Gostei da alcoolina.Pior que é verdade kkkkkkk.

bikelander
14-05-2013, 23:51
Alago, olá.
Concordo, em parte com o q escreveu.
Preparação de motor eh assunto serio.

A razão ar/combustível eh dependente exclusivamente do combustível.
Variações de temperatura, pressão, altitude, velocidade nas motos com run air, etc, apenas variam o "ar" em sua densidade, e a injeção tem algorítimos pra fazer as devidas compensações de acordo com estas variáveis lidas por seus sensores.

Mas a razão ar/combustível, considerando o "är" devidamente referenciado, para uma queima estequiométrica, eh fixa, dependente exclusivamente do conteúdo químico do combustível.

Tem um trabalho interessante neste link q aborda de forma clara o tema:

http://pt.scribd.com/doc/13183026/Estequiometria-Preparacao-Da-Mistura-ArCombustivel

Vc pode brincar com este numero em busca de economia e performance, cuidando pra nao fazer bobagem demais...

Eu gosto de eletronica, de mecanica e de motos. Estou me divertindo e ciente dos riscos.

Qnt ao boi, foi ele quem afinou minha XX 3 anos atrás. Ela saiu das mãos dele com 2,5 kgs de torque e 14 CVs de potencia a mais. Ela tem filtro K&N, um escape full Akrapovice um Power Commander III afinando tudo.
O Boi mudou de endereço e está sem dinamômetro, impossibilitado portanto de fazer um trabalho serio por estes dias...

Abç.

bikelander
15-05-2013, 00:14
Crodão Olá!
Comprei o Power na Gringolandia, paguei US$ 280,00. Mais barato q na propria Dynojet. Se se interessar, depois te passo o link da loja.
O power em si, se a injeçao da motoca tiver um mapa conservador, pode sozinho trazer maior rendimento, mas o foco nao eh este.
Cada vez q vc altera um componente da motoca, escape, filtro, taxa de compressão, etc, vc precisa de um mecanismo pra "informar" a injeção do q aconteceu nos componentes do motor e q ela tem q alterar seu comportamento pra funcionar adequadamente com os novos componentes.
O power nao conversa com a injeção, mas ele te abre a possibilidade de manipular por completo os tempos de injeçao, somando e subtraindo % tempo de injeção sobre o tempo original emitido pela injeçao da moto.
O power Commander fica inserido entre central da injeção da motoca e os bicos. Ele sequestra a informação original da EFI, trata, somando ou subtraindo tempo de injeção, e aplica aos bicos.
O PC V, modelo q comprei pra GS, é muito poderoso. Te abre a possibilidade de criar mapas individuais por marcha e até por cilindro, com "trims" vinculados a sensores externos, e mais um monte de coisas. Eh bem legal!

Depois q eu tiver amadurecido a brincadeira, posto aqui os resultados.

Abç

adriel
16-05-2013, 09:53
Crodão Olá!
Comprei o Power na Gringolandia, paguei US$ 280,00. Mais barato q na propria Dynojet. Se se interessar, depois te passo o link da loja.
O power em si, se a injeçao da motoca tiver um mapa conservador, pode sozinho trazer maior rendimento, mas o foco nao eh este.
Cada vez q vc altera um componente da motoca, escape, filtro, taxa de compressão, etc, vc precisa de um mecanismo pra "informar" a injeção do q aconteceu nos componentes do motor e q ela tem q alterar seu comportamento pra funcionar adequadamente com os novos componentes.
O power nao conversa com a injeção, mas ele te abre a possibilidade de manipular por completo os tempos de injeçao, somando e subtraindo % tempo de injeção sobre o tempo original emitido pela injeçao da moto.
O power Commander fica inserido entre central da injeção da motoca e os bicos. Ele sequestra a informação original da EFI, trata, somando ou subtraindo tempo de injeção, e aplica aos bicos.
O PC V, modelo q comprei pra GS, é muito poderoso. Te abre a possibilidade de criar mapas individuais por marcha e até por cilindro, com "trims" vinculados a sensores externos, e mais um monte de coisas. Eh bem legal!

Depois q eu tiver amadurecido a brincadeira, posto aqui os resultados.

Abç


Se ele fizer tudo isso mesmo, deve melhorar muito a motoca hein. Por favor, se conseguir testar posta os resultados pra galera ai...

LeonardoB
24-05-2013, 10:46
Oi.

Estou pesquisando um Powercommander V + Autotuner para a minha F800GS 2013.
Achei um kit, já com os conectores para ela na Sierra BMW/USA e o gerente técnico me afirmou que não há nenhuma necessidade de modificação ou furos, e que não deve afetar a garantia.

O Autotuner adapta a tabela do download (no meu caso ponteira LeoVince + filtro padrão) dinâmicamente, e pelo que entendi, por marcha/cilindro. Para isso ele substitui os sensores do escapamento pelos da Bosh, de maior precisão.

Dessa forma, o dinamômetro é a rua ...

Quanto ao preço, o power commander V está mais caro, mas o autotuner está mais barato, e no fim compensa, inclusive pelo apoio da revenda.

Vou conversar com o mecânico da Autokraft (Rio) para ver se ele topa fazer a instalação.

Sugestões bem vindas (em especial antes de eu comprar) ...

Abcs

bikelander
25-05-2013, 19:13
Leonardo, blza?
Entao, a minha motoca eh 2009. Eu estou com o Power Commander V montado nela e também com o Autotune.
Por enquanto eu desaconselho o Autotune.
Partindo de um mapa zerado, o Autotune nao deu conta de acertar motoca nao e pelo contrario, fez uma porção de bobagens.
Ache um mapa de GS 800 com filtro e ponteira e usei de base. Aih, o Autotune fez umas adequações, mas ainda estou em fase de debug.
Mais uns dias, vou passar a motoca num dinamômetro e acertar o mapa no milimetro, e comparar com as iniciativas do autotune ver se ele estava caminhando no sentido certo.

Acertar mapa por marcha, no meu entender, nao faz muito sentido na GS porque ela nao tem Runair. Por cilindro tambem nao, pq o motor eh em linha.

Pena q vc eh do RJ, senão poderíamos tomar uma breja e trocar figurinhas sobre o assunto. Mas vamos falando por aqui mesmo.

Comprei minhas traquitanas na Fuel Bike.

Abç,

Luiz Baldini

bikelander
25-05-2013, 19:18
Ah, em tempo:

A instalação de td, power e Autotune, eh muito simples. Acabei fazendo eu mesmo. A sonda nova fica no lugar da girinal e passa a conversar só com o autotune. A central EFI fica sem info de sonda.
Abç.

bikelander
25-05-2013, 19:25
1111
Power+Autotune instalado

TOLENTINO
26-05-2013, 07:45
Bem legal o tópico, mas o "engenheirês" complica para os pobres mortais como eu...rsrs.

Mas é um assunto muito interessante!

shw
27-05-2013, 12:21
Isso eh bem legal, alguém teve bons ganhos?

fborges27
27-05-2013, 21:06
O giro sobe rápido!!!!


http://www.youtube.com/watch?v=S-yqnuiQeiA

abutre
04-06-2013, 00:12
Olá colegas.
Acabei de instalar o PCV. Instalei principalmente para tentar tirar aquele lag entre os 3000 e 4000 rpm. Estou testando os mapas baixados na própria página do PC mas acredito que não serão bem vindos visto que tudo lá fora é diferente. Lá não usam garapa como combustível. Onde moro não tem mecânico com dinamômetro para um ajuste fino, então, quem estiver "adiantado" na confecção dos mapas, e puder compartilhar, seria uma bênção!
Abs

abutre
26-10-2013, 08:58
Olá colegas.
Nenhuma novidade sobre o PCV?
Ainda estou perdido aqui, infelizmente.
Abs

Rafamg
26-10-2013, 17:07
conselho, procura um mecanico com dinamometro se quiser uma indicaçao vem para BH, Sergio da BHmotoracing tem e esta preparando a minha moto com dinamometro e etc. quando tiver pronto posto os resultados. por enquanto estou so no escape e filtro k&n e ja consegui 5.5cv.

Iceman
26-10-2013, 18:59
Cara, tem uns malucos "tunadores" muito irados neste fórum hahahahaha :D

Não tenho coragem de "bulir" com a alma da minha magrela não ;)

Meu falecido pai era da engenharia da VW, e ficava MALUCO quando via os caras rebaixando os carros, mechendo nas coisas, etc.

Ele sempre dizia "Sabe quantas horas de engenharia foram gastas para calibrar a suspenção? E esses caras vem e simplesmente cortam as molas?"

Ele ficava "P" da vida :D :D :D

NetoTCamel
26-10-2013, 19:55
Entendo bem você Iceman...
Sou engenheiro, filho de engenheiro, e trabalho numa empresa de engenharia onde o polo de tecnologia é alemão...

Mas só pra constar PC5 ou RapidBike são beeeeem diferentes do que "tunadores" de carros (rebaixar, aumentar rodas e etc...)
Esses módulos de I.E. são derivados da engenharia de pista, desenvolvidos com muitas horas de pilotos, e uma equipe imensa de engenheiros...
Lógico que com adaptações para uso "comercial"...

Como tudo na vida, precisa ser bem feito e bem instalado, por pessoas que tenham conhecimento técnico sobre o produto e sobre os efeitos do mesmo, não digo que não possa ser instalado em casa, mas precisa de muito tempo dedicado ao conhecimento deste para fazê-lo...

Eu sempre tive nas minhas motos, não sou do cara que tem paciência pra ficar instalando, mas gosto muito deste conhecimento técnico, e por isso utilizei serviços de profissionais especializados, nunca tive 1 problema se quer, e as motos ficam completamente melhores...

NetoTCamel
26-10-2013, 19:57
Olá colegas.
Nenhuma novidade sobre o PCV?
Ainda estou perdido aqui, infelizmente.
Abs

Amigo,
Tire um tempo e procure o pessoal da Motonil (Araras-SP) ou Snake (Cordeirópolis) acredito que sejam as oficinais especializadas nesse tipo de instalação mais próximas de você....

Um abraço

Rafamg
27-10-2013, 14:13
Eu concordo em partes com o que foi dito em relação as alterações. No sentido que sabe quantas horas foram feitas para se conseguir esse ajuste da moto? a minha resposta seria SIM!

Mas imagino também que os engenheiros tem certas limitações, EX: O cara não viaja para todos os países para determinar temperatura umidade, combustíveis utilizados e etc em cada pais. Resumindo é impossível dizer que uma moto feita e acertada para países europeus por exemplo que tem temperaturas extremas mto variadas desde calor de 35 graus ate temperaturas de -20 e certa umidade e combustiveis mais puros e etc vai funcionar 100% aqui no Brasil.

Para isso existe o que chamamos de climatização das motos normalmente uma alteração no mapa da moto para melhorar seu desempenho nos outros países pelas mudanças que já citei acima. Porem é impossível dizer que esses acertos são 100% por vários motivos, Leis Federais estaduais e etc que determinam o limite de poluentes emitidos, ruídos e ate mesmo limitações das próprias injeções originais que só permitem mexer ate certo ponto ou ate mesmo são bloqueadas para estas alterações etc.

Quando estava cogitando colocar o PC5 na minha moto por exemplo lembro de ter olhado os mapas originais BMW e comparado com algumas alterações que o pessoal lá fora fez para melhorar desempenho e etc, em vários lugares a moto trabalha pobre, com a mistura ar/combustível mto mais para AR porque? para deixar a moto menos poluente outras partes mais gorda porque? para deixar a moto mais fria por exemplo já que também se utiliza gasolina para resfriar o motor.

Quando você pega um Rapidbike ou PC5 ou qualquer outro acessório que tenha o intuito de mexer na configuração original da injeção da moto é possível se otimizar em todos os pontos da injeção uma mistura melhor com o motor esquentando menos e muitas vezes ate mais econômico e mais potencia. Lógico isso tem que ser feito por alguém que sabe o que esta fazendo, ate te falo que da pra fazer em casa mas a chance de melhorar em alguns pontos e piorar em outros é muito grande. Para se regular uma moto demora horas varias puxadas em dinamômetro medindo a reação da moto em varias rotações e situações, marchas diferentes e etc.

Outra coisa que tem que se pensar é quando se altera algum item na moto, Filtro K&n, ponteira, velas, coletores e etc a injeção tenta corrigir de alguma forma essas mudanças de mais saída de ar mais entrada porem ela é também limitada por parâmetros para fazer isso então em algumas situações a instalação de PC5 ou algum outro passa a ser quase que obrigatória para se ter uma moto redonda de novo.

O assunto é chato e longo dava pra ficar aqui o dia todo justificando e explicando o porque da coisa mas nem sempre vai se aplicar ou entrar na cabeça de todo mundo, tem gente que acha que a moto ja sai de fabrica perfeita tem gente que acha que não, tem gente que gosta de colocar acessórios pra alguns quanto menos melhor, isso vai muito pro lado pessoal de cada um também, já escutei de tudo quando falei dessa preparação que estou fazendo na minha moto por exemplo que já ate comentei em outro tópico que abri.

So para finalizar essa bíblia deixo um exemplo: Em BH mesmo a própria concessionaria Harley indica meu mecânico para fazer o remapeamento das motos que eles vendem porque? e o que escuto de todos que fazem o serviço lá com ele... Que a moto ficou mais econômica, que esquenta bem menos, que anda mais que ficou mais forte e etc. Nunca ouvi um relato se quer de alguém reclamando so elogios conclusão que eu chego? que a Harley mesmo não altera ou não faz a climatização corretamente nas suas motos.

luiztrovao
27-10-2013, 18:43
vou colocar um pouco de pimenta nesta discussão, se me permitem... e por favor, já vou adiantando: não estou acusando ninguém, mas simplesmente colocando uma perspectiva adicional ao assunto:

- por um lado, não tenho absolutamente nada contra quem gosta de fazer alterações em seus veículos - todos temos o direito de fazermos o que bem entendemos da nossa propriedade. Eu mesmo, ao longo dos anos, fiz muitas alterações / modificações em meus carros de trilha - seja levantando suspensões, alterando medida de pneus, colocando guincho, etc, etc.

- por outro lado, entendo que, depois de fazer todas estas alterações e usar o veículo modificado seja lá pelo tempo que for, óbviamente as consequências para o desgaste do mesmo serão, certamente, diferentes do desgaste que o veículo teria se nenhuma alteração em relação à originalidade tivesse sido feita.... e no momento da venda...

...O ponto onde quero chegar é que raramente vejo uma moto sendo anunciada com o proprietário que está vendendo, relatando em detalhes as modificações que foram feitas (muito embora no mundo dos 4x4 isso aconteça com frequência porque já faz parte da cultura vender os carros sem a retirada das modificações). A experiência que vejo com mais frequência é a de se "voltar" a configuração da moto para as características originais, de forma a manter, o máximo possível, o valor de revenda (até porque um potencial comprador valoriza muito mais um veículo que nunca tenha sido "mexido" - não sei se todos concordam - fica aberto o ponto para discussão)

De novo, insisto que não estou aqui apontando o dedo a ninguém, porém considero que a coisa certa a fazer, no momento da venda, é comunicar transparentemente as possíveis modificações que foram feitas à moto durante a sua vida até aquele momento
abraços

Rafamg
27-10-2013, 19:13
Luiz, ate te entendo porem acho que em nenhum momento isso vai prejudicar a moto a ponto de prejudicar o próximo proprietário, ache que tudo depende mais de como e por quem é feito. Se for feito certo nenhum problema se for feito errado ai ja é outra historia. Eu não faria nada na minha própria moto se soubesse que poderia ocorrer algo de errado com ela mesmo porque não da pra saber quanto tempo vou ficar com a moto então pode ser 15.000km pode ser 150.000.

Acho que essa parte de comunicar o comprador o que já foi feito na moto simplesmente não existe. Minguem nunca vai vender um carro e falar ah esse carro meu já foi batido 2x uma vez bateram na traseira dela tive que trocar tudo e a outra foi eu que bati ou ralei o para lama mandei pintar o que for. Vale do comprador examinar o bem que se esta adquirindo pode ter certeza se tiver algo de errado na hora da compra você vai perceber.

No mundo de trilha mesmo é extremamente complicado por exemplo moto não tem garantia, nem se comprada zero km motivo disso um motor de trilha em geral vem no manual falando para se trocar um pistão com 90horas de uso sabe quantas pessoas fazem isso no Brasil? 10% porque aqui o preço de uma peça dessa é simplesmente absurda. pode acontecer do motor durar 500hrs e não fazer nada, pode acontecer de rodar 110hrs e começar a fumar, não tem mta lógica na coisa e se eu vendo a moto hoje funcionando nada garante que amanha ela não vai começar a dar alguma coisa ou daqui a 10hrs de uso por exemplo, então acho complicado isso de transparência principalmente pela desinformação que existe a respeito de mexer em certas coisas.

Vejo mais isto justamente no mundo de big trail pelo que estou percebendo. Em moto esportiva se a moto esta com mais cv ou mexida a galera valoriza, moto custom se o cara troca escape filtro e refaz um re mapeamento para ganhar mais cv e esquentar menos a moto é bem visto ou se acha mais normal. Ja em outros estilos vejo um receio maior a respeito de qualquer alteração pelo menos é o que tenho percebido.

76MARCEL
19-03-2014, 01:45
Antes de pegar minha 800 ADV já havia encomendado esse produto:

http://www.boosterplug.com/shop/frontpage.html

Esse não tem complicação.

Promete resolver o que tem que resolver e ponto.

Plug and play.

Falo por experiência própria em um H-D:

Se for mudar componentes originais, mude direito.

Motos injetadas já saem com mistura extremamente pobres na relação ar/combustível.

Colocando um escape e mais um filtro lavável isso piora drasticamente.

Buracos na aceleração em várias faixas de giro, pipocos na desaceleração e o pior de tudo:

Calor infernal no motor que trabalha sempre acima da temperatura.

Já tive power commander, cobra fi2000 e fuel pack.

O power commander é imbativel.

O melhor de todos.

Mas desde que tenha muito tempo, entenda bastante do que se trata ou goste de pagar alguém para usar sua moto de laboratório.

A idéia desses ad-ons de injeção é fazer com que motos injetadas possam ser reguladas como se fossem carburadas.

Mas de modo muito, mas muito mais complexo.

Sei que estão disponíveis mapas prontos para determinadas alterações escape/filtro.

Mas se for para usar mapa pronto, a opção power commander é muito cara.

Power commander é para quem quer, precisa e saber tunnar a injeção.

Se não a opção do link acima é a que tem melhor custo/benefício.

Abs.

bikelander
19-03-2014, 13:52
Srs! Rafamg, 76Marcel, Abutre e todos os outros q estão participando deste tópico, parabéns!!!

Os outros dos "engenheiros Tunadores". Dá urticarias ver a molecada se gabando pq cortou as molas kakakakak...

Mas uma coisa é uma coisa, outra coisa é... Estamos alterando componentes para melhor: Filtro, escape, etc. Prescindindo de um funcionamento silencioso, admitindo mais poluição e mais consumo (qnd solicitado) em busca de um funcionamento melhor e mais apropriado de tudo isto junto no motor (e mais performance!!!).
Fazendo as devidas compensações de tempo de injeção no PCV, a moto andará mais, beberá menos e absolutamente sem comprometimento de durabilidade.
Adorei o nível do bate-papo.

E concordo ainda mais: O PCV é pra quem vai se DI-VER-TIR melhorando a moto. Quem tem tempo, um pouco de noção, e acima de tudo, gosta de brincar com eletrônica e mecânica. Se vc quer só melhorar a motoca engordando um pouco a mistura (o q está certo pq elas veem pobre mesmo), a solução do Busterplug é tranquila. Soma 6% em qq regime e boa.

Minha motoca (alias, me perdoem, sei q aqui nao é lugar pra falar mal de BMW...) não pára de me encher o saco. Estou bem decepcionado com a GS 800.

Com 11 mil kms ela já:

- Moeu os dois rolamentos de roda
- Os dois da coluna.
- Deu pau na tampa do radiador (ficava mijando na minha cara...).
- Deu defeito intermitente em uma bobina de ignição.
- Ficou parada 90 dias esperando a Caltabiano trazer a chave (q eu perdi...) da Alemanha...
- Tá suando óleo pela tampa de válvulas.

Características "adoráveis":

- O freio é razoável, nao é ruim, mas não tem a menor linearidade de acionamento.
- Esquenta q é um fenomeno. Pegar transito de bermuda, funhecou-se.
- A posição das pernas no tanque/chassis é simplesmente ridícula...
- A do guidão (discretinho guidão...) nos espelhos dos carros então...
- A própria posição dos espelhos tmb... Tem-se q mexer a cabeça pra consultar os retrovisores ?!?%?$#@#$
- O punho! Ahhhh o punho!!! Chamar de lixo seria ofender, deixa ver... O lixo! Qnd voltei da primeira volta com a moto no transito de São Paulo, após ter quase morrido 8 vezes, troquei o acionamento da buzina pelo da seta esquerda. Bom, ainda estou vivo...
- A suspa dianteira é um, um, um... Deixa pra lá. A traseira, melhor.

Ow produtinho...


Mas eu sou Brasileiro e não desisto nunca! Acabei de renovar o seguro. Ela ganhou mais um ano pra ficar boa!!!!!

Tava com um projeto de trabalho gigante consumindo todo o meu tempo. Mexi muito pouco no acerto do meu Power Commander nos últimos meses.

Lá atrás eu desaconselhei o AUTOTUNE, mas provavelmente por causa do defeito q eu estava experimentando na bobina de uma das velas q era, ainda pra melhorar, intermitente. Acho q daih resultavam os ajustes equivocados q o AUTOTUNE estava mandando eu fazer. Vou dar outro voto de confiança pra ele.

Mês q vem vou passear na gringa e vou trazer o painel digital da Dinnojet (fabricante do Power Commander). Ele possibilitará fazer analise de dados on-the-fly (ler dados da sonda durante a pilotagem em tempo real !!!) e também, chavear inúmeros mapas sem necessidade de download, o q sem duvida, dinamizará o processo de debbug dos mapas (e aumentará em muito a diversão do processo....).

No final, se eu não ficar velho antes (e se ela parar de quebrar td q tem direito...), espero obter um mapa excepcional para performance, onde acho q o ganho de potencia e torque será bem significativo (estou pensando em meter o maçarico no escape e rancar o catalizador, vamos ver...) pois o motor é muito bom e um outro mapa excelente para cruzeiro (se é q alguém aguenta fazer cruzeiro naquele banco de merd...).

Bom, reclamei pacas, desculpem. Mas tem tmb coisas boas, verdade seja dita:

A motoca é divertida. O motor é forte (vibra pra caral.... em médio e alto giro....), a ciclística é joia, fazer curvas é uma delicia (raspa pra caral...), ela é bem construída, é bonita.

Desculpem o desabafo em lugar inapropriado :)

Assim q tiver novidades do PCV posto pra vcs!

Abração

76MARCEL
21-03-2014, 01:03
Srs! Rafamg, 76Marcel, Abutre e todos os outros q estão participando deste tópico, parabéns!!!

Os outros dos "engenheiros Tunadores". Dá urticarias ver a molecada se gabando pq cortou as molas kakakakak...

Mas uma coisa é uma coisa, outra coisa é... Estamos alterando componentes para melhor: Filtro, escape, etc. Prescindindo de um funcionamento silencioso, admitindo mais poluição e mais consumo (qnd solicitado) em busca de um funcionamento melhor e mais apropriado de tudo isto junto no motor (e mais performance!!!).
Fazendo as devidas compensações de tempo de injeção no PCV, a moto andará mais, beberá menos e absolutamente sem comprometimento de durabilidade.
Adorei o nível do bate-papo.

E concordo ainda mais: O PCV é pra quem vai se DI-VER-TIR melhorando a moto. Quem tem tempo, um pouco de noção, e acima de tudo, gosta de brincar com eletrônica e mecânica. Se vc quer só melhorar a motoca engordando um pouco a mistura (o q está certo pq elas veem pobre mesmo), a solução do Busterplug é tranquila. Soma 6% em qq regime e boa.

Minha motoca (alias, me perdoem, sei q aqui nao é lugar pra falar mal de BMW...) não pára de me encher o saco. Estou bem decepcionado com a GS 800.

Com 11 mil kms ela já:

- Moeu os dois rolamentos de roda
- Os dois da coluna.
- Deu pau na tampa do radiador (ficava mijando na minha cara...).
- Deu defeito intermitente em uma bobina de ignição.
- Ficou parada 90 dias esperando a Caltabiano trazer a chave (q eu perdi...) da Alemanha...
- Tá suando óleo pela tampa de válvulas.

Características "adoráveis":

- O freio é razoável, nao é ruim, mas não tem a menor linearidade de acionamento.
- Esquenta q é um fenomeno. Pegar transito de bermuda, funhecou-se.
- A posição das pernas no tanque/chassis é simplesmente ridícula...
- A do guidão (discretinho guidão...) nos espelhos dos carros então...
- A própria posição dos espelhos tmb... Tem-se q mexer a cabeça pra consultar os retrovisores ?!?%?$#@#$
- O punho! Ahhhh o punho!!! Chamar de lixo seria ofender, deixa ver... O lixo! Qnd voltei da primeira volta com a moto no transito de São Paulo, após ter quase morrido 8 vezes, troquei o acionamento da buzina pelo da seta esquerda. Bom, ainda estou vivo...
- A suspa dianteira é um, um, um... Deixa pra lá. A traseira, melhor.

Ow produtinho...


Mas eu sou Brasileiro e não desisto nunca! Acabei de renovar o seguro. Ela ganhou mais um ano pra ficar boa!!!!!

Tava com um projeto de trabalho gigante consumindo todo o meu tempo. Mexi muito pouco no acerto do meu Power Commander nos últimos meses.

Lá atrás eu desaconselhei o AUTOTUNE, mas provavelmente por causa do defeito q eu estava experimentando na bobina de uma das velas q era, ainda pra melhorar, intermitente. Acho q daih resultavam os ajustes equivocados q o AUTOTUNE estava mandando eu fazer. Vou dar outro voto de confiança pra ele.

Mês q vem vou passear na gringa e vou trazer o painel digital da Dinnojet (fabricante do Power Commander). Ele possibilitará fazer analise de dados on-the-fly (ler dados da sonda durante a pilotagem em tempo real !!!) e também, chavear inúmeros mapas sem necessidade de download, o q sem duvida, dinamizará o processo de debbug dos mapas (e aumentará em muito a diversão do processo....).

No final, se eu não ficar velho antes (e se ela parar de quebrar td q tem direito...), espero obter um mapa excepcional para performance, onde acho q o ganho de potencia e torque será bem significativo (estou pensando em meter o maçarico no escape e rancar o catalizador, vamos ver...) pois o motor é muito bom e um outro mapa excelente para cruzeiro (se é q alguém aguenta fazer cruzeiro naquele banco de merd...).

Bom, reclamei pacas, desculpem. Mas tem tmb coisas boas, verdade seja dita:

A motoca é divertida. O motor é forte (vibra pra caral.... em médio e alto giro....), a ciclística é joia, fazer curvas é uma delicia (raspa pra caral...), ela é bem construída, é bonita.

Desculpem o desabafo em lugar inapropriado :)

Assim q tiver novidades do PCV posto pra vcs!

Abração


Srs! Rafamg, 76Marcel, Abutre e todos os outros q estão participando deste tópico, parabéns!!!

Os outros dos "engenheiros Tunadores". Dá urticarias ver a molecada se gabando pq cortou as molas kakakakak...

Mas uma coisa é uma coisa, outra coisa é... Estamos alterando componentes para melhor: Filtro, escape, etc. Prescindindo de um funcionamento silencioso, admitindo mais poluição e mais consumo (qnd solicitado) em busca de um funcionamento melhor e mais apropriado de tudo isto junto no motor (e mais performance!!!).
Fazendo as devidas compensações de tempo de injeção no PCV, a moto andará mais, beberá menos e absolutamente sem comprometimento de durabilidade.
Adorei o nível do bate-papo.

E concordo ainda mais: O PCV é pra quem vai se DI-VER-TIR melhorando a moto. Quem tem tempo, um pouco de noção, e acima de tudo, gosta de brincar com eletrônica e mecânica. Se vc quer só melhorar a motoca engordando um pouco a mistura (o q está certo pq elas veem pobre mesmo), a solução do Busterplug é tranquila. Soma 6% em qq regime e boa.

Minha motoca (alias, me perdoem, sei q aqui nao é lugar pra falar mal de BMW...) não pára de me encher o saco. Estou bem decepcionado com a GS 800.

Com 11 mil kms ela já:

- Moeu os dois rolamentos de roda
- Os dois da coluna.
- Deu pau na tampa do radiador (ficava mijando na minha cara...).
- Deu defeito intermitente em uma bobina de ignição.
- Ficou parada 90 dias esperando a Caltabiano trazer a chave (q eu perdi...) da Alemanha...
- Tá suando óleo pela tampa de válvulas.

Características "adoráveis":

- O freio é razoável, nao é ruim, mas não tem a menor linearidade de acionamento.
- Esquenta q é um fenomeno. Pegar transito de bermuda, funhecou-se.
- A posição das pernas no tanque/chassis é simplesmente ridícula...
- A do guidão (discretinho guidão...) nos espelhos dos carros então...
- A própria posição dos espelhos tmb... Tem-se q mexer a cabeça pra consultar os retrovisores ?!?%?$#@#$
- O punho! Ahhhh o punho!!! Chamar de lixo seria ofender, deixa ver... O lixo! Qnd voltei da primeira volta com a moto no transito de São Paulo, após ter quase morrido 8 vezes, troquei o acionamento da buzina pelo da seta esquerda. Bom, ainda estou vivo...
- A suspa dianteira é um, um, um... Deixa pra lá. A traseira, melhor.

Ow produtinho...


Mas eu sou Brasileiro e não desisto nunca! Acabei de renovar o seguro. Ela ganhou mais um ano pra ficar boa!!!!!

Tava com um projeto de trabalho gigante consumindo todo o meu tempo. Mexi muito pouco no acerto do meu Power Commander nos últimos meses.

Lá atrás eu desaconselhei o AUTOTUNE, mas provavelmente por causa do defeito q eu estava experimentando na bobina de uma das velas q era, ainda pra melhorar, intermitente. Acho q daih resultavam os ajustes equivocados q o AUTOTUNE estava mandando eu fazer. Vou dar outro voto de confiança pra ele.

Mês q vem vou passear na gringa e vou trazer o painel digital da Dinnojet (fabricante do Power Commander). Ele possibilitará fazer analise de dados on-the-fly (ler dados da sonda durante a pilotagem em tempo real !!!) e também, chavear inúmeros mapas sem necessidade de download, o q sem duvida, dinamizará o processo de debbug dos mapas (e aumentará em muito a diversão do processo....).

No final, se eu não ficar velho antes (e se ela parar de quebrar td q tem direito...), espero obter um mapa excepcional para performance, onde acho q o ganho de potencia e torque será bem significativo (estou pensando em meter o maçarico no escape e rancar o catalizador, vamos ver...) pois o motor é muito bom e um outro mapa excelente para cruzeiro (se é q alguém aguenta fazer cruzeiro naquele banco de merd...).

Bom, reclamei pacas, desculpem. Mas tem tmb coisas boas, verdade seja dita:

A motoca é divertida. O motor é forte (vibra pra caral.... em médio e alto giro....), a ciclística é joia, fazer curvas é uma delicia (raspa pra caral...), ela é bem construída, é bonita.

Desculpem o desabafo em lugar inapropriado :)

Assim q tiver novidades do PCV posto pra vcs!

Abração

Como já podem ter notado no que escrevi anteriormente, tive uma H-D.
Mais precisamente uma SOFTAIL NIGHT TRAIN 2004.
A H-D vende uma moto tipo LEGO.
Ela vem de fábrica um lixo.
Só acha boa uma H-D original quem não tem a menor noção de ciclística básica.
Tem que trocar tudo, desde de flexíveis de freio, passando por molas de suspensão, power commander's da vida e várias outras coisas.
Aí digamos que ela fica "segura" para andar.
Desculpem me pelo "segura". É que venho da escola do enduro/cross. Só motos especiais com que havia de melhor pra época.
Mas falando da BM...
Tive a mesma impresão já de cara na minha 800 ADV:
- Freio dianteiro nem um pouco linear;
- Suspensão dianteira medonha;
- Tamanho/posição dos espelhos é medonha;
- Acabamento dos plásticos sofrível para a ostentação da marca;
- Calor infernal no motor - like a Harley;
- Comandos do punho são de péssima qualidade. Dizem que os da antiga - um pisca de cada lado, era MADE IN GERMANY - os atuais são chinoca.

Me respondam:

Como uma moto com apelo, características e condições ára off road vem sem um protetor de amortecedor traseiro?

Isso só comprava a minha teoria de que a BMW segue a idéia da H-D:

Para cada moto vendida, a H-D diz que só tem lucro se cada novo proprietário gastar pelo menos 5 mil obamas em peças e acessórios.

Claro que isso lá.

Aos fãs de estradão de terra, pensem a respeito do protetor de amortecedor traseiro.

Precisa de bem pouco pra conseguir riscar aquela haste e ter de morrer com um amortecedor novo.

Perguntei disso na concessionária e a resposta foi a seguinte:

Ninguém usa essas motos na terra. E se precisar tem o amortecedor para reposição!!!

É mole?

Enfim, no geral estou gostando da moto.

Não sei na magrinha - GS 800 - mas na gordona - 800 ADV - a posição de pilotagem é bastante confortável, mas aumentei 2cm com adaptadores e o banco - acho que é diferente - é bem bom também.

Mas tem bastante coisa pra melhorar ainda.

Se a suspensão não melhorar engrossando o óleo, o jeito é trocar as molas.

Dá-lhe eBay na veia!!!

No FDS posto fotos dela na tópico adequado.

Abs a todos.

Israel Jr
12-10-2016, 12:18
Boa tarde, pessoal!

Visitem o link http://www.powerchip.com.br/index_arquivos/Page2298.htm

Acho que pode contribuir para o tópico.