PDA

Ver Versão Completa : Guidão chimando - tremendo - quando solara as mãos



Tsavian
01-06-2013, 20:32
Pessoal
Minha moto , entre 60 e 80 km, ao soltar o guidão ele começa a tremer bem forte.

Já chequei o balanceamento da roda, e esta perfeito.

Alguém já passou por isso?

Idéia de como resolver?

O protetor de motor ou bolha alta pode ter influencia?

fborges27
02-06-2013, 08:04
Thiago,

Isso pode ser sinal de peso na roda traseira, mas acontece tambem antes dessa velocidade.

A minha comecou a fazer isso depois que eu instalei o bauleto.

amauri
23-08-2013, 22:08
A minha comecou com essa frescura.......nao descobri o porque........ja verifiquei tudo .

fborges27
23-08-2013, 23:06
Acabei de trocar os pneus e o head shake parou!

Crodao
25-08-2013, 11:20
É engraçado, toda vez que pego uma nova moto eu sempre faço esse teste, e sempre OK.
Depois de um tempo rodando acontece esse problema.
Eu tinha uma 1200 e levei 3 vezes para o Alemão pneus balancear. Depois de 3 vezes desisiti.
A minha F800 estava zerada, agora começou com esse problema.
Será que é algum problema de roda torta ou amassada ?

FPoli
25-08-2013, 19:40
Troquei os pneus da R12 há duas semanas e coloquei o Anakee3.
Tinha o Tourance EXP e o dianteiro ainda em condições de rodar uns bons mil km. Resolvi levar ele p/ casa e após já amarrar na moto o Guilherme do Barata Pneus comentou que não gostava muito daquele pneu porquê deformava, foi aí que prestei atenção e notei que todos os "cravos" estavam deformados, pareciam até bolhas. Resumindo, arranquei do bagageiro e mandei jogar fora.
Em alta velocidade a moto já não era estável como de início, certamente por isso e, pode ser este o sintoma no guidom. Mesmo outras marcas podem passar por isso.
Já com os novos ela ficou no trilho, não importa a velocidade.

fborges27
25-08-2013, 20:29
Senhores,

O Pardal me disse que quando se usa muito na cidade, obviamente. Quadradam um pouco e isso faz os pneus copiarem mais o asfalto, gerando o head shake. Se redondos, novos, isso eh menor ou nao existe!

murrins
29-08-2013, 12:20
Minha moto estava assim, guidão balançando é roda traseira. Leve para alinhar as rodas e faça o balanceamento com o pneu montado.

Coelho
29-08-2013, 15:28
Minha moto estava assim, guidão balançando é roda traseira. Leve para alinhar as rodas e faça o balanceamento com o pneu montado.

Meu borracheiro de confiança sempre faz isso....faz o balanceamento com pneu, coroa, tudo montado...põe na maquininha e já logo coloca os gramas reais necessários.

Ele explica que: "você tem que balancear na situação e peso da roda como um todo, pois é assim que você vai andar na moto"

CM-R1200-GS
29-08-2013, 15:47
Sir Rabbit,

Aonde é esse seu borracheiro ?????

Rafael Gimenes
29-08-2013, 21:42
borracheiro top hein kkk

FPoli
30-08-2013, 23:58
Tem um tópico com situação similar só que na nova 1200.
Interessante, pois parece ser o mesmo problema e talvez uma das possibilidades seja o tipo ou a qualidade ou o estado de conservação dos pneus.

Rodrigão
31-08-2013, 13:10
Na minha primeira F eu usava o anakee e nunca tive este problema, a atual veio com os pirelli scorpion e apresentava este problema entre 80 e 90 km/h, balanciei, ajusei a suspenção e nada troquei o rolamento da caixa de direção e nada até que troquei os pneus pelos michelin anakee II e agora está perfeita

Rafael Gimenes
31-08-2013, 21:32
A minha esta com o scorpion na frente.
Eu sinto boba a frente no transito as vezes.

CM-R1200-GS
02-09-2013, 09:52
Rgimenes,

O anakee 2, é muito bom, e acho que vai bem na terra (sei que voce gosta disso).

Já o anakee 3, parece ser ótimo no asfalto, todo mundo que esta usando, só elogia, agora quanto a terra, eu tenho minhas duvidas.

fborges27
02-09-2013, 18:17
Anakee 2 show! Coloquei na terca retrasada e ja rodei 1.400 km sendo 140 na terra. Show!

Golias
03-09-2013, 08:06
Pessoal,

Tanto na antiga como na nova R1200GS eu procuro calibrar e verifico pelo painel as seguintes calibragem de pneus:

Diant.: 37
Tras.: 42

Alem de durar mais, dificilmente ficam quadrado, eu conheço gente neste forum que usa calibragem menor, mas não recomendo.

Nos postos de gasolina quando vou calibrar, sempre coloco 5 psi a mais, tanto na roda da frente como na traseira, devido a perda pela distancia da mangueira, depois só verifico pelo painel se os Psi estão corretos, mas isso é uma vantagem que só os modelos R1200GS Premium tem.

Até breve,

Reinaldo

CM-R1200-GS
03-09-2013, 13:11
Pessoal,

Tanto na antiga como na nova R1200GS eu procuro calibrar e verifico pelo painel as seguintes calibragem de pneus:

Diant.: 37
Tras.: 42

Alem de durar mais, dificilmente ficam quadrado, eu conheço gente neste forum que usa calibragem menor, mas não recomendo.

Nos postos de gasolina quando vou calibrar, sempre coloco 5 psi a mais, tanto na roda da frente como na traseira, devido a perda pela distancia da mangueira, depois só verifico pelo painel se os Psi estão corretos, mas isso é uma vantagem que só os modelos R1200GS Premium tem.

Até breve,

Reinaldo


É isso Reinaldo.

Também adoto o mesmo procedimento.

fborges27
03-09-2013, 21:21
Reinaldo,

Ja levantei esse tema da mangueira aqui e a galera disse que nao fazia sentido! Mas faz! O Claudio da Caltabiano que me disse e isso pode ser verificado justamente pelo informativo no painel!

raul asas
14-10-2013, 18:28
É fundamental observar se os aros não estão amassados. Hoje levei a minha para desamassar o dianteiro; e não foi a primeira vez...Ainda bem que aqui em Goiânia tem um habilidoso que faz milagres!. Embora, milagre, não seja necessários para as minhas amassadinhas eventuais. O fato é que, elas amassam....

Saltofa
15-10-2013, 09:07
Pessoal, bom dia!

No meu caso eu percebi o problema durante a volta de um viagem ao Sul de Minas (Tiradentes - Estrada Real).

Causa do Problema - Roda Traseira Amassada.

PAULISTA
15-10-2013, 20:46
Boa Noite Pessoal,

Sofri 1 ano inteiro com minha moto anterior"Transalp"o engraçado é que era sempre entre 70 e 90 km/h que é justamente quando a moto trasfere o maior peso para frente,só acabou na troca dos pneus.
Quem mora em regiões muito fria sofre muito com a deformação dos pneus,por isso é muito importante mantelos sempre bem calibrados,pela manhã ao sair de casa ate aquecer os pneus parece que esta desmontando a suspensão,pois ficam parados a noite e se moldam com aquela barriguinha embaixo.
No meu caso era pneus "escamados",quando um gomo gasta mais que o outro e ficam em alturas diferentes provocando o shimo.

Abraços.

Phil BHZ
16-10-2013, 11:52
Peso na traseira com certeza...caí com 100km rodados e foi por head shake..tava com a suspensão mal regulada, calibragem errada no pneu e sem controle de tração..CHÃO!

luiztrovao
16-10-2013, 12:43
respeito a opinião dos colegas, mas recomendo a todos que façam o balanceamento de roda/pneu sempre FORA do veículo.
Primeiro, porque é o mais preciso. Segundo, porque o balanceamento no lugar pode mascarar eventuais problemas que existam em rolamentos, disco/tambores de freio e, em carros, até mesmo dos semi-eixos, o que é equivocado.
O balanceamento no lugar pode até compensar algum problema nestes componentes e você vai sair de lá tendo a sensação de que o conjunto está todo 'suave' "redondo", mas tem a desvantagem exatamente de .... mascarar aqueles eventuais problemas... e, assim, você não os percebe/identifica, o que pode resultar num problema muito maior. Se você conhece algum lugar em que você confia no balanceamento do conjunto roda/pneu, faça-o fora do veículo. (aliás, alguém já viu carros de fórmula 1 tendo os pneus sendo balanceados já montados no carro?)

Meu outro comentário é uma espécie de preconceito (já vou esclarecendo, pois é realmente um preconceito que desenvolvi a partir de observações depois de muuuuito tempo usando várias marcas de pneus) em relação aos pneus Pirelli... simplesmente não gosto dos produtos Pirelli, a começar pelos pneus de carro - estes, são, na minha percepção, e, de longe, os que têm a banda de rodagem mais dura do mundo! (desculpem o exagero... he he he). Acho os Pneus Pirelli literalmente um 'coco' (cuidado, estou falando do fruto, por ser extremamente duro, e não o excremento...). Em várias oportunidades em que a concessionária me permitiu, ao comprar um carro zero, pedi para trocar os pneus Pirelli que vinham no carro que escolhi, por outros de alguma outra marca que havia sido montada em outro carro de mesmo modelo que estivesse na concessionária.

Marte
08-05-2014, 18:25
Prezados, boa noite.

Essa é minha 1a participação no fórum.

Tive essa mesma experiência em minha "ruivinha" (F800GS,2011, Laranja, 15.000 Kms) e, após ultrapassar as possibilidades mais óbvias (rodas tortas, amassadas ou desbalanceadas; pneus descalibrados, "quadrados", desgastados irregularmente), fui sentenciado com o tal do "calo" nos rolamentos cônicos da caixa de direção.

Deixei minha ruiva na CC, porém, só autorizei o serviço após aval do Fabricante franqueando o serviço, pois é inadmissível uma moto (então) com 10.000 Kms, que esbanja a fama de durável, apresentar um defeito tosco desses.

Reportarei o fim da novela.

Abraço a todos !

frsmachado
02-09-2016, 16:13
Galera,

Minha F800GSA apresenta o headshake quando estou com peso no top case apenas. A moto "in natura" não aparece problema algum. Com mais alguem acontece dessa forma?

sal silva
02-09-2016, 20:50
Galera,

Minha F800GSA apresenta o headshake quando estou com peso no top case apenas. A moto "in natura" não aparece problema algum. Com mais alguem acontece dessa forma?

Tente deixar a suspensao mais dura.