PDA

Ver Versão Completa : Duvida sobre a partida



flabomba
27-04-2014, 13:39
Pessoal, ao dar partida na minha GS 1200, ela da normal, mas ai no painel ascende o ícone com o desenho da bateria por uns 2 segundos e apaga, junto com ele ascende o triângulo de alerta vermelho.
Minha bateria (com a moto parada) tem cerca de 12.8v

Alguem pode me confirmar se o mesmo ocorre em todas ou se essa e uma indicação de bateria ruim ? pergunto pois no manual isso significa bateria ruim, entretanto não e mencionado o fato de quando isso deveria aparecer (toda hora ? antes de dar partida ? o que acontece comigo ja e considerado alarme de bateria fraca?)

Obrigado

M.Fonseca
27-04-2014, 14:40
Eu não me preocuparia. Se a voltagem baixar de 12v e/ou a luz permanecer acesa dai eu levaria na CC

Iceman
27-04-2014, 18:02
Pode ser um indicatívo de que a bateria já está no bico do corvo, ou seja, ainda pega carga, mas perde rapído, assim que a moto é desligada.

ron...
27-04-2014, 23:42
Não acredito que isso seja um problema. Quando se liga a moto há um check em todos os pontos, estas luzes acendem e após poucos segundos apagam. Tenho a minha á 4 anos e faz a mesma coisa. Quando há problemas a luz indicadora do problema permanece acesa.

Sds,

flabomba
28-04-2014, 16:05
Ron, obrigado, era exatamente o que eu procurava saber, abracos !

ACD
30-04-2014, 02:52
Pessoal, ao dar partida na minha GS 1200, ela da normal, mas ai no painel ascende o ícone com o desenho da bateria por uns 2 segundos e apaga, junto com ele ascende o triângulo de alerta vermelho.
Minha bateria (com a moto parada) tem cerca de 12.8v



Obrigado

12.8 para a bateria em repouso acho que é muito bom. Procure medir após um dia sem ligar, se for 12.8 tá tudo OK.

flabomba
30-04-2014, 21:22
Na verdade depois de um dia sem ligar fica em 12.65, não acho que ela esteja no auge, mas talvez "meia vida".
Outro fator importane e a descarga na hora de ligar, ela não cai muito a voltagem durante o start, vai pra 10 em media, o que e um bom sinal acho que vou dar uma desencanada total e ir rodando com ela, qdo for viajar em novembro, ai eu troco e fico com uma zerada pra evitar se quer pensar a respeito :)

nicobico
01-05-2014, 08:17
Veja aqui no forum um tópico específico sobre baterias. O problema é que elas se degradam muito rapidamente quando a moto é "moto de final de semana". A única solução para isto é instalar um carregador inteligente. A BMW tem um específico para isso, compatível com o CANbus. Um investimento barato em se comparando com o custo de uma bateria nova que pode estragar facilmente se não receber carga adequada. Tenho um e posso afirmar que funciona mesmo. Existem outros modelos de outras marcas; mas não são encontrados à venda no Brasil.

Eder
01-05-2014, 10:15
Veja aqui no forum um tópico específico sobre baterias. O problema é que elas se degradam muito rapidamente quando a moto é "moto de final de semana". A única solução para isto é instalar um carregador inteligente. A BMW tem um específico para isso, compatível com o CANbus. Um investimento barato em se comparando com o custo de uma bateria nova que pode estragar facilmente se não receber carga adequada. Tenho um e posso afirmar que funciona mesmo. Existem outros modelos de outras marcas; mas não são encontrados à venda no Brasil.
A minha vai ficar parada mais 40 dias, totalizando 60. Qual o procedimento que você faz com o carregador?

nicobico
01-05-2014, 11:07
A minha vai ficar parada mais 40 dias, totalizando 60. Qual o procedimento que você faz com o carregador?

BAH! É complicadíssimo!

Eu coloco o plug do carregador na tomada de luz e depois enfio no soquete da moto. :p

As vezes dá uma confusão e eu faço a inversão do procedimento... :D :D :D :D :D

O resto o equipamento faz. Ele analisa a bateria e carrega quando preciso, interrompe o processo se necessário e de tempos em tempos descarrega suavemente uma parte da bateria para ela não viciar. Tenho relatos de colegas que já deixaram a moto parada por quatro ou cinco meses e depois deram a partida como se a bateria fosse nova de fábrica. :)

nicobico
01-05-2014, 11:27
http://www.bmw-motorrad.com/com/en/index.html?content=http://www.bmw-motorrad.com/com/en/motorsports/hp-race/hp-race-parts/equipment/battery-charger.html&notrack=1 Esse é o modelo novo. Eu tenho o antigo; um pouco mais simples, mas que faz a mesma coisa.

Eder
01-05-2014, 16:21
Obrigado

ACD
01-05-2014, 19:47
Na verdade depois de um dia sem ligar fica em 12.65, não acho que ela esteja no auge, mas talvez "meia vida".
Outro fator importane e a descarga na hora de ligar, ela não cai muito a voltagem durante o start, vai pra 10 em media, o que e um bom sinal acho que vou dar uma desencanada total e ir rodando com ela, qdo for viajar em novembro, ai eu troco e fico com uma zerada pra evitar se quer pensar a respeito :)

A minha bateria estava um pouco pior que a sua, e "enrolava" um pouco para dar a partida. Troquei por uma AGM de 14A. Como você vai viajar o aconselhável é trocar mesmo. Essas motos tem muita eletronica embarcada e bateria velha pode começar a provocar problemas de todo tipo. Às vezes a gente nem desconfia da bateria, pensa que foi a central ou um dos sistemas, mas sempre vale a pena checar a carga da bateria antes de pensar noutra coisa.

Sobre a sua bateria atual, vale a pena recarregá-la fora da moto, até uns 14V, deixar alguns dias fora e depois medir pra ver se está segurando a carga.