PDA

Ver Versão Completa : ESA da R1200GS LC x ESA da R1200gs / adv



cristianog
19-05-2014, 20:29
Boa noite amigos,

existe alguma diferenca no ESA dos modelos LC e das anteriores?

Ouvi um comentário que o ESA da LC não regula a susp. dianteira.

Nos modelos 13/13 e anteriores há essa regulagem da susp. dianteira e traseira do ESA?

Vantagens e desvantagens????

Abc

FPoli
19-05-2014, 21:11
Não sei falar da anterior, mas posso comentar sobre a LC.

O ESA atua nas duas suspensões tendo três níveis de carga nas molas para quando levar bagagem e/ou garupa e atua também em três níveis de amortecimento, soft, normal e hard que afetam as condições de pilotagem como off road, rua ou esportivo em estrada.

A LC tem um sensor na suspensão dianteira que a faz ajustar a suspensão de acordo com o piso quando no modo de pilotagem Dynamic, algo que creio não existir na anterior.
Aliás o grande diferencial está nos modos de pilotagem onde ajustam "todo" o conjunto dependendo do modo escolhido, ex:

No modo Enduro o motor gica animal, a suspensão fica mais macia, reduz a atuação do ABS e o deixa com ação tardia e, o controle de tração praticamente não atua.

No modo Rain também amacia a suspensão, altera a resposta do motor deixando mais lerdo na aceleração e aumenta a sensibilidade do controle de tração e ABS.

No modo Road ajusta a suspensão p/ ponto mediano, motor mais ágil, ABS e ASC p/ asfalto seco.

No modo Dynamic o motor fica animal, a suspensão no hard só que se ajusta quando pegar terreno acidentado por um tempo e ABS e ASC acompanham ajustes.

Além desses pré ajustes ainda pode-se ajustar os itens individualmente a gosto.

Ando 90% do tempo em Dynamic mudando a ação dos amortecedores p/ normal vez em quando. No mais o Enduro ou Rain.

A suspensão da LC se mostra mais firme sem perder em nada no conforto, pelo contrário.

JAOS
19-05-2014, 21:17
Na cidade, prefiro andar no modo Rain com suspensão soft. Na estrada, considerando as péssimas estradas da minha região, uso o modo road com suspensão normal. Quanto ao ajuste do ESA, ocorre tanto na frente quanto na roda traseira.
Abraço a todos.

SFF
19-05-2014, 22:42
Fábio,

Eu não sabia que os modos de condução alteravam a regulagem da suspensão. Eu sempre achei que os modos alteram resposta do acelerador, curva de potência, ABS e controle de tração, mas a suspensão era regulada de forma totalmente independente.

No meu caso, na cidade eu gosto de usar o Road com suspensão em Soft ou Normal, dependendo se a rua é muito esburacada ou não. Na estrada eu uso o Dynamic com suspensão Normal ou Hard, também dependendo se a estrada é muito esburacada ou não.

Eder
19-05-2014, 22:52
Ela passou a mudar integrado na LC. Antes era independente mesmo.


Fábio,

Eu não sabia que os modos de condução alteravam a regulagem da suspensão. Eu sempre achei que os modos alteram resposta do acelerador, curva de potência, ABS e controle de tração, mas a suspensão era regulada de forma totalmente independente.

No meu caso, na cidade eu gosto de usar o Road com suspensão em Soft ou Normal, dependendo se a rua é muito esburacada ou não. Na estrada eu uso o Dynamic com suspensão Normal ou Hard, também dependendo se a estrada é muito esburacada ou não.

SFF
19-05-2014, 23:32
Engraçado, eu nunca reparei que quando mudo de Road para Dynamic a suspensão passa automaticamente para o hard. Que eu me lembre - a não ser que eu esteja ficando louco (é uma possibilidade...hehehe) - se eu estou no medium e Road, se passo para o dynamic ele continua no medium. Ao contrário também, se estou no dynamic com hard, se desço para o road a suspensão ainda mostra que está no hard.

Vou ter que ir dar umas voltas e tirar a prova...

Eder
19-05-2014, 23:50
Acho que tem uma configuração para ativar isso. A minha tenho certeza que faz, pois percebi isso quando voltei a andar no sábado. No road ela ia para normal e no dynamic ia para hard.


Engraçado, eu nunca reparei que quando mudo de Road para Dynamic a suspensão passa automaticamente para o hard. Que eu me lembre - a não ser que eu esteja ficando louco (é uma possibilidade...hehehe) - se eu estou no medium e Road, se passo para o dynamic ele continua no medium. Ao contrário também, se estou no dynamic com hard, se desço para o road a suspensão ainda mostra que está no hard.

Vou ter que ir dar umas voltas e tirar a prova...

FPoli
20-05-2014, 00:25
Um fato interessante que percebi quando comecei a usar o Dynamic.
Usei inicialmente o Road com tensão de mola pré ajustado p/ piloto + bagagem e demais ajustes por conta da moto nos primeiros km e viagem ao Uruguay.
Na volta passei p/ Dynamic andando e após parar em posto e religar p/ sair com a moto, antes de rodar, a moto aliviou a tensão das molas abaixando sozinha e depois tencionando as mesmas até um ponto que a moto ficou ideal.
Não sei se isso é natural ou se já ocorreu com mais alguém, mas achei super interessante e uma vez isso ajustado não acontecia mais, só voltava a fazer depois de eu bagunçar tudo de novo rs.
Ou foram alguns vacilos da moto ou alguma funcionalidade do Dynamic ajustando a suspensão pelo meu peso.

Eder
20-05-2014, 00:50
Do lado esquerdo da moto, coberto por uma tampa preta de plástico (que por sinal eu perdi), perto do amortecedor, tem um mecanismo de medição do sag. A motoca se ajusta sozinha.



Um fato interessante que percebi quando comecei a usar o Dynamic.
Usei inicialmente o Road com tensão de mola pré ajustado p/ piloto + bagagem e demais ajustes por conta da moto nos primeiros km e viagem ao Uruguay.
Na volta passei p/ Dynamic andando e após parar em posto e religar p/ sair com a moto, antes de rodar, a moto aliviou a tensão das molas abaixando sozinha e depois tencionando as mesmas até um ponto que a moto ficou ideal.
Não sei se isso é natural ou se já ocorreu com mais alguém, mas achei super interessante e uma vez isso ajustado não acontecia mais, só voltava a fazer depois de eu bagunçar tudo de novo rs.
Ou foram alguns vacilos da moto ou alguma funcionalidade do Dynamic ajustando a suspensão pelo meu peso.

FPoli
20-05-2014, 10:24
Haja tecnologia ...