PDA

Ver Versão Completa : Sem embreagem com ou sem BMW Gearshift Assistance Pro



Golias
24-06-2014, 14:12
Eder,

Não é só o tranco na primeira, mas ao engatar a segunda terceira, ela dá uma marretada ao entrar, parece o cambio das HD, as vezes entra como uma luva, mas sempre dá marretada, alias a segunda quando vai entrar as vezes voce sente no pé como se a embreagem não estivesse acionada, voce sente tranquilos, como se estivesse tentando engatar sem embreagem, como ocorre nos carros, que dá aquela arranhada.
Voce sentiu ? Mas já cansei de pesquisar, pois tanto aqui como outros forum lá de fora, falam para acostumar que é assim mesmo, ao meu ver é a unica coisa que peca, porque os demais é show.

Até breve,

Reinaldo

Eder
24-06-2014, 15:46
Reinaldo

Como existe o diferencial integrado à barra do paralever (1), existe uma folga que você pode verificar colocando a moto no apoio central e tentando mover a roda com a marcha engatada (moto desligada). Vai perceber que a roda se move livre cerca de 5 graus. Quando você aciona a embreagem possibilita que o sistema entre nessa folga. Quando você solta a embreagem o eixo gira dentro desses 5 graus e bate nas engrenagem para fazer contato novamente. Isso é o famoso clunk da BMW e não é defeito. Por outro lado, quando você troca sem a embreagem, não dá tempo de a moto ir mais rápido que o eixo e ele continua praticamente encostado da engrenagem, motivo pelo qual o clunk não acontece ou é imperceptível. Quanto mais torque a moto tiver, maior o clunk, por isso a K16 tem mais clunk que a CL e esta mais que a GS ar. O negócio é se acostumar a não usar a embreagem. O da primeira marcha é só ignorar ou curtir :)

(1) Aquela barra que fica encima e transfere a força da frenagem para o quadro, evitando que a frenagem empurre a balança e trave a suspensão, o que acontece nas outras motos. Esse sistema é muito útil em bicicletas de downhill, por isso o conheço bem. Obs.: Isso não tem relação com o clunk.

5448


Eder,

Não é só o tranco na primeira, mas ao engatar a segunda terceira, ela dá uma marretada ao entrar, parece o cambio das HD, as vezes entra como uma luva, mas sempre dá marretada, alias a segunda quando vai entrar as vezes voce sente no pé como se a embreagem não estivesse acionada, voce sente tranquilos, como se estivesse tentando engatar sem embreagem, como ocorre nos carros, que dá aquela arranhada.
Voce sentiu ? Mas já cansei de pesquisar, pois tanto aqui como outros forum lá de fora, falam para acostumar que é assim mesmo, ao meu ver é a unica coisa que peca, porque os demais é show.

Até breve,

Reinaldo

Golias
25-06-2014, 08:01
Eder,

Boa sua explicação, o negocio é relaxar mesmo, mas não usar a embreagem ou usa-la eis a questão: Prejudica ou não, ou ela esta lá só para engatar a primeira marcha e utilizar nas reduzidas ?
Outro dia conversei a respeito com o Alexandre Barros que conheço algum tempo sobre isso, perguntei se ele e seus amigos usam na pista a embreagem ou vão engatando no tempo, disse que usam sim e se ela esta lá, não foi projetada ao acaso.
Seria bom alguma explicação técnica que comprove que não usa-la, não irá prejudicar as engrenagens.

Até breve,

Reinaldo

Eder
25-06-2014, 08:13
Será que ele entendeu a pergunta? As motos que ele usa têm quick shift para não precisar nem mesmo soltar o acelerador quando sobe marcha sem embreagem.


http://youtu.be/ZsjDcghSgT0

sal silva
25-06-2014, 09:47
Se não é tao caro vou instalar um quick shift deste na minha Sahara para fazer um teste,achei bem legal.

JMCoelho
25-06-2014, 11:25
Sal Silva, na Saara velhinha? esta sua moto velhinha nem precisa disso, já esta meio abertinha mesmo, entra de qualquer jeito, rsss. Quero ver colocar na R12 que vc vai comprar, acelerar até o vermelho e mudar sem embreagem.

Eder
25-06-2014, 11:53
Reinaldo, fui pesquisar. O modelo americano da GS já conta com o assistente de troca de marcha como opcional. Veja que o manual deles diz que não precisa usar embreagem, inclusive para BAIXAR marcha:

http://www.ascycles.com/detail.aspx?ID=152845

5453
5454

sal silva
25-06-2014, 11:55
KKK,minha velha Sahara ta menos abertinha que estas novinhas do mundo moderno rsrs

sal silva
25-06-2014, 12:09
Legal pra caramba,sera que esse gearshift chega no próximo ano?

Golias
25-06-2014, 12:50
Reinaldo, fui pesquisar. O modelo americano da GS já conta com o assistente de troca de marcha como opcional. Veja que o manual deles diz que não precisa usar embreagem, inclusive para BAIXAR marcha:

http://www.ascycles.com/detail.aspx?ID=152845

5453
5454

Eder,

Primeiro agradeço muito a rapidez que você tem nas respostas, sempre lucida o assunto, mas esse acessório foi projetado, para enquanto em andamento, permitir mudar as marchas em aceleração, sem o uso da embreagem e, sem soltar o acelerador. Quando você está indo suavemente ou desacelerando você deve usar a embreagem. O sistema é maximizar o desempenho na estrada e extrair o maior potencial máximo de desempenho da moto neste cenário, como não estou participando de nenhum racha ou muito menos andando em autódromos, não vejo utilidade, pelo menos para mim. O Alexandre me informou que as motos de corridas que ele usava tem o sistema que você comentou, mas as nossas não, por isso ele recomenda o uso da embreagem. A duvida é não virar cobaia hoje para em breve ter problemas na caixa de cambio, espero que entenda minha duvida, por isso pergunto aos colegas o esclarecimento de forma a usufruir da melhor maneira as trocas de marcha.

Até breve,

Reinaldo

Golias
25-06-2014, 13:09
Eder,

Eu acho que é importante entender o que este dispositivo não faz, a fim de entender o que ele faz. Ele não muda as marchas para você. Não opera a embreagem para você. Não aumenta o nível de um piloto na habilidade mudando (ou falta dela) ... e não vai realizar milagres.
O que ele faz é usar um sensor para saber quando você está se acionando a alavanca de câmbio. Ao fazer isso, ele ajusta o acelerador para uma fração de segundo para eliminar o estresse do sistema de transmissão de modo que a moto salta para a próxima marcha sem resistência.
Eu estou convicto que posso subir as marchas a partir da 2 ª marcha em diante, sem a embreagem, e isto é possível fazer nas F800GS sem causar quaisquer choques adversos no sistema de transmissão, me corrija se estiver errado.

Até breve,

Reinaldo

Eder
25-06-2014, 13:43
Reinaldo, obrigado. Já usei esse sistema na S1000RR. A única coisa que ele faz é cortar a aceleração. Não há qualquer mudança mecânica no câmbio. Para o meu estilo de condução funciona bem não usar a embreagem, mas cada um deve pilotar como ficar mais a vontade. No entanto pode constatar que não prejudica a moto, caso contrário a BMW não venderia o "cortador de combustível" que é o que Shift Assistant é.

Pode ser feito não só na 800, mas em qualquer moto que tenha uma caixa de câmbio sequencial, que acho que são quase todas. Eu troco sem embreagem na KTM 350 XCF-W na trilha e na pista.

Luis Plein
25-06-2014, 21:26
O bom de saber que eu sei que não sei, é que daí eu vou pela lógica, ou seja, se TODAS (todas mesmo) fabricas , por ordem de seus engenheiros, colocam aquele manete preso num cabo de embreagem, deduzo que é para ser usado.

Eder
25-06-2014, 22:03
Prezado, talvez não tenha lido os posts anteriores antes de fazer a ironia. No manual da BMW os mesmos engenheiros afirmam que de 70% a 80% dos casos a embreagem não é necessária. Se eles sabem ou não, não é problema meu. Segue o link:

http://www.bmwgsbrasil.com.br/attachment.php?attachmentid=5453


O bom de saber que eu sei que não sei, é que daí eu vou pela lógica, ou seja, se TODAS (todas mesmo) fabricas , por ordem de seus engenheiros, colocam aquele manete preso num cabo de embreagem, deduzo que é para ser usado.

ACD
26-06-2014, 05:41
Reinaldo, fui pesquisar. O modelo americano da GS já conta com o assistente de troca de marcha como opcional. Veja que o manual deles diz que não precisa usar embreagem, inclusive para BAIXAR marcha:



Muito legal. Eu não sabia desse equipamento nas GS, até agora só tinha visto nas motos de corrida e na 1000 RR, mas salve engano era só para subir as marchas, e não reduzir (a redução podendo ser feita no tempo, mas sem a ajuda eletrônica).

Interessante também é a operação do assistente. Vejam a dica que compartilhei aqui no tópico, de fazer uma espécie de pré-seleção colocando pressão no pedal, muito parecido com o descrito no manual. Acho que esse recurso já existia anteriormente, o que fizeram de novo foi a parte eletrônica de corte da ignição, sensores, etc.., juntaram tudo e chamaram de assistente de troca!

Golias
26-06-2014, 08:50
ACD,

Veja a peça instalada e seu funcionamento: http://www.youtube.com/watch?v=MgqUkYezTo4

Até breve,

Reinaldo

Eder
26-06-2014, 09:52
ACD, não entendi direito a parte da pressão no pedal, pode explicar.



Muito legal. Eu não sabia desse equipamento nas GS, até agora só tinha visto nas motos de corrida e na 1000 RR, mas salve engano era só para subir as marchas, e não reduzir (a redução podendo ser feita no tempo, mas sem a ajuda eletrônica).

Interessante também é a operação do assistente. Vejam a dica que compartilhei aqui no tópico, de fazer uma espécie de pré-seleção colocando pressão no pedal, muito parecido com o descrito no manual. Acho que esse recurso já existia anteriormente, o que fizeram de novo foi a parte eletrônica de corte da ignição, sensores, etc.., juntaram tudo e chamaram de assistente de troca!

ACD
26-06-2014, 10:32
ACD, não entendi direito a parte da pressão no pedal, pode explicar.

No tópico sobre o câmbio das GS eu postei:

http://www.bmwgsbrasil.com.br/showpost.php?p=46836

Esse procedimento é muito similar à utilização do assistente de trocas.

Eder
26-06-2014, 14:57
Para quem gosta de trocar marcha sem embreagem, a BMW lançou o Gearshift Assistance Pro, que


Serve para subir e baixar as marchas sem embreagem e sem precisar fazer o tempo com o acelerador. Basta deixar acelerada e bater o pé.
O aparelho só serve para as GS12 partir de Z184816 (agosto/2013) - A minha fica fora
Liguei para a Top Car. Custa 4 mil reais - A minha ia mesmo ficar de fora
Para quem quiser comprar no exterior, está em torno de 600 dólares (peça mais cd de atualização).


Seguem orientações da BMW de como usar o equipamento:

54635464

shw
26-06-2014, 17:22
interessante em!!

Iceman
26-06-2014, 17:41
Ou seja, se lançaaram um opcional para trocar as marchas SEM usar a embreagem, é porque a moto sem o opcional deve usar a embreagem sim.
Afinal, quem pagaria US$ 600,00 em um opcional que, segundo afirmação de alguns, é desnecessário? :confused:

Mas, como cada um é dono da sua moto, cada um é livre para trocar a marcha como quiser, usando ou não a embreagem.

Eu por aqui, continuo usando a embreagem, como sempre fiz ;)

Abraços,

Thomas.

Eder
26-06-2014, 19:12
Na realidade o opcional é para não precisar desacelerar. Você já usou? Eu já usei por mais de um ano.



Ou seja, se lançaaram um opcional para trocar as marchas SEM usar a embreagem, é porque a moto sem o opcional deve usar a embreagem sim.
Afinal, quem pagaria US$ 600,00 em um opcional que, segundo afirmação de alguns, é desnecessário? :confused:

Mas, como cada um é dono da sua moto, cada um é livre para trocar a marcha como quiser, usando ou não a embreagem.

Eu por aqui, continuo usando a embreagem, como sempre fiz ;)

Abraços,

Thomas.

Eder
26-06-2014, 19:34
Bem que o meu velho avô falava que não se ensina truque novo para cachorro velho :)

Eder
26-06-2014, 20:18
Voltei da aula. Já posso alugar o fórum de novo :)

O shift permite trocar as marchas com o acelerador constante, pois o computador controla o acelerador, o que faz com que a energia volte ao eixo 4 décimos de segundo mais rápido que trocar desacelerando manualmente. Acredito que a GS vai dar uma empinadinha em cada troca se deixar o acelerador forte. Também fica legal o barulho estouradinho que não dá para fazer manualmente.

Realmente é um negócio bem divertido para quem gosta de andar forte, pelo menos de vez em quando. Se o estilo de condução for mais, digamos, conservador, talvez não seja muito útil. Mas motoca é para descascar mesmo ou não?

Crodao
26-06-2014, 23:05
Esse negócio é bem legal mesmo. Eu andei numa K11300 e o negócio funciona legal mesmo, dá até prazer de pilotar.
ABc

RicBoris
27-06-2014, 00:12
Eder, conforme o combinado, movi os posts sobre embreagem do tópico sobre o CKD pra este, específico sobre o assunto.

A postagens são dispostas em ordem cronológica.

M.Fonseca
27-06-2014, 19:22
Bem que o meu velho avô falava que não se ensina truque novo para cachorro velho :)

Caramba, trocar marcha na moto sem usar embreagem a mulecada ( eu inclusive ) já fazia nos anos 70, porém tem que tirar o gás e voltar numa fração de segundo, hoje com o speed shift ele corta a ignição e dá o tempo necessário pra marcha entrar, inclusive esse tempo é regulável eletronicamente, a embreagem será usada na saída e nas reduções. Mas isso a meu ver é o tipo de equipamento tido como de performance, pra ganhar tempo de pista.

Só pra complementar, existe kit de embreagem automática (centrifuga) para Harley Davidson, com ela não é necessário acionar o manete de embreagem na saída, sistema similar ao de algumas motos como a Honda Biz,
http://youtu.be/H05OV7oIc7M

Eder
27-06-2014, 20:41
Fonseca, a gente aprendeu enquanto cachorro novo. Se bem que sou um cachorro velho que continua aprendendo truque novo :)

Tem também aquela automática da Honda.

Eder
07-07-2014, 10:11
No offroad não é aconselhável trocar sem embreagem no tempo(sem o shift assistent), pois os solavancos podem fazer a troca ficar fora do tempo, tendo em vista que o pé pode balançar.

sal silva
07-07-2014, 10:50
Gostaria de fazer um TD em uma moto com gear shift para sentir o seu funcionamento e para que tipo de pilotagem ele se adequa.Se for para pilotar esportivamente estou fora, também acho que nosso transito e estradas não são adequados para esse tipo de pilotagem. Enfim vamos aguardar mais informações sobre esse novo opcional nas LCs.

Eder
07-07-2014, 18:09
Então, no off-road o negócio é crítico. Arranhei duas vezes da 3a. para a 4a. porque o solavanco fazia o pé e a mão agirem fora de sincronia. No off é mais garantido usar a embreagem. Se for com o shift assistent não haverá problema, pois mesmo que bata o pé fora do momento desejado, o sensor vai cortar a aceleração.