PDA

Ver Versão Completa : Compensa Regular Válvulas?



r1p
29-06-2015, 17:03
PEssoal, não sei se é impressão minha mas tenho uma F800 2010 (ainda importada) que acho que está fazendo um barulho de válvula. Eu sei que isso é normal do motor rotax... mas vocês acham que vale a pena levar em um mecanico meu de confiança para fazer o ajuste/regulagem de válvulas? Ou não vale a pena abrir o motor pra isso?

Valew abraços!

Tedesco
29-06-2015, 17:05
Olá, Quantos km tem a moto?

Barra
29-06-2015, 17:14
R1P leva no Tato Racing, fala direto com o Tato, ele vai ouvir o motor da sua moto e ver se precisa regular, outra coisa o Tato tá com lavagem de motos, pode lavar sem medo, lavei minha GS lá e ficou um brinco.
Fiz uma revisão na minha GS tbm e o Tato é super caprichoso, valeu a pena, foi a primeira vez que fiz serviço com ele, um amigo que me recomendou.

shw
30-06-2015, 11:46
no manual com 20mil fazem a checagem das valvulas!

Mcolnagosp
30-06-2015, 12:34
Nas 1200GS é bem fácil, basta ter o gabarito, salvo engano, de 0,8 mm.

Aliás a manutenção das 1200 é bem simples, para qualquer um com pouco conhecimento e muita curiosidade fazer em casa.

A minha tá na garantia mas já tirei as velas, pastilhas traseiras, carenagens diversas vezes, só treinando pra quando precisar ter pelo menos uma ideia de "como fazer".

M@uro
30-06-2015, 13:13
Nas 1200GS é bem fácil, basta ter o gabarito, salvo engano, de 0,8 mm.

Aliás a manutenção das 1200 é bem simples, para qualquer um com pouco conhecimento e muita curiosidade fazer em casa.

A minha tá na garantia mas já tirei as velas, pastilhas traseiras, carenagens diversas vezes, só treinando pra quando precisar ter pelo menos uma ideia de "como fazer".

Posso estar enganado mas este sistema de regulagem de válvulas que você citou é só para as GS1200 até 2009... a partir de 2010 (DOHC), e acredito que as LC também, o sistema é por pastilhas... então você tem que medir a folga e regular substituindo as pastilhas...

Não é o fim do mundo mas é mais complexo que as antigas...

sal silva
04-07-2015, 16:43
E ai ,se regula as valvulas da 1200lc no gabarito ou tem que trocar as pastilhas.

Bruno.18
07-07-2015, 21:46
Na cc é feito a regulagem de válvulas de 20 em 20 mil km! Irei fazer na minha daqui 2 mil km!

Abraços

renato7l
21-06-2016, 18:31
amigos, alguem sabe informar aonde comprar estas pastilhas/semiesferas para regulagem de valvulas gs1200 2011?? por favor, pois nao acho nem na CC...:(

renato7l
21-06-2016, 18:35
regular valvulas bmw 2011
https://sanjosebmw.smugmug.com/Other/Tech-pictures/

M@uro
21-06-2016, 20:52
amigos, alguem sabe informar aonde comprar estas pastilhas/semiesferas para regulagem de valvulas gs1200 2011?? por favor, pois nao acho nem na CC...:(

Semana passada, na Power de Santo André, fiz revisão na minha e foi feita a verificação das válvulas, não houve necessidade de regulagem, ou seja, de troca das pastilhas, mas pelo fato de verificarem e me informarem que a troca não era necessária me fez acreditar que tinham as pastilhas em estoque...

Liga lá e pergunta, mas vai ter que informar qual a medida que você precisa...

Petrel
23-06-2016, 13:22
Esse é o detalhe, é praticamente impossível fazer a compra antes de fazer a verificação das medidas necessárias, outro detalhe, elas podem ser reutilizadas em válvulas diferentes da que estava anteriormente, então é possível fazer a regulagem usando apenas pastilhas já usadas e sendo possível que a CC não tenha nem uma no estoque, ter na medida que vc precisa então....
é possível até que com muitaaaa sorte, que apenas trocando umas 4 pastilhas de posição se consiga fazer o ajuste necessário!!!
Tô falando isso pra dizer que o melhor local pra fazer esses ajustes é numa boa oficina, que tenha um estoque bom de pastilhas, pois são várias medidas!!!!

Paulorod
18-10-2016, 17:18
A regulagem de folga de válvulas na GS 800 é por pastilhas.

Extremamente trabalhoso!

Tem que medir a folga, remover a pastilha e calcular o quanto está faltando ou sobrando para encomendar novas pastilhas. Duvido que CC tenha estoque disso!

Depois de aguardar dias para chegar as pastilhas, remontam e medem de novo. Não é raro ter que repetir o processo e voltar a encomendar outras pastilhas.

Como as pastilhas variam de espessura de centésimo em centésimo de milímetro, tem que possuir um estoque gigante de pastilhas para conseguir fazer bem o serviço.

Geralmente quem topa fazer este tipo de regulagem são as retíficas de motores, que tem enorme estoque de pastilhas usadas e que podem ser reutilizadas sem problema. Se for necessário algum ajuste, é fácil encontrar uma pastilha na medida exata.

As concessionárias CORREM desse serviço. Muito trabalho para pouco.

Costumeiramente fazem vista grossa para folgas fora do intervalo especificado.

Isso quando realmente medem as folgas conforme o manual.

Geralmente dão uma "sentida" no funcionamento e no ruído do motor. Se estiver mais ou menos dentro do usual, liberam a moto sem fazer nada...

Claro que há exceções. O dificil é encontrá-las!

Paulorod
19-10-2016, 03:25
regular valvulas bmw 2011
https://sanjosebmw.smugmug.com/Other/Tech-pictures/

Pena que o link só trata da regulagem da GS1200. Gostaria de ver algo igual para as 800.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

sal silva
19-10-2016, 08:24
Pena que o link só trata da regulagem da GS1200. Gostaria de ver algo igual para as 800.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Legal Paulo,eu tenho uma LC,a regulagem de válvulas pode ser mais simples ou não tao "difícil" como essa 2010 .Tenho uma Sahara antiga e a regulagem das válvulas é feita só com as laminas de calibragem , mas pelo que vejo a GS além de ter que medir as pastilhas ainda tem que fazer o procedimento de calibragem com as laminas.Isso provavelmente evita que as válvulas se desregulem com menos facilidade que as motos antigas.Tudo isso tem um preço é claro heheheh.

Paulorod
19-10-2016, 09:50
É bom lembrar:

- Válvula apertada demais provoca fuga de pressão no cilindro e consequente perda de potência;

- Válvula frouxa demais, além do ruído, às vezes desagradável, fica batendo e desgasta a sede da válvula.

Por isso regulagem é importante!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Zepe
28-05-2017, 09:29
Olá amigos. Para quem tem o modelo lc com pastilhas chamadas de Shims, pode-se recorrer a este site, pq na maioria das vezes, se utilizam medidas tais como, 1.85, 1.95 ou 2.05 ... E ainda se pode mudar as posições ou as lixar .... Em nossa oficina o fazemos sempre, com sucesso. As Tornados usam as mesmas da Toyota e na Toyota custam 210,00 cada e na Honda, 55 .... Eu gosto de pastilhas, mas os modelos AC são lindos pela simplicidade ... http://www.bmwdetroit.com/s/search/products/subcategory/Shim%20Kits/category/Engine

lucioabs
15-03-2022, 18:40
Alo Pessoal..a f850gs regulagem valvulas .mesmo sistema da f800 ? C/ pastilhas.?

Gnegraes
15-03-2022, 21:58
Olá amigos. Para quem tem o modelo lc com pastilhas chamadas de Shims, pode-se recorrer a este site, pq na maioria das vezes, se utilizam medidas tais como, 1.85, 1.95 ou 2.05 ... E ainda se pode mudar as posições ou as lixar .... Em nossa oficina o fazemos sempre, com sucesso. As Tornados usam as mesmas da Toyota e na Toyota custam 210,00 cada e na Honda, 55 .... Eu gosto de pastilhas, mas os modelos AC são lindos pela simplicidade ... http://www.bmwdetroit.com/s/search/products/subcategory/Shim%20Kits/category/Engine


Não havia visto este post....

Lixar pastilhas do comando de válvulas???? :confused::confused::confused:
Essas pastilhas são extremamente duras, duvido que com lixa consigam remover material.

Mais um absurdo para a nossa coleção de casos de horror....

luiz baum
17-03-2022, 22:37
Não havia visto este post....

Lixar pastilhas do comando de válvulas???? :confused::confused::confused:
Essas pastilhas são extremamente duras, duvido que com lixa consigam remover material.

Mais um absurdo para a nossa coleção de casos de horror....

Minha gs650 virou o velocímetro recentemente.
No tempo em que esteve comigo (5 anos e 70 mil km) ela nunca entrou numa oficina.
Levei até o Valdemir (Rio Claro) para check de folga de válvulas e limpeza do corpo de injeção.
Aproveitando o servico, deixei com ele filtro de ar e velas de irídio.
Após os 100 mil km rodados não foi necessário ajustar válvulas.
Perguntei a ele o procedimento, compatibilidade e disponibilidade de pastilhas.
Na ocasião ele me disse sobre retífica de pastilha usada para trazer a folga para a medida especificada.

Luiz Baum

Gnegraes
18-03-2022, 07:33
Minha gs650 virou o velocímetro recentemente.
No tempo em que esteve comigo (5 anos e 70 mil km) ela nunca entrou numa oficina.
Levei até o Valdemir (Rio Claro) para check de folga de válvulas e limpeza do corpo de injeção.
Aproveitando o servico, deixei com ele filtro de ar e velas de irídio.
Após os 100 mil km rodados não foi necessário ajustar válvulas.
Perguntei a ele o procedimento, compatibilidade e disponibilidade de pastilhas.
Na ocasião ele me disse sobre retífica de pastilha usada para trazer a folga para a medida especificada.

Luiz Baum


Luiz,

Retificar é possível (rebolo abrasivo) para reduzir a espessura no caso d estar mais espessa.
Mas imagine o trabalho e o custo, nenhuma oficina tem retífica... acho que vale mais a pena comprar a pastilha certa no CC.

E se precisar aumentar a espessura??? Não tem como...

Gnegraes
18-03-2022, 10:58
E tem mais: o título está totalmente errado!

Não existe.... compensa regular válvulas?....
Válvulas com folga fora do especificado PRECISAM ser ajustadas....

Reiner
18-03-2022, 14:41
"E se precisar aumentar a espessura??? Não tem como..."

É só colar duas mais finas com superbonder, ou usar massa plástica para complementar a medida......[emoji1787][emoji1787][emoji1787][emoji1787]

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

luiz baum
18-03-2022, 22:20
Luiz,

Retificar é possível (rebolo abrasivo) para reduzir a espessura no caso d estar mais espessa.
Mas imagine o trabalho e o custo, nenhuma oficina tem retífica... acho que vale mais a pena comprar a pastilha certa no CC.

E se precisar aumentar a espessura??? Não tem como...

Segundo o Val,pelo menos no tocante à 650,a maioria das necessidades de ajuste de válvulas é no sentido de diminuir a medida das pastilhas...e tem gente que faz este trabalho.

Luiz Baum

Gnegraes
19-03-2022, 09:05
Segundo o Val,pelo menos no tocante à 650,a maioria das necessidades de ajuste de válvulas é no sentido de diminuir a medida das pastilhas...e tem gente que faz este trabalho.

Luiz Baum


O que ele está dizendo é que com a idade e as milhares de horas trabalhadas, as diferentes peças do motor crescem....

Tenho certeza absoluta que é exatamente o contrário: o desgaste leva a remoção de metal das peças, reduzindo suas dimensões e aumentando as folgas entre elas.....

O motor da tua moto é Rotax, fabricado na Áustria.
É um dos melhores motores aeronáuticos do mundo mas apesar de ser austríaco, o país mais católico do mundo (90% da população é católica, mais que na Itália...), não faz milagres....

Marivaldo
20-03-2022, 06:45
Exatamente.
Eu também não entendo como a redução nas dimensões das pastilhas poderia reduzir as folgas das válvulas. Para mim, é o contrário: substituir por outras pastilhas maiores reduziria as folgas.

luiz baum
20-03-2022, 11:11
O que ele está dizendo é que com a idade e as milhares de horas trabalhadas, as diferentes peças do motor crescem....

Tenho certeza absoluta que é exatamente o contrário: o desgaste leva a remoção de metal das peças, reduzindo suas dimensões e aumentando as folgas entre elas.....

O motor da tua moto é Rotax, fabricado na Áustria.
É um dos melhores motores aeronáuticos do mundo mas apesar de ser austríaco, o país mais católico do mundo (90% da população é católica, mais que na Itália...), não faz milagres....

Eu tive esta mesma dúvida.
Parece um contra-senso diminuir a medida das pastilhas para compensar os desgastes.

A explicação:
O desgaste nas sedes de válvulas é maior que no comando/pastilhas.
Ele não disse que isso é regra geral, mas é o mais comum.

Luiz Baum

Gnegraes
20-03-2022, 12:22
Eu tive esta mesma dúvida.
Parece um contra-senso diminuir a medida das pastilhas para compensar os desgastes.

A explicação:
O desgaste nas sedes de válvulas é maior que no comando/pastilhas.
Ele não disse que isso é regra geral, mas é o mais comum.

Luiz Baum


Via de regra, sabemos que necessitamos regular as válvulas por que começam a "bater", ouve-se claramente nos cabeçotes.
O ruído vem de uma folga excessiva, quando deveria ser muitíssimo pequena ou nula....

Com o motor frio regula-se a válvula com um folga pré-estabelecida pela engenharia de fábrica.
Com o aquecimento do motor, todas as peças dilatam e a folga entre balancim e cabeça da válvula desaparece.

Existe a frio folga maior nas válvulas de escape que nas válvulas de admissão, a razão vem do fato que as válvulas de escape trabalham numa temperatura maior, dilatam mais que as de admissão....