PDA

Ver Versão Completa : Sem Parar para motos



edgargangi
07-11-2015, 16:34
Pessoal recentemente fiz uma viagem que não passou de 600Km mas teve 11 pedagios, variava de R$ 1,30 até R$ 2,10, será que as empresas de Tags não viram que é um nicho de mercado e que iria facilitar em muito nossas trips.
Pois tira luva. Bota luva. Pega moedas. É muito chato e com toda tecnologia de hoje acho que já daria para ter lançado algum produto nesta linha, ou ainda melhor, que não fosse cobrado pedagio das motos. Vamos fazer uma divulgação deste tema até que uma hora um de nossos colegas do fórum postar que é o responsável pela área de tecnologia destas empresas e que vai colocar a idéia em estudo. Opa acorda aí!!! kkk

baddan
08-11-2015, 16:23
Pessoal recentemente fiz uma viagem que não passou de 600Km mas teve 11 pedagios, variava de R$ 1,30 até R$ 2,10, será que as empresas de Tags não viram que é um nicho de mercado e que iria facilitar em muito nossas trips.
Pois tira luva. Bota luva. Pega moedas. É muito chato e com toda tecnologia de hoje acho que já daria para ter lançado algum produto nesta linha, ou ainda melhor, que não fosse cobrado pedagio das motos. Vamos fazer uma divulgação deste tema até que uma hora um de nossos colegas do fórum postar que é o responsável pela área de tecnologia destas empresas e que vai colocar a idéia em estudo. Opa acorda aí!!! kkk

Tbm penso da mesma forma

Mas pelo jeito ninguém tem pressa
Então, é isso q eu faço qdo vou pagar:
Desligo a moto, tiro a luva, pego dinheiro, tudo sem pressa nenhuma

MarcioT
08-11-2015, 20:05
Pois, mas o correto seria motos não pagar pedágio como em alguns estados no Brasil e na maioria dos países no Mercosul e Chile!

Jotace
08-11-2015, 22:20
Vários outros fóruns já idealizaram a campanha e a resposta é sempre a mesma: "Estamos desenvolvendo...". Há pelo menos 5 anos estão desenvolvendo! Não há interesse mesmo.

gnecchi
09-11-2015, 09:27
Aqui dizem que tem a questão da segurança, pois se falhar a leitura do tag, coisa que ocorre muito aqui com os carros, há risco de acidente.

Na realidade é tudo balela, pois nos EUA as vias pedagiadas não possuem barreiras físicas. Se passar direto com o carro sem tag vai checar a multa na sua casa. Se estiver com um carro alugado ele já possui o tag da concessionária e vai pagar a conta pelo seu cartão de crédito junto com a locação.

sal silva
09-11-2015, 10:27
O certo seria não pagar,como algumas estradas que tem a saída pela direita rs.Acho que a moto é um veiculo leve,logo não danifica o asfalto,mas se quiser não se aborrecer com esperas longas e cobranças abusivas ,vai rodar na Argentina.

Mcolnagosp
09-11-2015, 13:12
Eu rodei por Portugal e Espanha em moto alugada e paguei quando devolvi a moto. A moça entrou na hora no site e pela internet verificou o valor. Simples e rápido.

CM-R1200-GS
09-11-2015, 15:15
Também acho que não deveriamos pagar.

Mas como alegam as rodovias, e de certa forma para nós também é um conforto, de que quando existe algum problema, de quebra ou acidente, eles prestam socorro, pelo menos deveriam investir em uma cabine exclusiva para motos, e com sem parar, coisa simples de se fazer.

ron...
09-11-2015, 22:00
Pelo menos poderiam padronizar o preço para motos em todos os pedagios pagaveis do pais, assim poderiamos comprar antecipadamente fichas e na hora de passar nos pedagios é só entregar.

Pschinda
10-11-2015, 17:57
Acredito que moto poderia ser isenta, também. Mas se for para cobrar um valor justo, e que não corresponde à metade do carro pois damos bem menos manutenção, um sem parar ajudaria. Podemos lançar um movimento: passeios de moto onde todos pagam segundo o padrão Baddan descrito acima.

emeireles
10-11-2015, 18:11
Não sei se o tag seria a melhor solução, justamente pelas frequentes falhas na leitura do tag (já passei por isso no carro. Graças aos irresponsáveis que ultrapassam o limite de velocidade do pedágio, bateram na minha traseira quando as cancela não abriu).
Como estamos muito mais vulneráveis nas motos, não sei se eu optaria por esta solução. Já pensou se uma S10 não consegue frear e te acerta?
Uma vez que grande parte das estradas são privatizadas, não vejo por que não fazer uma leitura da placa, similar ao esquema dos EUA, e somente mandar a fatura pra sua residência. Muito mais fácil e seguro, na minha modesta opinião.

mbbrasil
24-08-2017, 17:50
Não sei se o tag seria a melhor solução, justamente pelas frequentes falhas na leitura do tag (já passei por isso no carro. Graças aos irresponsáveis que ultrapassam o limite de velocidade do pedágio, bateram na minha traseira quando as cancela não abriu).
Como estamos muito mais vulneráveis nas motos, não sei se eu optaria por esta solução. Já pensou se uma S10 não consegue frear e te acerta?
Uma vez que grande parte das estradas são privatizadas, não vejo por que não fazer uma leitura da placa, similar ao esquema dos EUA, e somente mandar a fatura pra sua residência. Muito mais fácil e seguro, na minha modesta opinião.

se como grupo entrarmos em contato c as concessionarias de pedagio e pressionar,acho que seria um inicio

cberta
07-09-2017, 19:57
O tópico já tem quase dois anos e nenhuma novidade sobre tags para motos. Essa semana fui até Foz do Iguaçu e me surpreendi com a quantidade de pedágios também para motos. Acho que deveríamos lançar uma campanha usando a ideia do amigo BADDAN, com o seguinte slogan: MOTOCICLISTA, NÃO TENHA PRESSA EM PAGAR O PEDÁGIO. DESLIGUE O MOTOR; TIRE SUAS LUVAS; APANHE A CARTEIRA E FAÇA O PAGAMENTO; GUARDE O TROCO E A CARTEIRA; O RECIBO COLOQUE EM BOLSO SEPARADO; VISTA AS LUVAS; ACIONE O MOTOR; FECHE A VISEIRA E ARRANQUE CALMAMENTE. Não se preocupe se a fila aumentar e se o "estressadinho" atras de você estiver com pressa. Se todos nós agíssemos dessa maneira, é bem provável que as concessionárias buscariam solução para o caso.

cberta
07-09-2017, 20:00
Perdi as contas de quantos pedágios paguei, todos variando entre 2,70 e 7,20 reais. Um deles alcançou estratosféricos 9,00 reais. É bem verdade que a pista, apesar de simples em alguns trechos, está em excelentes condições, permitindo uma tocada com boa segurança.

sal silva
10-09-2017, 21:08
O tópico já tem quase dois anos e nenhuma novidade sobre tags para motos. Essa semana fui até Foz do Iguaçu e me surpreendi com a quantidade de pedágios também para motos. Acho que deveríamos lançar uma campanha usando a ideia do amigo BADDAN, com o seguinte slogan: MOTOCICLISTA, NÃO TENHA PRESSA EM PAGAR O PEDÁGIO. DESLIGUE O MOTOR; TIRE SUAS LUVAS; APANHE A CARTEIRA E FAÇA O PAGAMENTO; GUARDE O TROCO E A CARTEIRA; O RECIBO COLOQUE EM BOLSO SEPARADO; VISTA AS LUVAS; ACIONE O MOTOR; FECHE A VISEIRA E ARRANQUE CALMAMENTE. Não se preocupe se a fila aumentar e se o "estressadinho" atras de você estiver com pressa. Se todos nós agíssemos dessa maneira, é bem provável que as concessionárias buscariam solução para o caso.

Meu Deus,essa estrada no Paraná é uma vergonha,pedagio caríssimo é cobrado a cada 50,60 quilômetros, a estrada nem é duplicada,perigosa e com poucos pontos de ultrapassagem.Hoje peguei a Castelo, Pedágio free,passagem pelo cantinho direito,seguro,maravilha.

Iceman
11-09-2017, 09:54
Até onde eu sei, existe uma limitação técnica.

Pelo mesmo motivo que as motos não são fotografadas em alguns radares (a massa da moto é muito pequena para perturbar o campo magnético que detecta a presença de um veículo) elas não seriam detectadas ao entrar no SEM PARAR e correriam o risco da chancela não abrir.

No caso de um carro, no máximo é um parabrisas quebrado.
No caso de uma moto, é chão na certa!

O leitor de TAG só é acionado quando se detecta a presença de um veículo na entrada da baia.
Se não detectar a moto, não aciona o leitor e não abre a porteira.

Fora o risco de, mesmo se o motociclista parar, o carro de trá não parar.
Já levei uma batida na traseira por causa disto. Acabou com a traseira do carro. Se fosse de moto, provavelmente não estaria mais aqui escrevendo posts.

sal silva
11-09-2017, 10:26
Até onde eu sei, existe uma limitação técnica.

Pelo mesmo motivo que as motos não são fotografadas em alguns radares (a massa da moto é muito pequena para perturbar o campo magnético que detecta a presença de um veículo) elas não seriam detectadas ao entrar no SEM PARAR e correriam o risco da chancela não abrir.

No caso de um carro, no máximo é um parabrisas quebrado.
No caso de uma moto, é chão na certa!

O leitor de TAG só é acionado quando se detecta a presença de um veículo na entrada da baia.
Se não detectar a moto, não aciona o leitor e não abre a porteira.

Fora o risco de, mesmo se o motociclista parar, o carro de trá não parar.
Já levei uma batida na traseira por causa disto. Acabou com a traseira do carro. Se fosse de moto, provavelmente não estaria mais aqui escrevendo posts.

Ice,pagamos pedágio caríssimo para isso(investimento em tecnologia). Parece-me que aqui no Estado de Sao Paulo já tem um projeto em andamento.
Ontem estava na estrada, a policia rodoviária se posicionava depois da praça de pedágio, acho que o certo seria se posicionarem antes para coibir o excesso de velocidade que os babacas chegam quando perto ....Brasil.

P.ALMEIDA
11-09-2017, 10:54
Foi testado uma solução num passeio da Triumph faz algum tempo, vejam:

http://cultura.estadao.com.br/blogs/direto-da-fonte/nova-tecnologia-para-motos-nos-pedagios/

Iceman
11-09-2017, 11:32
Foi testado uma solução num passeio da Triumph faz algum tempo, vejam:

http://cultura.estadao.com.br/blogs/direto-da-fonte/nova-tecnologia-para-motos-nos-pedagios/

Não sei não...

Os caras do SEM PARAR são frescos demais.
Uma vez troquei de carro e tive que viajar em seguida, com o carro novo, sem que tivesse tempo de passar num posto do SEM PARAR para trocar o TAG.
Resolvi ir com o TAG velho mesmo. Afinal, estava pago e tudo em dia, então não iria lezar ninguem, nem ter nenhuma vantagem indevida. Eles iriam receber o valor do pedágio de qualquer forma.

Pássei os 3 primeiros pedágios sem problemas.
No 4o. fui parado e a moça que veio verificar informou que a placa do veículo não corresponde à placa registrada neste TAG.
Eles fazem isso para evitar que o cara contrate um TAG e a familha inteira use, de acordo com a necesidade e conveniência.

O TAG já tem uma cola especial e não é muito fácil retirar o mesmo.
No caso das pulseiras, não sei como iriam lidar com esta situação.

A menos que coloquem 'tornozeleiras eletrônicas" que não podem ser removidas, iguais às dos presidiários em liberdade condicional kkkkk :p

cerqueira
11-09-2017, 12:27
Na Portugália, não tem cancela. Tudo bem, lá não é o Brasil, mas devido ao número de acidentes já causados devido as cancelas, já deveriam ter sido arrancadas há muito.

Há o tag para motos e carros, quando passa no pedágio ela registra e cobra no cartão de crédito indicado. Se passar sem acionar o tag, fotografa, como no excesso de velocidade. Caso seja registrado, avisam no endereço para trocar a bateria.

Caso tenha passado sem o tag comunica a autoridade competente para multar e/ou retirar o veículo de circulação até regularizar.

Outra sugestão é adotarmos o sistema da Terra do Homem de Gelo...não há pedágio!!

Abçs
Luiz

luiztrovao
11-09-2017, 18:05
A boa notícia é que eles estão, SIM, fazendo testes, já. Esqueci de mencionar isto no relato da minha viagem ao Uruguai agora em Agosto. Passei em vários postos de pedágio na Régis Bittencourt (BR 116) nos quais as cabines já contavam com um "leitor" de tags.
Pelo que vi, e estava escrito na parede junto ao leitor, a tecnologia a ser usada é a NFC - Near Field Communication - que já é utilizada, por exemplo, em pagamentos usando smartfones através da aproximação do smartfone à maquininha de cobrança. Vamos torcer para que realmente saia mas concordo que motos não deveriam pagar nada. No Uruguai as motos passam por um caminhozinho lateral, sem pagar.
Abraços
Trovão

P.ALMEIDA
11-09-2017, 18:42
Concordo ... Tecnologia pra resolver existe ....nao precisa inventar a toda.....falta vontade .

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk

MarcioT
11-09-2017, 22:40
Como já comentado há varias possibilidades para facilitar a vida e diminuir o risco de ser atropelado ou cair escorregando nas manchas de óleo que sempre tem na frente dos guiches, mas enumero algumas seguindo minhas opiniões e experiências:
1- motos passam pela lateral sem custo pois não degradam as vias (como praticado em alguns rodovias no Brasil, Argentina, Uruguai, Chile.... Zero investimento e queda mínima de ganhos)
2 - se querem cobrar, coloquem uma cancela exclusiva para motos (zero investimento / mantem ganhos)
3- cancela exclusiva para motos com sensores iguais aos de radar para detectar a moto, e mesmo sistema de chip dos carros com leitor na posição correta. (Zero investimento e aumentam ganho com a venda de chip)
4 - Aumento do numero de cancelas automáticas, estimulando o uso do chip nos carros (não entendo caras com range rover, mercedes, fusion etc... Na fila para pagar pedágio....), reduzindo custos de mão de obra nas cancelas, assim melhora para os motociclistas pois a maioria usaria as passagens automáticas e talvez houvessem menos filas nas cancelas não automáticas.
5 - Acho perigoso fazer marra e demorar para pagar pois só colocam os outros motoristas contra os motociclistas. Chega da política do nós contra eles.
Faço porém uma confissão, quando está muito quente a as filas são longas, escolho uma fila com um caminhão já perto da cancela e corto a fila na frente do caminhão, não é certo, mas é minha pequena forma de protesto.....

cberta
12-09-2017, 22:49
Pura FALTA DE VONTADE das concessionárias. Basta querer. O investimento seria insignificante. É descaso mesmo. Há dois anos uso uma fita com código de barra para abrir o portão eletrônico do condomínio onde resido, idêntica àquelas que usávamos antigamente para o pedágio. A princípio pensava que a fita deveria ser colocada num local visível, para ser "lida" pelo laser. Depois percebi que isso não era necessário. Plastifiquei e colei com fita dupla face embaixo do "para-lamas superior". Não falha uma vez. Acho que precisamos dificultar um pouco as coisas para as concessionárias. Na próxima viagem, terei menos pressa ainda para pagar. F***-se se formar fila.

Alxcastro
13-09-2017, 21:16
Já está em fase de testes na Carvalho Pinto e pela Ecovias Imigrantes. É um dispositivo NFC, que poderá ser uma Pulseira, por exemplo. No entanto, se faz necessária a parada para o devido registro e liberação.

Quanto a não pagar pedágio, como alguns citaram, não concordo. Há uma série de serviços disponibilizados pela concessionária, como reboque, socorro médico etc. Quem paga isso? Quem tem veículo com mais de duas rodas?

Rromagnani
13-09-2017, 21:28
Sinceramente acho totalmente equivocada a tentativa de utilização desse sistema NFC... vamos trocar a carteira pelo celular e na maioria das vezes, teremos que tirar as luvas para digitar alguma coisa... popularmente acho que seria trocar seis por meia dúzia...

O ideal seria a cobrança com a Tag em uma cancela exclusiva, mas isso ainda está distante...

Enquanto não chega vou usando o moedeiro dentro da mala de tanque. Paro e entrego o moedeiro inteiro para o atendente que separa o dinheiro e faz o troco. Sempre fiz isso e nunca tive nenhum problema!

Não acho justo não pagarmos nada como bem mencionou o Alexandre e também sou radicalmente contrário à ideia de causar transtorno aos outros demorando mais do que o necessário... vamos lembrar que o elo mais fraco dessa relação somos nós os motociclistas!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

C.Ferreira
14-09-2017, 05:39
Tbm penso da mesma forma

Mas pelo jeito ninguém tem pressa
Então, é isso q eu faço qdo vou pagar:
Desligo a moto, tiro a luva, pego dinheiro, tudo sem pressa nenhuma
Só acho que vc irá prejudicar os outros motoristas que não tem nada a ver com isso, e não a concessionária. Inclusive a moça da cabine vai poder relaxar um pouquinho...

sal silva
14-09-2017, 09:01
É verdade que usufruímos da estrutura da estrada,mas as agências reguladoras não fazem seu trabalho,e muitas vezes estradas que não cobravam pedagiao para motos agora cobram,melhorando quase nada.Continuo com o pedágio free como na Argentina,mas se cobrar tem que ter um sistema mais pratico e melhorias nas estradas.
Ps.Estradas são projetadas somente para carros,nao para motos.Reparem os colegas as inúmeras armadilhas que encontramos no dia dia.Complicado,quem entra em um negocio é para ganhar dinheiro.

MarcioT
14-09-2017, 15:36
É verdade que usufruímos da estrutura da estrada,mas as agências reguladoras não fazem seu trabalho,e muitas vezes estradas que não cobravam pedagiao para motos agora cobram,melhorando quase nada.Continuo com o pedágio free como na Argentina,mas se cobrar tem que ter um sistema mais pratico e melhorias nas estradas.
Ps.Estradas são projetadas somente para carros,nao para motos.Reparem os colegas as inúmeras armadilhas que encontramos no dia dia.Complicado,quem entra em um negocio é para ganhar dinheiro.

Concordo, e lembro que o tema aqui é passar rapidamente pelo pedágio sem ficar assando de capacete, jaqueta, e luvas no sol, ou encharcando a alma parado na chuva.
Pulseirinha tendo que ficar na fila, carregar a danada para encostar num leitor é apenas mais gadget inútil. Fico com o saco de moedas.....
Nem vou entrar na questão de que se é justo ou não pagar. Os vários exemplos citados já respondem por sí!

Barra
15-09-2017, 07:35
Eu entendo como cobrança de pedágio o dano que o veículo causa no pavimento, a moto não causa dano algum ao pavimento e por isso não deveria ser cobrado o pedágio para esse tipo de veículo, antigamente nenhuma praça de pedágio cobrava das motos pois adotavam esse conceito do dano ao pavimento, começaram isso de cobrar no Paraná se não me engano e está se difundindo aos poucos para todo o país. Essa Rodovia que vai para Foz que eu acho que começou esse esquema de cobrar de motos, os caras tem a concessão da pista há anos e nunca duplicaram um centímetro de estrada.