Resultados 1 a 6 de 6

Tópico: Tutorial - troca de velas. Na F800R

  1. #1
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Rodrigo Paiva de Castro
    Localização
    Vitória/ES
    Moto
    BMW F800R
    Posts
    746
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14

    [TUTORIAL] Troca de velas na F800R

    Fala gurizada! Segue aí mais um tutorial de manutenção da F800R. Desta vez, troca das velas.

    O tutorial segue o roteiro do Manual de Serviços da BMW, que tenho em DVD. Consultei também o Manual Haynes da moto, mas achei as orientações do manual de serviços melhores.

    1. Colocar a moto sobre cavalete

    Não é essencial, dá para fazer com ela no pezinho, mas com o cavalete ela vai ficar direitinho na vertical e facilita a retirada da carenagem esquerda.



    2. Retirar o banco



    3. Desmontar a parte central da carenagem

    São 8 parafusos torx. Uma dica - sempre cuide de usar a chave torx certa. Às vezes uma menor parece funcionar, mas na verdade você estará estragando a chave e o parafuso.



    4. Desmontar as carenagens laterais

    Tem um parafuso lateral nas duas, bem próximo ao banco. E um clipe retentor na frente - na esquerda perto da entrada de ar, na direita abaixo do reservatório do radiador. Na 2013 ainda tem um parafuso lateral na carenagem direita que na 2010 não tinha. Retirados os parafusos e clipes, é só desencaixar com cuidado.



    5. Desmontar a bateria

    Cuidar para fazer os passos a seguir na ordem descrita.

    - Retirar o polo negativo e isolar (ele fica voltando e pode encostar no borne)
    - Retirar o polo positivo e isolar
    - Retirar o parafuso superior e afastar a fixação da bateria
    - Retirar a bateria



    6. Retirar o filtro de ar

    Só precisa soltar as duas travas de fixação e puxar para cima o conjunto da entrada de ar.



    7. Desconectar a sonda térmica

    Ela sai inteira. Eu fiquei um tempo analisando se precisava retirar uma trava metálica que tem no meio dela, mas não precisa. Tem uma travinha bem embaixo dela, empurra com a ponta do dedo e puxa.



    8. Desconectar a válvula de comutação

    Fica na lateral direita. São 3 passos:

    - Desconectar o conector elétrico sobre ela;
    - Retirar a mangueira de acoplamento rápido na frente, e
    - Soltar os cabos do clipe na lateral.



    9. Desmontar o relé do motor de arranque

    Fica na lateral direita. Desengatar puxando o fundo da caixinha para a parte de trás da moto, e depois o plugue superior sairá puxando para cima.



    10. Soltar a caixa de ar

    Retirar os 4 parafusos que a prendem ao quadro. Dois são no espaço da bateria, bem na frente, e dois são na lateral sobre o quadro.



    11. Soltar as conexões da caixa de ar (por baixo dela)

    Levantar cuidadosamente a caixa de ar para desencaixar da admissão, e depois seguir os passos abaixo:

    - Soltar as duas mangueiras de borracha. Basta puxar, não tem clipe ou abraçadeira.
    - Soltar o conector elétrico
    - Com um alicate de pressão (ou outro que lhe seja confortável) abrir a abraçadeira da mangueira mais grossa que fica na frente da caixa. Retirar essa mangueira.
    - Cobrir as borboletas de admissão com um pano para evitar entrada de sujeira.



    12. Retirar as bobinas

    - Desconectar os conectores elétricos das duas bobinas.
    - Retirar as bobinas.
    - Marcar ou separar as bobinas para que depois voltem ao mesmo cilindro em que estavam.

    Alguns dizem conseguir retirar as bobinas só com as mãos. A BMW recomenda o uso de uma ferramenta específica que eu não tenho. Como eu não consegui só na mão, utilizei o alicate de pressão protegendo a bobina com papel/tecido dobrado. Não precisa dar muita pressão, o alicate é só para dar grip para puxar. As bobinas são encaixadas nas velas. Deve-se puxar com cuidado e não girar. Não é difícil, só precisa fazer com cuidado.



    13. Trocar as velas

    Vai precisar de um soquete de velas de 16mm e um cabo extensor, porque as velas ficam bem no fundo do cabeçote. E uma dica - o soquete precisa ter conector de borracha dentro, senão vai sofrer para 'pescar' a vela lá no fundo.

    Deve-se sempre dar uma olhada no estado das velas que se retira, pois a coloração delas indica muita coisa sobre a combustão do motor. No meu caso, as velas estavam relativamente novas (13800km), com a coloração adequada e com praticamente nenhum desgaste visível. Troquei porque queria colocar as de Iridium que já tinha.

    Ao recolocar as velas, deve-se prender elas no soquete e colocar no lugar. Girar com cuidado e sem pressão para pegar a rosca sem espanar. Não apertar demais as velas, elas não são parafusos do quadro. Uma vez que chegaram ao limite da rosca na mão, é só um pouquinho de torque com a chave.

    (Eu sei que no manual tem números de torque específicos para as velas. Mas mesmo tendo torquímetro acho muito chato de usar. Além disso o quadro não permite conectar ele direito ao cabo extensor)



    14. Recolocar as bobinas

    Basta encaixar até o fundo, cuidando de colocar no mesmo cilindro em que estavam. Depois deve-se reconectar os plugues elétricos.



    15. Remontagem

    Feitos os passos acima é só remontar tudo, na ordem inversa da desmontagem! Deve-se cuidar para não esquecer de conectar as mangueiras debaixo da caixa de ar, e todos os conectores elétricos que foram desplugados. Cuidar também para não apertar demais os parafusos, especialmente das carenagens plásticas.

    16. Testes

    Ao final, ligar o painel e verificar se aparece algum indicador de falha. Se algum conector foi esquecido vai aparecer o triângulo de atenção no painel. Se não aparecer nada, ligar o motor e deixar a moto aquecer em marcha lenta. Observar se a marcha lenta estabiliza por volta de 1100 rpm. Depois de estabilizada, acelerar para verificar se a subida de giros está adequada, sem falhas ou gargalos.

    E é isso, rapaziada. São vários passos mas nenhum é difícil. Basta fazer com cuidado e paciência que fica ótimo.
    Última edição por rodpcastro; 26-03-2017 às 11:12.

  2. #2
    Piloto Nível 1 Avatar de r.stroppa
    Data de Ingresso
    Dec 2015
    Nome Real
    Rafael Stroppa
    Localização
    Tietê / SP
    Moto
    G650GS
    Posts
    58
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    9
    Fiz a troca de velas nesse último final de semana. Haja paciência

    Rafael Stroppa
    Rafael Stroppa

  3. #3
    Piloto Nível 2 Avatar de Pinguim
    Data de Ingresso
    Aug 2013
    Nome Real
    Eduardo
    Localização
    Guarujá-SP
    Moto
    F800GS 13/13 marrom e XR200R 02/02.
    Posts
    207
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Citação Postado originalmente por r.stroppa Ver Post
    Fiz a troca de velas nesse último final de semana. Haja paciência

    Rafael Stroppa
    Desistiu de andar de bike? Tá ficando velho, Bomber (ou Macgyver)?

  4. #4
    Piloto Nível 1 Avatar de r.stroppa
    Data de Ingresso
    Dec 2015
    Nome Real
    Rafael Stroppa
    Localização
    Tietê / SP
    Moto
    G650GS
    Posts
    58
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    9
    kkkkkkk. . . . . que nada! No final de semana, primeiro vem a bike, depois a moto

    Rafael Stroppa
    Rafael Stroppa

  5. #5
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Feb 2017
    Nome Real
    fabio
    Localização
    guaruja
    Moto
    F800r
    Posts
    10
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Amigo muito bom o tutorial,teria como compartilhar esse dvd?

  6. #6
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Rodrigo Paiva de Castro
    Localização
    Vitória/ES
    Moto
    BMW F800R
    Posts
    746
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14
    Citação Postado originalmente por fabiotitan Ver Post
    Amigo muito bom o tutorial,teria como compartilhar esse dvd?
    Fabio, acho que o link para o DVD tá no início do tópico sobre dicas de manutenção da 800R. Ou no outro de dicas e peças compatíveis da 800GS. Eu mesmo peguei daqui!



    Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
    Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
    www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!