Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 21

Tópico: Ajuste da suspensão da F800GS travado!

  1. #1
    Piloto Nível 1 Avatar de msfazer
    Data de Ingresso
    Aug 2012
    Localização
    São Paulo
    Moto
    F800GS
    Posts
    18
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0

    Ajuste da suspensão da F800GS travado!

    Senhores, bom dia! Tive um pequeno probleminha com a GS, que já foi contornado. Mas em um dado momento, eu fiquei bastante preocupado com as possibilidades. Vamos lá!

    Fiz um curso de off-road recentement e um dos instrutores (Tomaz) sugeriu que eu modificasse a regulagem da suspensão. Fui tentar fazer e.... o troço estava travado! Pedi ajuda e ninguém conseguiu mexer.

    Pois bem... fui na CC da BMW. Chego lá e pergunto de duas coisas:
    1 - Roda traseira meio presa (suspeito dos rolamentos, uma vez que a F800GS dá mta zica nesses rolamentos)
    2 - O tal regulador travado....

    O pessoal da CC (Caltabiano Eusébio Matoso) foi meio "bagre ensaboado" e pediu que eu deixasse lá a moto pra verificar. Não sem antes me dizer que eu precisava trocar minha relação e que o orçamento seria cobrado (duas horas de MO). Já fiquei com o pé atrás, pois a relação está em perfeito estado e vai durar mais uns 15 mil km tranquilo...

    Pedi pros caras me passarem uma idéia de gasto, pois caso eu precisasse de peças, eu iria importar.

    1- Para os rolamentos (2 na roda traseira), eu gastaria R$140. Mais os R$200 por hora de mão de obra, hahahahaha!
    2- Para o tal regulador, eles teriam de abrir e ver porque estava travado. Segundo eles, há uma mola no regulador que pode ter se quebrado e as peças não são vendidas separadamente. Valor de um amortecedor novo na BMW: R$7.000,00. Isso mesmo... 7 contos!

    Claro que qdo a possibilidade de gastar 7 mil pra consertar uma moto de 30 aparece na sua vida, você pensa em alternativas - recondicionar o amortecedor foi a primeira, mas comprar um conjunto Ohlins passou pela minha cabeça. Eu fui pra casa e resolvi desmontar eu mesmo o que fosse fácil para ver se eu não conseguia algum diagnóstico mais preciso.

    Para ter acesso a área do amortecedor, é necessário remover o banco. Aí, você tem acesso a uma tampa plástica, que fica sobre o link.

    Na foto abaixo, as setas amarelas indicam os parafusos que têm de ser removidos para a inspeção do parafuso do link e do ajuste da suspensão:



    Para fazer a inspeção do parafuso do link, eu preferi retirar alguns conectores da parte elétrica, destacados pelas setas. A remoção dessa tampa plástica é meio chata e eu tirei na força... E não liguei a moto sem esses fios conectados para ver o que acontece e NÃO RECOMENDO que ninguém pague pra ver:





    Aproveitei para verificar o parafuso do link. Está em perfeitas condições! Esse parafuso pode entortar e todos os proprietários de F800GS's deveriam se preocupar com esse "detalhe". Reza a lenda que o parafuso não quebra por ser de aço, mas eu não gostaria de fazer o teste na minha....







    Aqui, o regulador do ajuste. O parafuso (philips) me fez ver como os torx são muito mais apropriados para essa função. Tive de usar um alicate, fazendo muita pressão no parafuso, pois ele estava cedendo (espanando) quando tentei utilizar a ferramenta apropriada (uma chave philips).



    Uma vez que o regulador do ajuste foi removido, tive acesso ao parafuso do ajuste. Eu não sei o nome da peça, então, batizei de "parafuso do ajuste". Eu utilizei uma chave L9 para destravar. Tive de fazer um pouco de força, pois estava bem emperrado.




    Nas fotos abaixo, é possível notar a diferença entre os opostos das regulagens possíveis (todo solto e todo preso):






    Nada contra as possibilidades apresentadas pelo profissional da Caltabiano, uma vez que fui eu quem as pediu. A troca do shock traseiro não foi apresentada como um orçamento oficial da concessionária. Mas fica o registro: Se tentaram me "convencer" a trocar um kit relação que ainda dura mts km's, será que eles iriam me dizer que o parafuso estava apenas travado?

    Sobre os rolamentos, já descobri quais são os da BMW (são chineses) e vou trocar por NSK ou FAG. E, claro, vou fazer a troca fora da rede concessionária.

    Abs!

  2. #2
    Piloto Nível 1 Avatar de Geov
    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Nome Real
    Geovane Jardim
    Localização
    Santa Cruz do Sul - RS
    Moto
    BMW F 800 GS
    Posts
    178
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Preciosa informação e muito bem explicado, embora minha habilidade e conhecimento em mecânica recomende deixar para os próprios "experts" o assunto.
    Bom saber como funciona o acesso e a remoção qdo travar a encrenca. Vlw !!

  3. #3
    Piloto Nível 4 Avatar de TOLENTINO
    Data de Ingresso
    Aug 2012
    Nome Real
    Marcos Tolentino
    Localização
    Itu - São Paulo
    Moto
    TIGER EXPLORER 1200
    Posts
    704
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    22
    Excelente informação e ótimo tutorial! Isso demonstra que temos que ficar espertos com as ccs, cujo objetivo principal é faturar em cima dos clientes. Esse povo acredita que os proprietários de motos BMW podem e gostam de rasgar nota de R$100 e acham que somos totalmente ignorantes tecnicamente.

    Por isso é que é importante mantermos nosso fórum, onde podemos trocar idéias, sugestões e dicas importantes como essa do Marcio.

  4. #4
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Localização
    São Bernardo do Campo - SP
    Moto
    F800GS
    Posts
    25
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Primeiro, parabéns pelos detalhes nas explicações.
    Bem, também tive problemas com o parafuso de regulagem da suspensão. Depois de um tempo que tinha tirado minha moto da concessionária fui tentar ajustar a regulagem e o parafuso estava travado.
    Levei na Power em Santo André e fui prontamente atendido.
    No meu caso explicaram: "...você não pode soltar o parafuso até o final porque ele trava". Bem, eu não havia mexido em nada, na verdada, já veio travado. Porém, o mais importante foi que resolveram o problema rapidinho e sem custo e, recomendaram pra não soltar o parafuso de ajuste até o final.
    Abação a todos

  5. #5
    Administrator

    Avatar de shw
    Data de Ingresso
    Jun 2012
    Nome Real
    Marcel Rafael
    Localização
    Curitiba - PR
    Moto
    R1200 GS
    Posts
    3.530
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Isso que deixa o forum cada vez melhor e mais rico de informações.. informações estas que dificilmente com o passar dos anos será perdida!!
    diferente de usar uma rde social para o mesmo intuito!
    Forum Loading Completo!
    [####################] 100 %
    [BMW GS BRASIL 9 Anos!!!]

    Instagram Loading ...
    [####################] 99 %
    [BMW GS BRASIL 35 mil seguidores]


    YouTube 1000 inscritos Loading....
    0 [####################] 1%



  6. #6
    Piloto Nível 4 Avatar de TOLENTINO
    Data de Ingresso
    Aug 2012
    Nome Real
    Marcos Tolentino
    Localização
    Itu - São Paulo
    Moto
    TIGER EXPLORER 1200
    Posts
    704
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    22
    Pois é SHW, sua criação será eterna! Isso é muito legal, parabéns pela iniciativa!

    Esse fórum, além de proporcionar conhecimento, boas trocas de idéias e gerar a oportunidade de fazer amigos, se transformou numa ferramenta para acesso a informações muito úteis e muitas vezes valiosas. E como você comentou, numa rede social não encontramos tudo isso junto, ou pelo menos, é mais complicado utilizar como banco de dados para consultas.

  7. #7
    Moderador
    Avatar de CM-R1200-GS
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    Cassio Martingo
    Localização
    Sorocaba, Brazil, Brazil
    Moto
    R1200-GS / AZULONA a mais linda
    Posts
    4.248
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Grandes companheiros,

    Muito boa as informações do msfazer.

    Valeu cara. e assim que conseguiremos nos livrar das ccs, que só querem faturar em nosso bolso......
    Cassio Martingo
    BMW R 1200-GS Premium / 2012
    Honda XLX-350 R / 1988

    MCBA.´.6268 - Facção Sorocaba/SP

    [CG-125/77 = 15.000 km;
    DT-180/84 = 5.000 km;
    XLX-250/86 = 15.000 km;
    XLX-350/88 = atualmente 78.000 km;
    XT-660R/2008 = 10.000 km;
    F 800-GS Trophy/2012 = 16.000 km;
    R 1200-GS/2012 = atualmente 141.000 km]

  8. #8
    Piloto Nível 1 Avatar de msfazer
    Data de Ingresso
    Aug 2012
    Localização
    São Paulo
    Moto
    F800GS
    Posts
    18
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Amigos, agradeço os elogios. Acho que é meio que "obrigação" nossa compartilhar o conhecimento que temos, pois como bem disse o CM-F800-GS, só assim que podemos fazer algumas coisas nós mesmos, sem precisar usar a rede concessionária e, dessa forma, mostrar a eles que se os preços fossem mais razoáveis, usaríamos os serviços deles mais vezes.

    Mas o Brasil é um país capitalista. Não vejo nada de errado nas CC's quererem faturar altas graninhas. Acho errado que para isso eles induzam as pessoas a erros.

    Abs!

  9. #9
    Piloto Nível 2
    Avatar de M.Fonseca
    Data de Ingresso
    Dec 2013
    Nome Real
    Manoel Fonseca
    Localização
    São Paulo
    Moto
    Tiger 800 XC
    Posts
    272
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Sem ética não se pode ser nem pipoqueiro, pedindo perdão aos pipoqueiros. O que eles queriam era substituir peças que estavam boas, e cobrando caro por isso, esse tipo de ação afugenta futuros compradores da marca, deveria ser denunciado para a Fabrica BMW, através do SAC, no mínimo uma CR o mexanico ia tomar.

    Obrigado por compartilhar o conhecimento.

  10. #10
    Piloto Nível 1 Avatar de msfazer
    Data de Ingresso
    Aug 2012
    Localização
    São Paulo
    Moto
    F800GS
    Posts
    18
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Fonseca... penso EXATAMENTE como você!

    Por isso, deixei de levar minha moto pra revisão na Caltabiano - isso aconteceu na Caltabiano Eusébio Matoso.

    Agora, eu rodo 400km e levo lá na MotoPoint, em Rio Claro... É um estorvo?! Sim, é! Tenho de conseguir um dia de folga no trabalho pra isso e etc. Mas pelo menos lá vc tá do lado do povo, vendo o que eles estão fazendo... e aproveita pra aprender um pouco, rsss!

    Infelizmente, moro em apartamento e qdo estou mexendo na moto, o pessoal do prédio xia comigo, pois é contra as regras do condomínio. Mas se eu tivesse espaço.... serviços como troca de óleo, filtro de ar... coisas simples assim... eu mesmo faria!

    Abs!

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!