Página 3 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 21 a 30 de 50

Tópico: Calibragem dos Pneus

  1. #21
    Nível GS 2

    Avatar de sal silva
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    The last rebel
    Localização
    Santos
    Moto
    R1200gs LC ADV e NX 350 Sahara
    Posts
    9.059
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    39
    Citação Postado originalmente por Schmidt Ver Post
    Amigos,

    Estou lendo e analisando as diversas opiniões relacionadas à pressão de pneu, vou relatar o que recebi de informação do Leandro Mello, instrutor de pilotagem e reporter da Globo para Motocicletas em um treinamento que fiz em Piracicaba no ECPA.
    Alguns sabem que o próprio Leandro Mello possui uma BIG TRAIL, por razôes obvias e pessoais, ele possui uma Super Tenere 1200, bom, perguntei à ele, qual o melhor pneu a utilizar na R1200GS e qual a calibragem correta, onde o mesmo me informou que o melhor pneu para esta motocicleta, seriam Michellin Anakee 3 ou Metzeler Torance EXP, quanto às calibragens sugeriu e disse se utilizar desta, devido à melhor aderência em solo e menor problemas com temperaturas à seguinte:
    Estando apenas piloto utilizar 36 libras na frente e atrás, isso mesmo, em ambas as rodas
    Estando Piloto + pouca bagagen = 36 libras frente e atrás
    Estando Piloto + Muita Bagagens ou Piloto + Garupa + Bagagens, utilizar o recomendado pela BMW ou seja 36 dianteiro e 42 traseiro

    Agora faço eu uma pergunta, como sabemos que nosso leitor RDC do painel é preciso e sem erro e que na bomba do posto é que esta errado, claro que sabemos faltar manutenção apropriada nos medidores de postos de gasolina, mas fica a dúvida onde conseguir medição precisa.

    Espero poder ter ajudado de alguma forma

    Abraços
    Schmidt,qual a pressão ideal para a GS 1200,carregada e com garupa no off road?
    Gian Sussa, the real last rebel.

    https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8

  2. #22
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Oct 2013
    Nome Real
    Sergio
    Localização
    São Paulo, SP
    Moto
    R1250GS
    Posts
    190
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Para ter uma medicao precisa e saber quem esta mais errado - se o sensor ou se a bomba do posto de gasolina - o ideal e' comprar um daqueles aferidores de pressao manuais. Tenho um desses, e com isso conheco a margem de erro do posto onde calibro.
    Sergio

  3. #23
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Mar 2014
    Nome Real
    Ronaldo
    Localização
    Florianópolis
    Moto
    R1200GS
    Posts
    111
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Citação Postado originalmente por SFF Ver Post
    Para ter uma medicao precisa e saber quem esta mais errado - se o sensor ou se a bomba do posto de gasolina - o ideal e' comprar um daqueles aferidores de pressao manuais. Tenho um desses, e com isso conheco a margem de erro do posto onde calibro.
    Tambem uso o aferidor de pressão manual para verificar quando há dúvidas na bomba do posto e sigo a calibragem que o manual do proprietário recomenda. A informação mais correta é a informada pelo fabricante do veículo.

  4. #24
    Piloto Nível 1 Avatar de Anibal
    Data de Ingresso
    Nov 2015
    Nome Real
    Anibal de Biase Martins
    Localização
    Brasilia - DF
    Moto
    BMW K 1600 GTL
    Posts
    45
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Citação Postado originalmente por SFF Ver Post
    Para ter uma medicao precisa e saber quem esta mais errado - se o sensor ou se a bomba do posto de gasolina - o ideal e' comprar um daqueles aferidores de pressao manuais. Tenho um desses, e com isso conheco a margem de erro do posto onde calibro.
    Tenho um compressor portátil com visor digital com pressão pré-estabelecida e desligamento automático, que enviei a um Laboratório pertencente a Rede Brasileira de Calibração (RBC), portanto, certificado. Tendo esse compressor como referência, os calibradores dos Postos de Gasolina diferem pra menos em média 3 libras e no RDC da Moto na ordem de 6 libras. Uma moto maravilhosa que só tenho elogios e com tanta tecnologia embarcada é de se estranhar apresentar um erro da ordem de 6 libras no seu Painel de Informações.

    Outrossim, entendo que essa informação de calibragem dos pneus para passeios mais longos em dias quentes ou em chuva, ou com outras considerações, por ser uma informação de segurança das mais importantes, deveria ser dada uma referência pelo próprio fabricante.

  5. #25
    Piloto Nível 4
    Avatar de Mcolnagosp
    Data de Ingresso
    Mar 2014
    Nome Real
    Marcelo
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R 1200 GSA 2015
    Posts
    736
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Anibal, discordo, pelo menos em relação a minha moto não é assim.

    Já fiz uma medição com aparelho digital profissional e a diferença foi de 1 libra (psi) atrás e quase 1 libra na frente. No painel estavam ops 36 e 42, mas no medidor digital 35 e 41.

    O que faço: somando-se 2 ou 3 psi perdidos na mangueira, escolho sempre 4 psi a mais no compressor do posto que fica em torno de 40 e 49, dessa forma o RDC meu marcará 37 e 43.

    Outra coisa. O RDC é muito bom para referência, não acredite 100% nele.
    F800 GS Marrom =>> R1200 GS LC Preta =>> R1200 GSA Azulona
    Abraço,
    Marcelo

  6. #26
    Piloto Nível 2 Avatar de Petrel
    Data de Ingresso
    Aug 2015
    Nome Real
    Orlando Lopes
    Localização
    Rio de Janeiro
    Moto
    R1200 GS
    Posts
    356
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    A verdadeira utilidade do RDC é VC saber olhando no painel com a moto em movimento, que o pneu não tá furado... E mais ainda, se ele furar, ao chegar numa determinada pressão ( 27 lbs, salvo engano) vai soar um alarme no painel. Isso pode ser a diferença entre ficar parado no meio do nada ou num local seguro, como um posto de gasolina.
    Pra calibrar pneu, sempre usei o calibrador do posto e nunca fez falta qualquer outro instrumento!!!!! Essa é minha opinião, apenas!!!
    Isso apesar do meu RDC tá praticamente igual ao do posto.
    Por outro lado é de se esperar que um sistema que usa bateria de 3 v e faz transmissão de dados sem fio, sofra com o passar dos anos de uma certa imprecisão!!!
    Última edição por Petrel; 04-11-2015 às 17:06.

  7. #27
    Piloto Nível 4
    Avatar de Mcolnagosp
    Data de Ingresso
    Mar 2014
    Nome Real
    Marcelo
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R 1200 GSA 2015
    Posts
    736
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Isso mesmo, Petrel, como disse, é útil como referência.

    Sobre o aviso, abaixo de 24 (ou 22, não me recordo exatamente) começa a apitar. Para quem gosta de rodar na terra e baixar a pressão, desligue o RDC no painel para não ficar apitando.
    F800 GS Marrom =>> R1200 GS LC Preta =>> R1200 GSA Azulona
    Abraço,
    Marcelo

  8. #28
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Oct 2013
    Nome Real
    Sergio
    Localização
    São Paulo, SP
    Moto
    R1250GS
    Posts
    190
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Pergunta imbecil: como faz para o RDC mostrar a pressão em psi? O meu mostra em bar...até já me acostumei um pouco, mas adoraria conseguir ver no tradicional psi
    Sergio

  9. #29
    Piloto Nível 4
    Avatar de Mcolnagosp
    Data de Ingresso
    Mar 2014
    Nome Real
    Marcelo
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R 1200 GSA 2015
    Posts
    736
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    SFF, a moto que aluguei em Portugal também estava em BAR. Engraçado que a gente se acostuma com unidades métricas, mas na hora da pressão, tenho familiaridades com a inglesa

    Mas que não consegui alterar para PSI no painel, mas não me preocupei. Salvo engano, é 2,5 e 2,9 em BAR.

    Ainda sobre qual pressão utilizar: penso que a fábrica tentou não mexer na pressão, porque é um "saco" regular pressão de pneu conforme peso. Por outro lado, a possibilidade de alterar o conjunto de amortecimento - mola e amortecedor - interfere nos pneus. Você "amolecer" a moto ou baixar a pressão do pneu tem resultados parecidos, logicamente dentro desse limite que estamos discutindo - 36 a 42 psi. Portanto mais peso, suspensão mais dura, menos peso, suspensão mais mole.
    Última edição por Mcolnagosp; 06-11-2015 às 08:59.
    F800 GS Marrom =>> R1200 GS LC Preta =>> R1200 GSA Azulona
    Abraço,
    Marcelo

  10. #30
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Dec 2014
    Nome Real
    Robson Faria Roberto
    Localização
    Rio de Janeiro
    Moto
    R 1200 GS LC 15
    Posts
    117
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Uh
    Citação Postado originalmente por Mcolnagosp Ver Post
    SFF, a moto que aluguei em Portugal também estava em BAR. Engraçado que a gente se acostuma com unidades métricas, mas na hora da pressão, tenho familiaridades com a inglesa

    Mas que não consegui alterar para PSI no painel, mas não me preocupei. Salvo engano, é 2,5 e 2,9 em BAR.

    Ainda sobre qual pressão utilizar: penso que a fábrica tentou não mexer na pressão, porque é um "saco" regular pressão de pneu conforme peso. Por outro lado, a possibilidade de alterar o conjunto de amortecimento - mola e amortecedor - interfere nos pneus. Você "amolecer" a moto ou baixar a pressão do pneu tem resultados parecidos, logicamente dentro desse limite que estamos discutindo - 36 a 45 psi. Portanto mais peso, suspensão mais dura, menos peso, suspensão mais mole.
    Marcelo, a pressão dos pneus Q vem no manual são 36 e 42

Página 3 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!