Página 4 de 5 PrimeiroPrimeiro ... 2345 ÚltimoÚltimo
Resultados 31 a 40 de 50

Tópico: Calibragem dos Pneus

  1. #31
    Piloto Nível 4
    Avatar de Mcolnagosp
    Data de Ingresso
    Mar 2014
    Nome Real
    Marcelo
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R 1200 GSA 2015
    Posts
    736
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Sim, claro. Foi erro na digitação, mas o importante é entender como funciona.
    F800 GS Marrom =>> R1200 GS LC Preta =>> R1200 GSA Azulona
    Abraço,
    Marcelo

  2. #32
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Luis Alberto Plein
    Localização
    Lajeado/RS
    Moto
    GSA 1200 2013
    Posts
    662
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Citação Postado originalmente por SFF Ver Post
    Pergunta imbecil: como faz para o RDC mostrar a pressão em psi? O meu mostra em bar...até já me acostumei um pouco, mas adoraria conseguir ver no tradicional psi
    SFF: leve a moto numa CC que eles alteram em poucos minutos.

  3. #33
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Dec 2014
    Nome Real
    Robson Faria Roberto
    Localização
    Rio de Janeiro
    Moto
    R 1200 GS LC 15
    Posts
    117
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Citação Postado originalmente por Mcolnagosp Ver Post
    Sim, claro. Foi erro na digitação, mas o importante é entender como funciona.
    Marcelo, qdo vou calibrar sempre coloco duas libras a cima tb. Pois aquela mangueira conta como se fosse parte dos pneus rsrsr. 38 dianteira e 44 traseira.

  4. #34
    Piloto Nível 1 Avatar de Anibal
    Data de Ingresso
    Nov 2015
    Nome Real
    Anibal de Biase Martins
    Localização
    Brasilia - DF
    Moto
    BMW K 1600 GTL
    Posts
    45
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    A pressão dos pneus definidas no manual, sejam 36/42 ou 42/42 conforme o modelo, devem ser calibrados pelo que os manômetros dos calibradores dos postos de gasolina (ou o que se tem disponível) e não até atingir essas pressões pelo display da moto. O display da moto tem somente a função indicativa de segurança quanto a acusar a ocorrência de vazamentos ou baixa calibragem como alerta ao piloto tão somente e não para ser a referência de calibragem para ser atingida as pressões indicados para os pneus. Por sorte o engenheiro de qualidade/segurança da BMW esteve aqui em Brasília na sexta-feira passada e o gerente da loja daqui abordou essa questão levantada por mim, portanto, essa orientação por mim escrita foi a resposta passada pelo engenheiro da BMW. Assim, vou continuar a calibrar os pneus da minha moto pela indicação de 42 libras do manômetro do meu compressor/calibrador, ou seja, vou rodar com o display da minha moto indicando na ordem de 37 ou 38 libras como referência para meu monitoramento apenas.

    Levantei essa questão devido ter um compressor/calibrador portátil em casa que está com certificado de calibração de Laboratório pertencente a RBC e que difere na ordem de 4 libras do display da motocicleta. Quem calibrar os pneus até atingir a pressão pelo display da motocicleta vai estar rodando com pressões acima do recomendado, assim, comprometendo a vida útil dos pneus e estar contra a segurança.


    Citação Postado originalmente por Golias Ver Post
    Caros amigos, agradeço a confiança que depositam nas minhas opiniões. Mas olhem que às vezes podem estar erradas e nesses casos agradeço que as corrijam p.f.

    Quanto a esta questão, a Pressão do Pneus, o melhor é seguir as indicações do construtor.

    No entanto, a variação na pressão dos pneus é utilizada para alterar as condições de aderência dos pneus ao solo.
    Dentro de certos limites, e de uma forma geral, baixar a pressão, aumenta a área de contacto entre os pneus e o solo e aumentar a pressão, diminui essa mesma área.
    É muito conhecida por todos a manobra de baixar a pressão para andar na areia, o que na prática se faz, é aumentar a superfície de contacto com o piso arenoso, e assim melhorar a tração nessa superfície difícil.
    Também em pista, a afinação da pressão dos pneus é muito importante, pois permite optimizar o compromisso entre, a transmissão da potência do motor, das forças de travagem e centrífugas ao chão e o atrito à deslocação que o aumento da superfície de contacto implica. Este atrito, para além de travar a progressão da mota, provoca também o aumento da temperatura do pneu, que, se ultrapassar os limites admissíveis, pode provocar a destruição do mesmo.
    Quando a superfície do solo está molhada, já existe alguma vantagem em aumentar a pressão, diminuindo a superfície de contacto com o solo, atrasando assim o aparecimento do fenômeno de aquaplanagem.
    Os melhores pilotos têm verdadeiros tratados científicos sobre esta questão e assim conseguem uma afinação perfeita desta variável, em função do desenho da pista, da temperatura da mesma e do ambiente, das condições meteorológicas, do tipo de pneu e muito importante também, do peso do próprio piloto.

    Estas afinações têm sempre um limite, que é a alteração da geometria da estrutura interna do pneu, que se estiver demasiado vazio fica muito mole, tornando instável a condução, podendo provocar mesmo a saída do pneu da jante e se estiver demasiado cheio, fica muito rijo, não conseguindo absorver as irregularidades do pavimento e apresentado uma superfície de contacto com o solo muito diminuta.

    A pressão dos pneus também tem muita relevância no desgaste dos mesmos, se estiverem muito cheios vão ficar mais gastos no meio, se estiverem pouco cheios vão ficar, em princípio, mais gastos nos flancos.

    Nas BMW’s, com motores boxer, o desgaste dos pneus também é influenciado pela inercia da rotação do motor, provocando um desgaste, não uniforme, de cada um dos flancos dos pneus. Este fenômeno é mais visível no pneu dianteiro.

    Para se conseguir os melhores compromissos, quem tiver paciência, terá de experimentar variar a pressão e tirar notas quanto ao comportamento da mota nas situações que se pretendem melhorar.
    Quem não tiver paciência, o melhor mesmo é seguir as recomendações do construtor.

    Convém referir que muitas vezes os manômetros das bombas de gasolina, que utilizamos para medir a pressão dos pneus, não estão calibrados, apresentando assim valores pouco confiáveis. Em caso de dúvida, será sempre preferível utilizar os manômetros das casas especializadas em pneus. No meu caso, ao calibrar meus pneus para ficarem com 37(psi) na dianteira e 42(psi) na traseira, costumo informar na bomba de calibragem com 5(psi) a mais para obter a calibragem correta, em resumo, informo na bomba 42 (psi) para a roda dianteira e 47 (psi) para a roda traseira, depois rodo uns 2km afiro pelo painel, vantagem que somente temos no modelo R1200GS Premium , e caso necessário faço os ajustes para obter a calibragem correta, mas isto dificilmente acontece.

    Até breve,

    Reinaldo

  5. #35
    Piloto Nível 1 Avatar de Anibal
    Data de Ingresso
    Nov 2015
    Nome Real
    Anibal de Biase Martins
    Localização
    Brasilia - DF
    Moto
    BMW K 1600 GTL
    Posts
    45
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Complementando, algumas conclusões minhas e que acabo achando razoável a explicação da BMW que o display da moto não é referência para a calibragem dos pneus: 1) O display se apaga quando se desliga a moto; 2) O display se encontra no alto e quem calibra está agachado junto da roda e sem visão do painel da moto. Seria cômico o manual instruir a necessidade de um auxiliar para a calibragem do pneu; 3) O Sensor que transmite a pressão, interno no pneu, alimentado por bateria e quando estiver fraca, não se sabe quando, a transmissão de dados ficará falha. Concluindo, registra-se a falha da BMW em não dar essas orientação que o display é um dispositivo de segurança e não manômetro de referência para a calibragem dos pneus.

  6. #36
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Luis Alberto Plein
    Localização
    Lajeado/RS
    Moto
    GSA 1200 2013
    Posts
    662
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Desde essa minha ultima viagem, passo a usar como referência o sensor/calibrador pneus da moto para encher os pneus, vendo pelo display. Achei fácil controlar e, assim, acompanhar a evolução e comportamento da pressão dos pneus quando estou andando.

  7. #37
    Piloto Nível 1 Avatar de Anibal
    Data de Ingresso
    Nov 2015
    Nome Real
    Anibal de Biase Martins
    Localização
    Brasilia - DF
    Moto
    BMW K 1600 GTL
    Posts
    45
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Luís, então pode estar certo que está rodando com pressão acima do recomendado, desgastando mais o pneu e contra a sua segurança. A menos, que o display da sua moto seja uma exceção, o que não acredito.


    Citação Postado originalmente por Luis Plein Ver Post
    Desde essa minha ultima viagem, passo a usar como referência o sensor/calibrador pneus da moto para encher os pneus, vendo pelo display. Achei fácil controlar e, assim, acompanhar a evolução e comportamento da pressão dos pneus quando estou andando.

  8. #38
    Piloto Nível 5
    Avatar de Golias
    Data de Ingresso
    May 2013
    Nome Real
    Reinaldo
    Localização
    São Paulo - Capital
    Moto
    Lambreta
    Posts
    1.392
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Citação Postado originalmente por Anibal Ver Post
    A pressão dos pneus definidas no manual, sejam 36/42 ou 42/42 conforme o modelo, devem ser calibrados pelo que os manômetros dos calibradores dos postos de gasolina (ou o que se tem disponível) e não até atingir essas pressões pelo display da moto. O display da moto tem somente a função indicativa de segurança quanto a acusar a ocorrência de vazamentos ou baixa calibragem como alerta ao piloto tão somente e não para ser a referência de calibragem para ser atingida as pressões indicados para os pneus. Por sorte o engenheiro de qualidade/segurança da BMW esteve aqui em Brasília na sexta-feira passada e o gerente da loja daqui abordou essa questão levantada por mim, portanto, essa orientação por mim escrita foi a resposta passada pelo engenheiro da BMW. Assim, vou continuar a calibrar os pneus da minha moto pela indicação de 42 libras do manômetro do meu compressor/calibrador, ou seja, vou rodar com o display da minha moto indicando na ordem de 37 ou 38 libras como referência para meu monitoramento apenas.

    Levantei essa questão devido ter um compressor/calibrador portátil em casa que está com certificado de calibração de Laboratório pertencente a RBC e que difere na ordem de 4 libras do display da motocicleta. Quem calibrar os pneus até atingir a pressão pelo display da motocicleta vai estar rodando com pressões acima do recomendado, assim, comprometendo a vida útil dos pneus e estar contra a segurança.
    Meu colega,

    Se fosse assim as CC não usariam aparelho para medir junto ao bico ou com medidor portatil, todas fazem assim, nenhuma seta o valor da calibragem no painel e insere o bico da mangueira diretamente na roda, sempre fazem uma checagem por outro meio de aferição, eu uso um aferidor quando chego em casa, mas faço isso quando o pneu esta totalmente frio. Sempre existe as controversias, não é mesmo ?

    Abs.

  9. #39
    Piloto Nível 3
    Data de Ingresso
    Mar 2014
    Nome Real
    Eraldo C . C. Telles
    Localização
    Campinas
    Moto
    Bmw Gs 1200 Adventure triple black 2012
    Posts
    593
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Tenho lido a respeito tanto no manual que cita as pressões de calibragem a 20*c quanto as várias opiniões dos integrantes dos fóruns de motos. Os medidores dos posto de gasolina tem relativa precisão nas medidas de leitura, mas sempre achei absurdas as medidas de pressão do fabricante Bmw e sempre calibrei os pneus da minha 1200 gs em 34:traseiro e 32 dianteiro e alem de ter um gasto por igual dos pneus e ter aumento de durabilidade. Dianteiro em torno de 17500 km e traseiro ja com 30.000km e ainda tem Borracha para rodar mais pneu anake 3. Vou fazer uma foto para comprovar. Quanto tinha a 660 tb sempre calibrei abaixo do especificado usando 29psi para os 2 pneus. Devo trocar os 2 pneus para viagem que farei dia 12/11/16 para Serra do Rio dó Rastro SC

    Enviado de meu SM-G531H usando Tapatalk

  10. #40
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Apr 2014
    Nome Real
    diego alberto
    Localização
    brasil
    Moto
    nenhuma
    Posts
    26
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Como será que as premium fazem para medir a pressão do pneu? Qual sistema? É confiável?

    Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

Página 4 de 5 PrimeiroPrimeiro ... 2345 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!