Página 1 de 5 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 50

Tópico: Calibragem dos Pneus

  1. #1
    Piloto Nível 5
    Avatar de Golias
    Data de Ingresso
    May 2013
    Nome Real
    Reinaldo
    Localização
    São Paulo - Capital
    Moto
    Lambreta
    Posts
    1.392
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12

    Calibragem dos Pneus

    Caros amigos, agradeço a confiança que depositam nas minhas opiniões. Mas olhem que às vezes podem estar erradas e nesses casos agradeço que as corrijam p.f.

    Quanto a esta questão, a Pressão do Pneus, o melhor é seguir as indicações do construtor.

    No entanto, a variação na pressão dos pneus é utilizada para alterar as condições de aderência dos pneus ao solo.
    Dentro de certos limites, e de uma forma geral, baixar a pressão, aumenta a área de contacto entre os pneus e o solo e aumentar a pressão, diminui essa mesma área.
    É muito conhecida por todos a manobra de baixar a pressão para andar na areia, o que na prática se faz, é aumentar a superfície de contacto com o piso arenoso, e assim melhorar a tração nessa superfície difícil.
    Também em pista, a afinação da pressão dos pneus é muito importante, pois permite optimizar o compromisso entre, a transmissão da potência do motor, das forças de travagem e centrífugas ao chão e o atrito à deslocação que o aumento da superfície de contacto implica. Este atrito, para além de travar a progressão da mota, provoca também o aumento da temperatura do pneu, que, se ultrapassar os limites admissíveis, pode provocar a destruição do mesmo.
    Quando a superfície do solo está molhada, já existe alguma vantagem em aumentar a pressão, diminuindo a superfície de contacto com o solo, atrasando assim o aparecimento do fenômeno de aquaplanagem.
    Os melhores pilotos têm verdadeiros tratados científicos sobre esta questão e assim conseguem uma afinação perfeita desta variável, em função do desenho da pista, da temperatura da mesma e do ambiente, das condições meteorológicas, do tipo de pneu e muito importante também, do peso do próprio piloto.

    Estas afinações têm sempre um limite, que é a alteração da geometria da estrutura interna do pneu, que se estiver demasiado vazio fica muito mole, tornando instável a condução, podendo provocar mesmo a saída do pneu da jante e se estiver demasiado cheio, fica muito rijo, não conseguindo absorver as irregularidades do pavimento e apresentado uma superfície de contacto com o solo muito diminuta.

    A pressão dos pneus também tem muita relevância no desgaste dos mesmos, se estiverem muito cheios vão ficar mais gastos no meio, se estiverem pouco cheios vão ficar, em princípio, mais gastos nos flancos.

    Nas BMW’s, com motores boxer, o desgaste dos pneus também é influenciado pela inercia da rotação do motor, provocando um desgaste, não uniforme, de cada um dos flancos dos pneus. Este fenômeno é mais visível no pneu dianteiro.

    Para se conseguir os melhores compromissos, quem tiver paciência, terá de experimentar variar a pressão e tirar notas quanto ao comportamento da mota nas situações que se pretendem melhorar.
    Quem não tiver paciência, o melhor mesmo é seguir as recomendações do construtor.

    Convém referir que muitas vezes os manômetros das bombas de gasolina, que utilizamos para medir a pressão dos pneus, não estão calibrados, apresentando assim valores pouco confiáveis. Em caso de dúvida, será sempre preferível utilizar os manômetros das casas especializadas em pneus. No meu caso, ao calibrar meus pneus para ficarem com 37(psi) na dianteira e 42(psi) na traseira, costumo informar na bomba de calibragem com 5(psi) a mais para obter a calibragem correta, em resumo, informo na bomba 42 (psi) para a roda dianteira e 47 (psi) para a roda traseira, depois rodo uns 2km afiro pelo painel, vantagem que somente temos no modelo R1200GS Premium , e caso necessário faço os ajustes para obter a calibragem correta, mas isto dificilmente acontece.

    Até breve,

    Reinaldo

  2. #2
    Moderador
    Avatar de CM-R1200-GS
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    Cassio Martingo
    Localização
    Sorocaba, Brazil, Brazil
    Moto
    R1200-GS / AZULONA a mais linda
    Posts
    4.248
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Bela explicação "Sir Reinaldo".

    Já reparei, que quando vou calibrar no posto onde abasteço, tenho que usar o seu procedimento (5 psi a mais).

    Assim, quando vou checar no painel, esta certinho, 37 - 42
    Cassio Martingo
    BMW R 1200-GS Premium / 2012
    Honda XLX-350 R / 1988

    MCBA.´.6268 - Facção Sorocaba/SP

    [CG-125/77 = 15.000 km;
    DT-180/84 = 5.000 km;
    XLX-250/86 = 15.000 km;
    XLX-350/88 = atualmente 78.000 km;
    XT-660R/2008 = 10.000 km;
    F 800-GS Trophy/2012 = 16.000 km;
    R 1200-GS/2012 = atualmente 141.000 km]

  3. #3
    Nível GS 1
    Avatar de FPoli
    Data de Ingresso
    Aug 2012
    Nome Real
    Fabio Poli
    Localização
    Indaiatuba
    Moto
    R1200GS LC
    Posts
    3.771
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    16
    Costumo aplicar 35-40 no posto, vejo que estou andando com os pneus com pouca calibragem considerando o erro dos medidores.

    Há um detalhe, se o pneu aquecer muito na estrada ele tende a expandir os gases aumentando a pressão.
    Vou colocar 37-42 pela bomba do posto para ficar mais perto do recomendado.

    Gostei do artigo, só fiquei com duvida na calibragem em chuva. Faz sentido aumentar a pressão p/ reduzir o efeito de aquaplanagem, mas por outro lado reduz a área de contato. Sempre recebi recomendações de baixar a pressão em pista molhada. Equação boa para quem fez curso de pilotagem em asfalto esclarecer.
    Abs

    Fábio

    Motociclista desde meus 12 anos.
    RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
    YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.

  4. #4
    Piloto Nível 5
    Avatar de Crodao
    Data de Ingresso
    Jan 2013
    Nome Real
    Cláudio Ferreira
    Localização
    Santana de Parnaiba
    Moto
    GS1200 Adv Branca
    Posts
    2.246
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    15
    Uma coisa que sempre pensei comigo é com relação à temperatura dos pneus na estrada. Depois de fazer viagens longas os pneus chegaram "destruídos". Mesmo ainda tendo pneus na moto, tive que trocá-los depois pois estavam destruídos. Na última viagem os pneus ficaram com bolhas redondas em todos os gomos. Depois de pensar no assunto imaginei que o problema poderia ser temperatura. Só não sabia que poderia estar ligado à pressão. Também observei nas viagens longas que se a pressão for alta, acaba com os pneus, sobretudo o traseiro, na faixa central.

    Eu usava na GS1200 uma pressão em torno de 35 na traseira e 32 na dianteira. Mas também tinha o problema citado pelo Cassio do RDC indicar umas 5 libras à menos.

    Pergunto aos mais entendidos: com a GS1200 "carregada" e viajando 8 horas/dia a pressão deve ser maior ? Se o pneu estiver mais cheio diminui ou aumenta a temperatura ?
    Pela lógica eu diria que mais cheio, diminui.
    R1200GS Adv e XT660
    Atacama 2010, Puerto Varas 2011, Machu Picchu 2012, Bolívia 2014, Pisco Elqui 2015, Patagonia 2016

  5. #5
    Piloto Nível 5
    Avatar de Golias
    Data de Ingresso
    May 2013
    Nome Real
    Reinaldo
    Localização
    São Paulo - Capital
    Moto
    Lambreta
    Posts
    1.392
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Crodao,

    Para viagens longas e dias quentes, o ideal e rodar com 35 (psi) na dianteira e 40 (psi) na traseira, pois o ar quente atrelado a alta temperatura do asfalto tende aumentar a pressão interna do pneu, porem em dias mais frio, o ideal calibrar com 37 e 42.
    O Fabio anda com baixa calibragem, atrelado a peso+potencia na GS isso não é bom, mas cada um faz aquilo que acha melhor, eu costumo pesquisar muito e sou do partido da maioria, principalmente levando em consideração o que o fabricante recomenda. Os sites que se referem a GS e GSA portugueses, costumam ser um bom termômetro para nós, clima muito parecido e com elevado grupo de proprietários de BMW, procure pesquisar por eles que terá boas surpresas.

    Até breve,

    Reinaldo

  6. #6
    Piloto Nível 3 Avatar de sascencio
    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Nome Real
    Sílvio
    Localização
    São José dos Campos-SP
    Moto
    BMW F800 GS Trophy
    Posts
    559
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Acho importante sempre seguir as recomendações do fabricante, seja qual for a marca/modelo da moto.

    A pressão menor não deve ser utilizada em viagens em estrada, o pneu trabalha mais aquecido pelo maior contato com o solo e aumenta a temperatura, desgastando mais o pneu. Só deve ser usada menor calibragem no caso de uso somente na terra.
    *** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********

  7. #7
    Moderador

    Avatar de RicBoris
    Data de Ingresso
    Apr 2013
    Nome Real
    Ricardo Aragão
    Localização
    Ipu/CE
    Moto
    Em breve...
    Posts
    5.198
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Dúvida: 1200 2013 já tras o controle de pressão dos pneus nas duas versões (sport e premium) ou apenas na mais completa?
    ____________
    Ricardo Boris
    Ipu / Ceará

  8. #8
    Nível GS 1
    Avatar de FPoli
    Data de Ingresso
    Aug 2012
    Nome Real
    Fabio Poli
    Localização
    Indaiatuba
    Moto
    R1200GS LC
    Posts
    3.771
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    16
    Tem um kit de sensores e indicador de pressão de pneus no moto24.de bem Interessante para as motos que não tem o controle de fábrica, mas só é possível em pneus sem câmera.
    Abs

    Fábio

    Motociclista desde meus 12 anos.
    RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
    YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.

  9. #9
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Aug 2014
    Nome Real
    Claudio Humberto d Almeida
    Localização
    são paulo
    Moto
    bmw gs650
    Posts
    1
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Olá, gostaria de saber quantas libras devo colocar nos pneus da minha BMW gs650? estou com dificuldades em saber quanto coloco!
    obrigado!

  10. #10
    Piloto Nível 5
    Avatar de Golias
    Data de Ingresso
    May 2013
    Nome Real
    Reinaldo
    Localização
    São Paulo - Capital
    Moto
    Lambreta
    Posts
    1.392
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Pessoal,

    Veja tabela no link abaixo, tem para vários modelos BMW, veja qual a sua se enquadra:

    http://ascycles.com/pdf/TirePressure...e_Pressure.pdf

    Até breve,

    Reinaldo

Página 1 de 5 123 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!