Página 3 de 7 PrimeiroPrimeiro 12345 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 21 a 30 de 70

Tópico: Sobre gasolina

  1. #21
    Piloto Nível 2 Avatar de Finger
    Data de Ingresso
    Dec 2014
    Nome Real
    Julio Cesar Finger
    Localização
    Porto Alegre
    Moto
    BMWR1200GS LC
    Posts
    230
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Citação Postado originalmente por Tuco10 Ver Post
    Bom Vamos lá :

    A escolha do tipo de combustível mais adequado para cada veículo deve ser feita de acordo com a orientação do fabricante, através de consultas ao manual do proprietário. Os tipos de gasolina são oferecidos de acordo com as principais características de projeto dos motores, em função da taxa de compressão do motor e outras variáveis que afetem a temperatura e pressão dentro do motor, e em função do tipo de sistema de injeção do combustível.

    Gasolina Comum/aditivada: É a gasolina mais simples. Apresenta índice antidetonante (IAD) = 87, e possuia 1000 ppm de teor de enxofre, agora por lei tem 50ppm que deixou ela muito melhor. Aditivada é a mesma comum, apenas possui aditivos, no EUA a gasolina tem 10ppm.

    Gasolina Podium: Possui octanagem superior (IAD = 95),contém detergentes/dispersantes que mantêm limpo todo sistema de combustão (bicos injetores, válvulas de injeção etc.). Também apresenta adição de álcool anidro, mas é menos poluente, apresentando Teor de Enxofre = 30 ppm.

    Quanto mais 'limpa'a gasolina maior durabilidade do motor (menor formação de depósitos nos motores, possibilitando aumentar os intervalos entre as manutenções.

    Fora isso temos o bendito álcool na gasolina, no EUA existem E10 e a E15, 10% e 15% de álcool, motor da BMW não foi feito para trabalhar com 25 ou 27% de álcool, segundo testes feitos pela industria o limite para os motores de hoje seria 28% de álcool, a PB não coloca 28%pq ela não consegue garantir essa %, então fala 27%, vai ter gasolina com 30% como pode ter 25%.

    O grande ponto é o desgaste gerado pelo excesso de alcool, como mistura pobre, e oxidação de anéis e sede de válvulas, problema de tubulações de bomba de combustíveis são os menores dos problemas, procurem ai na internet os problemas que a BMW enfrentou com seus motores 4cil dos carros, tinha carro com 40.000km queimando oleo, justamente pelo ressecamento causado pelo alcool nos retentores das válvulas....

    Teoricamente voce pode usar gasolina comum para sempre, mas depois de 1 ano ou 2, se usar gasolina com aditivo, voce poderá danificar o motor, o aditivo irá soltar todos as sujeiras, e elas poderão entupir bicos injetores, soltar carvão das válvulas e pista, riscando cilindro ou danificando anéis e ate podendo entortar válvulas.

    Bom o assunto é bem complexo e longo e muito folclore, em resumo, o melhor é usar uma gasolina mais limpa possível com menor quantidade de álcool possível.
    Obrigado pela explicação, Tuco!
    Aproveitando, mais uma pergunta: a gasolina premium, da Ipiranga, tem a mesma quantidade de álcool da Podium, da Petrobrás?

  2. #22
    Nível GS 2

    Avatar de sal silva
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    The last rebel
    Localização
    Santos
    Moto
    R1200gs LC ADV e NX 350 Sahara
    Posts
    9.059
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    39
    Entao a minha esta com o motor limpinho,a maioria da km que ela tem foram rodados na Argentina e Chile.rs
    Gian Sussa, the real last rebel.

    https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8

  3. #23
    Piloto Nível 2
    Data de Ingresso
    Feb 2015
    Nome Real
    Carlos Morais
    Localização
    Sorocaba
    Moto
    GS 1250 Rallye
    Posts
    210
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Eh igual a Podium

  4. #24
    Nível GS 2

    Avatar de sal silva
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    The last rebel
    Localização
    Santos
    Moto
    R1200gs LC ADV e NX 350 Sahara
    Posts
    9.059
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    39
    Citação Postado originalmente por Tuco10 Ver Post
    Eh igual a Podium
    É nada veio,a Argentina,chilena e Uruguaia tem álcool,mas a porcentagem é bem menor que da nossa Podium.Depois vou ver se acho.
    Gian Sussa, the real last rebel.

    https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8

  5. #25
    Piloto Nível 2 Avatar de Finger
    Data de Ingresso
    Dec 2014
    Nome Real
    Julio Cesar Finger
    Localização
    Porto Alegre
    Moto
    BMWR1200GS LC
    Posts
    230
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10

    Sobre gasolina

    Sal, acho que o Tuco respondeu a minha pergunta, sobre a quantidade de álcool na podium e na premium e não nas gasolinas a que te referes.
    Não tenho certeza, mas acho que a octanagem da podium é maior que a da premium, embora ambas mantenham 25 por cento de álcool.



    Sent from my C6503 using Forum Fiend v1.3.

  6. #26
    Nível GS 2

    Avatar de sal silva
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    The last rebel
    Localização
    Santos
    Moto
    R1200gs LC ADV e NX 350 Sahara
    Posts
    9.059
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    39
    Citação Postado originalmente por Finger Ver Post
    Sal, acho que o Tuco respondeu a minha pergunta, sobre a quantidade de álcool na podium e na premium e não nas gasolinas a que te referes.
    Não tenho certeza, mas acho que a octanagem da podium é maior que a da premium, embora ambas mantenham 25 por cento de álcool.



    Sent from my C6503 using Forum Fiend v1.3.
    É que veio na sequencia, pesei que era para mim hheheh.Mas ta respondido rs
    Gian Sussa, the real last rebel.

    https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8

  7. #27
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Jun 2015
    Nome Real
    Carlos Antonio de Siqueira Alencar
    Localização
    Petrolina
    Moto
    Bmw r1200 GS
    Posts
    4
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    A BMW recomenda gasolina com alta octanagem, então só uso podium, se não encontro podium, coloco aditivada em último caso coloco comum...
    Última edição por Alencar; 17-06-2015 às 17:55.

  8. #28
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Oct 2013
    Nome Real
    Sergio
    Localização
    São Paulo, SP
    Moto
    R1250GS
    Posts
    190
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    E a V-Power da Shell?

    Sei que ela tem a mesma octanagem das comuns e aditivadas. Então qual é a vantagem dela? É uma "aditivada plus" - seja lá o que isso signifique?
    Sergio

  9. #29
    Piloto Nível 2 Avatar de Finger
    Data de Ingresso
    Dec 2014
    Nome Real
    Julio Cesar Finger
    Localização
    Porto Alegre
    Moto
    BMWR1200GS LC
    Posts
    230
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Nao tenho certeza, mas a v-power e somente a aditivada da Shell, nada mais que isso. A Shell e boa de marketing, desde o tempo da "Shell tem ICA", acho que a primeira aditivada. Os mais velhos lembrarão...

    Sent from my C6503 using Forum Fiend v1.3.

  10. #30
    Piloto Nível 2
    Data de Ingresso
    Feb 2015
    Nome Real
    Carlos Morais
    Localização
    Sorocaba
    Moto
    GS 1250 Rallye
    Posts
    210
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Citação Postado originalmente por Finger Ver Post
    Nao tenho certeza, mas a v-power e somente a aditivada da Shell, nada mais que isso. A Shell e boa de marketing, desde o tempo da "Shell tem ICA", acho que a primeira aditivada. Os mais velhos lembrarão...

    Sent from my C6503 using Forum Fiend v1.3.

    Isso mesmo, só é aditivada.

Página 3 de 7 PrimeiroPrimeiro 12345 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!