Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 26

Tópico: Na troca do pneu traseiro é "obrigatória" a troca do dianteiro?

  1. #1
    Piloto Nível 2

    Data de Ingresso
    Sep 2013
    Nome Real
    Mauro Balaminute Junior
    Localização
    Santo André - SP
    Moto
    R 1200 GS
    Posts
    306
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11

    Na troca do pneu traseiro é "obrigatória" a troca do dianteiro?

    Estou para trocar o pneu traseiro e em pesquisas para escolha da marca/modelo do novo pisante deparei com várias afirmações de que é praticamente obrigatória a troca do pneu dianteiro também, mesmo se este estiver em bom estado.
    Estes depoimentos são mais incisivos se o pneu traseiro escolhido for de modelo diferente do dianteiro.
    Não é questão de economizar, ser pao duro ou algo assim mas também não da para jogar dinheiro fora, então queria a opinião dos colegas a respeito.
    Abraço a todos.

  2. #2
    Piloto Nível 1 Avatar de Viniali
    Data de Ingresso
    Aug 2014
    Nome Real
    Vinicius R. Marcello
    Localização
    Pimenta Bueno
    Moto
    BMW 1200 GS 2013 LC
    Posts
    2
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Até agora estou trocando um dianteiro a cada dois traseiros... Recomendado pela concessionária de Cuiabá

  3. #3
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Mar 2013
    Nome Real
    José Mário Ferreira
    Localização
    Cabedelo
    Moto
    Tiger 800
    Posts
    63
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Leia este artigo e tire suas conclusões:
    http://motite.blogs.sapo.pt/5-coisas...e-motos-120294

  4. #4
    Moderador

    Avatar de Iceman
    Data de Ingresso
    Sep 2013
    Nome Real
    Thomas
    Localização
    ABC - SP
    Moto
    R1200GS LC 14
    Posts
    6.312
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Já troquei o traseiro da minha 1200, mas o dianteiro ainda é o original.
    Troquei pelo mesmo Anakee III que havia antes (e igual ao dianteiro)

    Quanto ao link, não conheço esse tal de Tite, nem nunca ouvi falar do cidadão, mas o simples linguajar que usa não me inspira muita confiança.
    E falar que o pneu dianteiro deixa "sulcos" na água que se encaixam no desenho do pneu traseiro, me parece uma tremenda bobagem, do ponto de vista da dinâmica dos fluídos.

    É o seguinte cara pálida, quando o meu dianteiro estiver com 12.000 Km (ou quando atingir o TWI), eu troco do dianteiro e pronto. Dããããã...

    O TWI existe por um motivo.
    Serve para indicar se o pneu está gasto ou não, e é projetado pelos fabricantes de pneu, que creio entender um pouco mais do produto que qualquer reporter (especialmente se for o Galvão Bueno ).
    Se o dianteiro não chegou no TWI, é porque não está gasto ainda. Quando chegar, eu troco. Simples assim.

    Mas, cada um faz o que quer com seu dinheiro
    Última edição por Iceman; 10-08-2015 às 17:26.
    CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso (pensa numa criança feliz... )

  5. #5
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Mar 2014
    Nome Real
    Ronaldo
    Localização
    Florianópolis
    Moto
    R1200GS
    Posts
    111
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Concordo plenamente com o Iceman. O meu histórico tem mostrado um pneu dianteiro para dois traseiro e assim tenho feito a anos. o único cuidado que tomo é sempre manter o par com o mesmo tipo/marca de pneu.

    Sds,

  6. #6
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Luis Alberto Plein
    Localização
    Lajeado/RS
    Moto
    GSA 1200 2013
    Posts
    662
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    A melhor recomendação é manter os pneus sempre com o mesmo tipo, porque assim eles trabalham em conjunto, conforme projetados. Mas se o pneu dianteiro está bom, eu manteria esse e trocaria somente o traseiro, ainda que de tipo diferente.

  7. #7
    Piloto Nível 1 Avatar de MC-1969
    Data de Ingresso
    Apr 2014
    Nome Real
    Marcos César da Silva
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS LC 14/14
    Posts
    114
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Iceman, me perdoe, mas o Tite Simões é mais conhecido que farinha de mandioca.
    Não fiz o curso de pilotagem dele, mais é um dos mais respeitáveis do país. Acho que o endereço é speedmaster.com.br.
    Na qualidade de moderador do grupo, com direito a estrelas e coroa, penso que suas opiniões, certas ou erradas, influenciam os demais.

    Minha opinião de forista não estrelado: eu troco os dois pneus, sempre.
    Se o da frente está menos gasto, não importa. O risco é imenso.
    Basta comparar vários pneus diferentes, de motos diferentes, para ver que o uso causa um perfil conjunto de acordo com o estilo do cidadão.
    Quando se troca apenas um, há um desbalanceamento do conjunto.
    Portanto,há chance sim de algo dar errado.
    Se essa chance é de 1 em 100 ou de 1 em 1 milhão, não dá para saber.
    Mas vale a pena correr esse risco ?

  8. #8
    Nível GS 2

    Avatar de sal silva
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    The last rebel
    Localização
    Santos
    Moto
    R1200gs LC ADV e NX 350 Sahara
    Posts
    9.059
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    39
    Acho que se for fazer viagens longas, é prudente trocar os dois,isso evita futuros problemas, além de não ter o trabalho de trocar o pneu gasto no meio da viagem.Se for rodar por perto acho que não tem problema.Quanto a pneus de marcas diferentes acho que não tem problema,os gringos fazem muito isso,desde que não seja um absurdo.
    Gian Sussa, the real last rebel.

    https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8

  9. #9
    Moderador

    Avatar de Iceman
    Data de Ingresso
    Sep 2013
    Nome Real
    Thomas
    Localização
    ABC - SP
    Moto
    R1200GS LC 14
    Posts
    6.312
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Citação Postado originalmente por MC-1969 Ver Post
    Iceman, me perdoe, mas o Tite Simões é mais conhecido que farinha de mandioca.
    Não fiz o curso de pilotagem dele, mais é um dos mais respeitáveis do país. Acho que o endereço é speedmaster.com.br.
    Na qualidade de moderador do grupo, com direito a estrelas e coroa, penso que suas opiniões, certas ou erradas, influenciam os demais.

    Minha opinião de forista não estrelado: eu troco os dois pneus, sempre.
    Se o da frente está menos gasto, não importa. O risco é imenso.
    Basta comparar vários pneus diferentes, de motos diferentes, para ver que o uso causa um perfil conjunto de acordo com o estilo do cidadão.
    Quando se troca apenas um, há um desbalanceamento do conjunto.
    Portanto,há chance sim de algo dar errado.
    Se essa chance é de 1 em 100 ou de 1 em 1 milhão, não dá para saber.
    Mas vale a pena correr esse risco ?
    Blz Marcos?

    Se o cara é mais conhecido do que farinha de mandioca eu não sei, mas se voce está dizendo eu acredito.
    Eu sei que EU não o conheço e nunca ouvi falar do cidadão (ou do pele vermelha ), e como disse anteriormente, o seu linguajar não me parece adequado a alguem que quer transmitir segurança aos seus leitores, pelo menos os com mais de 30 anos, o que não quer dizer que não entenda do assunto.

    De qualquer forma, o fórum é bom para isso, para que cada um exponha seu ponto de vista, sua opinião, e assim cada um pode tirar suas próprias conclusões.

    Não tenho nenhuma pretenção de ser o dono da verdade, muito menos pelo fato de ter uma "corôa" (), mas isto também não pode ser um impedimento para que eu expresse minha opinião, como qualquer participante normal do fórum faria.
    Eu acho que o que dá "peso" à opinião de alguem não é um simbolo a mais ou a menos no avatar, mas sim o seu histórico no fórum.
    Cito apenas alguns exemplos de membros prá lá de respeitados e que não tem "corôa" alguma: Crodão, Luiz Plein, Sal, Fabio Poli, e muitos outros.

    De qualquer forma, agradeço ao Zé Mario, por ter postado o link, e a voce por suas considerações.

    Sem estas contribuições, o fórum se tornaria monótono e correria o risco de realmente não cumprir o seu papel.

    De minha parte, continuarei trocando os pneus conforme forem se desgastando, mesmo porque, já troquei somente o traseiro e não senti qualquer desequilibrio na moto por não ter trocado o dianteiro também.

    Abraços,

    Thomas
    CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso (pensa numa criança feliz... )

  10. #10
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Mar 2013
    Nome Real
    José Mário Ferreira
    Localização
    Cabedelo
    Moto
    Tiger 800
    Posts
    63
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Que bom que você tirou suas próprias conclusões!

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!