Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 11 a 13 de 13

Tópico: Oleo lubrificante de motor correto para F800GS

Piloto Nível 2
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Rodrigo Paiva de Castro
    Moto
    BMW F800R
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    5
    Citação Postado originalmente por WalterKaus Ver Post
    Comprei uma 2012 e rodei uns kms com o óleo que estava já que o antigo dono falou que tinha trocado recentemente.
    Notei que a temperatura do motor estava na faixa normal de temperatura.
    Após rodar uns kms resolvi trocar.
    Fui no manual e recomendava as viscosidades 10W40 para temperaturas acima de -20ºC e a 15W40 para temperaturas acima de - 10ºC.
    Aqui no Rio encontrei o Motul 5100 com viscosidade 10W40.
    O filtro de óleo usei o Fram PH6114, que é o indicado e facilmente encomendado no ML.
    Notei que a temperatura do motor agora fica sempre na mínima mesmo quando a ventoinha está ligada (temp ambiente maior que 30ºC).
    No meu ver isto é muito bom pois quanto mais baixa é a temperatura do motor maior será a sua vida útil.
    Vejo em vários lugares a indicação/uso do 15W50, que é mais viscoso nas temperaturas mais altas, o que teoricamente eleva a temperatura do motor. Nas motos mais novas a indicação da viscosidade mudou?
    1o - não é verdade que "quanto mais baixa a temperatura mais dura o motor". O motor é projetado para funcionar num range de temperatura específico, menos ou mais é problema. Por exemplo, enquanto o motor não atinge a temperatura correta ele gasta mais gasolina e o sistema de evaporação dos vapores óleo para a admissão fica fechado. Mas a troca da especificação do óleo para outra tão próxima não vai alterar isso significativamente.

2o - as motos até 2012 tinham recomendação no manual de óleo 10w40. De 2013 adiante passou para 15 w50 sem que tenha havido qualquer modificação no motor (eu tive uma 2010 e tenho uma 2013). Isso meio que indica que qualquer dos dois dá conta.

Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Sep 2016
    Nome Real
    Walter Kauss
    Moto
    800 GS
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    A temperatura do motor fica sempre no mínimo da faixa indicada no painel.

Nível GS 2

Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    The last rebel
    Moto
    R1200gs LC ADV e NX 350 Sahara
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    28
    Citação Postado originalmente por rodpcastro Ver Post
    1o - não é verdade que "quanto mais baixa a temperatura mais dura o motor". O motor é projetado para funcionar num range de temperatura específico, menos ou mais é problema. Por exemplo, enquanto o motor não atinge a temperatura correta ele gasta mais gasolina e o sistema de evaporação dos vapores óleo para a admissão fica fechado. Mas a troca da especificação do óleo para outra tão próxima não vai alterar isso significativamente.

2o - as motos até 2012 tinham recomendação no manual de óleo 10w40. De 2013 adiante passou para 15 w50 sem que tenha havido qualquer modificação no motor (eu tive uma 2010 e tenho uma 2013). Isso meio que indica que qualquer dos dois dá conta.
    A mudança que voce citou(especificação do oleo) com certeza dará conta, mas é no mínimo estranho. Nao sou engenheiro(mas ja trabalhei em um Engenho hehe).Gostei do seu comentário e aprendi mais ainda. É fato que nem o calor nem o frio são saudáveis para nossos motores. Nas motos de refrigeração liquida, temos a ventoinha e a tal "cebolinha" que podem controlar um pouco as altas temperaturas que o motor e oleo chegam, mas e as refrigeradas a ar? Acho que estes motores no calor vão sofrer um desgaste maior. Isso é somente um achismo,baseado no pouco que sei.Abrax
    Sal Silva, the real last rebel.

https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8

Permissões de Postagem