Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 33

Tópico: Protetor SW Motech e ruído no cabeçote

  1. #1
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Mar 2016
    Nome Real
    Paulo José de Faria Tavares Rodrigues
    Localização
    Belo Horizonte-MG
    Moto
    BMW F800 GS
    Posts
    96
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    9

    Protetor SW Motech e ruído no cabeçote

    Caros colegas,

    Minha F800 GS, ano 2015/2016, está com apenas 1.018 Km rodados e, pouco tempo depois da primeira revisão, surgiu com um leve e sutil ruído que até então eu não havia notado.

    Trata-se de um "tec, tec, tec" vindo de algum parte do motor que poderia até passar desapercebido, se não tivesse surgido repentinamente.

    Retornei com a moto na concessionária Euroville, de Belo Horizonte, para esclarecer do que se tratava o inédito ruído.

    Para minha surpresa, o atendente da CC afirmou, sem pestanejar, que tal ruído era provocado pela instalação de um protetor de motor da SW Motech, que eu havia comprado e instalado há cerca de 400 Km antes, na Motostreet. O atendente afirmou que o tal "tec, tec, tec" era oriundo da corrente de acionamento do comando de válvulas, que batia no alojamento deformado pelo parafuso de fixação lateral do protetor. Segundo ele, o parafuso colocado na interseção do quadro com o motor, afundava uma placa metálica lateral do alojamento da corrente, provocando o impacto. Afirmou também que geralmente o tal ruído era inofensivo se continuasse baixo. Mas que se aumentasse muito, poderia provocar um catastrófico atropelamento de válvulas, pelo tropeço dos dentes da corrente e a consequente perda de sincronia do conjunto.

    O atendente da oficina adicionou que o barulho é super-comum nas motos com protetores instalados em tal posição e que a maioria sobrevive sem nenhum dano por toda a vida.

    Achei a informação muito estranha, para ser provocada por um simples e aparentemente inofensivo protetor de motor.

    Lembro-me de ter perguntado ao vendedor da loja se perderia a garantia, caso instalasse um protetor não original. Ele afirmou que não.
    Se houvesse a possibilidade de algo tão grave assim, certamente teria me alertado.

    Gostaria de saber dos companheiros deste fórum se alguém já ouviu falar de tal problema e que solução foi dada para o mesmo.

    Obrigado pela ajuda,

    Paulo

  2. #2
    Moderador

    Avatar de RicBoris
    Data de Ingresso
    Apr 2013
    Nome Real
    Ricardo Aragão
    Localização
    Ipu/CE
    Moto
    Em breve...
    Posts
    5.198
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Estranho mesmo. Não acredito nessa história. Deformação por ação de um mero parafuso?! Esse motor seria feito de zinco? Não convence. Procure outras opiniões em cc's e oficinas especializadas. Além daqui, é claro.
    ____________
    Ricardo Boris
    Ipu / Ceará

  3. #3
    Piloto Nível 2
    Data de Ingresso
    Feb 2015
    Nome Real
    Carlos Morais
    Localização
    Sorocaba
    Moto
    GS 1250 Rallye
    Posts
    210
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Coloca uma foto desta parte da fixação pra gente ver. Isso aí está estranho.

  4. #4
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Mar 2016
    Nome Real
    Paulo José de Faria Tavares Rodrigues
    Localização
    Belo Horizonte-MG
    Moto
    BMW F800 GS
    Posts
    96
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    9
    IMG_7101.JPGIMG_7102.JPGIMG_7103.JPGIMG_7104.JPG

    É esse o tal parafuso. Nada de mais...

  5. #5
    Piloto Nível 3

    Avatar de Antonio
    Data de Ingresso
    May 2013
    Nome Real
    Antonio Carlos Penteado
    Localização
    Indaiatuba
    Moto
    R 1200 GS LC
    Posts
    525
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Estranho , meu irmão tem esse mesmo protetor a 4 anos a moto esta com 30 mil/km e nunca aconteceu nada . A minha antiga 800 não tinha nenhum protetor e quando o motor estava muito quente parecia uma britadeira de tanto que estalava o motor .
    Última edição por Antonio; 08-06-2016 às 18:08.

  6. #6
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Mar 2016
    Nome Real
    Paulo José de Faria Tavares Rodrigues
    Localização
    Belo Horizonte-MG
    Moto
    BMW F800 GS
    Posts
    96
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    9
    Antonio,

    Eu notei que dá para notar o ruído com ela quente. Com o motor frio, raramente observo o "Tec, Tec, Tec"....

  7. #7
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Mar 2016
    Nome Real
    Paulo José de Faria Tavares Rodrigues
    Localização
    Belo Horizonte-MG
    Moto
    BMW F800 GS
    Posts
    96
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    9
    Como já havia dito, o barulho é sutil, mas tá lá. Nítido!!

  8. #8
    Piloto Nível 3 Avatar de sascencio
    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Nome Real
    Sílvio
    Localização
    São José dos Campos-SP
    Moto
    BMW F800 GS Trophy
    Posts
    559
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Tenho esse mesmo protetor instalado na minha F800 Trophy desde 2013 e nunca notei nada de anormal...
    *** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********

  9. #9
    Nível GS 2

    Avatar de sal silva
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    The last rebel
    Localização
    Santos
    Moto
    R1200gs LC ADV e NX 350 Sahara
    Posts
    9.059
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    39
    Estranho mesmo,o meu chapan era fixado neste mesmo local e nunca ouvi nenhum ruído.
    Gian Sussa, the real last rebel.

    https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8

  10. #10
    Moderador

    Avatar de RicBoris
    Data de Ingresso
    Apr 2013
    Nome Real
    Ricardo Aragão
    Localização
    Ipu/CE
    Moto
    Em breve...
    Posts
    5.198
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Citação Postado originalmente por sal silva Ver Post
    Estranho mesmo,o meu chapan era fixado neste mesmo local e nunca ouvi nenhum ruído.
    O da Celeste também era chapan, no mesmo ponto de fixação e barulho estranho como o relatado... Zero! O tec tec de motor quente, toda moto tem.
    ____________
    Ricardo Boris
    Ipu / Ceará

Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!