Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 18

Tópico: Montagem errada de fábrica da R 1200 GS - Utilizado disco freio traseiro da F 800

  1. #1
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Nome Real
    LISMAR SILVA
    Localização
    BELO HORIZONTE
    Moto
    R1200 GS
    Posts
    5
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0

    Montagem errada de fábrica da R 1200 GS - Utilizado disco freio traseiro da F 800

    Pessoal, apenas como alerta, por enquanto, informo uma tremenda e absurda impropriedade jamais esperada ou imaginada para uma moto BMW. O fato é que após uma pequena viagem de final de semana, cerca de 350 km, fiquei repentinamente sem o freio traseiro de minha moto. Inicialmente, por haver transitado em região de muita poeira de minério de ferro, aliada com uma chuva torrencial, imaginei que as pastilhas traseiras haviam sido impregnadas com essa lama de minério e, por algum motivo, tivesse contribuído, talvez por espelhamento das pastilhas, com a diminuição do atrito, impedindo a frenagem. Tentei lavar ao máximo as pastilhas, jogando muita água, e nada adiantou. Fui então à Euroville em BH (na Raja Gabaglia)e reportei o problema ao recepcionista. A primeira reação foi que possivelmente minha pastilha tinha se acabado e por isso estaria sem freio. Refutei de imediato pois as mesmas haviam sido inspecionadas recentemente e ainda possuíam uma boa camada. O recepcionista então chamou o mecânico para confirmar o "diagnóstico". Este, ao se aproximar da moto, logo falou: esse disco não é da 1200 - o que está montado é da 800. Claro, fiquei estupefato com a notícia, por achar absolutamente impossível tal possibilidade, em se tratando "de uma BMW". Pediram para eu deixar a moto para uma pesquisa mais profunda, com a promessa de um retorno no dia seguinte. Para minha surpresa, de fato o disco montado era da 800, e essa montagem fora feita na fábrica. Pediram que eu mantivesse a moto na oficina pois não possuíam peça de reposição. Minha moto ficou na oficina por 8 dias e as substituições tanto do disco como das pastilhas foram feitas dentro da garantia - não consigo imaginar nada diferente disso!!
    Acredito que cabem algumas considerações:
    i. a moto foi submetida às revisões de 1000 e de 10000 km; a verificação do sistema de freios é um item obrigatório em ambas revisões. Pelo ocorrido, nenhuma observação foi feita a respeito da montagem errada!!!!;
    ii. imagina-se que em uma linha de montagem, mesmo na modalidade CKD, exista um controle de qualidade em cada etapa e, mais ainda, quando na finalização da montagem para a entrega da moto para comercialização - parece-me que nada disso existe de fato. Importante citar que os discos, além de possuirem dimensões diferentes, possuem também formatos distintos: o da 800 possui uma série de furos duplos enquanto do da 1200 são furos triplos.
    Com total indignação e extremamente aborrecido pelo fato, fiz uma mensagem para o SAC da BMW. A resposta obtida foi que registraram a minha opinião e, pasmem, somente isso. Fiz então uma outra mensagem, hoje, pedindo algum tipo de explicação, imaginando que o meu pleito de uma satisfação e explicação seja legítimo. Continuo na espera.
    Desculpem-me pelo tamanho do texto.
    Abraço a todos.

  2. #2
    Piloto Nível 4

    Avatar de gnecchi
    Data de Ingresso
    Mar 2014
    Nome Real
    Marcos Gnecchi
    Localização
    Planeta Terra
    Moto
    a pé !!
    Posts
    755
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    ... PQP !!!

    Depois posta aqui a resposta que vai receber da BMW para acompanharmos.
    Que ano/modelo é sua GS? Em se tratando de montagem CKD pode ser um erro numa série e portanto que caberia Recall !!
    Marcos Gnecchi

  3. #3
    Piloto Nível 4
    Avatar de Mcolnagosp
    Data de Ingresso
    Mar 2014
    Nome Real
    Marcelo
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R 1200 GSA 2015
    Posts
    736
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Qual a diferença das medidas. É tão gritante assim?

    Se não for dá até pra entender, mas de qualquer forma é um absurdo!
    F800 GS Marrom =>> R1200 GS LC Preta =>> R1200 GSA Azulona
    Abraço,
    Marcelo

  4. #4
    Piloto Nível 4
    Avatar de Mcolnagosp
    Data de Ingresso
    Mar 2014
    Nome Real
    Marcelo
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R 1200 GSA 2015
    Posts
    736
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    De curiosidade, fui ver os dados técnicos:

    R1200GS - 305mm de diâmetro na dianteira, 276 na traseira;

    F800GS - 300mm na dianteira e 265 na traseira.

    Ou seja, a não ser que tenham diferenças na espessura e/ou desenho, a diferença no tamanho é bem pequena, principalmente o dianteiro.
    F800 GS Marrom =>> R1200 GS LC Preta =>> R1200 GSA Azulona
    Abraço,
    Marcelo

  5. #5
    Piloto Nível 2 Avatar de Petrel
    Data de Ingresso
    Aug 2015
    Nome Real
    Orlando Lopes
    Localização
    Rio de Janeiro
    Moto
    R1200 GS
    Posts
    356
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Pqp, que absurdo, mas de qualquer forma são apenas 10 mm de diferença no diâmetro, o que considero realmente pouca coisa.
    Mas, qual foi exatamente a causa da falha? Eles trocaram tudo, inclusive a pinça?
    Marcelo seria interessante colocar fotos de ambos os discos pra galera conferir, bem provável existam outras rodando assim.
    Última edição por Petrel; 30-06-2016 às 07:45.

  6. #6
    Moderador
    Avatar de CM-R1200-GS
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    Cassio Martingo
    Localização
    Sorocaba, Brazil, Brazil
    Moto
    R1200-GS / AZULONA a mais linda
    Posts
    4.248
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Pode ser pequena, mas de qualquer forma inaceitável !!!!!!!!!

    Tente colocar uma porca de 3/8", em um parafuso de 7/16".

    Não dá, né !?!?!?!?!?!

    Quando e se conseguir uma resposta coloque aqui para podermos rir ..............
    Cassio Martingo
    BMW R 1200-GS Premium / 2012
    Honda XLX-350 R / 1988

    MCBA.´.6268 - Facção Sorocaba/SP

    [CG-125/77 = 15.000 km;
    DT-180/84 = 5.000 km;
    XLX-250/86 = 15.000 km;
    XLX-350/88 = atualmente 78.000 km;
    XT-660R/2008 = 10.000 km;
    F 800-GS Trophy/2012 = 16.000 km;
    R 1200-GS/2012 = atualmente 141.000 km]

  7. #7
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Nome Real
    LISMAR SILVA
    Localização
    BELO HORIZONTE
    Moto
    R1200 GS
    Posts
    5
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    2014/2015. Comprei no inicio de 2015. abraço

  8. #8
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Nome Real
    LISMAR SILVA
    Localização
    BELO HORIZONTE
    Moto
    R1200 GS
    Posts
    5
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Quase 1 cm no diâmetro

  9. #9
    Piloto Nível 4
    Avatar de Mcolnagosp
    Data de Ingresso
    Mar 2014
    Nome Real
    Marcelo
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R 1200 GSA 2015
    Posts
    736
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Petrel, não é a minha!

    Também acho um absurdo, mas tecnicamente não deve haver diferença. A dúvida é se as pinças são diferentes e tenha acarretado esse desgaste exagerado. Fiquei curioso
    F800 GS Marrom =>> R1200 GS LC Preta =>> R1200 GSA Azulona
    Abraço,
    Marcelo

  10. #10
    Piloto Nível 2 Avatar de Petrel
    Data de Ingresso
    Aug 2015
    Nome Real
    Orlando Lopes
    Localização
    Rio de Janeiro
    Moto
    R1200 GS
    Posts
    356
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Ok Marcelo agora li com mais calma kkkkk
    Então amigos, quando falei que 10 mm são poucos, quero entender a razão pro freio falhar totalmente, se a diferença entre os dois for apenas esses 10 mm no diâmetro, não dá pra aceitar essa falha geral no freio. Tanto é que a moto funcionou normalmente por 10 kkm ou mais.
    Esses 10 mm é praticamente aquela parte da borda do disco onde normalmente as pastilhas já não tocam mesmo, onde fica aquela borda mais alta no disco original, após o desgaste normal de uso.
    Agora quanto a ser " Inaceitável" com certeza é!!!! Inclusive se for levado a sério este caso dentro da empresa, devem rever todo o processo, pois existe falha a ser corrigida!!!!
    Quem troca disco de freio, pode cometer outros absurdos, daqui a pouco vamos encontrar peças de Dafra nas nossas motos!!!!

    Estou aqui matutando pra achar uma razão que justifique a perda total de freio, considerando apenas essa diferença de 10 mm no diâmetro:
    -Teria ocorrido essa falha após longo período de uso intenso do freio? Onde o aquecimento do sistema poderia afinar o óleo e o freio vim a falhar por completo.
    - O fato do disco ter desenho diferente, pode ter acentuado o aquecimento? Os furos nos discos, dentre outras, tem a função de reduzir a temperatura gerada pelo atrito.

    Considerem que o Lismar afirmou ter inspecionado as pastilhas e que estavam dentro do limite de desgaste normal.
    Última edição por Petrel; 30-06-2016 às 11:53.

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!