Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 29

Tópico: Melhor moto para a Volta ao Mundo (RTW)

  1. #1
    Piloto Nível 4
    Avatar de Henri
    Data de Ingresso
    Feb 2013
    Nome Real
    Henrique
    Localização
    Brasília
    Moto
    F800 GS 3Black
    Posts
    698
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13

    Melhor moto para a Volta ao Mundo (RTW)

    Alguns sites de motoaventura trazem discussões sobre qual seria a melhor moto para a desafiadora viagem ao redor do mundo, ou RTW em inglês.

    Alguns aspectos a considerar:

    1. Tamanho e peso adequados (muitos sugerem motos dual purpose na faixa de 650-800 cc)
    2. Boa autonomia e manutenção acessivel (alguns sugerem motos de tecnologia simples, de fácil manutenção)
    3. Conforto no dia a dia (pense em 6 meses pilotando nas mais desafiadoras situações)
    4. Valor (muitos paises requerem o pagamento de um carnê p entrar c a moto, o qual é proporcional ao seu valor de mercado)
    5. Confiabilidade (isso é básico...)
    6. Boa no on e off road, pois há trechos na África e Ásia sem asfalto.
    7. Segurança (ABS e outros itens são indispensaveis)

    Dentre os modelos mais utilizados estão as GS 650-1200, kawa 650, honda 650 xlr, mas há também aqueles que preferem motos de menor cilindrada (XL 250) ou motos clássicas, como a royal enfield 500, inglesa ou indiana.

    Uma coisa aprendi viajando mais de 50 mil km solo no Brasil e em 6 países latinoamericanos: menos é mais.

    O que vocês acham?

    image.jpg

    Salar de Uyuni, Bolivia
    Última edição por Henri; 18-12-2016 às 23:10.

  2. #2
    Piloto Nível 3 Avatar de André M.
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Nome Real
    André M.
    Localização
    Rio de Janeiro
    Moto
    R 1200 GS Triple Black
    Posts
    525
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    9
    Tem o exemplo do Alex Chacon (YouTube) que deu a volta no mundo com a KLR 650, moto muito simples, e se não me engano usa carburador...

    Sou a favor de moto mais simples, para uma jornada desse calibre. Não sei se eu aguentaria uma aventura dessa, com uma moto monocilíndrica.

    Eu se fosse escolher, acho que eu iria com a F 800 GS Adventure, com rodas raiadas Alpina sem câmara de ar e com alguns acessórios Givi, touratech, etc...

    A F 800 gs ADV fica mais ou menos no meio termo, não é a mais simples e também está longe de ser a mais sofisticada...

    Já imaginou se uma Multistrada 1200 Adventure der pane eletrônica no meio da África ??? (se der pane na F 800 adv vc tá ferrado também rsrsrsrs )
    Última edição por André M.; 17-12-2016 às 21:07.

  3. #3
    Nível GS 2

    Avatar de sal silva
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    The last rebel
    Localização
    Santos
    Moto
    R1200gs LC ADV e NX 350 Sahara
    Posts
    9.059
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    39
    Acho que a KLR da KAWA seria a melhor opção,a moto é carburada e foi moderninada para emitir menos poluentes,só não sei como se comportaria na altitude.O Brasil é um dos poucos países que não comercializa a KLR na America do sul.Nos EUA ela é usada pelo exercito Americano, mas me parece que é movida a diesel.Tenho uma ADV LC,moto muito confortável para viajar com garupa e carga,mas para rodar o mundo não sentiria tanta segurança nela,sou mais um Pé de Boi KLR.
    Última edição por sal silva; 17-12-2016 às 23:04.
    Gian Sussa, the real last rebel.

    https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8

  4. #4
    Piloto Nível 4
    Avatar de Henri
    Data de Ingresso
    Feb 2013
    Nome Real
    Henrique
    Localização
    Brasília
    Moto
    F800 GS 3Black
    Posts
    698
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    O problema das monocilindricas é a alta vibração e a fadiga resultante.
    Além disso, sua massa reduzida comparada às maiores as tornam mais suscetíveis à oscilações em situações de vento de través (p ex. Patagonia).

    image.jpg

    Passo Tiwanaco-Moquegua, Peru
    Última edição por Henri; 18-12-2016 às 23:57.

  5. #5
    Piloto Nível 2 Avatar de Petrel
    Data de Ingresso
    Aug 2015
    Nome Real
    Orlando Lopes
    Localização
    Rio de Janeiro
    Moto
    R1200 GS
    Posts
    356
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Moto ideal mesmo pra todas as situações numa viagem desse porte acho que não têm... Pois em países com uma boa infraestrutura a moto ideal seria uma 1200 top, super confortável e segura... Já nos trechos sem infraestrutura nenhuma, uma carburada seria ideal e mesmo assim, dependendo do local, até uma corrente quebrada já complica!!!!

    Grande abraço!!!
    Petrel

  6. #6
    Nível GS 2

    Avatar de sal silva
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    The last rebel
    Localização
    Santos
    Moto
    R1200gs LC ADV e NX 350 Sahara
    Posts
    9.059
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    39
    Essa é uma discussão que vai longe hehehe.Para viajar o mundo acho que o cara deve ter um P preparo físico , entender bem de mecânica e conhecer muito sua moto e seus macetes,ai fica mais bem mais fácil não entrar em roubadas.Em alguns videos na internete vemos esses aventureiros desmontando o motor no meio do nada,acho que o cara sabe o que esta fazendo rs.
    Gian Sussa, the real last rebel.

    https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8

  7. #7
    Nível GS 2

    Avatar de sal silva
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    The last rebel
    Localização
    Santos
    Moto
    R1200gs LC ADV e NX 350 Sahara
    Posts
    9.059
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    39
    Eu tenho contato pelo face com um senhor de 68 anos muito conhecido como Proféta,ele viaja a mais de 30 anos em uma Honda ML 1985 que tem mais de 600 mil k em viagens pelo Brasil e America do sul.Outro dia batendo um papo sobre corrente de transmissão, o simpatico senhor me falou que só usa em sua ML corretes da marca Regina,acho que o coroa conhece todos os pontos fracos de sua motocicleta, e é assim que o Motociclista de aventura tem que ficar atento para minimizar os problemas.
    Última edição por sal silva; 18-12-2016 às 09:34.
    Gian Sussa, the real last rebel.

    https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8

  8. #8
    Piloto Nível 3 Avatar de sascencio
    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Nome Real
    Sílvio
    Localização
    São José dos Campos-SP
    Moto
    BMW F800 GS Trophy
    Posts
    559
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Acho que para qualquer tipo de aventura o ideal é a simplicidade, leveza, capacidade de encarar vários tipos de piso, conforto e a facilidade de manutenção/peças disponíveis.

    Quanto mais sofisticada a moto, maior a dificuldade de se fazer manutenção e encontrar peças.

    Não sei dizer qual a moto mais apropriada, mas pela quantidade de motos vendidas no mundo inteiro, entre outras, talvez a BMW F800 seja uma séria candidata.
    *** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********

  9. #9
    Piloto Nível 3 Avatar de André M.
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Nome Real
    André M.
    Localização
    Rio de Janeiro
    Moto
    R 1200 GS Triple Black
    Posts
    525
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    9
    Esse chinês deu a volta no mundo de GS 1200... apostou no conforto e segurança



  10. #10
    Moderador
    Avatar de Rromagnani
    Data de Ingresso
    Jan 2015
    Nome Real
    Roberto Romagnani
    Localização
    São Paulo
    Moto
    BMW R1200GS Adventure
    Posts
    3.456
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Citação Postado originalmente por sal silva Ver Post
    Essa é uma discussão que vai longe hehehe.Para viajar o mundo acho que o cara deve ter um P preparo físico , entender bem de mecânica e conhecer muito sua moto e seus macetes,ai fica mais bem mais fácil não entrar em roubadas.Em alguns videos na internete vemos esses aventureiros desmontando o motor no meio do nada,acho que o cara sabe o que esta fazendo rs.
    Po Sal, desmontar o moto inteira não é difícil! Difícil mesmo é montar novamente!


    Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!