Resultados 1 a 6 de 6

Tópico: (TUTORIAL) Limpeza do filtro K&N

  1. #1
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Rodrigo Paiva de Castro
    Localização
    Vitória/ES
    Moto
    BMW F800R
    Posts
    746
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14

    (TUTORIAL) Limpeza do filtro K&N

    Essa é simples pra caramba, mas vai que ajuda alguém.

    Obs. Requer os produtos de limpeza apropriados. Eu comprei os da própria marca de um amigo que estava vendendo por meros R$ 50,00. Com um kit se faz mais limpezas que a vida de muita moto.



    1o passo: retirada do filtro sujo

    Retire o filtro sujo da moto. Na F800R ele fica na lateral esquerda do falso tanque.

    O acesso é feito retirando as coberturas central e esquerda do falso tanque. A central requer a retirado dos 8 parafusos. Depois desta retira-se a lateral esquerda retirando um parafuso na lateral da peça plástica junto ao banco, e uma presilha junto à entrada de ar, na ponta frontal inferior da mesma peça.

    Retiradas as coberturas, é preciso retirar duas presilhas que prendem a entrada de ar à caixa de ar. Soltas essas, a entrada de ar, com o filtro, sai puxando para cima.

    Este é o filtro K&N bem sujinho.



    2o passo: limpeza

    Aplique o spray de limpeza no filtro todo, em ambos os lados.

    Deixe o produto agir por pelo menos 10 minutos. Sugiro colocar em local 'sujável'. Eu usei uma bacia de pintura.



    3o passo: lavagem

    Lave o filtro em água corrente a baixa pressão. Importante, a água deve correr do lado de dentro do filtro para fora, e nunca o contrário. O lado de dentro é o que fica virado para a caixa de ar. O lado de fora fica voltado para a entrada de ar.



    4o passo: secagem

    Se o elemento filtrante já estiver claramente limpo a este ponto, agora é só deixar secar bem, preferencialmente de um dia para o outro.

    Entretanto, é comum que um ciclo só de limpeza e lavagem não seja suficiente. Aí deve-se repetir a aplicação do produto de limpeza, dar o tempo dele agir e lavar de novo com água.

    5o passo: lubrificar

    O filtro K&N funciona embebido em óleo (pela cor avermelhada me pareceu óleo de transmissão). A etapa final da limpeza é recolocar o óleo, pois o que havia foi retirado junto com a sujeira na lavagem.

    Coloca-se o óleo com parcimônia nos dois lados do filtro. Atentar para a capilaridade do papel do elemento filtrante. Se ele estiver seco como deve, vai absorver e distribuir o óleo, de modo que não é preciso e nem correto exagerar na quantidade.



    O filtro limpo e lubrificado fica com uma tonalidade avermelhada.



    6o passo: remontagem

    Colocar o filtro na peça de entrada do ar, colocar ela na caixa de ar da moto e prender as presilhas inserindo-as até sentir o 'click'.

    Colocar a lateral do falso tanque, prendendo a presilha que fica na ponta inferior, à frente, e depois o parafuso na lateral inferior, atrás, junto ao banco.

    Colocar a capa central e prender os 8 parafusos. Cuidado para não aplicar torque excessivo neles!

    Pronto!
    Última edição por rodpcastro; 23-02-2017 às 13:17.
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
    Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
    www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

  2. #2
    Nível GS 2

    Avatar de sal silva
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    The last rebel
    Localização
    Santos
    Moto
    R1200gs LC ADV e NX 350 Sahara
    Posts
    9.059
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    39
    Quando acabar minha garantia vou comprar um desse.Minha duvida é se não altera o consumo de combustível da moto.Parabens pelo tutorial.
    Gian Sussa, the real last rebel.

    https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8

  3. #3
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Rodrigo Paiva de Castro
    Localização
    Vitória/ES
    Moto
    BMW F800R
    Posts
    746
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14
    Sal, numa Suzuki GS500 que já tive, piorou sensivelmente o consumo. Na F800R, não, se manteve na mesma faixa.
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
    Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
    www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

  4. #4
    Piloto Nível 3
    Data de Ingresso
    Mar 2014
    Nome Real
    Eraldo C . C. Telles
    Localização
    Campinas
    Moto
    Bmw Gs 1200 Adventure triple black 2012
    Posts
    593
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Citação Postado originalmente por rodpcastro Ver Post
    Sal, numa Suzuki GS500 que já tive, piorou sensivelmente o consumo. Na F800R, não, se manteve na mesma faixa.
    Na minha gs 1200 aumentou o um pouco o consumo e a potência ela ficou mais rápida, acho porque o filtro deixa passar mais ar e tb. Troquei junto as velas que agora São de iridio, já passados 20.000 km o consumo melhorou, acho porque o filtro deve estar com a mesma vazão de ar que o antigo de papel. Ainda não deu tempo de desmontar para lavar.

    Eraldo.

    ERALDO

    Enviado de meu SM-G531H usando Tapatalk

  5. #5
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Oct 2013
    Nome Real
    Marcos Polatti Silva
    Localização
    São Paulo
    Moto
    F 800 GS 2013
    Posts
    118
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Citação Postado originalmente por sal silva Ver Post
    Quando acabar minha garantia vou comprar um desse.Minha duvida é se não altera o consumo de combustível da moto.Parabens pelo tutorial.
    Não muda nada. Eu troquei vela, filtro e escapamento, se bobear está mais econômica. O que geralmente aumenta o consumo é a mão direita pesada mesmo

    Enviado de meu D6643 usando Tapatalk

  6. #6
    Piloto Nível 2 Avatar de leandroper
    Data de Ingresso
    May 2015
    Nome Real
    Leandro Perez
    Localização
    Ribeirão Preto
    Moto
    R 1200 GS
    Posts
    251
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    9
    Na gs 800 não alterou em nada o consumo, eu recomendo fortemente. Parabéns pelo tutorial, muito bem explicado.

    Enviado de meu SM-T320 usando Tapatalk
    Leandro Perez
    Ribeirão Preto/SP
    R 1200 GS

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!