Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 18

Tópico: [TUTORIAL​] Troca do aditivo do radiador

  1. #1
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Rodrigo Paiva de Castro
    Localização
    Vitória/ES
    Moto
    BMW F800R
    Posts
    746
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14

    [TUTORIAL​] Troca do aditivo do radiador

    Vamos lá, gurizada, mais um tutorial pra os malucos como eu que gostam de fazer a manutenção da moto por conta própria.

    Essa é uma tarefa simples, que requer poucas ferramentas, e que a rigor só tem uma tarefa um pouquinho mais difícil.

    O tutorial segue o manual de serviços Haynes.



    Vamos ao tutorial.

    Aviso de segurança: NÃO FAÇA ESSE SERVIÇO COM O MOTOR QUENTE. Há risco de queimadura com o líquido do radiador.

    1. Retirar o banco e a carenagem do falso tanque, lado direito (ponto de vista de quem está pilotando).




    2. Soltar o reservatório do aditivo e esgotá-lo em um recipiente adequado.



    3. Abrir com cuidado a tampa do radiador. Se ao girar um pouco a tampa houver saída de vapor, esperar que pare antes de abrir completamente. Sugiro usar luvas ou um pano grosso caso o motor não esteja completamente frio.


    4. Retirar o parafuso de dreno na frente do motor. Cuidar não perder a arruela de cobre. Troque ela se estiver danificada. Vai jorrar líquido pelo orificio, então deve-se ter um recipiente adequado à mão. Aguardar que esgote todo o líquido.


    5. Retirar o parafuso que prende a tubulação inferior do radiador de óleo e soltar o tubo. Vai sair mais líquido, então deve-se estar com o recipiente preparado para coletar.


    Feita essa etapa todo o líquido foi esgotado. Começa a remontagem.

    6. Verificar as condições do o'ring do tubo recém desconectado. Ele pode ter permanecido dentro do motor, e nesse caso é preciso retirar de lá (eu retirei com a ponta do dedo mínimo). Veja se o o'ring está completamente íntegro e com a borracha flexível. Havendo qualquer dano, precisa ser substituído (sugiro já ter em casa - é um o'ring 12 x 2,5).

    7. Conectar novamente a tubulação ao radiador de óleo. Colocar o o'ring no seu lugar na ponta do tubo (nunca no radiador). Lubrificar o o'ring com um pouquinho de vaselina ou mesmo lubrificante a base de água para facilitar a entrada. Inserir a ponta do tubo no orifício até que esteja no seu lugar, e só então parafusar. NUNCA utilizar o parafuso como meio para forçar o tubo a entrar para o lugar, pois isso danifica o o'ring.

    Essa é a tarefa mais difícil de todo o serviço. Há risco de danificar o o'ring se não for cuidadoso nessa etapa.

    8. Recolocar o parafuso de dreno na frente do motor.


    9. Encher cuidadosamente o radiador com aditivo. Sugiro utilizar fluido para motores de aluminio que já venham prontos, diluídos na mistura correta. Encher aos poucos para o ar poder sair. Apertar as mangueiras para retirar bolhas de ar. Completar com aditivo novo até o "pescoço".



    10. Fechar o radiador com sua tampa.


    11. Completar o reservatório até o nível máximo indicado na lateral.


    12. Abrir sutilmente o parafuso de dreno na bomba d'água, para retirar o que houver restado de ar. Fechar tão logo saia líquido. (Faltou foto... Vou providenciar. É o parafuso marcado com uma flecha na bomba).

    13. Ligar o motor e deixar aquecer até ligar a ventoinha. Desligar o motor. Verificar e completar o nível de aditivo novamente no reservatório.


    14. Recolocar as carenagens. E tá pronto o serviço.
    Última edição por rodpcastro; 11-06-2021 às 21:24.
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
    Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
    www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

  2. #2
    Piloto Nível 3
    Data de Ingresso
    Mar 2014
    Nome Real
    Eraldo C . C. Telles
    Localização
    Campinas
    Moto
    Bmw Gs 1200 Adventure triple black 2012
    Posts
    593
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Belo trabalho e diversão com sua moto parabens
    ERALDO

    Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk

  3. #3
    Piloto Nível 3
    Data de Ingresso
    Jan 2014
    Nome Real
    Francisco Barra
    Localização
    Ribeirão Preto
    Moto
    R1200GSA
    Posts
    422
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Demais o tutorial, como sou fã de motul eu usava o Motocool quando eu tinha moto com radiador.

  4. #4
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Rodrigo Paiva de Castro
    Localização
    Vitória/ES
    Moto
    BMW F800R
    Posts
    746
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14
    Não tenho nada contra Motul, só acho seus produtos muito acima do preço justo. O aditivo da Motul custava mais do dobro deste que usei.

    Tenho uma mentalidade muito pragmática. Se um produto atende às especificações, requisitos de qualidade e necessidades técnicas por um preço menor, eu vou nele.
    Última edição por rodpcastro; 01-06-2017 às 08:45.
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
    Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
    www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

  5. #5
    Piloto Nível 3
    Data de Ingresso
    Mar 2014
    Nome Real
    Eraldo C . C. Telles
    Localização
    Campinas
    Moto
    Bmw Gs 1200 Adventure triple black 2012
    Posts
    593
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Isso é ser racional e nao faz mal pro bolso tb.
    Eraldo

    Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk

  6. #6
    Nível GS 2

    Avatar de sal silva
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    The last rebel
    Localização
    Santos
    Moto
    R1200gs LC ADV e NX 350 Sahara
    Posts
    9.059
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    39
    Muito bom,a dica do Haynes também é ótima.Obrigado.

    ps.Produtos da motul são bons,mas realmente não sei porque são tao mais caros que os concorrentes.
    Gian Sussa, the real last rebel.

    https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8

  7. #7
    Nível GS 2

    Avatar de sal silva
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    The last rebel
    Localização
    Santos
    Moto
    R1200gs LC ADV e NX 350 Sahara
    Posts
    9.059
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    39
    Rodrigo,desculpe desviar do tópico,mas voce já fez manutenção nas pinças de freio da sua moto?Voltei de uma viagem longa e peguei muito pó,acho que vou retira-las para uma limpeza.Achei bastante material no you tube, mas nada sobre os freios da R1200 gs lc.Abrax.
    Gian Sussa, the real last rebel.

    https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8

  8. #8
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Rodrigo Paiva de Castro
    Localização
    Vitória/ES
    Moto
    BMW F800R
    Posts
    746
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14
    Sal, já troquei pastilhas dianteiras e traseiras, mas nunca desmontei as pinças! Vou ficar devendo nessa!
    Última edição por rodpcastro; 01-06-2017 às 08:44.
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
    Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
    www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

  9. #9
    Piloto Nível 3
    Data de Ingresso
    Jan 2014
    Nome Real
    Francisco Barra
    Localização
    Ribeirão Preto
    Moto
    R1200GSA
    Posts
    422
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Citação Postado originalmente por rodpcastro Ver Post
    Não tenho nada contra Motul, só acho seus produtos muito acima do preço justo. O aditivo da Motul custava mais do dobro deste que usei.

    Tenho uma mentalidade muito pragmática. Se um produto atende às especificações, requisitos de qualidade e necessidades técnicas por um preço menor, eu vou nele.
    Motul no passado era muito cara mesmo, hoje em dia se procurar bem acaba encontrando num preço legal, a Motul está entrando forte no mercado e isso baixou os preços de muitos produtos. Eu uso em todos carros e motos os produtos deles faz anos e estou muito satisfeito.
    Quem quiser um fluido de radiador bom e barato tem o da honda também que já vem pronto para uso.

  10. #10
    Administrator

    Avatar de shw
    Data de Ingresso
    Jun 2012
    Nome Real
    Marcel Rafael
    Localização
    Curitiba - PR
    Moto
    R1200 GS
    Posts
    3.530
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Preciso fazer isso na minha GS caiu como uma luva
    Forum Loading Completo!
    [####################] 100 %
    [BMW GS BRASIL 9 Anos!!!]

    Instagram Loading ...
    [####################] 99 %
    [BMW GS BRASIL 35 mil seguidores]


    YouTube 1000 inscritos Loading....
    0 [####################] 1%



Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!