Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 24

Tópico: Mais uma viagem ao sul!

  1. #1
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Rodrigo Paiva de Castro
    Localização
    Vitória/ES
    Moto
    BMW F800R
    Posts
    746
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14

    Mais uma viagem ao sul!

    Vem aí mais uma viagem a Porto Alegre de moto! Vai ser no início de agosto, mas eu estou ansioso desde já! Nessa fase de planejamento é quando me aparecem os piores medos. Tudo que pode dar errado fica martelando na mente, e notícias de acidentes chamam mais atenção que de normal.

    Mas eu já fiz isso outras três vezes, e sei que na hora que subir na moto e pegar a estrada todos esses medos desaparecem, e fica só o prazer da viagem.

    De novo o roteiro vai de Vitória a Porto Alegre. Vou visitar meu pai e irmãos. Poderia ir de avião, mas qual seria a graça? Muito melhor congelar de frio em cima da moto e curtir de novo as mais belas estradas que tem daqui até lá.

    Muitas estradas vão ser repetidas de viagens anteriores. A princípio, estradas que não passei ainda só tem quatro, duas na ida, duas na volta. As demais são repetidas.

    Na ida, vou pegar a Estrada dos Romeiros, entre Barueri e Itu, em São Paulo. É uma estrada super antiga, cheia de curvas e muito recomendada por motoviajantes paulistas. Também vou pegar a RS-122 entre Vacaria e Caxias, no RS. Trecho de serra gaúcha, deve ser bem legal. Até hoje sempre fiz esse trecho pela BR-116.

    Na volta, os trechos inéditos para mim serão a BR-101 de Angra dos Reis ao Rio, e o trecho que liga a Dutra a Rio Claro passando por Bananal. A Rio-Santos já fiz toda de Angra a Peruíbe, mas esse trechinho até a capital carioca só fiz de carro (não conta!).

    No roteiro tem muitas outras estradas lindas. Algumas vou fazer no sentido inverso que fiz da outra vez, o que também é um pouco como passar pela primeira vez. Esse será o caso da Estrada da Cabeça da Anta e da BR-116 de Curitiba a Vacaria e de Caxias a Porto Alegre, na ida. Na volta, vai ter toda a Serra Catarinense (de Bom Jardim da Serra a Bom Retiro passando por Urubici), descida da BR-282, subida da Serra de Dona Francisca, e subida da Serra da Macaca.

    Tem ainda uns trechos que são repetidos mas deliciosos assim mesmo. Caso da Régis Bittencourt entre Registro e Curitiba e da descida de Lídice (Rio Claro a Angra dos Reis).

    Um detalhe diferente dessa viagem é que na ida, o trecho de Vitória a Niterói vai ser compartilhado com minha família, que vai de carro. Eu na moto, eles todos no carro. Em Niterói eu guardo a moto na casa de amigos e vamos todos viajar de carro uns dias na região de Paraty, e mais uns dias em Guapimirim. Depois, eles voltam para casa e eu vou para o sul sozinho.

    Na volta, tenho uma parada de dois dias no Rio por questões de trabalho. Por este motivo, tanto na ida quanto na volta o trecho Vitória a Rio não tem estradinhas legais, e nem tá roteirizado.

    Vamos aos trechos planejados.

    1o dia: Niterói (RJ) a Tapiraí (SP).

    Dutra e Ayrton Senna até Sampa. Depois, a Estrada dos Romeiros, e de Itu a Tapiraí. Se o tempo permitir, vou até Registro (SP). Mas só se chegar em Tapiraí bem cedo, porque esse trecho de Tapiraí a Registro é um dos mais bonitos da viagem - a famosa Estrada da Cabeça da Anta. Não quero fazer anoitecendo!



    2o dia: Tapiraí (SP) a Lages (SC)

    Pura estradona, mas das lindas. Começo com a descida da Cabeça da Anta, e depois pego a Régis de Registro a Curitiba. Esse trecho é muito bonito, assim como o seguinte, a BR-116 nos Campos de Cima da Serra! Esse dia promete um bom tanto de frio!



    3o dia: Lages (SC) a Porto Alegre (RS)

    Coloquei um trechinho pela RS-122 entre Vacaria e Caxias, para experimentar! Depois vem a bela descida da BR-116, já conhecida mas sempre deliciosa!



    4o a 6o dia: Porto Alegre (RS)

    7o dia: Porto Alegre (RS) a Joinville (SC)

    O menor caminho entre dois pontos é uma reta, mas o MELHOR caminho, nem sempre. Se for de moto, será onde tiver mais curvas e as melhores paisagens! Nesse trecho vou fazer um enorme desvio para passar em três estradas imperdíveis - Serra do Rio do Rastro, estrada de Urubici e descida da BR-282!



    8o dia: Joinville (SC) a Campinas (SP)

    Nesse dia tem subida da Serra de Dona Francisca, mais um trecho de Régis Bittencourt (no sentido inverso), e a subida da linda e pacata Serra da Macaca! Fechando com pernoite na bela Campinas.


    9o dia: Campinas (SP) a Rio de Janeiro (RJ)

    Outro trecho que poderia ser simples, mas eu gosto de complicar. Então vou sair da Dutra em Queluz, enveredar para as bandas de Bananal para descer de novo a Estrada de Lídice e depois pegar a BR-101 de Angra ao Rio!

    Última edição por rodpcastro; 18-07-2017 às 20:29.
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
    Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
    www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

  2. #2
    Moderador
    Avatar de Rromagnani
    Data de Ingresso
    Jan 2015
    Nome Real
    Roberto Romagnani
    Localização
    São Paulo
    Moto
    BMW R1200GS Adventure
    Posts
    3.456
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Que belo roteiro! Passei na estrada dos Romeiros sábado passado e ela está um tapete! Foi inteira reformada e está de fato deliciosa! É uma estrada para andar a 40kms/h e curtir o visual!

    A Serra da Macaca que vc. cita é aquela que corta o Parque Carlos Botelho? Se for é outro lugar sensacional!

    Prepare-se para o frio e tenha uma excelente viagem!


    Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

  3. #3
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Rodrigo Paiva de Castro
    Localização
    Vitória/ES
    Moto
    BMW F800R
    Posts
    746
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14
    Sim, a serra da Macaca é exatamente essa do Parque Carlos Botelho! Passei lá no sentido sul ano passado, dessa vez vai ser no sentido inverso, norte.

    Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
    Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
    www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

  4. #4
    Piloto Nível 3

    Avatar de Antonio
    Data de Ingresso
    May 2013
    Nome Real
    Antonio Carlos Penteado
    Localização
    Indaiatuba
    Moto
    R 1200 GS LC
    Posts
    525
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Show de viagem , eu só faria diferente no começo . Sairia em São Jose dos Campos e pegaria a Dom Pedro até Campinas / Sorocaba . Evitaria chegar muito perto de SP . E a estrada dos Romeiros é legal , mas tem que ir devagar e dependendo do dia o rio Tiete esta um fêdo da p....

  5. #5
    Piloto Nível 3
    Data de Ingresso
    Mar 2014
    Nome Real
    Eraldo C . C. Telles
    Localização
    Campinas
    Moto
    Bmw Gs 1200 Adventure triple black 2012
    Posts
    593
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Bela viagem excelente roteiro.
    Eraldo.

    Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk

  6. #6
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Rodrigo Paiva de Castro
    Localização
    Vitória/ES
    Moto
    BMW F800R
    Posts
    746
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14
    Citação Postado originalmente por Antonio Ver Post
    Show de viagem , eu só faria diferente no começo . Sairia em São Jose dos Campos e pegaria a Dom Pedro até Campinas / Sorocaba . Evitaria chegar muito perto de SP . E a estrada dos Romeiros é legal , mas tem que ir devagar e dependendo do dia o rio Tiete esta um fêdo da p....
    Dom Pedro já fiz nos dois sentidos, e a dos Romeiros nunca. Só isso já dá o voto para ela! O fato de ser lenta só melhora, adoro uma estradinha pitoresca! Mas vou torcer para não estar em dia de mau cheiro.

    Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
    Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
    www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

  7. #7
    Nível GS 2

    Avatar de sal silva
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    The last rebel
    Localização
    Santos
    Moto
    R1200gs LC ADV e NX 350 Sahara
    Posts
    9.059
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    39
    A dos Romeiros fiz estes dias,muito bonita,infelizmente a mal cheiro do Rio não é nada agradável.
    Belo Roteiro,aproveitando bem o caminho.
    Gian Sussa, the real last rebel.

    https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8

  8. #8
    Piloto Nível 5


    Data de Ingresso
    Jul 2014
    Nome Real
    Luiz Claudio Cerqueira da Silva
    Localização
    são bernardo do campo - SP
    Moto
    gs 1200 R
    Posts
    1.476
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    16
    Beleza de roteiro!!

    Abçs
    Luiz

  9. #9
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Rodrigo Paiva de Castro
    Localização
    Vitória/ES
    Moto
    BMW F800R
    Posts
    746
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14
    Viagem acabou antes de começar. Bati com a moto agora cedo e quebrei a clavícula. Afora isso, sem outras lesões. A moto acabou com as duas bengalas.

    Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
    Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
    www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

  10. #10
    Nível GS 2

    Avatar de sal silva
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    The last rebel
    Localização
    Santos
    Moto
    R1200gs LC ADV e NX 350 Sahara
    Posts
    9.059
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    39
    Citação Postado originalmente por rodpcastro Ver Post
    Viagem acabou antes de começar. Bati com a moto agora cedo e quebrei a clavícula. Afora isso, sem outras lesões. A moto acabou com as duas bengalas.

    Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk
    Poxa que chato.Melhoras ai,e quando melhorar taca-le pau nesse roteiro.Abrax
    Gian Sussa, the real last rebel.

    https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!