Caros colegas,
Eu e mais um colega estamos planejando uma viagem para Ushuaia em Abril de 2018. Estamos realizando várias pesquisas para montar o roteiro, mas nada melhor do que ouvir a opinião de quem já esteve lá e manja dos paranauê do fim do mundo ...rsrsrs!
Uma informação importante: nosso prazo máximo na estrada são 30 dias, já contando com um tempo para eventual imprevisto. Queremos fazer os trechos com calma e rodar com segurança, sem pressa. Vou com uma GS 1200 e meu amigo com uma F700GS. Temos experiência razoável no asfalto, mas o rípio sempre deixa a gente apreensivo.
Eis o ponto: Inicialmente pensamos em descer pela Argentina (Ruta 3) e subir pelo Chile, via Carretera Austral, acessando por Puerto Guadal e subindo até os limites de Puerto Varas, cruzando novamente para a Argentina, acessando a Ruta 40 e seguindo até Mendoza para depois retornar ao Brasil. O trecho de Pucón até Santigo pela 5 eu já conheço pq fiz de carro. Não achei muito atraente, daí o motivo de tentar voltar pela Ruta 40.
Primeira dúvida: vi relatos de outros colegas em outro tópico dizendo que Ushuaia e Carretera Austral é muito para uma viagem só. Ficaria muito corrido. O que acham?
Segunda dúvida: descer pela Ruta 3 e subir somente pela Ruta 40 (excluindo o trecho da Carretera Austral) é viável com esse prazo? Alguém saberia me dizer como está a Ruta 40 em toda sua extensão em relação ao pavimento? Li em alguns lugares que existem vários trechos pavimentados, mas até agora não encontrei nenhuma informação muito precisa em relação a isso.
Terceira dúvida: Carretera Austral e Ruta 40. Para uma primeira viagem, qual estrada tem o maior nível de dificuldade em relação ao rípio?
Última dúvida: GPS. Tenho aplicativos do celular e um Garmin NUVI do carro. Pretendo levar tmb mapas físicos e usar o celular como GPS principal e o Garmin como backup. Vale a pena investir em um Zumo ou é besteira? Preciso saber se vale a pena investir pois farei uma viagem pra fora no final do ano e se for o caso já compro lá.
Agradeço aos amigos que conhecem os trechos e puderem colaborar com o esclarecimento dessas dúvidas.
Grande abraço e muito obrigado!
Felipe