Pgina 3 de 6 PrimeiroPrimeiro 12345 ... ltimoltimo
Resultados 21 a 30 de 52

Tpico: R1200GSA 2015 - Reviso dos 70k - Ateno ao Card

Piloto Nvel 3
    Data de Ingresso
    Mar 2014
    Nome Real
    Eraldo C . C. Telles
    Localizao
    Campinas
    Moto
    Bmw Gs 1200 Adventure triple black 2012
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliao
    6
    Simplesmente eles querem grana cada vez mais as coisas fabricadas hoje em dia projetam at a vida til da pea ento nao existe mais nada que seja eterno. So feitas para determinada kmtragem e uso. Se vc tem conscincia que tudo tem de ter manuteno e o faz acaba estendendo sua vida til. Um primeiro ex. Disso vi a uns 25 anos atrs logo que comecei a trabalhar com refrigerao. Tinha de ter uma bomba de vcuo para fazer um servio prximo ao de fbrica. S que naquela poca era um absurdo tal bomba. fui a um alemo que recondicionava compressores e ele me disse de um compressor rotativo inventado na dcada de 50 que as geladeiras enferrujavam inteira e o compressor no quebrava de jeito nenhum. Resultado a fbrica faliu pois produtos duravam demais. Tenho um desses compressores rotativos que foi minha primeira bomba de vcuo retirado de uma geladeira no ferro velho. So tive de trocar o rel. Tem uns 50 anos e ainda funciona. Isso deve ser regra no planejamento do produto de qualquer fbrica hoje em dia . S no fica explcito para os consumidores. Quando compramos uma BMW achamos que junto ao elevado valor que pagamos est implcito uma qualidade excepcional. S que no cada vez mais os processos industriais reduzem custos e materiais e exatamente por isso que tudo quebra. O controle de qualidade antigamente era carssimo. Hoje vem a esfarrapada garantia ps fabricao vc se lasca atrs dos direitos para consertar o que no deveria ter quebrado precocemente e os fabricantes embolsam grana do controle de qualidade e enganam o consumidor fazendo propaganda que seus produtos tem garantia. Se no quebrassem no precisavam ter garantia.
    Eraldo

Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk

Piloto Nvel 3
    Data de Ingresso
    Mar 2014
    Nome Real
    Eraldo C . C. Telles
    Localizao
    Campinas
    Moto
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliao
    6
    E quanto mais antiga for sua BMW se bem cuidada a chance de ter uma quebra e menor em comparao com as novas
    Eraldo

Piloto Nvel 2 Avatar de Marcelo DC
    Data de Ingresso
    May 2016
    Nome Real
    Marcelo Droguetti
    Localizao
    Pirassununga
    Moto
    Gsx1250fa
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliao
    3

R1200GSA 2015 - Reviso dos 70k - Ateno ao Card

Lembro de um documentrio sobre saga do desenvolvimento do cvt pela Nissan com conversor de torque se no me engano. Levaram 20 anos, com o mesmo chefe da equipe. Era pane atras de pane. Em uma delas, um disco de ao ou ferro fundido de 1,5 cm de espessura simplesmente quebrava no meio e eles no entendiam o porqu. Da, com um microscpio, perceberam um unico atomo de algum elemento entrava em contato com o oxigenio, causando oxidao no processo de moldagem da pea em altas temperaturas. Comearam a fazer num sistema a vacuo, e a quebra acabou, pois a pea no entrava mais em contato com o oxignio.

Dito isso, fico pensando em lotes de peas fundidas em no conformidades. Quando trabalhei na Gm isso acontecia muito. Alguns clientes nossos, pois vendiamos para todas as montadoras, devolviam o lote todo de peas....outros naum.

Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Piloto Nvel 1
    Data de Ingresso
    Aug 2015
    Nome Real
    Marco Antonio Possenti
    Localizao
    Dois Vizinhos-PR
    Moto
    R1200GS ADV LC / AGRALE ELEFANTRE 30.0
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliao
    4
    Ol pessoal...

A questo da quebra no card ocorre na parte mais vulnervel, a cruzeta...nela temos elementos mveis, que por s s j apresentam desgaste, somando a oxidao e falta de inspeo, a temos estes resultados.

Como a BMW tinha fama de ser uma moto indestrutvel, lgico que a turma cai de pau em cima.

Como j falado pelo outro colega, uma reviso anual est de bom tamanho e resolve o problema. Tem vrios vdeos na net de como inspecionar. Qualquer um pode inspecionar. Se apresentar problemas, a, sim vai pra oficina...

Saudaes

Piloto Nvel 2

Data de Ingresso
    Nov 2015
    Nome Real
    Alessandro Diaferia
    Localizao
    So Paulo
    Moto
    R1200 GS Adv Triple Black 2012
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliao
    4
    Citao Postado originalmente por Rromagnani Ver Post
    Reviso dos 70k feita na oficina FS Motos.

A FS uma oficina multimarcas que conheo desde a poca da Vstrom, mas nunca havia usado os servios que tem timos comentrios, alm de uma lavagem especial onde a moto desmontada praticamente inteira e at a sujeira futura limpa! kkk

Deixei a moto na segunda feira, dia 5 e peguei agora a pouco. O que foi feito...

Amortecedor de direo que havia vazado - Foi substitudo base de troca por outro. Problema resolvido!

Sensor de presso do pneu traseiro que no funcionava - Trocado a bateria e tudo est funcionando corretamente.

Card - Este foi o ponto assustador... pelos vrios relatos que li a respeito, pedi que abrissem e lubrificassem o eixo card e hoje vi o vdeo da desmontagem que logo logo estar no youtube... Muito assustador... Minha sugesto aos proprietrios de motos com card que peam para abrir e verificar o sistema pelo menos cada 10/20k. O custo baixo e evitar um problema bem mais srio. Para vcs. terem uma idia no tinha nenhuma graxa e estava bem oxidado, alm de gua no interior e ferrugem. Tudo foi lubrificado e devidamente engraxado. Esta uma manuteno que farei em todas as revises.

Embreagem - com a primeira engatada e a embreagem totalmente acionada, eu sentia um "pulsar" quando acelerava... Com a troca do leo e lubrificao do sistema, tudo voltou ao normal.

Pastilhas - As dianteiras havia trocado aos 50k e estavam novas. As traseiras que havia trocado aos 10k foram substitudas. Duraram 60k e ainda rodariam mais um pouco.

leo - Foi colocado o Motul 7100 e tocado o filtro.

Filtro de Ar - Estava timo. Apenas limpou.

Foi ainda trocado o fludo de freio, de embreagem, leo do card.

Lavagem - aqui um captulo parte... Fiz a chamada "Lavagem ps expedio" onde a moto desmontada e at os escapes ficam brilhando. Essa lavagem bem carinha (R$ 600,00), mas nada me foi cobrado de mo de obra da reviso (que seria R$ 300,00). No fim, acho que foi muito vantajoso.

A conta final...

leo Motul 700 - 4 litros x R$ 98,00 = 392,00
    Filtro HF - R$ 75,00
    Lavagem + Reviso - R$ 600,00
    Card - limpeza/manuteno - R$ 200,00
    Fludos Freios / Embreagem - R$ 105,00
    leo Cardan - R$ 70,00
    Amortecedor de Direo - R$ 1.050,00
    Sensor roda traseira - R$ 120,00
    Pastilha traseira - EBC - R$ 190,00
    Total - 2.802,00!

Criei este album compartilhado para as imagens, j que estranhamente tudo ficou de ponta cabea...

Clique aqui

E a, o que acham?
    Muito bom o alerta, Roberto!
    No sei se h alguma diferena para as GS ar/leo, mas o princpio geral da manuteno vale pra tudo.
    Agora, me lembro de vrios relatos aqui no Frum sobre problemas na coifa. Ser que isso no aconteceu com a sua tb, ainda que em menor extenso? Enfim.
    Sobre a lavagem ps expedio, embora seja uma providncia cara, acho que deve ser feita periodicamente. Acho que investimento, desde que bem feita, com confiana e reapertos medidos no torqumetro, etc.
    Fiz uma na minha em julho do ano passado foi detectada a perda de um parafuso que prende o motor, bem como o desgaste excessivo em outros dois, que estavam sem aperto adequado. Isso s foi constatado pq tiraram o tanque e verificaram. A soluo foi fazer um helicoil, uma molinha que serve pro parafuso ter aperto. Sem querer mudar o rumo do tpico, dou esse exemplo concreto da importncia de uma lavagem mais detalhada, de vez em quando, a menos que baixe o mesmo santo do Eraldo (rsrs!!! Eu chego l...) aqui e essas paradas apaream pra gente resolver ...
    Abs!

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Piloto Nvel 3 Avatar de profCarlos
    Data de Ingresso
    Feb 2015
    Nome Real
    Carlos Domingues
    Localizao
    Uberlndia
    Moto
    GS 1200 LC
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliao
    4
    Que maravilha de trabalho!

Enviado de meu SM-P905M usando Tapatalk

Piloto Nvel 5

Data de Ingresso
    Jul 2014
    Nome Real
    Luiz Claudio Cerqueira da Silva
    Localizao
    so bernardo do campo - SP
    Moto
    gs 1200 R
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliao
    11
    Citao Postado originalmente por Eraldo Tel Ver Post
    Boa noite Cerqueira o problema que uma moto e o risco de causar acidente com o eixo girando grande. Pois gira lateralmente se enrolar em alguma coisa pode derrubar a moto e condutor. J a corrente gira no sentido do deslocamento da moto e risco e menor. Se a posio do cardan fosse na mesma direo da roda(central) talvez fosse aberto. Nas motos mais antigas era uma haste mais fina e sem o tnel.
    Eraldo

Legal Eraldo!!

At meu Chevette 74 tinha card e no enchia tanto o saco.

Essa coifa deveria ser removvel com facilidade.

Abs
    Luiz

Piloto Nvel 5

Data de Ingresso
    Jul 2014
    Nome Real
    Luiz Claudio Cerqueira da Silva
    Localizao
    so bernardo do campo - SP
    Moto
    gs 1200 R
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliao
    11
    Citao Postado originalmente por MarcioT Ver Post
    Tens razo, mas creio ser por esttica e segurana. Porm, o que acho curioso nesta "novela" dos cards, por qu eles tem quebrado?
    que em funo disso, muita gente abre, v uma oxidao superficial e se assusta. Mas, vamos l, se oxida porque entra gua ou humidade. O que eu questionaria a Bmw se tivesse uma 1200 , aquele compartimento estanque ou no? Se for por qu e onde h falha na estanqueidade?
    Se no for o caso, uma oxidao superficial ento aceitvel e certamente no causaria a quebra. Da novamente a pergunta, por qu quebra? muito fcil diante de uma pea quebrada ver se quebrou por fadiga (ficou algum tempo no processo de falha) ou quebrou por colapso pontual, travou e rompeu por exemplo. A foi uma causa pontual que precisa ser conhecida!
    Enfim, essa parania no card deve ser rastreada e o modo de falha identificado corretamente! Seno, as vantagens do card que so propagadas como maciez na tocada, CONFIABILIDADE, e durabilidade foram para o espao. Pois vejo colegas falando em lubrificar, desmontar etc,,,, regularmente.
    Bem, espero ter ajudado.
    Valeu Mrcio!!

Em um post mais a frente, um amigo comenta que o maior ndice de quebra e na cruzeta, que em geral uma pea de fcil reconhecimento quando no fim da vda til, seja por vibrao, folga ou barulho.

Penso que deveria ter uma inspeo mais fcil quanto ao desgaste...ainda que desmontar o "diferencial" traseiro para uma checagem no seja o fim do mundo.

Abrao!!
    Luiz

Piloto Nvel 3
    Data de Ingresso
    Mar 2014
    Nome Real
    Eraldo C . C. Telles
    Localizao
    Campinas
    Moto
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliao
    6
    A primeira vez demorou uns 25 minutos. Agor em 10 minutos desmonta tudo. Demora um pouco para encher com leo novo o diferencial pra no escorrer nada pra fora. Para remontar tudo depois de limpo e engraxado mais uns 20 minutos para apertar com ateno no torque correto usando o bits certo pra no estragar os parafusos. A cada 10000 km em toda troca de leo do motor.
    Eraldo.

Piloto Nvel 1
    Data de Ingresso
    Oct 2016
    Nome Real
    DANILO HENRIQUE GUERREIRO
    Localizao
    Formosa do Oeste
    Moto
    R 1200 GS
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliao
    2
    O tipo de problema que eu vi foi a quebra da cruzeta, lado oposto ao cambio, era uma gs 2012 com 107 mil km. A tocada do piloto meio forte (off, corre muito e umas empinadas). S acho que essas cruzetas deveriam ter um bico para engraxar.

Sobre a oxidao externa eu vejo como normal, quando fao manuteno na minha passo uma mo bem fina de graxa eu toda extenso do card, nunca mais tive oxidao. A minha uma gs 2012 com 97k km.

Permisses de Postagem

• Voc no pode iniciar novos tpicos
  • Voc no pode enviar respostas
  • Voc no pode enviar anexos
  • Voc no pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS aps um encontro de em Monte Verde MG, o forum comeou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhes de acessos, e um contedo rico de muita informao!
Seja bem vindo!