Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 11 a 15 de 15

Tópico: Sensor de ar

  1. #11
    Piloto Nível 1 Avatar de matheus19
    Data de Ingresso
    Feb 2024
    Nome Real
    Matheus Salustiano
    Localização
    Goiânia-GO
    Moto
    F800GS Adventure
    Posts
    18
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Bom, eu fiz um post respondendo e mostrando esses detalhes, com varias fotos já tem uma semana, mas por algum motivo não apareceu aqui, parece que algum administrador tem que aprovar o post algo assim, ou o post foi parar no limbo

  2. #12
    Moderador
    Avatar de Rromagnani
    Data de Ingresso
    Jan 2015
    Nome Real
    Roberto Romagnani
    Localização
    São Paulo
    Moto
    BMW R1200GS Adventure
    Posts
    3.456
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Citação Postado originalmente por matheus19 Ver Post
    Bom, eu fiz um post respondendo e mostrando esses detalhes, com varias fotos já tem uma semana, mas por algum motivo não apareceu aqui, parece que algum administrador tem que aprovar o post algo assim, ou o post foi parar no limbo
    Matheus, não há novos posts para moderação…. Acabei de ver…. Se puder postar novamente, todos nós agradeceremos!


    Enviado do meu iPad usando Tapatalk

  3. #13
    Piloto Nível 1 Avatar de matheus19
    Data de Ingresso
    Feb 2024
    Nome Real
    Matheus Salustiano
    Localização
    Goiânia-GO
    Moto
    F800GS Adventure
    Posts
    18
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Citação Postado originalmente por Rromagnani Ver Post
    Matheus, não há novos posts para moderação…. Acabei de ver…. Se puder postar novamente, todos nós agradeceremos!


    Enviado do meu iPad usando Tapatalk
    então foi pro limbo kkkk, sorte que eu tinha salvo uma parte no bloco de notas vou tentar postar novamente...

  4. #14
    Piloto Nível 1 Avatar de matheus19
    Data de Ingresso
    Feb 2024
    Nome Real
    Matheus Salustiano
    Localização
    Goiânia-GO
    Moto
    F800GS Adventure
    Posts
    18
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    A tampa do cabeçote não tem ligação com gases de exaustão e nem poderia poderia ter, já que tem ligação com o cárter do motor, com ar e névoa de óleo aquecido existente no interior do motor.
    Esses sistemas via de regra purgam esse ar + óleo e o colocam na entrada da câmara de combustão para que a névoa de óleo seja queimada.

    Existem 2 ligações na tampa do cabeçote nesse motor, a ventilação do motor/cárter e o do sistema de ar secundário, as 2 são feitas na tampa do cabeçote, a diferença é que a do sistema de ar secundário (como o próprio manual técnico da bmw chama) ele entra pela tampa e desce ate a parte inferior do cabeçote, até o duto da saída de escape.

    Vista da tampa de válvula por cima
    tampa_valvula1.jpg

    Vista da tampa de válvula por baixo
    tampa_valvula2.jpg

    Parte de cima do cabeçote onde é feito a ligação do sistema de ar secundário
    cabeçote02.jpg

    Agora os prints que eu tirei do manual Técnico da F800GS, ele deixa claro o nome: Secondary Air System ou em português Sistema secundário de ar, outras montadoras chamam esse sistema de PAIR


    secondaryair1.jpg
    secondaryair2.jpg

    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    Parte ínfima de combustível nos gases de escape estão a baixa pressão e sem fonte de ignição.
    Os motores modernos possuem sonda Lambda para controle rigoroso da quantidade de combustível injetada, evitando duas coisas: 1- mistura pobre (funde o motor) e 2- mistura rica levando a baixo desempenho, aumento do consumo e polução.

    Adicionar ar fresco ao escapamento dificilmente levará à queima de combustível residual.
    Injetar ar no escapamento dilui os gases de combustão e tem de ser muito ar para burlar as emissões permitidas por Norma.
    Controle de emissões, é um assunto que eu não domino, então pelo que já li/ouvi esse ar fresco que é admitido nos gases de escape tem algo haver com o catalisador, ai fui dar uma pesquisada e achei algumas repostas:

    Site da Hella "O sistema de ar secundário reduz os componentes nocivos dos gases de escape durante a fase de partida a frio."
    Fonte: https://www.hella.com/techworld/br/T...cundario-3296/

    Site da Honda: "Sistema de Controle de Emissões. A válvula PAIR presente nesse sistema realiza o envio de ar filtrado para a saída da câmara de combustão, diminuindo a emissão de gases nocivos."
    Fonte: https://www.honda.com.br/pos-venda/motos/guia-tecnico

    Site renngrib Trecho traduzido para Pt-Br: "O sistema PAIR nas modernas motocicletas esportivas e de rua, injeta ar fresco no escapamento. Ao fazer isso, minimiza a quantidade de combustível não queimado que chega à atmosfera. É por isso que o estalo ocorre em desacelerações fortes, já que o combustível não queimado está em combustão no final."
    Fonte: https://renngrib.de/en/shop/pair-sys...maha-healtech/

    Por curiosidade olha só o sistema da Honda CBR 1000RR
    pairsystemdiagram.jpg

    já viu um motor ligado sem escapamento? Quando você acelera e desacelera você vai ver as labaredas de fogo que saem
    Veja esse exemplo: https://www.youtube.com/shorts/tEeUvdtQ3lQ

    então pelo que eu entendi, esse sistema só atua nas desacelerações, e na marcha lenta quando o catalisador não tingiu a temperatura ideal para a conversão catalítica dos gases nocivos.


    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    A "bendita" válvula é uma válvula de retenção, o símbolo e sentido de fluxo está gravado no corpo da válvula.
    Sinceramente para mim que atua na área da elétrica/eletrônica esse símbolo é de um diodo, provavelmente essa válvula tem polaridade
    Última edição por matheus19; 09-03-2024 às 21:01.

  5. #15
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.359
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Sinceramente para mim que atua na área da elétrica/eletrônica esse símbolo é de um diodo, provavelmente essa válvula tem polaridade[/QUOTE]


    Matheus,

    Todos os fenômenos básicos em mecânica (cinemática e dinâmica), mecânica dos fluidos, eletricidade e eletrônica são idênticos e tem similaridade, apenas que as grandezas físicas são específicas de cada área:

    Mecanica dos fluidos & Elétrica

    pressão = tensão
    vazão = corrente
    perda de carga ao fluxo = queda de tensão em condutores

    O que você conhece como Diodo na eletrônica, na engenharia de tubulações é o símbolo de uma válvula de retenção que só dá passagem de fluidos em um sentido...
    No caso da foto, é uma válvula de retenção de fluido gasoso.

    Na mecânica e em equipamentos de tubulações, não há polaridade..... Polaridade apenas quando se trata de cargas elétricas.
    Última edição por Gnegraes; 10-03-2024 às 10:05.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!