Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 11 a 20 de 28

Tópico: Alternador R1200GS

  1. #11
    Piloto Nível 4 Avatar de Marcelo DC
    Data de Ingresso
    May 2016
    Nome Real
    Marcelo DC
    Localização
    Pirassununga
    Moto
    R1200GS 2017
    Posts
    637
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    9
    Citação Postado originalmente por Iceman Ver Post
    Bom dia pessoal,
    ontem recebi a noticia da POWER de que o alternaador da minha moto (R1200GS Sport+ 2014) está com probemas.
    O orçamento apresentad para um novo alternador foi de R$ 13.400,00, o que confesso achei um absurdo.

    Estou procurando alguem que possa reparar o alternador.

    Alguma dica?

    Grato,

    Iceman
    Iceman, tz valha a consulta no Val da Dinamo Motos em Rio Claro. Já vi ele trocando e conversamos um pouco sobre isso.

    Como curiosidade, o acesso ao oleo das 1250 foi ampliado em relação as 1200. Tem um video do Piu Motorrad mostrando isso também, outro que vc poderia consultar.

    Boa sorte na solução.

    Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk

  2. #12
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.359
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Marcelo DC Ver Post
    Iceman, tz valha a consulta no Val da Dinamo Motos em Rio Claro. Já vi ele trocando e conversamos um pouco sobre isso.

    Como curiosidade, o acesso ao oleo das 1250 foi ampliado em relação as 1200. Tem um video do Piu Motorrad mostrando isso também, outro que vc poderia consultar.

    Boa sorte na solução.

    Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk

    Oi Marcelo,

    Não entendí tua frase...."Como curiosidade, o acesso ao oleo das 1250 foi ampliado em relação as 1200. Tem um video do Piu Motorrad mostrando isso também, outro que vc poderia consultar".

    Acesso ao óleo ampliado?

    A troca e reparo de alternador é coisa simples e corriqueira, só que agora há necessidade de desmontar o motor....
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  3. #13
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Dec 2021
    Nome Real
    ALBERTO BERNARDES
    Localização
    Piraquara PR
    Moto
    R1200GS e 650GS
    Posts
    22
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Oi pessoal,

    O pouco que sei sobre as 14, 15, até porque a minha é AC e não trocaria uma 2012 por nenhuma até 2021:

    O estator fica submerso e é refrigerado pelo óleo do motor, todos queimam no mesmo ponto principalmente porque se o óleo baixar um pouco a refrigeração diminui na parte de cima e torra, a BMW quer que troque todo sistema do alternador por isso tão caro, troque apenas o Estator e recomendo fazer com o Piu em Catanduva. Tem maluco aumentando os furos de circulação de óleo do estator, não sei se funciona.

    Ontem na Live do Atacama com o Ricardo Lugris, ele contou o que aconteceu com ele e que não tinha alternador nos Estados Unidos nem no Canadá levou um tempão para chegar da Alemanha e o preço foi mais de 2500,00 dólares (deve ser colocado).

  4. #14
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.359
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por alberto dy Ver Post
    Oi pessoal,

    O pouco que sei sobre as 14, 15, até porque a minha é AC e não trocaria uma 2012 por nenhuma até 2021:

    O estator fica submerso e é refrigerado pelo óleo do motor, todos queimam no mesmo ponto principalmente porque se o óleo baixar um pouco a refrigeração diminui na parte de cima e torra, a BMW quer que troque todo sistema do alternador por isso tão caro, troque apenas o Estator e recomendo fazer com o Piu em Catanduva. Tem maluco aumentando os furos de circulação de óleo do estator, não sei se funciona.

    Ontem na Live do Atacama com o Ricardo Lugris, ele contou o que aconteceu com ele e que não tinha alternador nos Estados Unidos nem no Canadá levou um tempão para chegar da Alemanha e o preço foi mais de 2500,00 dólares (deve ser colocado).

    Alberto,

    Fui ver no RSD como se faz a troca do alternador.

    Ele está alinhado com o eixo do virabrequim, não está localizado no cárter para que possa estar "imerso" e caso haja baixo nível de óleo a parte superior se aqueça e queime.
    A refrigeração por óleo deve ser através da bomba de óleo do motor, através de canais de óleo dedicados.

    O rotor não queima, deve ser composto de imãs permanentes girando dentro das bobinas do estator, o campo magnético variável (está girando dentro do estator) gera corrente elétrica nas bobinas.
    O regulador de tensão é externo ao motor e fácil de ser trocado em caso de pane.

    Para chegar ao estator, a caixa de câmbio deve ser removida. a roda fônica (sistema de sincronização angular do motor) deve ser retirada, a roda livre do motor de arranque deve ser sacada, etc.

    Bastante trabalho, podem ter certeza....

    O alternador me parece ser parrudo: a corrente em marcha lenta é de 23A e a 6.000rpm é de 35A.

    Abaixo vai figura do estator:

    Estator.JPG

    Para quem tem aquele vídeo de animação mostrando o motor da LC sendo montado e funcionando, a partir do tempo 32 segundos é possível ver sendo a sua tampa sendo colocada.
    É rápido mas dá para ver a posição do conjunto no motor.

    Abaixo vai o link no OneDrive do vídeo:

    https://1drv.ms/v/s!AtiZ5VhZnVBGhpt8...R9lQQ?e=aLqISB
    Última edição por Gnegraes; 09-12-2022 às 12:36.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  5. #15
    Piloto Nível 5
    Avatar de Reiner
    Data de Ingresso
    Aug 2015
    Nome Real
    Marcos Reiner
    Localização
    Passos
    Moto
    R1250GS
    Posts
    1.444
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Vi o vídeo do Piu....
    Ele mostra a diferença entre as carcaças dos geradores. O da 1250 tem, se me lembro bem, 8 furos e o da 1200 lc 3 furos. Furos esses para passagem do óleo. Ele explica no modo dele que, o óleo não circula bem só com os 3 furos. Provocando o super aquecimento das bobinas superiores. E sabido que nao é todas as lc que queimam as bobinas, portanto, isso ocorre devido a uma soma de fatores que incluem talvez, o óleo baixo, a temperatura externa, o uso intensivo de iluminação halogena e o aquecedor de manopla. Não acredito que o uso de GPS e ou celular vá sobrecarregar a bateria.
    Acho que é por aí....ou então peças defeituosas, aí já não acredito ser.

    Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

  6. #16
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.359
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Reiner Ver Post
    Vi o vídeo do Piu....
    Ele mostra a diferença entre as carcaças dos geradores. O da 1250 tem, se me lembro bem, 8 furos e o da 1200 lc 3 furos. Furos esses para passagem do óleo. Ele explica no modo dele que, o óleo não circula bem só com os 3 furos. Provocando o super aquecimento das bobinas superiores. E sabido que nao é todas as lc que queimam as bobinas, portanto, isso ocorre devido a uma soma de fatores que incluem talvez, o óleo baixo, a temperatura externa, o uso intensivo de iluminação halogena e o aquecedor de manopla. Não acredito que o uso de GPS e ou celular vá sobrecarregar a bateria.
    Acho que é por aí....ou então peças defeituosas, aí já não acredito ser.

    Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

    Acho que o alternador tem uma capacidade para lá de boa: 35A com a moto rodando, em marcha lenta 23A.
    Sinceramente não acredito que o uso de faróis e aquecedor de manopla demandem tanta energia assim.
    Esses sistemas de geração sempre tem uma reserva muito boa de potência, para que a confiabilidade seja alta.
    Se alguém tiver paciência, basta medir a corrente que circula nestes circuitos, nada complicado...

    As velas de ignição consomem muito pouca carga, já que a tensão nas velas é bastante elevada (mais de 10.000V) e com isso a corrente circulante é bem baixa (quem eleva a tensão é a bobina).

    O restante é para a iluminação de faróis, buzina e aquecimento, além de manter a bateria carregada para a próxima partida no motor de arranque.

    O restante dos circuitos é eletrônica em estado puro, consomem um nada de energia.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  7. #17
    Piloto Nível 5
    Avatar de Reiner
    Data de Ingresso
    Aug 2015
    Nome Real
    Marcos Reiner
    Localização
    Passos
    Moto
    R1250GS
    Posts
    1.444
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Guilherme, concordo com tudo que escreve, mas, estamos escrevendo sobre um sistema que está gerando dúvidas. E ainda acho que, as velas devem ser trocadas com 20kkm, estando boas ou não. Pois uma velas com baixa resistência vai gerar mais carga no sistema.
    E vamos escrevendo....

    Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

  8. #18
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.359
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Reiner Ver Post
    Guilherme, concordo com tudo que escreve, mas, estamos escrevendo sobre um sistema que está gerando dúvidas. E ainda acho que, as velas devem ser trocadas com 20kkm, estando boas ou não. Pois uma velas com baixa resistência vai gerar mais carga no sistema.
    E vamos escrevendo....

    Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

    Oi Reiner,

    Não mencionei nada sobre troca de velas.
    Apenas fiz comentários sobre o consumo de energia dos vários sistemas da moto, incluindo aí as velas de ignição.

    E velas de ignição desgastadas geram faíscas deficientes, não aumentam a corrente no seu circuito.
    Apenas ocasionam queima deficiente na câmara de combustão.

    Não sei se o sistema está gerando dúvidas. Quantos de nós conhece alguém que já teve de trocar alterandor?
    Os casos com certeza são poucos, de outra forma já haveria gente gritando que BMW é uma bosta, vão fazer recall... e por aí vai...
    Última edição por Gnegraes; 10-12-2022 às 11:25.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  9. #19
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.359
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Iceman Ver Post
    Fala Guilherme,

    na verdade 13.400 é só o custo da peça na POWER.
    Mão de obra são mais 3.500.

    Mas tbm andei vendo videos no Youtube de como é feita a substituição e confesso que desanimei.
    Trabalho enorme e delicado de deixar qualquer mechanico fazer.

    Estou vendo com a POWER se conseguem melhorar esses custos (peça e M.O.), se conseguir baixar um pouco, acho que vou acabar fazendo lá mesmo.

    Afinal, já gastei 15k para arrumar o cambio da minha Cherokee, que pretendo vender, por que não gastar isso na minha moto que pretendo manter ainda por anos?

    Oi Thomas,

    Eu checaria se o regulador de tensão está OK.
    Pode ser ele e é peça fácil de trocar e muito mais barata.
    Se ele estiver com problema, não carrega a bateria.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  10. #20
    Piloto Nível 2
    Data de Ingresso
    Feb 2016
    Nome Real
    Marivaldo Alves Vieira
    Localização
    Uberlândia/MG
    Moto
    R1200gs Adventure
    Posts
    282
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    9
    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    Oi Thomas,

    Eu checaria se o regulador de tensão está OK.
    Pode ser ele e é peça fácil de trocar e muito mais barata.
    Se ele estiver com problema, não carrega a bateria.
    Concordo. O alternador é um gerador síncrono trifásico de 560 Watts, tão robusto quanto o motor de partida. É mais provável ser algo entre o alternador e a bateria (ou, seja, o regulador de tensão.
    Faça um teste com outro alternador e outra bateria, pois essa aí já deve ter ido pro saco.

Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!