Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 14

Tópico: Lanterna traseira

  1. #1
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Aug 2023
    Nome Real
    José Roberto Coppola
    Localização
    São Paulo
    Moto
    G 650 GS 12/13
    Posts
    7
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0

    Lanterna traseira

    Bom dia a todos. Sou novo no Fórum, tenho uma G 650 GS desde zero, ano 2012, modelo 2013, e ando com problemas de vibração do conjunto da lanterna traseira. Já passei pelo problema da lâmpada que queima o suporte da lanterna, resolvi isso com uma gambiarra, mas agora percebo que todo o conjunto está vibrando bastante, e não sei ao certo como acessar o conjunto para remover e verificar o que deve ser trocado. Sei que os parafusos que prendem o conjunto da lanterna se fixam a pinos e borrachas, que devem estar desgastados, mas não faço ideia de como chegar neles. Se alguém já teve que fazer isso ou sabe como, agradeço se puderem enviar um tutorial. Abraços

  2. #2
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.362
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Coppola61 Ver Post
    Bom dia a todos. Sou novo no Fórum, tenho uma G 650 GS desde zero, ano 2012, modelo 2013, e ando com problemas de vibração do conjunto da lanterna traseira. Já passei pelo problema da lâmpada que queima o suporte da lanterna, resolvi isso com uma gambiarra, mas agora percebo que todo o conjunto está vibrando bastante, e não sei ao certo como acessar o conjunto para remover e verificar o que deve ser trocado. Sei que os parafusos que prendem o conjunto da lanterna se fixam a pinos e borrachas, que devem estar desgastados, mas não faço ideia de como chegar neles. Se alguém já teve que fazer isso ou sabe como, agradeço se puderem enviar um tutorial. Abraços

    Bom dia Coppola, bem-vindo ao grupo !!!

    Basta trocar os coxins de borracha que resolverá o problema.
    Você encontra nos CCs BMW, o part number é 63 21 2 346 579.

    Para trocar os coxins tem de desmontar o conjunto.
    Última edição por Gnegraes; 12-08-2023 às 12:08.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  3. #3
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Apr 2020
    Nome Real
    Luiz Baum
    Localização
    São Pedro
    Moto
    Suzuki Vstrom 650 2015
    Posts
    174
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    5
    Citação Postado originalmente por Coppola61 Ver Post
    Bom dia a todos. Sou novo no Fórum, tenho uma G 650 GS desde zero, ano 2012, modelo 2013, e ando com problemas de vibração do conjunto da lanterna traseira. Já passei pelo problema da lâmpada que queima o suporte da lanterna, resolvi isso com uma gambiarra, mas agora percebo que todo o conjunto está vibrando bastante, e não sei ao certo como acessar o conjunto para remover e verificar o que deve ser trocado. Sei que os parafusos que prendem o conjunto da lanterna se fixam a pinos e borrachas, que devem estar desgastados, mas não faço ideia de como chegar neles. Se alguém já teve que fazer isso ou sabe como, agradeço se puderem enviar um tutorial. Abraços
    Tive uma 650 por 5 anos.
    O normal da lanterna dela é ser meio frouxa, mas quando os coxins estragam ela fica solta demais.
    Se não me engano eu fiz arruelas de EVA e usei porcas parlock para fixar a lanterna.
    Assim vc aperta gradativamente e deixa a lanterna "mole" como de fábrica.
    Foi uma das primeiras coisas que eu mexi na moto.
    Nunca mais deu problema.
    Não estragou os terminais e nem lâmpada queimou em 70 mil km rodados.

    Luiz Baum

  4. #4
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Aug 2023
    Nome Real
    José Roberto Coppola
    Localização
    São Paulo
    Moto
    G 650 GS 12/13
    Posts
    7
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Opa Luiz, blz? Agradeço as dicas, só não sei, como disse, que acesso os coxins, tenho qe desmontar toda a traseira pra isso ou não?

  5. #5
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Aug 2023
    Nome Real
    José Roberto Coppola
    Localização
    São Paulo
    Moto
    G 650 GS 12/13
    Posts
    7
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Guilherme, valeu pelo retorno. Quando fala em desmontar o conjunto, é pela lanterna mesmo, tipo removendo a lente e aí tenho acesso? Ou tenho que desmontar a traseira?

  6. #6
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Aug 2023
    Nome Real
    José Roberto Coppola
    Localização
    São Paulo
    Moto
    G 650 GS 12/13
    Posts
    7
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Guilherme, valeu pelo retorno. Quando fala em desmontar o conjunto, é pela lanterna mesmo, tipo removendo a lente e aí tenho acesso? Ou tenho que desmontar a traseira?

  7. #7
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.362
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Coppola61 Ver Post
    Guilherme, valeu pelo retorno. Quando fala em desmontar o conjunto, é pela lanterna mesmo, tipo removendo a lente e aí tenho acesso? Ou tenho que desmontar a traseira?
    Tem de remover toda e desmontar todo o conjunto.
    Na minha foi assim há uns 4 anos, dá algum trabalho....

    lanterna traseira.JPG


    As buchas são as 3 peças nr. 8. Elas tem esse rebaixo para serem encaixadas na chapa de suporte da lanterna traseira.

    Para mexer em BMW, você vai precisar de chaves Torx. Se não tem, recomendo comprar jogo de machos e fêmeas.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  8. #8
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Apr 2020
    Nome Real
    Luiz Baum
    Localização
    São Pedro
    Moto
    Suzuki Vstrom 650 2015
    Posts
    174
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    5
    Citação Postado originalmente por Coppola61 Ver Post
    Guilherme, valeu pelo retorno. Quando fala em desmontar o conjunto, é pela lanterna mesmo, tipo removendo a lente e aí tenho acesso? Ou tenho que desmontar a traseira?
    Remove o conjunto todo.
    Não precisa remover a lente do corpo da lanterna.

    Importante: se vc tiver que lançar mão de uma correção "caseira", a lanterna não pode ficar fixa!
    E nem muito frouxa.

    Luiz Baum

  9. #9
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Aug 2023
    Nome Real
    José Roberto Coppola
    Localização
    São Paulo
    Moto
    G 650 GS 12/13
    Posts
    7
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Senhores, bom dia. Desculpem se ainda tenho dúvidas, mas infelizmente sim: pelas respostas do Luiz e do Guilherme, entendi que:
    1. não preciso tirar a lente da lanterna para poder fazer o reparo nos coxins (isso me ajuda muito porque tenho um dos parafusos empenado, que ainda não sei como resolver, mas é outra questão);
    2. Se trocar as porcas por porcas parlock ajuda, além das arruelas de EVA (dicas do Luiz).
    Minhas dúvidas:
    1. o conjunto todo sai "puxando" apenas? Se sim, imagino que assim tenho acesso aos coxins e arruelas, mas não às porcas;
    2. como acessar as porcas? Se quiser efetuar a troca por modelos parlock, que achei bem interessante, por exemplo?
    3. cheguei a cotar as peças, pelo desenho que o Guilherme disponibilizou, mas a concessionária disse que as peças números 6 e 8 não contém código e, por isso, não consegue cotar para entrega. E a peça 8 é justamente a mais importante, os coxins, pelo que entendi.
    Sei que são várias questões, mas se puderem esclarecer agradeço desde já, porque preciso resolver e não acho que vale a pena deixar na mão de um mecânico, também porque quero saber como fazer se tiver que lidar com isso novamente no futuro.
    Abraços

  10. #10
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.362
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Coppola61 Ver Post
    Senhores, bom dia. Desculpem se ainda tenho dúvidas, mas infelizmente sim: pelas respostas do Luiz e do Guilherme, entendi que:
    1. não preciso tirar a lente da lanterna para poder fazer o reparo nos coxins (isso me ajuda muito porque tenho um dos parafusos empenado, que ainda não sei como resolver, mas é outra questão);
    2. Se trocar as porcas por porcas parlock ajuda, além das arruelas de EVA (dicas do Luiz).
    Minhas dúvidas:
    1. o conjunto todo sai "puxando" apenas? Se sim, imagino que assim tenho acesso aos coxins e arruelas, mas não às porcas;
    2. como acessar as porcas? Se quiser efetuar a troca por modelos parlock, que achei bem interessante, por exemplo?
    3. cheguei a cotar as peças, pelo desenho que o Guilherme disponibilizou, mas a concessionária disse que as peças números 6 e 8 não contém código e, por isso, não consegue cotar para entrega. E a peça 8 é justamente a mais importante, os coxins, pelo que entendi.
    Sei que são várias questões, mas se puderem esclarecer agradeço desde já, porque preciso resolver e não acho que vale a pena deixar na mão de um mecânico, também porque quero saber como fazer se tiver que lidar com isso novamente no futuro.
    Abraços

    1. Sim, você solta as porcas e puxa o conjunto todo da placa suporte.


    2. As porcas originas externas tem esse formato:

    Porca.JPG

    O problema do parafuso empenado deve ser resolvido com cuidado.
    Pelo que me lembro, extremidade que se encontra dentro da lanterna deve ser fundido no plástico da carcaça da lanterna. Não há "porcas internas".
    Para desentortar o parafuso tem de ir com cuidado, sob pena de quebrar a base traseira da lanterna, onde ele está montado.


    3. Os coxins originais possuem um rasgo no qual ele é inserido na chapa suporte da lanterna traseira, de modo que todo o conjunto da lanterna possa se movimentar levemente em todas as direções. Isso evita que quebre, seja por vibrações do piso, seja por um toque involuntário.

    O mais simples é você ir até um CC e lá verificar com eles na tela do computador o que precisa.

    Peça nr. 06 part number 46 631 451 278
    peça nr. 08 part number 63 212 346 579


    O conjunto da lanterna (peça 01) custa na Europa Euro 261.
    Aqui no Brasil no CC deve ser algo ao redor de R$2.500,00.
    Não xingue a BMW, o Euro estava ontem R$5,31 e os impostos de importação e ICMS são do governo desde sempre....
    Custo Brasil, o Amor venceu...
    Última edição por Gnegraes; 23-08-2023 às 10:11.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!