Página 4 de 6 PrimeiroPrimeiro ... 23456 ÚltimoÚltimo
Resultados 31 a 40 de 55

Tópico: Equilibrio em Baixa Velocidade

  1. #31
    Piloto Nível 2
    Avatar de luiztrovao
    Data de Ingresso
    Jun 2013
    Nome Real
    Luiz Alves Rodrigues
    Localização
    Sao Paulo / Aiuruoca
    Moto
    F800GS
    Posts
    370
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    não tenho conhecimento de quais modelos de motos BMW vêm com o C-ABS (se é que alguma vem). A F800GS 2013, que eu tenho, eu tenho certeza de que não o tem.

  2. #32
    Piloto Nível 4

    Avatar de Eder
    Data de Ingresso
    Apr 2014
    Nome Real
    Eder Giovani Savio
    Localização
    Florianópolis
    Moto
    Ducati Multistrada 1200
    Posts
    930
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Então amigo, sem querer polemizar ou gerar atrito, amistosamente lhe digo que se não sabe não deveria postar uma informação tão importante no fórum, pois não há qualquer dúvida de que o sistema de freio integrado da BMW funciona apenas no manete, mesmo porque seria uma sabotagem funcionar no pedal, posto que há várias técnicas de pilotagem em que é necessário frear só a traseira. Todas as motos top da BMW o têm. Em deferência à sua dúvida acabei de colocar a moto no cavalete e testar para confirmar que funciona só com o manete.

    Citação Postado originalmente por luiztrovao Ver Post
    não tenho conhecimento de quais modelos de motos BMW vêm com o C-ABS (se é que alguma vem). A F800GS 2013, que eu tenho, eu tenho certeza de que não o tem.
    Wind Power Generation & Wind Power Fun

  3. #33
    Piloto Nível 2
    Avatar de luiztrovao
    Data de Ingresso
    Jun 2013
    Nome Real
    Luiz Alves Rodrigues
    Localização
    Sao Paulo / Aiuruoca
    Moto
    F800GS
    Posts
    370
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Eder, vejo a polemica como bem vinda para esclarecimento geral para todos, assim sendo me sinto estimulado por ela e sempre de uma perspectiva bem positiva.
    Com relação ao que eu não sei: realmente não sei informações mais detalhadas a respeito do tipo de sistema ABS dos modelos BMW, mas sim, sei que o sistema que nasceu com o nome C-ABS, sim, tem esta característica - e quando postei a informação para os colegas, explicitei isto - repare que em nenhum momento frisei que esta era uma característica do sistema ABS que vem equipando os modelos BMW.
    Farei uma pesquisa adicional na internet para pegar maiores detalhes a respeito, mas posso te assegurar que este sistema foi lançado pela Honda, a qual já equipa diversos modelos de alta cilindrada com esta característica em discussão, ou seja: que ao pressionar só o pedal do freio traseiro, o sistema freia as 2 rodas.
    Volto depois com os resultados. Obrigado pelo estímulo à discussão fundamentada.
    abs

  4. #34
    Moderador
    Avatar de CM-R1200-GS
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    Cassio Martingo
    Localização
    Sorocaba, Brazil, Brazil
    Moto
    R1200-GS / AZULONA a mais linda
    Posts
    4.248
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    O sistema de ABS-combinado da BMW, esta descrito no manual, conforme segue:

    Sistema de travões com BMW Motorrad Integral ABS com BMW Motorrad Integral ABS Generation II SA
    Travão integral parcial
    A sua moto está equipada com um travão integral parcial. Neste sistema dos travões, os travões
    da roda dianteira e traseira são activados em conjunto por meio da manete do travão. O pedal do
    travão actua apenas no travão da roda traseira.
    Durante uma travagem com regulação ABS, o BMW Motorrad Integral ABS adapta a repartição
    da força de travagem entre o travão dianteiro e traseiro à carga da moto.
    A patinagem da roda traseira com travão da roda dianteira puxado (Burn Out) é consideravelmente
    dificultada pela função integral. A consequências podem ser danos no travão traseiro e na embraiagem.
    Não efectuar Burn Outs.

    Como funciona o ABS?
    A máxima força de travagem que pode ser transmitida para a faixa de rodagem depende, entre outros,
    do coeficiente de fricção da superfície do piso da faixa de rodagem. Brita, gelo e neve, bem
    como pisos molhados oferecem um coeficiente de fricção consideravelmente pior que um tapete
    de asfalto seco e limpo. Quanto pior o coeficiente de fricção da faixa de rodagem, maior é o percurso
    de travagem. Se for excedida a máxima força de travagem transmissível quando o condutor aumenta a
    pressão de travagem, as rodas começam a bloquear e perde-se a estabilidade de marcha; existe o perigo de queda.
    Antes que surja uma situação deste tipo, o ABS intervém e adapta a pressão de travagem à máxima força de
    travagem transmissível, fazendo com que as rodas continuem a rodar e a estabilidade de marcha
    seja mantida independentemente da condição da faixa de rodagem.

    O que sucede em caso de irregularidades na faixa de rodagem?
    Devido a ondulações ou irregularidades na faixa de rodagem, pode perder-se momentaneamente
    o contacto entre o pneu e a superfície da faixa de rodagem, podendo diminuir a força de travagem
    transmissível até zero. Caso se trave nesta situação, o ABS tem de reduzir a pressão de
    travagem, de modo a assegurar a estabilidade de marcha quando é restabelecido o contacto com
    a faixa de rodagem. Nesta altura, o BMW Motorrad Integral ABS deve partir de coeficientes
    de fricção extremamente baixos (brita, gelo, neve), para que as rodas de circulação girem em todas
    as situações imagináveis e para que esteja assegurada a estabilidade de marcha. Depois de
    identificar as circunstâncias reais, o sistema regula a pressão de travagem ideal.

    Como é que o BMW Motorrad Integral ABS se torna perceptível para o condutor?
    Se o sistema ABS tiver de reduzir a força de travagem devido às circunstâncias acima referidas,
    sentem-se vibrações na alavanca do travão de mão. Se a alavanca do travão de mão for accionada, através da função
    integral também é formada uma pressão de travagem na roda traseira. Se só depois se accionar o pedal do travão,
    a pressão de travagem já formada faz-se sentir como contrapressão mais cedo do que aconteceria se o pedal
    do travão fosse accionado antes ou com a alavanca do travão de mão.

    Levantamento da roda traseira
    Em caso de fortes e rápidas desacelerações, em certas circunstâncias é possível que o BMW Motorrad Integral ABS
    não consiga impedir que a roda traseira levante. Nestes casos, também é possível um capotamento da moto.
    Uma travagem forte pode originar o levantamento da roda traseira.
    Ao travar, tenha em atenção que o controlo ABS não consegue evitar sempre que a roda traseira levante.

    Como está configurado o BMW Motorrad Integral ABS?
    O BMW Motorrad Integral ABS, no âmbito da física de deslocamento, assegura a estabilidade de marcha em todos os solos.
    O sistema não está optimizado para solicitações específicas resultantes de condições extremas de competição
    em todo-o-terreno ou sobre a pista de corridas.
    Cassio Martingo
    BMW R 1200-GS Premium / 2012
    Honda XLX-350 R / 1988

    MCBA.´.6268 - Facção Sorocaba/SP

    [CG-125/77 = 15.000 km;
    DT-180/84 = 5.000 km;
    XLX-250/86 = 15.000 km;
    XLX-350/88 = atualmente 78.000 km;
    XT-660R/2008 = 10.000 km;
    F 800-GS Trophy/2012 = 16.000 km;
    R 1200-GS/2012 = atualmente 141.000 km]

  5. #35
    Piloto Nível 2
    Avatar de luiztrovao
    Data de Ingresso
    Jun 2013
    Nome Real
    Luiz Alves Rodrigues
    Localização
    Sao Paulo / Aiuruoca
    Moto
    F800GS
    Posts
    370
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Depois de alguma pesquisa adicional, estas são as conclusões:

    Acho que o equívoco contido no meu texto original foi associar diretamente o C-ABS à capacidade do sistema de frear as 2 rodas quando pressionando sómente o pedal do freio traseiro. Na verdade o C-ABS só faz isto quando pressionando sómente a manete do freio dianteiro. Em outras palavras:
    - quando a moto está equipada com o C-ABS “convencional”, ao acionar sómente a manete, o sistema tem capacidade de também acionar o freio traseiro. Já quando somente o pedal do freio traseiro é acionado, o freio da roda dianteira nunca será acionado conjuntamente (porém o sistema continua garantindo que, mesmo acionando sómente o pedal, a roda traseira não travará).

    O correto teria sido eu dizer que o “Electronically Controlled C-ABS”, inventado mais recentemente pela Honda, é que faz isto.

    Este é o link do site da Honda, que explica como o Electronically Controlled C-ABS funciona:
    http://world.honda.com/motorcycle-picturebook/eCBS/
    vale a pena entrar e dar uma olhada, pois há umas figuras animadas mostrando o funcionamento do sistema – seja pressionando só a manete do freio dianteiro ou só o pedal do freio traseiro - é bem legal

    Neste link do Youtube (abaixo), voces podem ver John Seidel, Assistant Manager e spokesman da American Honda Co., explicando como o “Electronically Controlled C-ABS” funciona...vale muito a pena assistir.

    Na descrição do sistema, ele apresenta o “pulo do gato” da Honda, que foi a eliminação do link direto entre “manete-freio dianteiro” e “pedal-freio traseiro”, ou seja: não importa se você está apertando a manete ou o pedal de freio, esta pressão é enviada não mais ao freio da roda correspondente como anteriormente, mas, sim, a uma Unidade Central (ECU) que irá, então, decidir a quantidade de pressão de frenagem que será aplicada em cada uma das rodas.
    https://www.youtube.com/watch?v=obYKosoQhcA

    É uma inovação espetacular, que já está disponível nas CBR 600 RR e CBR 1000 RR. A não ser que outras marcas já tenham desenvolvido um sistema similar ( o que ainda desconheço), somente estes 2 modelos têm esta inovação já embarcada.

  6. #36
    Piloto Nível 1 Avatar de adailator
    Data de Ingresso
    Mar 2014
    Nome Real
    Adail Ricardo Leister Gonçalves
    Localização
    São Carlos - SP
    Moto
    Ducati Monster 600, Royal Enfield Classic 500 com sidecar e BMW 1.200 GS LC
    Posts
    44
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Enfim, pra que serve na real o freio traseiro?

    Para frear!
    Para manter a moto alinhada numa freada normal e PRINCIPALMENTE de emergência!

    Se o freio traseiro não for acionado numa freada de emergência o tombo é certo, pois como a moto nunca esta perfeitamente alinhada numa emergência a traseira tenderá a fazer um giro em torno do eixo do guidão devido a inercia da mesma não ser contida pelo freio traseiro. A menos é claro que vc a segure nas pernas e no braço quando ocorrer o fato, o que eu particularmente acho quase impossível.
    Notem que isso é em EMERGÊNCIA, não se aplica em manobras treinadas para exibição.
    Espero ter contribuído.
    Abs.
    Adail

  7. #37
    Piloto Nível 4

    Avatar de Eder
    Data de Ingresso
    Apr 2014
    Nome Real
    Eder Giovani Savio
    Localização
    Florianópolis
    Moto
    Ducati Multistrada 1200
    Posts
    930
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Discordo e muito. Freio de emergência é com a dianteira e tanto é que nos acidentes com esportivas em frenagens bruscas elas não giram, mas capotam levantando a traseira.

    Citação Postado originalmente por adailator Ver Post
    Enfim, pra que serve na real o freio traseiro?

    Para frear!
    Para manter a moto alinhada numa freada normal e PRINCIPALMENTE de emergência!

    Se o freio traseiro não for acionado numa freada de emergência o tombo é certo, pois como a moto nunca esta perfeitamente alinhada numa emergência a traseira tenderá a fazer um giro em torno do eixo do guidão devido a inercia da mesma não ser contida pelo freio traseiro. A menos é claro que vc a segure nas pernas e no braço quando ocorrer o fato, o que eu particularmente acho quase impossível.
    Notem que isso é em EMERGÊNCIA, não se aplica em manobras treinadas para exibição.
    Espero ter contribuído.
    Abs.
    Adail
    Wind Power Generation & Wind Power Fun

  8. #38
    Piloto Nível 1 Avatar de adailator
    Data de Ingresso
    Mar 2014
    Nome Real
    Adail Ricardo Leister Gonçalves
    Localização
    São Carlos - SP
    Moto
    Ducati Monster 600, Royal Enfield Classic 500 com sidecar e BMW 1.200 GS LC
    Posts
    44
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Citação Postado originalmente por Eder Ver Post
    Discordo e muito. Freio de emergência é com a dianteira e tanto é que nos acidentes com esportivas em frenagens bruscas elas não giram, mas capotam levantando a traseira.
    Caro colega,não precisa discordar de nada, é claro a todos os motociclistas que a frenagem de emergência se dá na sua maior força com o freio dianteiro e eu não escrevi nada em contrário.
    O exemplo que vc cita não se classifica naquilo que chamo freagem de emergencia para utilizadores normais de motocicletas. Uma esportiva em velocidade normal e dentro da lei jamais fará o que vc cita! Esta situação configura velocidade excessiva e condução perigosa. Isto esta fora dos padrões de normalidade a que me refiro. Na situação que vc mostra a moto nem precisaria técnicamente ter freio traseiro, e se vc observar cuidadosamente essa capotada verá a traseira sendo movida à direita ou esquerda no ar antes de completada a ação de capotagem.
    Aqui me refiro a leis da física aplicáveis a inércia e a resultados vetoriais de uma situação como a aqui discutida, apenas isso.
    De qualquer maneira agradeço ter me propiciado explicar melhor a que me refiro, de forma mais objetiva.
    Abs.
    Adail
    Última edição por adailator; 12-06-2014 às 06:39.

  9. #39
    Piloto Nível 4

    Avatar de gnecchi
    Data de Ingresso
    Mar 2014
    Nome Real
    Marcos Gnecchi
    Localização
    Planeta Terra
    Moto
    a pé !!
    Posts
    755
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Domingo voltando de Aparecida do Norte estava na pista local da marginal Tietê antes do acesso para a Salin Farah Maluf e tomei uma fechada de um carro que pela 1a vez o quão é eficiente o sistema de distribuição da frenagem dianteira da GS.... Tive que juntar o freio com vontade pra não encher a lata do FDP que simplesmente entrou da pista do meio para a esquerda do nada bruscamente. Não só distribuiu a carga entre dianteiro e traseiro assim como acionou o ABS... Se fosse na minha antiga HD tinha ido eu e patroa entrado na traseira do cidadão.!!!

    Impressionante a eficiência que garantiu eu estar aqui fazendo esse relato ileso de um acidente
    Marcos Gnecchi

  10. #40
    Piloto Nível 1 Avatar de adailator
    Data de Ingresso
    Mar 2014
    Nome Real
    Adail Ricardo Leister Gonçalves
    Localização
    São Carlos - SP
    Moto
    Ducati Monster 600, Royal Enfield Classic 500 com sidecar e BMW 1.200 GS LC
    Posts
    44
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Citação Postado originalmente por gnecchi Ver Post
    Domingo voltando de Aparecida do Norte estava na pista local da marginal Tietê antes do acesso para a Salin Farah Maluf e tomei uma fechada de um carro que pela 1a vez o quão é eficiente o sistema de distribuição da frenagem dianteira da GS.... Tive que juntar o freio com vontade pra não encher a lata do FDP que simplesmente entrou da pista do meio para a esquerda do nada bruscamente. Não só distribuiu a carga entre dianteiro e traseiro assim como acionou o ABS... Se fosse na minha antiga HD tinha ido eu e patroa entrado na traseira do cidadão.!!!

    Impressionante a eficiência que garantiu eu estar aqui fazendo esse relato ileso de um acidente
    Show Gnecchi, isso é o que chamo de notícia BOA!
    Vcs sairem ilesos,Graças a Deus!
    Abração!
    Adail

Página 4 de 6 PrimeiroPrimeiro ... 23456 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!