Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 12

Tópico: R 1200 GS AC Adv - Embreagem com comportamento estranho

  1. #1
    Piloto Nível 1 Avatar de Alxcastro
    Data de Ingresso
    Jul 2017
    Nome Real
    Alexandre Castro
    Localização
    Vila Mariana, São Paulo
    Moto
    R1200GSA AC, Honda Varadero XL1000
    Posts
    55
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    7

    R 1200 GS AC Adv - Embreagem com comportamento estranho

    Olá pessoal.

    Trago aqui um relato sobre o comportamento da embreagem de minha 1200gs (R 1200 GS AC Adv 2009). Quem sabe, alguém já tenha enfrentado algo semelhante.


    Comportamento 1:

    Há cerca de um mês, passei a perceber uma flutuação da altura do manete de embreagem durante a operação. As vezes baixo, as vezes alto porém sem padrão muito definido.
    Dependendo do regime de utilização, ele oscilava bastante. Ou seja: em nada tinha a ver com regulagem de manete, ok ?

    Certo dia, após ministrar minhas aulas, peguei a moto no estacionamento e no trajeto pra casa, após parar em dois semáforos e na reduzida de 3a para 2a, fiquei totalmente sem embreagem. O manete encostou no punho; aproveitei a rotação para conseguir atingir o neutro, e o embalo para parar próximo à guia. Ela foi rebocada pela PortoSeguro até em casa e , no dia seguinte, também transportada para o mecânico. O manete não retomou a posição normal.


    Intervenção/Manutenção:

    Todo o sistema (tudo até a conexão com a caixa de câmbio) foi aberto e limpo (inclusive êmbolo) e não houve necessidade de troca do reparo; o fluido original (Vitamol V10) foi
    totalmente trocado.



    Comportamento 1.1:

    Nesta semana (uma semana após a manutenção) o comportamento voltou, só que agora com um plus: após chegar à 4a marcha e manter constante entre 70 e 90 km/h em trechos de aproximadamente 3 Km, o manete volta ao ponto mais baixo (como se estivesse sem fluido), me impedindo de reduzir.
    Percebi que quando bombeio o manete ele retorna gradualmente à posição original.
    Em transito constante (anda e para) em que se utiliza bastante a embreagem, o fenômeno não acontece. Somente após utilizar marcha acima da 4a por longo trecho (acima de 3 Km).

    Alguém, por acaso, já enfrentou situação semelhante?


    Informações adicionais:
    ->Quilometragem : 39k
    ->Regime de utilização até um ano atrás: SP - Curitiba - SP , duas vezes ao mês; ocasionalmente no transito de SP , uma vez por semana;
    >-Regime de utilização a partir de um ano atrás até hoje: transito de SP, duas ou três vezes por semana;

    Desde já, meu muito obrigado aos que puderem ponderar ou que tenham passado por situação parecida.


    Abraços,
    Alexandre
    Alexandre Castro
    Vila Mariana, São Paulo, SP

    R1200GS AC <- Varadero-XL1000 <- FXDC-1600 <- XVS650

  2. #2
    Piloto Nível 3 Avatar de André M.
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Nome Real
    André M.
    Localização
    Rio de Janeiro
    Moto
    R 1200 GS Triple Black
    Posts
    525
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    9
    Não sou mecânico, mas vamos aos palpites

    Os discos de embreagem foram verificados um a um ?? Não estão gastos ? Poderia ter ocorrido super aquecimento do óleo da caixa de transmissão..? Com a moto fria a embreagem falha também ?

    Não sei se sua moto tem embreagem hidráulica, se tiver, está com o óleo correto ?

    Vamos esperar as opiniões dos colegas mais entendidos do assunto

  3. #3
    Piloto Nível 3
    Data de Ingresso
    Mar 2014
    Nome Real
    Eraldo C . C. Telles
    Localização
    Campinas
    Moto
    Bmw Gs 1200 Adventure triple black 2012
    Posts
    593
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Boa noite Alex pelo relato apesar de limpo o sistema e trocado o fluido parece ter ar no sistema ou uma sujeira circulante pelo sistema que causa essa intermitência no funcionamento. Recomendado fazer vácuo no sistema a partir do ponto mais baixo o caliper de drenagem do fluido fechando a conexão com a bomba de vácuo e adicionando fluido pra quebrar o vacuo e em seguisa usar a bomba pra puxar o fluído. Rodar com a moto pra aquecer bem o fluido e se possível fazer 2 vezes desprezando o fluido e respondo o novo com fluido novo. Deve sumir esse defeito. Verificar tb. O atuador da embreagem responsável pelo acionamento final da embreagem.
    Eraldo

    Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk

  4. #4
    Piloto Nível 1 Avatar de pedaleiro
    Data de Ingresso
    Dec 2015
    Nome Real
    Renato
    Localização
    Curitiba
    Moto
    BMW R1200 GSA
    Posts
    46
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Citação Postado originalmente por André M. Ver Post
    Não sou mecânico, mas vamos aos palpites

    Os discos de embreagem foram verificados um a um ?? Não estão gastos ?
    Este modelo tem embreagem seca de um só disco.


    Enviado do meu iPad usando Tapatalk

  5. #5
    Piloto Nível 3 Avatar de André M.
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Nome Real
    André M.
    Localização
    Rio de Janeiro
    Moto
    R 1200 GS Triple Black
    Posts
    525
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    9
    Citação Postado originalmente por pedaleiro Ver Post
    Este modelo tem embreagem seca de um só disco.


    Enviado do meu iPad usando Tapatalk
    Renato, recebi nota zero, errei feio kkkk

    Abraços

  6. #6
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Jul 2017
    Nome Real
    JOSE REGINALDO CORRENTI GARCIA
    Localização
    Guarujá
    Moto
    BMW GS 1200 Triple Black 2016
    Posts
    8
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Tenho a mesma opinião. Deve ser ar no sistema.
    Citação Postado originalmente por Eraldo Tel Ver Post
    Boa noite Alex pelo relato apesar de limpo o sistema e trocado o fluido parece ter ar no sistema ou uma sujeira circulante pelo sistema que causa essa intermitência no funcionamento. Recomendado fazer vácuo no sistema a partir do ponto mais baixo o caliper de drenagem do fluido fechando a conexão com a bomba de vácuo e adicionando fluido pra quebrar o vacuo e em seguisa usar a bomba pra puxar o fluído. Rodar com a moto pra aquecer bem o fluido e se possível fazer 2 vezes desprezando o fluido e respondo o novo com fluido novo. Deve sumir esse defeito. Verificar tb. O atuador da embreagem responsável pelo acionamento final da embreagem.
    Eraldo

    Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk
    Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk

  7. #7
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Mar 2018
    Nome Real
    Alexandre Rosa
    Localização
    Belo Horizonte
    Moto
    BMW R1200GS
    Posts
    1
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Amigo se já resolveu o problema posta ai a solução. Tenho uma 10/11 com problema semelhante, quando rodo a velocidades de 120km/h pra cima por um tempo a embreagem fica como você relatou, não atua dificultando muito reduzir as marchas, depois de um tempo volta a atuar. Em um primeiro momento devido ao óleo da embreagem estar escuro, foi trocado e feito a sangria o que resolveu o problema por 4000km depois voltou. Agora, por indicação de mecânicos vou trocar o óleo da caixa, sinceramente estou cético mas vamos lá. Pesquisando por ai encontrei um americano com esta moto que relata o mesmo problema, que de acordo com ele aconteceu depois de entrar em área alagada com a moto, e que depois de muita procura pela solução chegou no atuador da embreagem que solucionou definitivamente. Vou tentar o óleo de caixa primeiro, já que o atuador é bem caro na C.C. de Belo Horizonte.

  8. #8
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Feb 2019
    Nome Real
    Fernando Souza
    Localização
    Congonhas
    Moto
    Gs1200
    Posts
    1
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Bom dia. Conseguiu a solução para problema?

  9. #9
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Dec 2014
    Nome Real
    José Fernando
    Localização
    Campinas, SP
    Moto
    R1200gs
    Posts
    12
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Citação Postado originalmente por alexrosa Ver Post
    Amigo se já resolveu o problema posta ai a solução. Tenho uma 10/11 com problema semelhante, quando rodo a velocidades de 120km/h pra cima por um tempo a embreagem fica como você relatou, não atua dificultando muito reduzir as marchas, depois de um tempo volta a atuar. Em um primeiro momento devido ao óleo da embreagem estar escuro, foi trocado e feito a sangria o que resolveu o problema por 4000km depois voltou. Agora, por indicação de mecânicos vou trocar o óleo da caixa, sinceramente estou cético mas vamos lá. Pesquisando por ai encontrei um americano com esta moto que relata o mesmo problema, que de acordo com ele aconteceu depois de entrar em área alagada com a moto, e que depois de muita procura pela solução chegou no atuador da embreagem que solucionou definitivamente. Vou tentar o óleo de caixa primeiro, já que o atuador é bem caro na C.C. de Belo Horizonte.
    Boa noite! A minha moto é 2015 e está com o mesmo problema! Acima de 120 km/h o manete de embreagem fica sem ação, mas eu notei na semana passada que esse problema acontece também andando devagar no tempo frio de inverno 10º. Sai de casa 6 horas e frio, comecei a pegar vento e na troca de 1ª pra 2ª já tinha perdido a ação do manete. Encostei no mecânico e estou esperando o diagnóstico, assim que resolver o problema, posto aqui para deixar de dica aos amigos.

  10. #10
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Dec 2014
    Nome Real
    José Fernando
    Localização
    Campinas, SP
    Moto
    R1200gs
    Posts
    12
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Boa tarde aos amigos do fórum! Fiquei de colocar aqui a solução para o problema da embreagem da minha moto, R1200GS. É estarrecedor o problema, a concessionária simplesmente condenou o CÂMBIO da moto. Existe uma folga em um eixo do câmbio que com o tempo produz uma vibração que "empurra" por gravidade uma haste de metal que existe entre o atuador da embreagem e os discos, fazendo o atuador ficar sem ação e por isso que quando "bombamos" o manete da embreagem, ela volta ao normal. E pra concessionária é fácil falar: -Troca o câmbio. Mas graças a Deus que temos mecânicos no mundo e não somente trocadores de peças. Em Campinas, SP, tem um mecânico chamado Pépe e depois de muita pesquisa, inclusive com mecânicos na Espanha e em Portugal ele conseguiu descobrir o problema e arrumar uma solução. Ele fez um reforço na mola e solucionou o problema da embreagem. Se algum amigo tiver com esse problema e precisar de ajuda, não caia no conto dos trocadores de peças. Abraço a todos!

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!