PDA

Ver Versão Completa : Equipamento adequado a cada tipo de viagem



Alyson
11-04-2013, 20:46
Boa Noite companheiros viajantes, sendo novo nesse mundo das Big Trails e após esmiuçar o tópico sobre acessórios, resolvi criar um totalmente direcionado para os equipamentos que utilizam tanto em viagens de longa distância em temperaturas baixas ( Argentina, Chile, etc.) e em altas ( Teresina, Cuiabá, etc.), quanto em pequenas viagens. Quais as luvas adequadas, jaquetas, calças. Enfim toda ajuda será muito bem vinda.

FPoli
11-04-2013, 21:05
Alysson, muito interessante este tópico.

Tem muitos artigos dispersos e muita gente com grande experiência aqui para colaborar.

Não tenho muita vivência em viagens, mas simulei algumas situações para uma futura viagem ao Ushuaia e/ou Atacama chegando a rodar 1100km num dia e costumo ler muitos artigos de quem já rodou muito. Com base nestes relatos elaborei um check list que vou tentar baixar no Fórum assim que descobrir como rsrs.

Alyson
11-04-2013, 21:26
Alysson, muito interessante este tópico.

Tem muitos artigos dispersos e muita gente com grande experiência aqui para colaborar.

Não tenho muita vivência em viagens, mas simulei algumas situações para uma futura viagem ao Ushuaia e/ou Atacama chegando a rodar 1100km num dia e costumo ler muitos artigos de quem já rodou muito. Com base nestes relatos elaborei um check list que vou tentar baixar no Fórum assim que descobrir como rsrs.
Pois é Fabio, tbm to querendo viajar e estou tentando planejar os equipamentos que tenho que comprar, procurei em varios lugares e não encontrei muita coisa, aki tem muita gente que ja viajou e poderá contribuir creio que não só para nós como para outros interessados em viajar.

shw
11-04-2013, 22:58
Olha quanto mais simples eh melhor e eficiente.... Eu tenho uma roupa pra tudo, 1 jaqueta 1 bota, 1 luva ... O q sempre levo eh a capa de chuva, pois se esfria muito vc coloca ela e ela segura bem a temperatura

Henri
12-04-2013, 00:11
Alyson,
Depois de viagens curtas e longas de moto, o fundamental na minha experiência é o seguinte:
1. Bolha alta. Reduz a fadiga e aumenta o conforto e a segurança. A minha é a touring com spoiler.
2. Bom capacete, escamoteável. Os meus sao AGV (curtas) e Schuberth (longas viagens).
3. Ferramentas completas especificas. Há boas opções na internet para a 800.
4. Tyre repair, galao extra de combustível, limpa corrente e spray de transmissão.
5. Proteção do filtro de oleo, contra pedras. Uso o da touratech.
6. Bolsa de banco para viagens curtas (uso o rucksack da bmw) e baús laterais e bolsa de banco para longas. O bau traseiro desestabiliza a moto.
7. Boas botas (altas) e luvas aeradas, com protecao.Sidi e bmw sao as que uso.
8. Jaqueta de verão/inverno/chuva, aerada, com lining impermeável interno, com proteçoes de kevlar. Há varias boas marcas.
9. Banco confort (acho muito feio) ou low seat da bmw, para evitar o cansaço das longas distancias. O ultimo abaixa o CG da moto e reduz a turbulência no capacete. O standard é so para cidade.
10. Entretanto, o melhor equipamento para a viagem é um bom preparo físico, tranqüilidade, e a vontade de conhecer novos destinos, parando e desfrutando a paisagem e a cultura local.

Boa sorte.

Alyson
12-04-2013, 12:35
Alyson,
Depois de viagens curtas e longas de moto, o fundamental na minha experiência é o seguinte:
1. Bolha alta. Reduz a fadiga e aumenta o conforto e a segurança. A minha é a touring com spoiler.
2. Bom capacete, escamoteável. Os meus sao AGV (curtas) e Schuberth (longas viagens).
3. Ferramentas completas especificas. Há boas opções na internet para a 800.
4. Tyre repair, galao extra de combustível, limpa corrente e spray de transmissão.
5. Proteção do filtro de oleo, contra pedras. Uso o da touratech.
6. Bolsa de banco para viagens curtas (uso o rucksack da bmw) e baús laterais e bolsa de banco para longas. O bau traseiro desestabiliza a moto.
7. Boas botas (altas) e luvas aeradas, com protecao.Sidi e bmw sao as que uso.
8. Jaqueta de verão/inverno/chuva, aerada, com lining impermeável interno, com proteçoes de kevlar. Há varias boas marcas.
9. Banco confort (acho muito feio) ou low seat da bmw, para evitar o cansaço das longas distancias. O ultimo abaixa o CG da moto e reduz a turbulência no capacete. O standard é so para cidade.
10. Entretanto, o melhor equipamento para a viagem é um bom preparo físico, tranqüilidade, e a vontade de conhecer novos destinos, parando e desfrutando a paisagem e a cultura local.

Boa sorte.

Bom contar com pessoas que tem experiencia em viagens, estou planejando uma viajem com alguns amigos aki do Pará e com certeza a ua ajuda foi valiosa, se poder dizer quais os equipamentos ( luva, jaquetas, botas e capacetes ) que vc tem agradeceria. Eu já tenho um bom capacete e axo que nao seria necessario a compra de outro, quanto os outros acessorios sempre é bom conhecer variedades.

- - - Updated - - -


Olha quanto mais simples eh melhor e eficiente.... Eu tenho uma roupa pra tudo, 1 jaqueta 1 bota, 1 luva ... O q sempre levo eh a capa de chuva, pois se esfria muito vc coloca ela e ela segura bem a temperatura

Obrigado SHW pelo conselho

TOLENTINO
12-04-2013, 13:44
Alyson, dá uma olhada nessa preparação de acessórios para viagem feita pelo nosso amigo Smolder, aqui do fórum:

http://smolder52.blogspot.com.br/2013/01/acessorios-para-viagem.html

jmferreira
12-04-2013, 15:09
Quem se interessar pode dar uma lida em:
http://portalbigtrails.com.br/forum/showthread.php/3803-Peru-Machu-Pichu-pelo-Acre-e-depois-destino-incerto
Tem todo um bom planejamento para uma viagem longa.

Crodao
13-04-2013, 09:43
Olá Alyson, dependendo da viagem, você poderá pegar as condições mais extremas de frio, calor, chuva e vento numa mesma viagem, e em linhas gerais você deve estar previnido para essas condições climáticas e uma eventual pane da moto. Algumas panes encerram a viagem, mas dependendo do caso, você pode até consertar. Por exemplo, fiz uma viagem em 2011 e quebrou a corrente no meio do nada. Conseguimos consertar, porque eu tinha levado um elo de emenda de corrente e uma lima. Nós removemos o elo rompido com a lima e no lugar dele colocamos a emenda.

Uma questão importante é que, o calor você até consegue suportar com a moto em movimento e tomando muito líquido, mas o frio intenso, a zero grau ou abaixo de zero, é muito complicado. Com a moto em movimento, a sensação térmica é de que a temperatura está muito mais baixa.

Eu procuro levar em termos de roupas:
1 Casaco de cordura com forro, de preferência os do tipo inverno x verão. O meu é da Ixon
1 Calça de cordura com forro (minha é ixon)
2 jogos de segunda pele.
1 blusa de frio chamada de 'polar'. vendida na dechatlon
1 par de luvas de verão (furada)
2 pares de luvas de frio. A melhor que já usei é da Riffel. Eu não confiava nessa marca até usar a luva. De longe a melhor que tive.
Algumas Luvas cirúrgicas para usar debaixo de luva comum. Esquenta e não molha a mão.
1 viseira reserva - importantíssimo. se o seu capacete cair e quebrar a viseira, como você irá conseguir passar no frio e na chuva sem viseira ?
1 bota impermeável. A minha é a Mondeo - recomendo
1 balaclava de segunda pele
4 camisetas Dry-fit. Você lava a noite no hotel e no dia seguinte de manhã está seca
5 cuecas, 2 calças jeans, 1 chinelo, 2 shorts, 1 abrigo, 1 sapatênis

Jogo de ferramentas:
Jogo de chave Allen, Jogo de chave torks, Jogo de chaves combinadas de 10 a 24, alicate de bico, arame, silver tape, cinta hellerman, lâmina de serra, lima, super bonder, alguns parafusos e porcas, Tyre Repair da Motul, estilete, chave de fenda e philips, lixa de unha, fita isolante, lanterna, corda.

Levo também um kit de primeiros socorros:
esparadrapo, gaze, Água oxigenada, aspirina, Dorflex, Voltarem, Buscopam, colírio, Amoxilina, Cataflan, Diamox, Gelol, allegra, Miosan, mercurio, termometro, Naldecon, Hipogloss, Cipro Floxaxin

Alyson
13-04-2013, 20:02
Olá Alyson, dependendo da viagem, você poderá pegar as condições mais extremas de frio, calor, chuva e vento numa mesma viagem, e em linhas gerais você deve estar previnido para essas condições climáticas e uma eventual pane da moto. Algumas panes encerram a viagem, mas dependendo do caso, você pode até consertar. Por exemplo, fiz uma viagem em 2011 e quebrou a corrente no meio do nada. Conseguimos consertar, porque eu tinha levado um elo de emenda de corrente e uma lima. Nós removemos o elo rompido com a lima e no lugar dele colocamos a emenda.

Uma questão importante é que, o calor você até consegue suportar com a moto em movimento e tomando muito líquido, mas o frio intenso, a zero grau ou abaixo de zero, é muito complicado. Com a moto em movimento, a sensação térmica é de que a temperatura está muito mais baixa.

Eu procuro levar em termos de roupas:
1 Casaco de cordura com forro, de preferência os do tipo inverno x verão. O meu é da Ixon
1 Calça de cordura com forro (minha é ixon)
2 jogos de segunda pele.
1 blusa de frio chamada de 'polar'. vendida na dechatlon
1 par de luvas de verão (furada)
2 pares de luvas de frio. A melhor que já usei é da Riffel. Eu não confiava nessa marca até usar a luva. De longe a melhor que tive.
Algumas Luvas cirúrgicas para usar debaixo de luva comum. Esquenta e não molha a mão.
1 viseira reserva - importantíssimo. se o seu capacete cair e quebrar a viseira, como você irá conseguir passar no frio e na chuva sem viseira ?
1 bota impermeável. A minha é a Mondeo - recomendo
1 balaclava de segunda pele
4 camisetas Dry-fit. Você lava a noite no hotel e no dia seguinte de manhã está seca
5 cuecas, 2 calças jeans, 1 chinelo, 2 shorts, 1 abrigo, 1 sapatênis

Jogo de ferramentas:
Jogo de chave Allen, Jogo de chave torks, Jogo de chaves combinadas de 10 a 24, alicate de bico, arame, silver tape, cinta hellerman, lâmina de serra, lima, super bonder, alguns parafusos e porcas, Tyre Repair da Motul, estilete, chave de fenda e philips, lixa de unha, fita isolante, lanterna, corda.

Levo também um kit de primeiros socorros:
esparadrapo, gaze, Água oxigenada, aspirina, Dorflex, Voltarem, Buscopam, colírio, Amoxilina, Cataflan, Diamox, Gelol, allegra, Miosan, mercurio, termometro, Naldecon, Hipogloss, Cipro Floxaxin

Obrigado por suas dicas, concerteza já estão salvas no note para organizar a viagem.
Primeiro quero rodar pelo meu nordeste, percorri todo o nordeste de carro e pretendo rodar novamente so que de moto. E ja estou planejando uma viajem para o Sul do Brasil e tbm as belezas da america do sul. Enfim são muitas viagens que pretendo fazer.

FPoli
14-04-2013, 09:30
Pessoal, segue um artigo que colhi na Internet com umas dicas legais:

822821

sal silva
14-04-2013, 13:33
Muito bom,um dos mais completos que ja vi.

Alyson
14-04-2013, 21:06
Pessoal, segue um artigo que colhi na Internet com umas dicas legais:

822821

Simplesmente perfeito, foda!!!

FPoli
15-04-2013, 10:47
Gostei dos detalhes e tem um item citado muito útil p/ passeios em locais remotos que é o SPOT.

Trata-se de um rastreador pessoal via satélite a preço justo e que permite o acompanhamento de terceiros online e, podemos solicitar socorro numa emergência onde não exista telefonia.

www.spot.inf.br/page1.aspx

HT2
18-04-2013, 07:21
Muito bom...

Alyson
18-04-2013, 22:46
Muito bom...
Galera ontem eu fui na concessionaria que fica em Belem a 300 km da minha casa, fui fazer o negocio na minha futura moto, por curiosidade perguntei o preço de alguns acessorios e para minha infeliz ou desagradavel surpresa a Raviera BMW quiz me enfiar uma faca e grande, me orçaram os baus laterais e o top case completo ja com as chaves e os suporte e advinhem quanto foi? R$ 8.000,00 naquela preta, e na de aluminio R$11.500 quase eu caia para traz. Calça da BMW por R$ 980,00 ou seja quase tudo fora da realidade. Prefiro comprar la fora mesmo.

FPoli
19-04-2013, 00:12
Alysson, visite o www.moto24.de
Compro tudo lá e sai muito mais barato, mesmo com imposto de importação e comparando com produto nacional.

Se comparar com as CC, aí é covardia. Afinal além do ganho deles há todo tipo de impostos.

Comprei um baú com base e chave codificada programável (dá p/ usar a chave da moto) Vario p/ a 1200GS por R$1mil, se taxar vai mais R$600,00 ficando bem mais barato que na CC.
Frete via DHL e quando a venda é ao Brasil eles tiram o imposto local de quase 20%.

Aqui vale comprar acessórios Touratech ou SW Motech como protetor de motor e outros metálicos e pesados ou dependendo do valor, importar também.

Alyson
20-04-2013, 17:58
Alysson, visite o www.moto24.de
Compro tudo lá e sai muito mais barato, mesmo com imposto de importação e comparando com produto nacional.

Se comparar com as CC, aí é covardia. Afinal além do ganho deles há todo tipo de impostos.

Comprei um baú com base e chave codificada programável (dá p/ usar a chave da moto) Vario p/ a 1200GS por R$1mil, se taxar vai mais R$600,00 ficando bem mais barato que na CC.
Frete via DHL e quando a venda é ao Brasil eles tiram o imposto local de quase 20%.

Aqui vale comprar acessórios Touratech ou SW Motech como protetor de motor e outros metálicos e pesados ou dependendo do valor, importar também.

Fabio não conhecia esse site. Quais os baus que vc comprou? aki na CC eles queria me matar em 7K isso naquele preto fosco e se for o de aluminio eles querem matar 11k ou seja praticamente inviavel. E quanto ao tempo de entrega? Manda fotos dos equipamentos que vc comprou la se possivel. Vlw

FPoli
20-04-2013, 18:47
Comprei o top case VARIO e chegou no Brasil em 15 dias, estou aguardando a liberação da SRF, provavelmente terá imposto. Assim que chegar comprarei os baús laterais. Creio que tudo não passe de 4mil R$ com impostos.

amorlin
20-04-2013, 22:42
Tô na maior dúvida se trago do Moto24 o topcase Trax de 38L ou pego direto da Itália um Trecker de 46L.
Meu crash bar da Givi vindo da Itália chegou sem imposto... compensa arriscar, minha experiência com Givi é boa... eita dúvida cruel.

FPoli
21-04-2013, 08:10
Tô na maior dúvida se trago do Moto24 o topcase Trax de 38L ou pego direto da Itália um Trecker de 46L.
Meu crash bar da Givi vindo da Itália chegou sem imposto... compensa arriscar, minha experiência com Givi é boa... eita dúvida cruel.

Bom, aí é só uma questão de fazer as contas, já que o risco de ser taxado independe da origem lá fora e o imposto é o mesmo. Gostei do moto24 p/ itens originais BMW onde tem sido o mais em conta, talvez por ser da Alemanha.

Deve-se tomar cuidado somente com o meio de transporte. Não tive problemas com a DHL ou International Mail, já com a UPS estes me cobraram o imposto de 60% + IPI + ICMS + iPQP e paguei 120% a mais no boleto que me enviaram além do custo de frete que não foi barato, do contrário não me entregariam a mercadoria. Ainda bem que era algo barato, mesmo assim fiquei puto com a sacanagem. Nunca mais caio nessa.

amorlin
21-04-2013, 14:36
Fabio,
Nunca comprei por UPS, sempre USPS e quando quero fugir do imposto absurdo vejo se tem como via DHL.
Comprei uma Central multimidia uma vez para um Peugeot aqui de casa, que custou uns 700USD + encosto de cabeça, via DHL o vendedor declarou 200 e o imposto foi micharia via DHL, pago em casa.

A questão do topcase é que to com medo de investir no Trax e me arrepender pelo tamanho de 38L, antes eu era acostumado com o Givi de 45 e me satisfazia totalmente, tô começando a olhar com outros olhos para o Trecker de 46L, apesar de achar, IMHO, os de alumínio combinar mais com o estilo de moto da BMW.

FPoli
21-04-2013, 19:45
Realmente, escolher qual conjunto usar não é tarefa fácil. O tópico sobre o tema aqui no fórum é um dos mais badalados rsrs.
Tem muita opção boa no mercado.

Alyson
23-04-2013, 23:02
Realmente, escolher qual conjunto usar não é tarefa fácil. O tópico sobre o tema aqui no fórum é um dos mais badalados rsrs.
Tem muita opção boa no mercado.
Verdade, e pelo que andei lendo e pesquisando primeiro eu vou comprar o top case, um que seja grande, e depois quando eu desapertar mais compro os laterais.