PDA

Ver Versão Completa : Guidão desalinhado o mesa empenada?



Cignacio
18-04-2013, 19:15
Possuo somente 1,70 m de altura. Já encomendei um banco rebaixado no Erê Bancos no Rio de Janeiro. Por enquanto estou andando com o banco original na minha F800GS.
Ainda não tenho prática com trail. Moro em uma zona rural distando 7 kms do asfalto mais próximo. Ontem indo para casa por uma estrada de terra que já percorro a anos, me deparei com um trecho com lama. Devido a minha falta de prática, deixei a moto morrer. Parei e quando fui colocar o pé no chão, não achei apoio e a moto tombou parada. Não aconteceu nada na moto, nenhum arranhão ou quebra. Levantei a moto pelo guidão como aprendi aqui no Forum. Notei que o guidão ficou desalinhado em relação a roda. Quando estou andando reto o guidão fica levemente inclinado para a direita. Seria possível um simples tombo na lama com a moto parada ser suficiente para empenar a mesa?
Não consigo acreditar que uma moto robusta com a F800GS possa empenar com uma simples queda. Alguém sabe o que pode ter acontecido? Será necessário pagar caro na concessionária para resolver? O fato é que fiquei muito triste pois ainda nem fiz a primeira revisão. Agradeço se alguém puder dar alguma dica...

RicBoris
18-04-2013, 20:38
Cara, isso já aconteceu diversas vezes comigo na XRE. E a maioria das vezes não foi tombo besta não, foi queda doida mesmo. O que fiz nessas ocasiões (a maioria no meio do mato), encostei a roda numa pedra e forcei o guidão para o lado correto (no mesmo sentido da pedra). Se não ficar perfeito, melhora bastante a ponto de não lhe deixar no prego ou sob risco de pilotagem. Depois leva numa oficina e faz o serviço direito. Se levar na cc eles vão condenar a balança, bengalas, guidão... sei não, sou meio prático nessas horas.

Abraço!

amorlin
18-04-2013, 23:25
Coisa simples, é so fazer como o amigo Ric falou, ou até mesmo no "meio-fio" dá certo, é só forçar o guidão pro lado contrário com a roda presa.

shw
18-04-2013, 23:52
Faça como os amigos, ou então leve num mecanico!!

RicBoris
19-04-2013, 00:47
O problema é que se isso ocorre no meio de uma trilha (como foi o caso) ou numa rua movimentada, fica difícil andar na moto com o guidão torto. Então o jeito é a gambiarra mermo! PEDRA OU MEIO FIO!!!

acdurigan
19-04-2013, 09:34
a GS tem "buchas" de borracha e são elas q desalinham

sascencio
19-04-2013, 09:58
Esse desalinhamento é normal de ocorrer quando se força o guidão, não tem nada de errado com a motoca... rsrsrs...

É como os amigos já disseram, só encostar a roda/pneu numa superfície resistente, forçar o guidão para o lado contrário e alinhar o guidão.

Isso não é nenhuma gambiarra, é solução definitiva do problema, desde que não tenha sido uma queda que tenha realmente entortado o guidão/mesa/susp...

amorlin
19-04-2013, 10:01
Ricardo, já aconteceu comigo em cima de uma duna em Mundaú na XT660
As vezes da pra segurar com o joelho, como antigamente nas bikes, mas se tiver alguem, pezão na roda e mão no guidão.


O problema é que se isso ocorre no meio de uma trilha (como foi o caso) ou numa rua movimentada, fica difícil andar na moto com o guidão torto. Então o jeito é a gambiarra mermo! PEDRA OU MEIO FIO!!!

amorlin
19-04-2013, 10:03
Das motos que tive, a BMW é a que tem o guidão original, aparentemente, mais resistente.
As Yamahas que tive, o original é uma porcaria, qqer quedinha ele vai pro brejo, sempre usei ProTaper.

sal silva
19-04-2013, 10:20
A minha Sahara outro dia foi direto para o chao e so entortou o pedal de cambio paralelo.Eta moto robusta.

Cignacio
20-04-2013, 09:01
Estou gostando muito desse forum. Ter amigos (mesmo que virtuais) com mesmos interesses e gostos e muito bom. Agradeço pelas respostas e terem me aliviado nas minhas preocupações. Valeu...

RicBoris
20-04-2013, 09:35
Ricardo, já aconteceu comigo em cima de uma duna em Mundaú na XT660
As vezes da pra segurar com o joelho, como antigamente nas bikes, mas se tiver alguem, pezão na roda e mão no guidão.


Também já tive que apelar pra "chave de perna", amigo! rs...

Mundaú é bonito demais, né não? Já fui diversas vezes por lá. Fico sempre na pousada da Teté (Sombra dos Coqueiros).

Um abraço, amigo A.Morlin!

Pietro
22-04-2013, 14:24
Não é nada que entorta, é apenas o deslocamento na parte das buchas.
Creio até que seja uma proteção para que não force o suficiente para quebrar.
Já fiz duas vezes o esquema de meio fio, e na proxima revisão peço sempre para dar uma alinhada melhor soltando os parafusos.

HT2
29-04-2013, 12:17
Vou ter que fazer na minha...

CM-R1200-GS
30-04-2013, 17:08
Vou ter que fazer na minha...

Por que ????

Andou comprando terreno novo ????

HT2
02-05-2013, 06:03
Por que ????

Andou comprando terreno novo ????

Ah, terreno novo.....

To achando que o guidão tá fora do eixo referente ao farol....sei lá toda vez que vejo sinto isso....

Marcelo SA
18-01-2014, 11:21
Noutro dia parado na chuva minha esposa se mexeu e o vento veio na mesma hora, como tenho 1,68, fomos para o chão.
Não aconteceu nada nenhum risco, mas o guidão está meio desalinhado, vou tentar o esquema do meio fio.

Iceman
18-01-2014, 11:57
Na veerdade o guidão da F800GS é montado sobre duas buchas de borracha.

Quando vc leva chão, o guidão parece que entorta, mas ele somente desalinha nas buchas.

Se não quiser fazer força, basta soltar os parfusos de fixação que ele naturalmente volta à posição normal.

Já aconteceu comigo, e só dei uns "murros" na direção contrária e voltou para o lugar.

Abraços,

Thomas.

RicBoris
18-01-2014, 12:01
Pneu dianteiro no meio-fio ou numa pedra... resolve sem violência, Ice. rs...

Marcelo SA
19-01-2014, 22:25
Encostei na coluna do prédio e dei uns trancos, parece que resolveu, peguei estrada e não percebi o desalinhamento.