PDA

Ver Versão Completa : Solidariedade entre motociclistas ainda existe?



sal silva
22-04-2013, 23:37
Depois de ficar muitos anos longe das estradas,estou voltando com a duvida de se os motociclistas ainda sao solidarios.Este domingo eu e minha esposa fomos fazer um bate e volta ate camburi, aqui no litoral de Sao Paulo.Logo na saida em um semaforo emparelhei com um camarada mal encarado e sua garupa em uma Harley.Olhei para cumprimenta-lo e o cara nem olhou.O semaforo abriu e o cara jogou a moto em cima da minha acelerando aquilo que parece um trovao.Deixei ele ir embora. Acho que o cara pensa que é um Anjo dos infernos, la das America.Na estrada fiquei surpreso com a quantidade de motos de grande cilindrada; é muito bom ver que isto esta crescendo.Gostei da atitude de dois motociclistas que deviam ser veteranos, pois uma das motos era uma Gold Wing.Eles me avisaram que tinha comando mais a frente e quando passei havia um grupo de sete motos speed parados pela rodoviaria.Comecei alertar os malucos das esportivas que estavam indo em direçao ao comando.Na volta um cara com uma gs1200 deu uma businada.Acho que é porque eram primas.Muito tempo atras viajando pela França fiquei surpeso com a atitude dos Franceses, na estrada todos se cumprimentam,me senti muito bem lá.
Desculpem o livro.I´am back.

RicBoris
23-04-2013, 00:26
É Sal...

Parece que as coisas estão mesmo mudando no mundo motociclístico!!!

O companheirismo, a solidariedade e a boa educação, mais peculiar nos coroas dos 40 pra cima (pqp já tô nessa!), estão dando lugar à imprudência, arrogância e total desrespeito no trânsito.

Acho que tudo isso é reflexo da banalidade que tem se dado aos VALORES, sobretudo os de família.

Basta ligar a TV numa novela dessas e ver jovens cada vez mais rebeldes, respondendo seus pais (no meu tempo, chamava-se "malcriação"), usando drogas, cometendo delitos...

Você acha que um jovem desse, que não respeita nem os pais, vai sair por aí distribuindo simpatia e bons modos no trânsito? Ainda mais numa moto esportiva (sem discriminação), mas que "só presta" pra andar feito doido?! Vai não, cara!

Felizmente a prática do BOM motociclista persiste, mesmo que modestamente, mas de forma bem intensificada, sobretudo pelo advento de motoclubes e motogrupos que visam conscientizar seus membros e aspirantes (prósperos) tanto na forma de conduzir sua moto com responsabilidade e respeito às leis de trânsito, como respeitando também os companheiros de estrada e principalmente a vida (sua e alheia).

Faço parte de um moto clube aqui no Ceará (MC Guerreiros do Rock) que prima por isso e, graças a Deus temos visto um bom progresso nisso.

Temos feito (MCs, MGs e Federação) diversas campanhas de boas condutas no trânsito (uso do capacete e demais equipamentos de segurança; zoeira tô fora!; primeiros socorros; entre outras), geralmente em parcerias com órgãos como Policia Rodoviaria, PM-Raio, Bombeiros, Cruz Vermelha, ...).

Enfim, tenho esperança!

Particularmente, faço a minha parte! desde um simples cumprimento a um irmão na estrada a uma prestação de socorro.

O que lasca são uns loucos em motos que vemos nas ruas, cometendo todo tipo de imprudencias.

Enfim... Acredito em dias melhores!

Att,

TOLENTINO
23-04-2013, 08:17
Sal, Ricardo, realmente a "cumplicidade" entre motociclistas tem diminuído, mas ainda é muito grande o sentimento de companheirismo e respeito. Isso atualmente é mais notado em pontos de parada ou em restaurantes, onde grupos de motociclistas se cumprimentam e se integram.

Desviando um pouco do assunto principal, não aviso os demais motociclistas sobre comandos, pois parto da premissa que quem não deve, não teme. Além disso, esse tipo de policiamento protege as pessoas de bem como nós, pois como sabemos, os bandidos usam motos rápidas e os comandos são uma maneira eficaz de complicar a vida deles.

E alem dos bandidos, quem mais perde se for parado por um comando? Só quem está irregular (moto ou documentos) ou pilotando feito maluco, colocando a vida de outros motociclistas em risco.

Quem ganha com os comandos? Nós, motociclistas que cumprimos as regras, leis e que respeitamos o espaço e os direitos dos demais. Vale a pena perder alguns minutos parado por um comando, pois esse trabalho da polícia pode evitar perdermos nossas motos (e até a vida) para os marginais ou sermos prejudicados pelo comportamento de motociclistas irresponsáveis.

HT2
23-04-2013, 08:44
Olha, nem sei se ainda existe.....incrível passo por um motociclista e comprimento ele não obtenho resposta e isso está acontecendo direto....agora quando ando de bicicleta todos que passam comprimentam muito legal....

RicBoris
23-04-2013, 09:10
Tolentino, também ajo como você em não avizar de blitze a ninguém, nem mesmo outros motociclistas. Aviso - AÍ SIM - de acidentes, animais na pista ou qualquer outro risco iminente.

sal silva
23-04-2013, 09:21
Sal, Ricardo, realmente a "cumplicidade" entre motociclistas tem diminuído, mas ainda é muito grande o sentimento de companheirismo e respeito. Isso atualmente é mais notado em pontos de parada ou em restaurantes, onde grupos de motociclistas se cumprimentam e se integram.

Desviando um pouco do assunto principal, não aviso os demais motociclistas sobre comandos, pois parto da premissa que quem não deve, não teme. Além disso, esse tipo de policiamento protege as pessoas de bem como nós, pois como sabemos, os bandidos usam motos rápidas e os comandos são uma maneira eficaz de complicar a vida deles.

E alem dos bandidos, quem mais perde se for parado por um comando? Só quem está irregular (moto ou documentos) ou pilotando feito maluco, colocando a vida de outros motociclistas em risco.

Quem ganha com os comandos? Nós, motociclistas que cumprimos as regras, leis e que respeitamos o espaço e os direitos dos demais. Vale a pena perder alguns minutos parado por um comando, pois esse trabalho da polícia pode evitar perdermos nossas motos (e até a vida) para os marginais ou sermos prejudicados pelo comportamento de motociclistas irresponsáveis.

É verdade Tolentino, voce esta com toda razao.Sinceramente isto me passou pela cabeça,mas sabe como é,quando criança meu pai avisava e era avisado por outros motoristas quando havia comando.Infelizmente temos uma cultura de achar que as autoridades sao nossos inimigos,alem de tudo os tempos mudaram, para pior.Abraços.

sal silva
23-04-2013, 09:38
É Sal...

Parece que as coisas estão mesmo mudando no mundo motociclístico!!!

O companheirismo, a solidariedade e a boa educação, mais peculiar nos coroas dos 40 pra cima (pqp já tô nessa!), estão dando lugar à imprudência, arrogância e total desrespeito no trânsito.

Acho que tudo isso é reflexo da banalidade que tem se dado aos VALORES, sobretudo os de família.

Basta ligar a TV numa novela dessas e ver jovens cada vez mais rebeldes, respondendo seus pais (no meu tempo, chamava-se "malcriação"), usando drogas, cometendo delitos...

Você acha que um jovem desse, que não respeita nem os pais, vai sair por aí distribuindo simpatia e bons modos no trânsito? Ainda mais numa moto esportiva (sem discriminação), mas que "só presta" pra andar feito doido?! Vai não, cara!

Felizmente a prática do BOM motociclista persiste, mesmo que modestamente, mas de forma bem intensificada, sobretudo pelo advento de motoclubes e motogrupos que visam conscientizar seus membros e aspirantes (prósperos) tanto na forma de conduzir sua moto com responsabilidade e respeito às leis de trânsito, como respeitando também os companheiros de estrada e principalmente a vida (sua e alheia).

Faço parte de um moto clube aqui no Ceará (MC Guerreiros do Rock) que prima por isso e, graças a Deus temos visto um bom progresso nisso.

Temos feito (MCs, MGs e Federação) diversas campanhas de boas condutas no trânsito (uso do capacete e demais equipamentos de segurança; zoeira tô fora!; primeiros socorros; entre outras), geralmente em parcerias com órgãos como Policia Rodoviaria, PM-Raio, Bombeiros, Cruz Vermelha, ...).

Enfim, tenho esperança!

Particularmente, faço a minha parte! desde um simples cumprimento a um irmão na estrada a uma prestação de socorro.

O que lasca são uns loucos em motos que vemos nas ruas, cometendo todo tipo de imprudencias.

Enfim... Acredito em dias melhores!

Att,

Ricardo voce está certissimo.Parabens.

RicBoris
23-04-2013, 12:14
Obrigado, amigo! Acho que cabe a nós, que andamos em motos grandes e imponentes, impormos também aquelas básicas e já não tão lembradas regras de boa convivência e boa conduta. A principal delas: o respeito aos outros, de carro, caminhão, moto, bicicleta e a pé, no trânsito ou fora dele. Não custa darmos o exemplo, conscientes que somos (pelo menos teoricamente).

shw
23-04-2013, 12:37
Não existe.. são poucos que comprimentam você!

Os caras da HD são comprimentam eles,
Os das BMW R1200GS se acham os seres superiores da terra com seus SHOEI escamoteavel, suas Rally 3, seus comunicadores, parecem o robocop passam e te ignoram.
Os das Speedy eles passam tão rápidos que são de outras espécies.

e assim segue a vida cade um com seu clube !!

Barba
23-04-2013, 12:42
Sal,

Realmente acho que tem diminuido a cumplicidade entre pilotos, assim como em diminuido a cumplicidade nas trilhas, off-road...

Isto sempre existiu devido a sermos todos movidos por uma mesma paixão, de mesmo sem nunca termos nos encontrado, a vermos outro motociclista na rua, na estrada ou na trilha, vemos um amigo em potencial, um cara que ama aquilo que você ama, e ainda porque não, alguém que pode estar lá bem naquela hora que você precisa.
Sempre tive este costume de cumprimentar motociclistas, nos semáforos, na estrada e nas trilhas... e realmente, nem sempre somos correspondidos, talvez porque este cara, nem saiba o que está fazendo lá, nem gosta dakilo como nos gostamos, e amanhã talvez este cara nem ande mais de moto...

Mas quem tem moto na veia, ama as duas rodas por si mesmas, não para mostrar pros outros, estes, sempre vão acenar, vão curtir a passagem de uma moto ao seu lado... quantas vezes quando estou de carro (obrigado pela esposa...hehehehe) fico namorando as motos que passam...e ainda vejo o olhar do filho perdido nelas.... Este sentimento nunca vai acabar... podem ficar tranquilos!!

Braaaaxxxxx

Não canso de ver este vídeo....

http://www.youtube.com/watch?v=9DItbharEN8

RicBoris
23-04-2013, 13:13
Muito legal a atitude desse motociclista em salvar o bezerrinho!

E, claro, o mais importante é ter salvo a vida do animal.

Mas... fico aqui pensando, se não tivesse com a filmadora ligada, será se nosso heroi faria o mesmo? Isso talvez jamais saibamos.

Outra coisa: o autor postar o video na internet é como se pedisse pra ligar os holofotes para si, tipo: olhem o que fiz! Vejam como sou um cara legal!

Sei não, sou meu escroto pra essa publicização de "bom samaritano", acho meio hipócrita.

Tal qual uma foto que rola na net de um gringo tirando as próprias sandalhas para dar a um mendigo e, por incrível coincidência, alguém bate uma foto desse exato momento, de um ângulo perfeito, há menos de 3m do sublime lance de boa vontade. Hipocrisia pura!

No caso do motociclista aí do video, pelo menos o cara fez um esforço danado para salvar o bezerro. Mesmo assim, fico meio cabreiro com essa bondade toda.

Enfim, sem querer polemizar, nem tampouco desfazer da intenção do Barba em divulgar. O exemplo foi mostrado. É por aí. Mas apenas pingando um pouco do meu desconfiômetro nessas "boas ações" cheias de publicidade.

Afinal, diz a lição cristã: fazer o bem sem olhar a quem.

sal silva
23-04-2013, 14:12
Belas palavras Barba e o video é muito legal.Tambem gosto muito da natureza.
Ricardo,concordo que a muito hipocrita por ai querendo enganar Deus,mais se a atitude foi de coraçao, Deus esta vendo.
Valeu.

RicBoris
23-04-2013, 20:44
Com certeza, Sal! Como disse, valeu pela vida do bichinho! Mesmo que o motociclista tenha tido aquela vontade de mostrar isso para todos.
Enfim, um bom exemplo. Deixemos essas questões subjetivas para o ambiente e oportunidade apropriados.

Barba
24-04-2013, 00:23
Muito legal a atitude desse motociclista em salvar o bezerrinho!

E, claro, o mais importante é ter salvo a vida do animal.

Mas... fico aqui pensando, se não tivesse com a filmadora ligada, será se nosso heroi faria o mesmo? Isso talvez jamais saibamos.
.

Ricardo,

Acho que você tem razão, assistimos hoje em dia N exemplos de pessoas que fazem o bem enquanto estão no holofote, e fora dele viram outra pessoa quase como o medico e o monstro....
Mas prefiro ver os bons exemplos e aproveitá-los, pois mesmo que sejam só para mostrar acabam causando o bem! Mesmo que pontual, como é o caso do vídeo!
Se foi o caso, sorte do fazendeiro e do pobre bezerro que aquela gopro estava ligada!!

Braaaaxxxx

RicBoris
24-04-2013, 02:55
Com certeza, Barba! Sei que fui meio insensível, mas, como mencionei, apesar de ter ou nao hipocrisia por tras daquela ação, o exemplo foi válido!

Valeu, amigo! Você está certo também: olhar para o lado bom das coisas é sempre o melhor!

sal silva
24-04-2013, 10:04
Bem,como comprei a moto para viajar ,já li diversas materias sobre aventuras na America do sul, pois a minha primeira será para o Atacama.Pelo que dá para perceber ha uma grande solidariedade entre os aventureiros que rodam por lá.Já ouvi relatos que motociclistas Russos, Alemaes,Argentinos,Brasileiros enfim gente de todo mundo que se prestam a ajudar,principalmente quando a famigerada pane seca pinta.Todos devem se unir pois sabem que um dia pode ser voce hehehe.Acho que o motociclista de aventura tem esse diferencial, ao contrario de outros "motociclistas" que querem provar que tem a moto mais potente que a sua,a mais cara,que é mais piloto que voce.Como dizem lá nas America, Live to ride and ride to live.