PDA

Ver Versão Completa : Cardã ou corrente?



RicBoris
24-04-2013, 17:46
Amigos, afim de melhor subsidiar minha busca por uma boa Bigtrail, na qual figuram com boas chances duas motos da BMW: a F800GS e a R1200GS, gostaria de abrir este tópico para debatermos sobre os dois tipos de transmissão que equipam essas máquinas: corrente na F8 e cardã na R12. Particularmente, nunca tive moto com eixo cardã, mas ouvi falar que é muito bom. Enfim, levando-se em consideração o uso on/off (50/50), qual o melhor sistema dentre esses dois?

Crodao
24-04-2013, 18:00
Ohhhh Ricardo, não têm nem o que comparar. Um dá manutenção o outro é zero . O cardã é só trocar o óleo à cada 20.000 Km que tá tudo certo.
Ele não suja a roda, o quadro elástico, não faz barulho, não precisa ficar esticando, etc. É só alegria
A única questão do cardã, é o custo dele.

shw
24-04-2013, 18:15
A vantagem da corrente se vc quebrar ela, vc troca com facilidade, já o cardã vc vai gastar uma boa grana! Acompanhei um blog de um cara com uma R1150 GS que foi do Parana ao Alaska de moto, e la no EUA quebrou o cardã ai ficou caro para trocar!!
Existem varios relatos de R1200GS com cardã quebrado!

Crodao
24-04-2013, 18:22
A vantagem da corrente se vc quebrar ela, vc troca com facilidade, já o cardã vc vai gastar uma boa grana! Acompanhei um blog de um cara com uma R1150 GS que foi do Parana ao Alaska de moto, e la no EUA quebrou o cardã ai ficou caro para trocar!!
Existem varios relatos de R1200GS com cardã quebrado!

Teve também o cara do Clube XT que estava com uma GS1100 ou 1150 e um carro bateu na traseira dele na Colômbia (se não estou enganado) e pra ele trazer a moto de volta foi uma verdadeira epopéia. Só pra resumir, ele entrou com a moto no Brasil pela Venezuela de forma clandestina. Ele voltou 1 ano depois pra buscar. Nenhuma CC da BMW queria dar assistência pra ele, pelo fato de ser 1150 (ou 1100 não me lembro).

Eu tive uma corrente quebrada na Argentina em 2011 numa XT660 e digo que foi um parto pra conseguir arrumar, eu quase "pari" um filho, mas pelo menos conseguimos por a moto pra rodar.

Então olhando por esse lado, você têm toda razão.

RicBoris
24-04-2013, 18:30
A pergunta proposta no tópico pode até ter resposta óbvia, pelo menos pra quem conhece. Como disse, nunca tive moto com cardã e este debate só vem a somar no rol de possibilidades pra quem pretende mudar para uma bigtrail como eu. Minhas maiores dúvidas não são nem tanto em relação à lubrificação, mas principalmente sobre a confiabilidade, resistência, custo de manutenção e uso extremo no off.

shw
24-04-2013, 20:56
Rodando pelas ruas a gente percebe que a maioria das motocicletas possuem sistema de tração por corrente. Andando um pouco mais, veremos modelos que utilizam correias dentadas e outros equipados com cardã. Afinal, qual dos três é melhor? É possível converter o sistema de sua moto?

O sistema mais comum é o de acionamento por corrente.

F800GS

917


É também o mais barato, não só pelo uso comum, mas também pelo seu próprio mecanismo, que é mais simples. Neste sistema, a corrente é encaixada, na parte posterior, ao pinhão que está preso ao eixo (ou árvore) do câmbio, que sai do interior da "caixa do motor". Na parte anterior, ou seja, atrás, a corrente está encaixada à coroa dentada que, por sua vez, está presa à roda. A força motriz é gerada, claro, a partir do motor, portanto, vem do pinhão a tração necessária para a roda girar. As motos utilizadas no dia-a-dia e até 600 cilindradas (como é o caso da Honda Shadow), utilizam correntes em seus sistemas de tração.

O sistema de tração por correia dentada é semelhante,

F800 GT

918

porém, com a vantagem que a correia não de dilata tanto quanto o aço da corrente, devido ao calor gerado no atrito das partes. Isso faz com que a manutenção - esticamento da correia - seja menos frequente do que da corrente. A correia é também mais silenciosa e não acumula a sujeira inevitável de graxas e lubrificantes necessários na corrente. A desvantagem da correia é que, se ela arrebentar-se durante uma viagem e o piloto não tiver uma reserva, conseguir a substituição será uma questão de sorte. Modelos especiais, como algumas Harleys e Buells, utilizam a correia dentada em seu sistema de tração.

O sistema de acionamento por cardã

R1200GS

919

é, de longe, o que mais encarece a máquina, mas também o que menos requer manutenção. Os proprietários desses modelos só devem se preocupar com o óleo, mas, isso, a cada 10.000 Km. Evidentemente, levando-se em conta a peça não danificar-se por algum motivo. Mas, como nem tudo é 100%, há relatos de que, em arrancadas mais bruscas, o cardã costuma dar um tranco e levantar a traseira da moto. O cardã é visto em motocicletas como as Yamahas Virago 535, Drag Star 650 e VMax, entre outras.

A não ser que modifique até mesmo parte da estrutura (do quadro) de uma moto, transformando-a numa chopper, por exemplo, não é conveniente e nem possível alterar o sistema de transmissão de uma motocicleta com corrente para cardã, ou o inverso, e o mesmo é válido para a correia. Isso, porque as peças são de tamanhos e formatos diferentes, e o quadro da motocicleta é desenhado para aquele sistema. É bem possível, no entanto, que com algumas adaptações, a troca de corrente por correia ainda seja menos complicado.


Olha este video


https://www.youtube.com/watch?v=RQMN0nFpTTM

RicBoris
24-04-2013, 23:44
Shw, muito legal essa matéria!
Valeu!

RicBoris
24-04-2013, 23:47
Mas sem dúvida, peculiaridades à parte, o Crodao tem razão: o cardã tende a ser o melhor sistema no custo-benefício.

FPoli
25-04-2013, 08:14
Ricardo, eu tive minha primeira moto com cardã este ano. Sempre tive aptidão p/ off e rodo há 36anos, sempre com corrente.
Confesso que ainda não me acostumei com o cardã e tirando a manutenção, sou mais transmissão por corrente.
Ele tem uma folga que me incomoda.
Cheguei até a voltar na concessionária achando que fosse defeito, mas constatei nas outras que é normal.
Talvez seja só uma questão de me acostumar p/ me sentir mais confiante.

RicBoris
25-04-2013, 08:31
Pra vc ver como nem tudo são flores no cardã, heim Fabio? Valeu pela informação, amigo!

sascencio
25-04-2013, 09:15
Interessante a matéria, esclarece as vantagens e desvantagens de cada tipo de sistema, legal...

shw
25-04-2013, 12:25
Por exemplo eu acho o seguinte quem assitou long way round e long way down sabe que os caras pegaram muita, mais muita condição ruim com as BMW R1200 GS e R1150 GS creio que neste caso o cardan é o que ah, por que as sujeira, lama, terra, neve não interfere em nada!!!
assim como os caras que atravessam o deserto, no caso da corrente da muita manutenção

FPoli
26-04-2013, 11:52
Shw, realmente o cardã no barro ou qualquer outra condição está isolado e da pra esquecer que tem transmissão. Sou muito novo para ter manias e devo esquecer a corrente e confiar mais no cardã rsrs

HT2
26-04-2013, 12:18
Sem dúvidas, Cardã....

sal silva
26-04-2013, 19:05
Já tive uma moto com eixo cardã,so de nao ter que fazer manutençao e se preocupar com a troca da corrente é uma maravilha.

panela
27-06-2013, 09:33
Retirado do forum bmwg650gs.net


Olha que interessante....falam em manutenção com 100.000km
http://www.mmm3moto.com.br
R$ 2.479,00
http://www.mmm3moto.com.br/arquivos/produtos/120520131711392013-04-02%2010.31.31-700x700.jpg
http://www.mmm3moto.com.br/arquivos/produtos/270520130222212013-05-24%2017.46.04-700x700.jpg[/quote]

FPoli
27-06-2013, 11:45
Pessoal, já me acostumei com o cardã. Alias é fácil acostumar com coisa boa. Vai ser duro voltar p/ corrente.

shw
27-06-2013, 19:27
Retirado do forum bmwg650gs.net


Olha que interessante....falam em manutenção com 100.000km
http://www.mmm3moto.com.br
R$ 2.479,00
http://www.mmm3moto.com.br/arquivos/produtos/120520131711392013-04-02%2010.31.31-700x700.jpg
http://www.mmm3moto.com.br/arquivos/produtos/270520130222212013-05-24%2017.46.04-700x700.jpg[/QUOTE]

Eh mas esquece o OFF Road com correia.. eu acho qu epara motos que não enfrentam lama é uma boa

FPoli
27-06-2013, 19:37
Quanto e esse kit de correia, não deve ser adequado p/ uso em terra, principalmente em barro.

Mas como a grande maioria dos proprietários de 800GS acabam encarando só um off básico, até mesmo pelo custo envolvido, talvez não deixe de ser uma opção a considerar.

Achei interessante que é correia dentada.

RicBoris
27-06-2013, 22:43
A Mid usa correia. Silenciosa, sem manutenção e, desde que mantendo a tensão correta, dura bastante. No caso da Mid, que acorreia tem um composto de kevlar com fibra de carbono, a previsão de uso é para mais de 80mil km. Embora o preço da correia seja alto, em torno de 2mil reais, o custo/beneficio vale a pena em virtude da alta quilometragem. Pelo menos em comparação com corrente/coroa/pião, que tem vida bem mais curta. Já com o cardã, sem dúvida, a vantagem parece ser bem maior, para uso estradeiro. Já para uso off...

Crodao
28-06-2013, 00:54
Muito interessante. Dependendo do uso que vc faz da moto vale à pena. Mas como o Shw disse, adeus OffRoad.

phansaul
28-06-2013, 06:01
Nunca andei com moto com cardã, mas o que enche o saco na corrente é o barulho.

panela
28-06-2013, 08:19
A primeira moto que andei com carda , foi uma Vmax ....foi muito estranho acelerar e sentir a traseira subindo ao invés da frente...a GS1200 são assim tambem? nunca andei...

FPoli
28-06-2013, 08:30
Não percebo a traseira subir nas aceleradas com a 1200.
Costumo é levantar a frente nas aceleradas, isso sim rs.
A 1200 é muito equilibrada no conjunto de suspensão.

O meu não faz barulho, o único ponto que estranhei no começo foi a folga que tem. A Triumph de um amigo faz barulho numa das marchas, não sei se por alguma coisa na moto dele ou particularidade do modelo.

RicBoris
28-06-2013, 08:35
Andei numa Boulevard 1500 e a transmissão fazia muito barulho tambem. Cardã.

FPoli
28-06-2013, 08:52
O unico barulho que faz na minha é na troca de marchas e às vezes, depende muito de como troco a marcha, rotação, etc... Isso por conta da folga que p cardã tem.
Verifiquei em outras BMW e é do mesmo jeito.
Achava que o cambio com cardã na minha era muito seco, depois que rodei na Triumph eu ví que na BMW não é tanto assim.
Comento da Triumph por ser a única referencia que andei com cardã, mas é uma boa moto.

Crodao
29-06-2013, 00:54
Quando eu era criança pequena lá em Barbacena, eu aprendi que a transmissão por engrenagens pode gerar um pequeno rúido mesmo. Nas engrenagens de dente reto por exemplo, há um pequeno hiato de tempo em que as engrenagens perdem o contato e permanecem sem nenhum dente em contato, retornando ao contato logo a seguir, e isso gera uma pequeno ruído referente ao impacto do engrenamento à cada instante.
Nas engrenagens de dente helicoidais, há no mínimo 1,4 dente engrenado simultâneamente, por isso elas são mais suaves e menos barulhentas (não há desengrenamento).

Só que as engrenagens helicoidais geram esforço radial e axial. Por isso a Citroen inventou a engrenagem helicoidal dupla, em forma de "V" com hélices invertidas, para anular o esforço axial, aliás, é por isso que o logotipo da Citroen é um Duplo "V".

Resumindo, se o cardã utilizar engrenagens cônicas de dentes retos, vai roncar pra caramba, pois são retos. Normalmente os cardãns utilizam engrenagens cônicas helicoidais. Não deveria "roncar" , mas mesmo as helicoidais geram um pequeno ruído.

Se alguém for entendido do assunto pode explicar um pouco melhor.

RicBoris
29-06-2013, 01:19
Depois de uma AULA dessa, Crodão, difícil achar um "entendido" melhor!

Valeu pelas informações e curiosidades. Esse lance da Citroen eu não sabia.

sal silva
29-06-2013, 10:35
Nun intindi nada,mas o Cabra é bom.

RicBoris
29-06-2013, 13:55
O legal deste forum é esse ecletismo cultural, que vai desdeas sadias e descontraídas brincadeiras, passando por relatos e dicas das experiências vividas pelos integrantes, até às informações técnicas bem fundamentadas como essas do Claudio. Show de forum!

CM-R1200-GS
30-06-2013, 19:12
Crodão, de "Barbacena", essa foi boa, mandou bem !!!!

Mas tudo isso é verdade mesmo ????

Crodao
30-06-2013, 22:48
Oi Cassio, sim, é verdade. Toda engrenagem gera um pouco de ruído, sobretudo as de dente reto, pois há um pequeno intervalo de tempo em que nenhum dente está engrenado, gerando o ruído quando do contato. Já as helicoidais sempre estão em contato, por isso geram menos ruído. Repare como a marcha à ré de qualquer carro é ruidosa. Normalmente todo carro utiliza engrenagem de dentes retos na marcha à ré. E a Citroen inventou a engrenagem helicoidal em "V" para "zerar" o esforço no sentido do eixo.

Veja informações em http://pt.wikipedia.org/wiki/Andr%C3%A9_Citro%C3%ABn

CM-R1200-GS
01-07-2013, 15:23
GRANDE Crodão.

Beleza de explicações.

Conhecimento sempre é bom, com essas e outras matérias, é que nós vamos absorvendo cultura.

Parabéns, voce e o Tolentino, sempre trazendo boas contribuções.


PS: Voce é um grande nó cego também, faltou sua pessoa no encontro !!!!!!

FPoli
01-07-2013, 21:50
Tenho curiosidade para entender melhor o carda da 1200GS, vou fuçar mais um pouco para conseguir uma vista explodida e entender a folga que tem, segundo fabricante por conta do curso da suspensão.

PAULISTA
20-09-2013, 22:26
Caros Amigos do Fórum,

Quero levantar aqui uma questão curiosa,porque não vemos motos de corrida (pista ou cross)ou qualquer outra modalidade que seja com cardãs.
Alguém saberia explicar?

Abçs.

FPoli
21-09-2013, 01:15
Tem um tópico sobre corrente x cardan que os moderadores poderão juntar este lá.

Quanto a questão do porque não usar cardan no cross, já tive motocross onde leveza no conjunto é tudo.
O cardan é mais pesado que um conjunto de corrente e também oferece mais resistência na rodagem desperdiçando potência do motor, questões importantes numa cross.

Já em moto de corrida de pista, creio que qualquer HP a mais faça diferença, sendo a transmissão de corrente mais livre.

A grande vantagem do cardan é quanto a grande durabilidade e baixa manutenção, principalmente em viagens longas, desnecessários no cross ou pista, mas que casam com uma moto da alta cilindrada touring.

PAULISTA
21-09-2013, 17:17
Faz sentido,

Não tinha pensado por este lado,mas é a pura verdade,leveza,poque durabilidade é o que menos interessa a eles se tiver que trocar uma relação por corrida,que se dane,com tanto que andem bem.

Obrigado Fabio.

Abçs.

Crodao
22-09-2013, 09:27
EU li em algum lugar que o cardã perde algo em torno de 13% da potência do motor enquanto que a corrente é algo tipo 5%.
É algo dessa ordem de grandeza

PAULISTA
24-09-2013, 20:55
Opa...Boa noite pessoal,

Outro problema que vejo no sistema de correia é a vulnerabilidade do sistemo em relação ao vandalismo,maldade etc,você tá viajando a uns 3000 km de casa entre um posto pra tomar um cafezinho e um infeliz que não foi com a tua cara com uma simples faca passa e corta a correia.Pronto FDU.....

Abçs.

GAUCHO 50
25-09-2013, 16:19
OPA, como vão pessoas de bem?!?!?! Tudo certinho???? Gostaria de deixar aqui a minha impressão a respeito do tópico.

Antes de sair da GS650, eu estava na dúvida entre uma nova GS800 (2012 na época) e uma GS1200 beeem usada, tipo 2007/08, que era o que dava no meu dinheiro. Numa das visitas que fiz na concessionária aqui da cidade, conversando com um proprietário de uma 1200 2010 que acabava de retirar da oficina sua máquina, perguntei-lhe que tipo de reparo ele tinha feito. Tal foi a minha surpresa quando ele me disse que era um "rolamento do cardã"... :( Fiquei com a pulga atrás da orelha com a notícia porque ainda estava impressionado com uma folga (já descrita aqui no fórum) no cardã de uma 1200 que eu havia experimentado semanas antes... Quando aquele cara me falou que a moto tinha 17mil km, que a única viagem longa fora a ultima de 6mil km e que o conserto custou, entre peça e MO, R$1.600,00... caí para trás e decidi comprar a 800... Esta, com 18 meses de garantia e com 1200km!!! Ainda não me arrependi!!!!:cool: FORTE ABRAÇO

PAULISTA
26-09-2013, 19:58
OPA, como vão pessoas de bem?!?!?! Tudo certinho???? Gostaria de deixar aqui a minha impressão a respeito do tópico.

Antes de sair da GS650, eu estava na dúvida entre uma nova GS800 (2012 na época) e uma GS1200 beeem usada, tipo 2007/08, que era o que dava no meu dinheiro. Numa das visitas que fiz na concessionária aqui da cidade, conversando com um proprietário de uma 1200 2010 que acabava de retirar da oficina sua máquina, perguntei-lhe que tipo de reparo ele tinha feito. Tal foi a minha surpresa quando ele me disse que era um "rolamento do cardã"... :( Fiquei com a pulga atrás da orelha com a notícia porque ainda estava impressionado com uma folga (já descrita aqui no fórum) no cardã de uma 1200 que eu havia experimentado semanas antes... Quando aquele cara me falou que a moto tinha 17mil km, que a única viagem longa fora a ultima de 6mil km e que o conserto custou, entre peça e MO, R$1.600,00... caí para trás e decidi comprar a 800... Esta, com 18 meses de garantia e com 1200km!!! Ainda não me arrependi!!!!:cool: FORTE ABRAÇO

Falai Gauchão,

Aqui vem vos fala é um Paulista morando e amando RS,comprei uma GS 800,ainda não chegou tá uma novele,quando vegar vamos combinar um rolezinho,afinal,paulista ou gaucho,4.9 ou 5.0 estamos na era do DOJÃOé tudo V8 -Bebe demais,quase todos fumam,tá veio e nimguem mais quer,rsrsrs....

RicBoris
17-11-2013, 14:29
Tópico movido de F800 - DISCUSSÃO GERAL para BOTECO por tratar de assunto não específico à F800.

Contamos com sua compreensão, RicBoris (rs)



... isonomia :cool:

sal silva
15-07-2015, 13:00
Olhem essa bike com transmissão cardã...

7803

Sensacional o engenho humano!

Vixi marola,ta faltando um pedal e graxa rs.

nicobico
08-08-2015, 07:29
Enquanto eu tiver grana sobrando para o brinquedo mais caro, nunca mais volto para corrente.

:D

Zero estresse. Quase zero manutenção. Zero sujeira. Zero regulagens durante viagens. Zero óleo lubrificante de transmissão na bagagem.

sascencio
08-08-2015, 16:50
Enquanto eu tiver grana sobrando para o brinquedo mais caro, nunca mais volto para corrente.

:D

Zero estresse. Quase zero manutenção. Zero sujeira. Zero regulagens durante viagens. Zero óleo lubrificante de transmissão na bagagem.

é... ultimamente pelos relatos, não tem sido 0 estresse... rsrsrs... fora os trancos e outros problemas, teve gente que quase caiu pelo travamento do cardã...

nicobico
08-08-2015, 17:15
é... ultimamente pelos relatos, não tem sido 0 estresse... rsrsrs... fora os trancos e outros problemas, teve gente que quase caiu pelo travamento do cardã...

Infelizmente "o avião que voa não é notícia. mas o que cai, é manchete instantânea...".

Sempre vai haver relatos de gente com um problema aqui e outro ali. Mas dificilmente teremos uma sequência de relatos do tipo "já rodei 100 mil km e nada aconteceu"; até mesmo porque isto não é da natureza humana.

Entenda-se bem que não concordo com os problemas que possam existir, e que é muito ruim ser "sorteado" com um perrengue desses. Mas a lei das probabilidades está aí e estatisticamente alguém vai ter problema de alguma forma com o equipamento. É questão de sorte ou azar.

Tive um carro que vivia dando problema. Era uma oficina atrás da outra. De tanto encher o saco, vendi o dito de barbada. O sujeito que comprou o veículo trabalhou com ele uns 10 anos buscando verduras no CEASA de Porto Alegre. Disse nunca ter tido um carro tão confiável... E agora? Também tive um Fiat Tempra que todos diziam que "dava pau com 20 mil km; bomba d´água já vinha com os dias contados...". Fiquei com o veículo por 14 anos e só tive os gastos normais de manutenção periódica. Só vendi o dito porque não conseguia mais fazer seguro dele. :D

Então é isso.

MarcioT
08-08-2015, 17:57
Nunca tive uma com cardã para avaliar as vantagens ou desvantagens no uso contínuo, porém o fato que conheço é que o cardã rouba cerca de 20% do desempenho do conjunto enquanto a corrente leva apenas 9% de perda.
Não é a toa que as motos de velocidade e mesmo algumas bigtrails como a Ducati 1200 usam corrente.
Outro fator a ser considerado, no meio,de uma estrada inóspita se a corrente quebra, da para arrumar o contrário de um cardã com problema.
Enfim nada é perfeito.

ACD
10-08-2015, 00:57
Como tudo na vida a gente abre mão de um lado para ganhar de outro. Sem dúvida o custo e facilidade de conserto da corrente tem que ser levado em conta., porém Já tive duas motos com cardã e (deixa eu bater na madeira) uns 80 mil km sem qualquer problema. Se contar o material de limpeza e lubrificação da corrente, mais eventual troca da dita cuja e da relação, e a mão de obra, ficou caro! As desvantagens do cardã já foram citadas: custo inicial, peso, perdas na potência, dificuldade de consertar em viagens, etc. Já vi relatos de conserto na aÁfrica, no meio do nada, e um amigo já ficou parado uma semana no sul do Chile porque não achou corrente e relação da VStrom para trocar.
Tirando uma eventual calamidade, acho que omcardã ganha de longe.
Quanto aos barulhos (que são muitos na GS), notei que minha moto fica muito mais suave quando estou com um Shoei fechado, comparado com outros capacetes. Se colocar tampão no ouvido, então, a moto fica quase elétrica! Barulho zero! Brincadeiras à parte, a gente aprende com o tempo a separar o que são os barulhos característicos da moto com os diferentes e novos, que podem significar problema.

NIVALDO
29-10-2015, 05:11
Como tudo na vida a gente abre mão de um lado para ganhar de outro. Sem dúvida o custo e facilidade de conserto da corrente tem que ser levado em conta., porém Já tive duas motos com cardã e (deixa eu bater na madeira) uns 80 mil km sem qualquer problema. Se contar o material de limpeza e lubrificação da corrente, mais eventual troca da dita cuja e da relação, e a mão de obra, ficou caro! As desvantagens do cardã já foram citadas: custo inicial, peso, perdas na potência, dificuldade de consertar em viagens, etc. Já vi relatos de conserto na aÁfrica, no meio do nada, e um amigo já ficou parado uma semana no sul do Chile porque não achou corrente e relação da VStrom para trocar.
Tirando uma eventual calamidade, acho que omcardã ganha de longe.
Quanto aos barulhos (que são muitos na GS), notei que minha moto fica muito mais suave quando estou com um Shoei fechado, comparado com outros capacetes. Se colocar tampão no ouvido, então, a moto fica quase elétrica! Barulho zero! Brincadeiras à parte, a gente aprende com o tempo a separar o que são os barulhos característicos da moto com os diferentes e novos, que podem significar problema.

Demonstração de grande sabedoria ACD, tudo na vida é relativo e depende do lado que observamos.
Juntamos as informações e adaptamos ao resultado que queremos que dê, esse é nosso espelho.

Grande abraço

Geraldinho
10-11-2015, 15:34
Pessoal, estou com minha BMW R1200 GS desde o dia 09 de setembro, portanto há 02 meses.

Pra mim, é a realização de um sonho.

Já tive várias motos, sou motociclista/motoqueiro desde os meus 11 anos de idade, (tenho hoje 56 anos).

já andei de jawa 250, vespa, lambreta, xispa, cinquentinha YS-50 da Yamaha, várias RX's 125, RD135, (dois tempos), VÁRIAS CG's, twister, falcon V-strom e agora a BMW R 1200 GS.

Já rodei mais de 100.000 km em viagens pelo Brasil e pela América do Sul (Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile e Peru).

O que posso dizer da moto com CARDÃ é o seguinte:

"o avião que voa não é notícia, mas o que cai, é manchete instantânea...". - retirei esta citação lá no tópico do "nicobico".

Estou em "lua-de-mel" com a GS com CARDÃ. Rodei pouco mais de 4.000 km e o que posso dizer é:

1) Não consegui ainda identificar esse barulho característico de engrenagens
2) O “som”, o RONCO que ouço quando estou viajando na GS pra mim, até o momento tem sido música para meus ouvidos, desculpe “crodão”, gosto de ouvir o ronco quando acelero, parece um avião fazendo um “rasante”.
3) O Ruído que incomodou a princípio foi o do “TRANCO” na hora de engrenar uma marcha com a moto parada num semáforo por exemplo, mas isso parece que é característico desta moto – não chegando a ser defeito.
4) Optei pelo cardã visando mesmo esse benefício por requerer menos “manutenção”,
5) Se por causa do cardã perde-se em torno de 08% de potência, (sim, porque corrente perde 5% e cardã 13 – “13-5=8”) creio que para quem tem uma cavalaria de 125 cv, não deve fazer tanta diferença, provavelmente nunca irei usá-la no limite.

RicBoris, eu também pesquisei muito a respeito do cardã para poder finalmente comprar uma moto com esta transmissão e até o momento o que posso dizer é: VAI DE CARDÃ!.

Um abraço.
Geraldinho.

Ricce
17-11-2015, 07:38
Meu irmão Geraldinho, estou nesse dilema: com ou sem corrente? Você que já é um viajante reconhecido na américa do sul e será em breve viajante transcontinental,não tenho dúvidas que fez o correto.
Abraço.

Miguel
27-01-2016, 11:28
Cardã.

RicBoris
27-01-2016, 21:27
Cardã.
Mais objetivo não poderia ser, Miguel! rs

Também prefiro o cardã, apesar de nunca ter possuído uma moto com esse sistema.

Mas a próxima será... em breve!

sal silva
27-01-2016, 22:02
Mais objetivo não poderia ser, Miguel! rs

Também prefiro o cardã, apesar de nunca ter possuído uma moto com esse sistema.

Mas a próxima será... em breve!

http://yoursmiles.org/msmile/fun/m0137.gif (http://yoursmiles.org/m-fun.php)

Iceman
28-01-2016, 08:04
Cardã.

Henri
28-01-2016, 12:35
Corrente - moto mais leve, ágil, com manutenção periodica, mas serviço e peças mais mais fácilmente obtidos quanto quebram.
Carda - moto mais pesada, maior perda, manutenção menos frequente, mas mais difícil de consertar (peças e mão de obra).

Interessante notar que a KTM 1290 ADV, mais cara que a GSA, ainda usa corrente.
Abs,

cerqueira
28-01-2016, 13:49
Na minha opinião, cardã para viagens de mais de 1.000 kms devido a necessidade de lubrificação constante da corrente.

E já que prefiro cardã, obrigatoriamente tem que ser uma BMW R 1200 GS.

Fora esta situação, corrente. E não Big Trail.

Abçs
Luiz

CARLOS-BSB
08-03-2016, 19:42
Então, nunca tive moto com essa transmissão por cardã. Mas minha próxima será. = ou + de 2013 LC. Não necessariamente a BMW, mas pode ser uma Super.
.

baddan
10-03-2016, 10:41
Se for fazer off: corrente
Se for fazer viagem longa: cardã

rppacheco
10-03-2016, 16:18
Este tópico é muito esclarecedor. Obrigado pelos comentários técnicos.
Não imaginava que o sistema de transmissão por cardã tinha seus barulhinhos e seus pequenos "defeitos".
Nunca pilotei uma com este sistema. A conclusão final será quando isto acontecer.