PDA

Ver Versão Completa : Bomba d'água da F800GS, tendão de Aquiles



Páginas : 1 [2]

Gnegraes
09-03-2023, 08:18
Aqui tem um ponto interessante. Na F800GS que eu tive, se o líquido do arrefecimento ficasse entre o meio e o máximo no nível do reservatório de expansão, ela jogava parte fora pelo ladrão. Pra funcionar perfeito era só deixar entre o mínimo e a metade.


Sent from my iPhone using Tapatalk



Adriel,

Todo reservatório possui uma marca do nível correto e que via de regra está na metade do reservatório.
O nome dele já diz: Expansão.
Deve obrigatoriamente ter parte dele com ar, para que o fluido de arrefecimento se expanda com o aumento da temperatura, comprimindo o ar interno.

Se o reservatório, estiver com excesso de fluido, vai expulsar fluido. Se não expulsar fluido, alguma parte vai romper....

O nível de referência no tanque é o máximo do sistema.

adriel
09-03-2023, 14:16
Adriel,

Todo reservatório possui uma marca do nível correto e que via de regra está na metade do reservatório.
O nome dele já diz: Expansão.
Deve obrigatoriamente ter parte dele com ar, para que o fluido de arrefecimento se expanda com o aumento da temperatura, comprimindo o ar interno.

Se o reservatório, estiver com excesso de fluido, vai expulsar fluido. Se não expulsar fluido, alguma parte vai romper....

O nível de referência no tanque é o máximo do sistema.

Sei disso, talvez não tenha sido claro. Resumidamente, se o nível ficasse entre o meio e o máximo, quando aquecia jogava parte fora. Esse descarte só parava quando o fluido estava entre o mínimo e o meio.

O descarte acontecia sem ter excesso pela régua do reservatório. É como se a medida estivesse errada, algo assim.

Ainda que o ideal seja deixar o nível exatamente no meio, nenhum comportamento anormal deveria ocorrer se estiver entre o mínimo e o máximo, inclusive é pra isso que essa medida serve.

Enfim…


Sent from my iPhone using Tapatalk

Gnegraes
09-03-2023, 14:32
Sei disso, talvez não tenha sido claro. Resumidamente, se o nível ficasse entre o meio e o máximo, quando aquecia jogava parte fora. Esse descarte só parava quando o fluido estava entre o mínimo e o meio.

O descarte acontecia sem ter excesso pela régua do reservatório. É como se a medida estivesse errada, algo assim.

Ainda que o ideal seja deixar o nível exatamente no meio, nenhum comportamento anormal deveria ocorrer se estiver entre o mínimo e o máximo, inclusive é pra isso que essa medida serve.

Enfim…


Sent from my iPhone using Tapatalk



Adriel,

Não é um comportamento anormal, pelo contrário, colocou mais fluido do que deveria, o sistema naturalmente purga para que haja um volume no de ar reservatório para que possa ser comprimido pelo aumento de volume do fluido.

luiz baum
09-03-2023, 15:19
Não sei na 800, mas na G650 o interior do tanque de expansão trabalha sob pressão atmosférica.
A tampa é de borracha (bem simples) e tem um pequeno orifício na parte mais alta.

Luiz Baum

adriel
09-03-2023, 16:29
Adriel,

Não é um comportamento anormal, pelo contrário, colocou mais fluido do que deveria, o sistema naturalmente purga para que haja um volume no de ar reservatório para que possa ser comprimido pelo aumento de volume do fluido.

Penso que se o fluido está entre o mínimo e o máximo, inclusive próximo da metade, não está com mais do que deveria, inclusive essa medição deve servir pra isso, mas cada um pensa de uma forma.


Sent from my iPhone using Tapatalk

Reiner
09-03-2023, 17:16
Penso que se o fluido está entre o mínimo e o máximo, inclusive próximo da metade, não está com mais do que deveria, inclusive essa medição deve servir pra isso, mas cada um pensa de uma forma.


Sent from my iPhone using TapatalkNa camionete que tenho, o volume fica exatamente como a sua ex moto. Fica entre o mínimo e o meio. E atinge o máximo com o motor em temperatura de trabalho.....tudo normal......

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

Gnegraes
10-03-2023, 07:40
Penso que se o fluido está entre o mínimo e o máximo, inclusive próximo da metade, não está com mais do que deveria, inclusive essa medição deve servir pra isso, mas cada um pensa de uma forma.


Sent from my iPhone using Tapatalk


O nível deve estar entre as indicações no tanque, Min e Máx.
Curiosamente o nível máximo se situa na metade dele.

A verificação deve ser feita com o motor frio.

11512

adriel
10-03-2023, 15:12
O nível deve estar entre as indicações no tanque, Min e Máx.
Curiosamente o nível máximo se situa na metade dele.

A verificação deve ser feita com o motor frio.

11512

Com certeza. Imagino que todos estejam usando e se referindo as marcações de mínimo e máximo e não em relação ao reservatório em si.


Sent from my iPhone using Tapatalk