PDA

Ver Versão Completa : Lubrificação corrente



Artur Orsi
05-09-2012, 08:02
Ola.

Criando este dópico com o interesse de discutir quais as formas que o pessoal esta utilizando a limpeza e a lubrificação da corrente das F800.

Qual o melhor lubrificante na opinião de voces?

fborges27
09-10-2012, 21:07
Seguinte Artur, não sei se estou fazendo o correto mas tenho acompanhado a transmissão de perto e me parece que está sendo preservada. Depois de cada lavagem ou a cada 1.000 km eu passo o Chain Lube da Motul Factory Line. A graxa é branca. Sei que tem um produto também da Motul que limpa a corrente. Acho que o ideal seria limpar antes de passar, se a moto não foi lavada.

shw
09-10-2012, 21:20
Eu uso graxa branca.. principalmente quando pego muita chuva!

Marlon
10-10-2012, 13:35
Motul Chain Lube, depois da chuva e da estrada.
Com o cavalete central é facinho aplicar ;)

CM-R1200-GS
10-10-2012, 14:03
Uso Motul Chain Lube, e Oleo-90, intercalando, uma vez um outra vez o outro.
Lubrifico pelo menos a cada 500 km.
Se vou fazer uma viagem mais longa, levo só o spray, que é mais prático.
Agora se andar na terra, lavo a corrente com querozene+dieesel.

JotaJota
16-10-2012, 16:50
Uso Motul Chain Lub

http://worldofaccessories.co.za/media/catalog/product/cache/1/image/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/m/o/motul_chain_lube.jpg
http://www.motocard.com/Soporte/MontaImg.aspx?Image=M-0539061T.gif&Width=330

Ou Molysil

https://www.fujibike.com.br/images/produtos/3001/img_phpeA87GG.jpg

Lubrifico de 500 em 500 Km... Se rodar com a moto na chuva, lubrifico após a chuva...

TOLENTINO
16-10-2012, 17:55
Usava o WURTH CHAIN LUBE ROAD 500 mas sujava demais a roda, então passei a utilizar o Motul Chain Lube. Muito bom!

shw
16-10-2012, 21:59
Eu uso esta bisnaga de graxa branca naval, que não sai com a agua!! deixo debaixo do banco em viagens

http://www.garinbrasil.com.br/imagens/graxa%20de%20litio%20branca-dupla2.jpg

Na BMW eles usam este tipo de graxa na revisão, reparem também nas motos novas

konga
26-10-2012, 09:36
Queridos amigos.
Tive acesso a um documento técnico "interno" de uma GRANDE montadora de motocicletas aqui em Manaus.
Resumindo ele relata que o problema na corrente ocorre de dentro pra fora, e que por isso o óleo a ser usado (ele não fala em marca/modelo) deve ser fino e capaz de penetrar entre o o-ring e o elo, para lubrificar internamente a corrente. Ele critica o uso de graxa, pois ela em conjunto com a poeira pode criar uma pasta abrasiva, acelerando o desgaste.
São umas 3 paginas em PDF e não sei como postar aqui no fórum, mas posso enviar pra e-mail da galera é só me enviar que respondo em cima, ok. (marcelokonga@gmail.com)
Apesar disso comprei o Scottoiler (www.scottoiler.com) e o "bixo" funciona que é uma beleza.
Marcelão

shw
26-10-2012, 11:01
Queridos amigos.
Tive acesso a um documento técnico "interno" de uma GRANDE montadora de motocicletas aqui em Manaus.
Resumindo ele relata que o problema na corrente ocorre de dentro pra fora, e que por isso o óleo a ser usado (ele não fala em marca/modelo) deve ser fino e capaz de penetrar entre o o-ring e o elo, para lubrificar internamente a corrente. Ele critica o uso de graxa, pois ela em conjunto com a poeira pode criar uma pasta abrasiva, acelerando o desgaste.
São umas 3 paginas em PDF e não sei como postar aqui no fórum, mas posso enviar pra e-mail da galera é só me enviar que respondo em cima, ok. (marcelokonga@gmail.com)
Apesar disso comprei o Scottoiler (www.scottoiler.com) e o "bixo" funciona que é uma beleza.
Marcelão


Cara quando vc cria ou responde um post e anexa o documento, clica no icone que é um clipes, e anexa aqui no forum!!
vamos evitar de mandar email, pois a informação tem que ser para todos e assim daqui a 5 anos um novo usuario pode usufruir deste anexo!

konga
26-10-2012, 12:46
Cara quando vc cria ou responde um post e anexa o documento, clica no icone que é um clipes, e anexa aqui no forum!!
vamos evitar de mandar email, pois a informação tem que ser para todos e assim daqui a 5 anos um novo usuario pode usufruir deste anexo!

Grande Shw !!!
Foi mal meu camarada ... é que ainda sou novato no fórum ... estou aprendendo rsrsrs
Mas lá vai ... espero que a informação seja útil e acrescente "lenha à fogueira", ok !!!
Forte abraço a todos !!!
Marcelão Konga

275

TOLENTINO
26-10-2012, 14:19
Boa contribuição Konga! O procedimento descrito é o que venho utilizando há tempos, mas o mais importante é mesmo a observação de que não se deve usar graxa, ou óleo 90 ou grafite com óleo, pois além da lubrificação não ser eficiente, ainda facilita o acúmulo de sujeira, o que diminui consideravelmente a vida útil da relação.

CM-R1200-GS
26-10-2012, 14:47
Konga, bela informação.

Aproveitando sua informação e visitando o site "scottoiler", achei esse kit de lubrificação para a F800-GS.

http://www.scottoiler.com/uk/products/bmw-motorrad-f800-gs-kit.html

Tolentino, nosso grande colaborador para assuntos internacionais, veja se consegue decifrar se é viável e se vale a pena.

Falamos no domingo.

shw
27-10-2012, 14:01
Grande Shw !!!
Foi mal meu camarada ... é que ainda sou novato no fórum ... estou aprendendo rsrsrs
Mas lá vai ... espero que a informação seja útil e acrescente "lenha à fogueira", ok !!!
Forte abraço a todos !!!
Marcelão Konga

275

Tranquilo... parabéns pelo anexo. vou ler!!!
o forum assim cada vez mais fica rico de infos

TOLENTINO
29-10-2012, 07:05
Cassio,
No site existe a informação de que esse equipamento não é compatível com a F800GS. Eu já havia visto um produto similar no salão da motocicleta e, inclusive, o representante montou no stand um sistema demonstrando a utilização. Com base no que ví e em comentários das pessoas que estavam por lá (incluindo um técnico da MOTUL), cheguei as seguintes conclusões:

1) é um sistema de lubrificação mais útil para quem vai fazer longas viagens atravessando locais com muita poeira, areia ou terra.
2) como o lubrificante tem que ter grande fluidez, a corrente manda óleo para todo lado, e existe o risco de atingir o disco de freio e o pneu.
3) faz uma sujeira danada.

Resumindo, para quem não faz grandes viagens, não compensa o investimento. É melhor lubrificar em casa e se a viagem for mais longa ou com trechos fora de estrada, levar um tubo pequeno de algum "chain lub" e ir aplicando. Prático, seguro e barato.

Abraço!

CM-R1200-GS
29-10-2012, 21:14
Grande Tolentino !!!!

Coloquei o assunto para gerar troca de informações, eu particularmente, também acho que não vale a pena o investimento, pois não andamos tanto assim, e o gostoso é poder curtir a moto, limpar e lubrificar a corrente não dá tanto trabalho assim, e já serve para fazer um check-up na mesma.

konga
14-11-2012, 11:00
Cassio,
No site existe a informação de que esse equipamento não é compatível com a F800GS. Eu já havia visto um produto similar no salão da motocicleta e, inclusive, o representante montou no stand um sistema demonstrando a utilização. Com base no que ví e em comentários das pessoas que estavam por lá (incluindo um técnico da MOTUL), cheguei as seguintes conclusões: ...
Abraço!

Salve GALERA
Como usuário do sistema "Scottoiler" a uns 10.000km´s, já posso fazer algumas considerações:
1) O sistema é universal, já que vc só precisa de uma saida no coletor de admissão, pois utiliza o vácuo gerado pelo pistão p/ funcionar. Olhem esse vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=IGYQBoUHpBY&feature=relmfu
2) O fabricante vendia um Kit específico p/ a F800GS (foi o que eu comprei). Infelizmente a BMW entrou na parada p/ comercializar, e o ultimo KIT que comprei para uma amigo não veio com o óleo, obrigando-nos a comprar o óleo na "mão" deles (sacanagem)
3) O lubrificante realmente tem bastante fluidez, entretanto uma vez bem regulado o tempo de gotejo (1 gota por minuto), o óleo não espalha ao redor da roda. Do contrario a sujeira é grande, mas não chega a atingir o disco de freio traseiro ... rsrsrsrs
4) O fabricante fala em 6.000 milhas entre os abastecimentos, no meu uso eu abasteço a cada 3,5 a 4 mil Km.

Infelizmente comecei a usar o sistema com a corrente já a meia-vida (16.000km). Espero analisar melhor com o próximo kit de transmissão que vou trocar em breve. Aí sim terei melhores conclusões sobre a eficiência da lubrificação.
Para mim que não sou muito de "lamber" a motoca nos fins de semana, funciona muito bem.

Alguns videos sobre a instalaçao na F800GS:
http://www.youtube.com/watch?v=qxccszqdMwg
http://www.youtube.com/watch?v=-f0c5WPBKGM&feature=fvwrel

Saltofa
14-11-2012, 15:40
Mr Konga!

Valeu pela dica...eu como voce não sou escravo de minha moto, mas faço minha "tri-negona" de minha escrava.

Lubrificar a corrente é uma das coisas que estava me atormentando...

fborges27
05-12-2012, 14:48
Prezados,

Como já disse neste tópico anteriormente, uso o Chain Lube da Motul Factory Off-Road (de R$ 45 a R$ 50) por tubo. Pelo tanto que rodo, tenho gasto em torno de 1 por ano... o que não é um grande gasto, acredito eu.

Achei em Los Angeles o Chain Lube da Motul Factory ON ROAD por US$ 9,00!!!!!!! Aí o baguio ficou louco e comprei logo 2!

TOLENTINO
06-12-2012, 07:14
Essa diferença no preço entre a loja em LA e a loja brasileira não é decorrente apenas da enorme carga tributária em nosso país. O lucro no segmento de comércio no Brasil é altíssimo, do tipo, se custa 1 vendo por no mínimo 2 e pronto! Enquanto a maioria das micro, pequenas e médias industrias no Brasil se matam para conseguir uma margem de contribuição de 20/25% e enfrenta todo tipo de dificuldades, sofrendo com entraves burocráticos, fiscalizações mal intencionadas e penando no cipoal de leis e regras tributárias, o comércio faz a festa. E, de preferência, sem emitir nota fiscal.

Geov
25-12-2012, 20:56
Então, fiz 900 km (ON) entre sexta e quarta quando levei a F para a revisão dos milão. Assim deixei o trabalho de primeira lubrificação para a própria concessionária.
Mas minha rotina, caso não andar em off, é limpar a corrente (pincel + querosene + água) a cada 500 Km e aplico Chain Lub Motul (ON). Qdo ando pelo "chão batido" a limpeza e a lubrificação ocorrem imediatamente após o uso.
Vlw, saúde !!

TOLENTINO
26-12-2012, 05:42
Não sei se acontece o mesmo em outras cidades, mas aqui em Itu está difícil encontrar querosene "de verdade". Nos postos de gasolina não vendem mais e nas lojas que comercializam tintas só encontro querosene "sintético" que de querosene não tem nem o cheiro, ou seja, é solvente, e nem pensar em passar isso na corrente, pois com certeza iria destruir os "o-rings".

Geov
26-12-2012, 07:33
Tolentino, consulta técnica: será que na hipótese de não se encontrar o querosene "de verdade" o melhor seria passar só água e aí lubrificar, pois aquela não atingiria os "o-rings" (como o querosene sintético) ???

TOLENTINO
26-12-2012, 17:21
Geov, o querosene tem função de desengraxante, removendo óleo/graxa "velhos" contaminados por sujeira. Na falta do querosene, já utilizei o WD40, que alem de desengraxar também lubrifica, mas nesse caso o custo da limpeza é bem maior. Existe também o CHAIN CLEAN da MOTUL mas nunca utilizei.

Dizem que o querosene prejudica as correntes que tem anéis do tipo "o-ring", mas não acredito nisso pois são fabricados com borracha do tipo NBR, que resiste até a gasolina.

Geov
26-12-2012, 18:31
Valeu a Consultoria TOLENTINO, vou usar o WD-40 para limpar a corrente da F; por aqui acho WD-40 a R$ 14,98. Esse clean da Motul deve ser + de 50, imagino. Vlw, saúde!!

TOLENTINO
26-12-2012, 19:09
Geov, mas note que o WD40 é para uso emergencial, na falta do querosene, e nesse caso aplica-se o WD40 retirando a sujeira com um pano. O ideal é aplicar querosene com pincel e depois lavar com jato forte de água. Após secar bem, aplicar lubrificante ou graxa.

Geov
28-12-2012, 23:23
Tolentino, graças a sua dica (#22) e a informação de um amigo, fiquei sabendo aqui em Sta Cruz do Sul um posto de combustível que vende querosene na bomba. Esse fim de semana vou conferir. Vlw !!

TOLENTINO
29-12-2012, 06:10
Geov, legal saber que as dicas aqui do fórum te ajudaram, pois é esse nosso objetivo, ou seja, todos se ajudarem e assim fazermos amigos

wakapp
29-12-2012, 17:40
Prezados senhores,
Realmente não se deve usar graxa nem óleos viscosos na corrente, pois não lubrificam por dentro e as graxas em geral tem aditivos melhoradores de adesão, que também seguram sujeira formando uma pasta abrasiva no caso desta sujeira ser dura com areias silicosas como as que temos no Brasil.
Eu tenho um DT200R 99, 44000 km, que está com a relação original, e eu sempre lubrifiquei apenas com óleo básico simples SAE 30 no inverno e SAE 40 no verão (Curitiba), lubrificava de 2 a 4 vezes no mês conforme eu usava a moto.
Com a BMW eu repeti o mesmo procedimento, mas confesso que achava meio chato lubrificar toda a semana. E quando viajava longe nunca levei a motolia.
Então eu comprei o kit Scottoiler em uma concessionária BMW na Alemanha por 113,45 Euros, junto com o óleo para temperatura mais alta (20-40 °C) por 7,56 Euros. Como agora se tratava de um acessório original, com intervenção no motor (usando a tomada de vácuo para regulagem e diagnóstico), o manual do acessório dizia para ser instado na concessionária, mas como não levei a a moto para a Alemanha, eu mesmo tive de instalar. Achei um vídeo no YouTube com as instruções (https://www.youtube.com/watch?v=qxccszqdMwg e https://www.youtube.com/watch?v=-f0c5WPBKGM), e com apenas com algum capricho instalei em 1 hora o conjunto.
Fiquei muito satisfeito, pois se bem instalado e regulado, não causa nenhuma sujeira no pneu nem na balança traseira e mantém sempre úmida na medida do necessário a corrente. Esta solução é ideal pois lubrifica com um óleo de viscosidade baixa que permeia pelos o-rings e mantém os roletes internamente lubrificados. Precisa de uns 100 ml por 4000 km e a a garrafa de óleo que acompanha tem 250 ml. Eu acho que vale o custo pois a corrente da BMW é Italiana da marca Regina, que costuma ser bem cara, apesar de no caso da BMW nem ser bem acabada (As Regina que vinham nas Agrales era douradas) e se estiverem secas ficam oxidadas com água.
Em relação ao kit com válvula acionada a vácuo padrão para outras marcas, o acessório original da BMW só acrescenta uma chapa dobrada para fixar em um dos para fusos do suporte do regulador de tensão. Mas no kite tem um suporte universal, que no caso da BMW eu dispensei, que poderia ser usado para fixar direto no tubo do quadro com braçadeira plástica (Helermann).
448
449
447.

CM-R1200-GS
30-12-2012, 10:29
Wakkap,

Fantástico este kit, Scottoiler.
Quando tiver oportunidade quero ver se consigo instalar na minha moto.

TOLENTINO
30-12-2012, 10:39
Excelente dica Wakapp! Sua informação de que sem bem regulado não suja a roda ou a balança resolveu minha duvida com relação a esse tipo de sistema. E alem de tudo o custo não é alto pelo benefício que proporciona.

Barbarano
05-01-2013, 21:26
Geov, o querosene tem função de desengraxante, removendo óleo/graxa "velhos" contaminados por sujeira. Na falta do querosene, já utilizei o WD40, que alem de desengraxar também lubrifica, mas nesse caso o custo da limpeza é bem maior. Existe também o CHAIN CLEAN da MOTUL mas nunca utilizei.

Dizem que o querosene prejudica as correntes que tem anéis do tipo "o-ring", mas não acredito nisso pois são fabricados com borracha do tipo NBR, que resiste até a gasolina.


Soube que usar diesel faz o mesmo efeito querosene e como tal não prejudicam correntes que tem "o-ring". Durante a limpeza, para facilitar, borrife um pouco de água.
Abs.

Barbarano
05-01-2013, 21:32
Interessante, Wakapp vou pensar em instalar essa traquitana.

amorlin
13-01-2013, 14:41
Amigos,
Alguma loja online que entregue no Brasil?

wakapp,
É complicado instalar na tomada de vacuo da 800 ou é só remover lá e plugar conforme os vídeos??

Crodao
20-01-2013, 12:48
Queridos amigos.
Tive acesso a um documento técnico "interno" de uma GRANDE montadora de motocicletas aqui em Manaus.
Resumindo ele relata que o problema na corrente ocorre de dentro pra fora, e que por isso o óleo a ser usado (ele não fala em marca/modelo) deve ser fino e capaz de penetrar entre o o-ring e o elo, para lubrificar internamente a corrente. Ele critica o uso de graxa, pois ela em conjunto com a poeira pode criar uma pasta abrasiva, acelerando o desgaste.
São umas 3 paginas em PDF e não sei como postar aqui no fórum, mas posso enviar pra e-mail da galera é só me enviar que respondo em cima, ok. (marcelokonga@gmail.com)
Apesar disso comprei o Scottoiler (www.scottoiler.com) e o "bixo" funciona que é uma beleza.
Marcelão

Oi Marcelão você mesmo que instalou ? Continua funcionando beleza ? Suja muito a roda ? Onde você comprou e quando custou ? Pode usar qualquer óleo ou é um tipo de óleo à base de água ? Onde compra o óleo ?
Abcs

wakapp
20-01-2013, 15:54
É simples, tem um tubo de equalização dos dois corpos de borboleta, que no meio tem um "T", com um plug fechando. Deve ser para colocar um medidor de vácuo para teste e ajuste da injeção, então é só remover este plug e conectar uma das conexões que vem com o kit. O mais chato é fixar a amngueira na balança, pois não tem ponto de fixação. No filme eles indicam usar uma supro cola, mas agora no kit que eu comprei fei presilhas com fita dupla face, que tornou mais prático o serviço. Só que tem que limpar bem, desengraxar, etc.

wakapp
20-01-2013, 16:17
Amigos,
Alguma loja online que entregue no Brasil?

wakapp,
É complicado instalar na tomada de vacuo da 800 ou é só remover lá e plugar conforme os vídeos??


Eu comprei mais lubrificante no fabricante do kit na Escócia pela internet: http://www.scottoiler.com//us/ e eles tem o kit a vácuo genérico que serve para várias motos, mas não vendo o BMW por que como é um acessório original deve ter contrato de exclusividade para vender nas revendas BMW. Eu comprei em uma concessionário BMW em Augsburg na Baviera, mas eu acho que só tem duas peças específicas para a BMW no kit especifico para BMW: uma chapa dobrada para fixar nos mesmos parafusos do regulador de tensão e um braçadeira (meio feia) que prende esta chapa no corpo do reservatório. A jugar pelas peças que sobraram no kit: outras conexões de vácuo, com diferentes diâmetros e o suporte do reservatório para prender com anilha plástica (hellerman), o kit genérico pode ser usado na BMW só tem usar as anilhas plasticas para fixar reservatório com o suporte universal (mais bonito) no mesmo tubo do quadro que eu fixei com a braçadeira da BMW. Tem uma revenda na Alemanha que eu consultei e diz que entrega no Brasil (http://www.bmw-kirsch.de/motorrad/site/startseite.html), mas eu busquei e eles não tem este acessório no catálogo, mas eles já me responderam outra dúvida, então da para consultar se eles não fornecem este kit. O part number bmw para o kit é: 77 10 8 527 720 e o óleo para temperatura de 20 °C até 40 °C é 83 12 0 422 248.

HT2
05-03-2013, 07:16
Olá Pessoal, esse lubrificante do wakapp achei bem legal e procurei aqui no BRASIL e para a minha alegria achei, mas como o conhecedor de causa é o WAKAPP, gostaria que ele desse uma olhada e desse seu diagnóstico sobre esse produto que segue no site, pode ser?
http://www.jokermotorcycles.com.br/para-moto-transmissao-coroa-correntes-universal-system-scottoiler-p-754.html
Muito Obrigado

Junior
07-03-2013, 22:46
Tenho usado o CHAIN Clean citado pelo Tolentino e funciona muito bem, remove toda a sujeira da corrente, porém não sei se afeta os o-rings. O preço aqui no Rio e de cerca de R$ 60,00, mas são poucos os pontos de venda, cerca de quatro ou cinco, entre estes a CC BMW. Quanto ao lubrificante já usei o MOTUL FACTORY, que é mais seca, parece uma parafina, e o MOTUL ON ROAD, que é tipo um óleo mais grosso. Contudo, até agora não encontrei ninguém que soubesse me dizer qual dos dois é o mais indicado. Existe também o MOTUL OFF-ROAD, que é mais tipo um óleo mais fino. Todos são em embalagens "spray" e estão na mesma faixa de preço acima citada.

Rogério
07-03-2013, 23:45
Utilizei os três e prefiro o OFF: melhor aparência, fixação e muito resistente a água.
O Factory Line deixa a corrente branca, não gostei.
O ON tem boa apresentação mas tem menor resistência a água.

Um tubo da para várias aplicações, todos cumprem com excelência o papel de lubrificar e sua aderência não permite sujar a moto.

Não conheço nada mais prático nem com tamanha qualidade.

ROAD (http://www.motul.com/system/product_descriptions/technical_data_sheets/37106/CHAIN_LUBE_ROAD_8154_PT.pdf?1354209806)

OFF ROAD (http://www.motul.com/system/product_descriptions/technical_data_sheets/37108/CHAIN_LUBE_OFF_ROAD_8155_PT.pdf?1327918832)

FACTORY LINE (http://www.motul.com/system/product_descriptions/technical_data_sheets/37110/CHAIN_LUBE_FACTORY_LINE_8156_PT.pdf?1327918947)

TOLENTINO
08-03-2013, 16:52
O manual técnico e de serviço da Versys 1000, traz a seguinte informação sobre lubrificação da corrente.

Final Drive
Drive Chain Lubrication Condition Inspection

If a special lubricant is not available, a heavy oil such as
SAE 90 is preferred to a lighter oil because it will stay on
the chain longer and provide better lubrication. •If the chain appears especially dirty, clean it before lubrication.
NOTICE
The O-rings between the side plates seal in the lubricant
between the pin and the bushing. To avoid
damaging the O-rings and resultant loss of lubricant,
observe the following rules.
Use only kerosene or diesel oil for cleaning of the O
-ring of the drive chain. Any other cleaning solution
such as gasoline or trichloroethylene will cause deterioration
and swelling of the O-ring. Immediately
blow the chain dry with compressed air after cleaning.
Complete cleaning and drying the chain within
10 minutes.

CM-R1200-GS
08-03-2013, 16:54
O manual técnico e de serviço da Versys 1000, traz a seguinte informação sobre lubrificação da corrente.

Final Drive
Drive Chain Lubrication Condition Inspection

If a special lubricant is not available, a heavy oil such as
SAE 90 is preferred to a lighter oil because it will stay on
the chain longer and provide better lubrication. •If the chain appears especially dirty, clean it before lubrication.
NOTICE
The O-rings between the side plates seal in the lubricant
between the pin and the bushing. To avoid
damaging the O-rings and resultant loss of lubricant,
observe the following rules.
Use only kerosene or diesel oil for cleaning of the O
-ring of the drive chain. Any other cleaning solution
such as gasoline or trichloroethylene will cause deterioration
and swelling of the O-ring. Immediately
blow the chain dry with compressed air after cleaning.
Complete cleaning and drying the chain within
10 minutes.

Ooooo meu irmãozinho, nois tá nu Brasil, faiz o favor de traduzir essa bagaça !!!!!!!
Abçs

TOLENTINO
08-03-2013, 17:58
Ooooo meu irmãozinho, nois tá nu Brasil, faiz o favor de traduzir essa bagaça !!!!!!!
Abçs

Resumindo na língua pátria:

Se não estiver disponível um lubrificante especial para correntes (Motul, etc), pode ser utilizado um óleo mais viscoso, como o SAE 90, pois um óleo de menor viscosidade será eliminado rapidamente da corrente.
IMPORTANTE: Os anéis o-ring entre as placas laterais, retem o lubrificante entre os pinos e os roletes. Para evitar danos a esses anéis, com a consequente perda de lubrificação, deve-se observar a seguinte regra:
Utilize apenas querosone ou óleo diesel para limpeza da corrente. Qualquer outro produto, como gasolina ou tricloroetileno causará deterioração e dilatação dos anéis. Imediatamente após a limpeza, aplique ar comprimido e aguarde cerca de 10 minutos para secagem total.

Rogério
08-03-2013, 18:47
Vejam o teste com vários produtos quanto ao ataque aos o-rings.

Click Aqui (http://www.advrider.com/forums/showthread.php?t=345397)

sascencio
08-03-2013, 19:06
Viva o querosene !!! rsrsrs...

O WD-40 foi uma surpresa, já ouví muita gente dizer que estragava os o-rings.

Rogério
08-03-2013, 20:47
Utilizo WD e funciona para praticamente tudo.

O querosene para a corrente é extremamente eficiente, e os o-orings não sofrem. Contudo, as outras partes plásticas da moto não podem entrar em contato com o querosene.

Uso, com eficiência, o WD para limpeza da corrente sem me preocupar com o contato do produto com o restante da moto.

Importante! WD não pode ser utilizado, sozinho, como lubrificante para corrente de motos. Para bicicleta atende.

Vejam o vídeo (http://www.wd40.com.br/)

sascencio
09-03-2013, 15:01
Pô, parece Bom-Bril, 1001 utilidades...

Sei que o produto é bom, uso constantemente, mas para lubrificar corrente de bicicleta não funciona, só se for para limpeza ou desengripar elos, etc..., como lubrificante mesmo para um uso forte, não serve.

Achei estranho usar nas iscas para pescarias, só se depois a isca for muito bem lavada, porque pelo que eu sei, na pescaria, não deve ter nenhum cheiro nas iscas, senão o peixe não fisga.. rsrsrs...

Rogério
09-03-2013, 16:01
...para lubrificar corrente de bicicleta não funciona, ...mesmo para um uso forte, não


Olá Sascencio,

Das qualidades do WD, acho a lubrificação seu ponto mais fraco. É muito fino e também não utilizo nas minhas bikes.
Ciclistas de longas distâncias realmente devem utilizar produtos mais específicos.
Mas se não tiver outro e para pedaladas curtas/do dia a dia... Quebra um galho.

Henri
10-03-2013, 10:51
Parabéns a todos os membros que contribuíram para uma boa discussão, facilitando a tomada de decisão em relação ao tema.
Como ex-competidor de montain bike e motociclista de enduro desde os meus 15 anos (XL 250 ano 1975, alguém se lembra?), passando por XT 660 e outras motos, e de minha experiência como engenheiro, achei todas as colocações oportunas.
Entretanto, a questão mais importante para a segurança e a longevidade da relaçao é a limpeza e a lubrificação periódicas (com oleo fino especifico de o-rings), além da regulagem de tensão.
A partir do momento em que a relação estiver gasta (há ferramentas especificas que medem isto), ela deve ser trocada (coroa, catraca e corrente) pela original nova.
A manutenção deve ser mais freqüente se houver uso off road.
Simples assim, sem segredos.
Abs,

Pensamento do dia: se sua relação está gasta, troque a coroa (da moto!)

sal silva
10-03-2013, 15:03
Claro que me lembro da bela xl 250 prata importada:).De quanto em quanto tempo devemos fazer a limpeza e lubrificaçao da corrente?

HT2
13-03-2013, 06:40
650

Também achei a apresentação da Scottoiler...

arnaldo
13-05-2013, 21:38
A Lubrificação da minha corrente eu faço da seguinte forma, a cada 500 km eu limpo a corrente com querozene e agua, com pincel, após a limpesa coloco Wd 40 em pouca quantidade, após isso passo a graxa grafitada, sempre obtive bons resultados, pois tenho tambem uma hayabusa com 40.000 km e conjunto esta perfeito, usava também em outras motos que já tive.

- - - Updated - - -

A Lubrificação da minha corrente eu faço da seguinte forma, a cada 500 km eu limpo a corrente com querozene e agua, com pincel, após a limpesa coloco Wd 40 em pouca quantidade, após isso passo a graxa grafitada, sempre obtive bons resultados, pois tenho tambem uma hayabusa com 40.000 km e conjunto esta perfeito, usava também em outras motos que já tive.

Andre RS
22-05-2013, 08:37
1080

E' só escolher!

acdurigan
22-05-2013, 11:35
[QUOTE=arnaldo;8581]A Lubrificação da minha corrente eu faço da seguinte forma, a cada 500 km eu limpo a corrente com querozene e agua, com pincel, após a limpesa coloco Wd 40 em pouca quantidade, após isso passo a graxa grafitada, sempre obtive bons resultados, pois tenho tambem uma hayabusa com 40.000 km e conjunto esta perfeito, usava também em outras motos que já tive.


IDEN!!! minha relação rodou 50.000km e olha q tinha bastante ainda!!! a corrente q tinha estragado!!!

https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc1/393008_476873142380789_465041813_n.jpg

sal silva
22-05-2013, 22:42
Minha moto saiu da cc com uma graxa branca. Como minha cidade é litorânea notei que havia bastante areia na balança da gs. Limpei com querosene e lubrifiquei ela com óleo 90 para transmissão. Voces que andam muito na terra essa graxa grafitada não acumula partículas abrasivas na corrente ? Estou procurando uma forma eficiente para lubrificar a corrente sem ter que pagar uma grana por uma latinha de spray.

fborges27
22-05-2013, 23:50
Minha moto saiu da cc com uma graxa branca. Como minha cidade é litorânea notei que havia bastante areia na balança da gs. Limpei com querosene e lubrifiquei ela com óleo 90 para transmissão. Voces que andam muito na terra essa graxa grafitada não acumula partículas abrasivas na corrente ? Estou procurando uma forma eficiente para lubrificar a corrente sem ter que pagar uma grana por uma latinha de spray.

Tenho usado motul on road e paguei 8 doletas fora.... Aqui eh 50 mangos

Flavildo
23-05-2013, 05:41
USO O SCOTTOILER

RECOMENDO

http://www.scottoiler.com/us/products/bmw-motorrad-f800-gs-kit.html


http://www.scottoiler.com/images/stories/Scottoiler_BMW_Motorrad_F800GS.jpg

sal silva
23-05-2013, 08:19
[QUOTE=fborges27;9139]Tenho usado motul on road e paguei 8 doletas fora.... Aqui eh 50 mangos[/QUOTE8 doletas é um preço justo,agora 50 contos em uma latinha .No way.Po 27 nao tenho bala na agulha para ir até as América comprar essas latinhas.
Graxa grafitada,oleo90,graxa branca.Qual é a melhor para usar na areia e terra?

TOLENTINO
23-05-2013, 08:25
Eu estou usando esse lubrificante DX11, "made in Holland" que comprei na Central de Pneus (11 3224.0233 - Alameda Barão de Limeira, 99) por R$ 38 e considero excelente. Estava usando o MOTUL C4, que custa R$ 60, contem 400ml e que não durava nem 200km e ainda de cor branca, que não gosto.

1092

sal silva
23-05-2013, 08:27
USO O SCOTTOILER

RECOMENDO

http://www.scottoiler.com/us/products/bmw-motorrad-f800-gs-kit.html

Para um curintiano você esta bem sofisticado kkkkk.Qual o valor do produto ?

sal silva
23-05-2013, 08:31
Eu estou usando esse lubrificante DX11, "made in Holland" que comprei na Central de Pneus (11 3224.0233 - Alameda Barão de Limeira, 99) por R$ 38 e considero excelente. Estava usando o MOTUL C4, que custa R$ 60, contem 400ml e que não durava nem 200km e ainda de cor branca, que não gosto.

1092

O preço até que tá bom,so fiquei cabreiro com a marca PUTOLINE kkk.

Flavildo
23-05-2013, 09:40
Sal

comprei isso pelo ebay. aki no brasil parece que eles nao tem maIS REPRESENTANTES

ficou proximo de 500 Dilmas

eu mesmo instalei

o refil do oleo tem um cara em sta catarina que vende custa 34 dilmas

TOLENTINO
23-05-2013, 11:25
O preço até que tá bom,so fiquei cabreiro com a marca PUTOLINE kkk.

Pois é Sal, quando comprei fiquei meio desconfiado com essa marca PUTOLINE...achei que iria jogar dinheiro fora e ficaria PUTODAVIDA...rsrs, mas o lubrificante é ótimo. Rodei 500km após a primeira aplicação e a corrente ainda estava bem lubrificada, ao contrario do MOTUL.

fborges27
24-05-2013, 21:31
Sal Silva,

Uso on road na city e no barro vou de graxa branca off road da motul tambem...

Tai a turma

1109

sal silva
25-05-2013, 18:55
Filipe tu tá chique pra caramba com este chaveiro da Bmw de Las Vegas, o meu é um vazgabundo que me deram lá na Power. Valeu as dicas.

fborges27
27-05-2013, 14:26
Chique no úrtimooooo!

Foi o que eu consegui comprar na loja de Vegas! hahahahahahah 2 doletas!

CM-R1200-GS
28-05-2013, 13:40
Sem querer estragar a conversa de voces.

Quando precisava me preocupar com essa tal de corrente, lubrificava com oleo 90, uma vez por semana, e quando estava viajando, como é difícil levar oleo, usava SPRAY (Motul, Mobil, Motoline, o que estivesse na mão).

Agora...... não quero mais saber disso.

sascencio
28-05-2013, 14:06
Não vejo assim tanto trabalho em fazer a manutenção da corrente.

Só faço quando chove ou fizer "aquela" lavagem na moto, no uso normal, a cada 500km fazer uma lubrificação é moleza...

sal silva
28-05-2013, 14:34
Sem querer estragar a conversa de voces.

Quando precisava me preocupar com essa tal de corrente, lubrificava com oleo 90, uma vez por semana, e quando estava viajando, como é difícil levar oleo, usava SPRAY (Motul, Mobil, Motoline, o que estivesse na mão).

Agora...... não quero mais saber disso.

Acho o óleo 90 uma solução mais econômica e eficiente.
Pó Casio não precisa esnobar os primo pobre kkk.

Tsavian
03-06-2013, 16:18
Qual o preço que vocês pagam no motul chain lube? Vi por 50 no mercado livre. Ta bom??

fborges27
03-06-2013, 22:46
Eu paguei 45 no ultimo que comprei aqui!

Tsavian
04-06-2013, 16:04
Comprei. Paguei 53 na Cercado. Endereço abaixo caso alguém precise.

1157

Flavildo
04-06-2013, 16:42
se nao tiver que pagar frete..

mais continuo achando que o scottoiler o custo beneficio é muito melhor


abrax

Andre RS
14-06-2013, 19:31
Uso Motul Chain Lube, e Oleo-90, intercalando, uma vez um outra vez o outro.
Lubrifico pelo menos a cada 500 km.
Se vou fazer uma viagem mais longa, levo só o spray, que é mais prático.
Agora se andar na terra, lavo a corrente com querozene+dieesel.

Cassio,
Já vendo que vc é fã do Querosene , tu já usou aquele vendido em lojas de ferragem e pintura , o querosene ´código 168.....

Vlw.

CM-R1200-GS
15-06-2013, 08:52
Cassio,
Já vendo que vc é fã do Querosene , tu já usou aquele vendido em lojas de ferragem e pintura , o querosene ´código 168.....

Vlw.

André,

Não sei o código, mas uso querosene que compro em Super-mercado, loja de tinta, qualquer um.

Crodao
15-06-2013, 19:36
André,

Não sei o código, mas uso querosene que compro em Super-mercado, loja de tinta, qualquer um.

Cassio, você quiz dizer "usava" certo ? kkkkkk

CM-R1200-GS
15-06-2013, 20:04
É isso ai Crodao,

Agora, querosene, só para limpar meus brinquedos do meu "Hobby" !!!!

phansaul
17-06-2013, 19:50
Eu costumo lavar com querosene e água depois e passo Motul spray, o último paguei 48,00 na Savages Curitiba em 05/2013, mas vi esses vídeos aqui e achei interessante.

http://www.vamospraestrada.com.br/a-corrente-relacaotransmissao-e-sua-manutencao

http://www.motonline.com.br/lubrificacao-da-corrente-da-moto/

CPires
24-06-2013, 21:39
Para o pessoal de Porto Alegre, comprei hj o Motul Chain Lube factory line C4 por R$ 45 na www.fullturbos.com.br, rua Dna Margarida, 227.

Estou procurando agora o Chain Clean, pq morando em apt é foda montar todo esquema para lavar com querosene e água.
Se alquem tiver algum outro produto para limpeza para indicar, agradeço.
Abs.

Netão
24-06-2013, 21:41
Eu também Cassio, intercalo motul chain lube com oleo lubrificante.


Uso Motul Chain Lube, e Oleo-90, intercalando, uma vez um outra vez o outro.
Lubrifico pelo menos a cada 500 km.
Se vou fazer uma viagem mais longa, levo só o spray, que é mais prático.
Agora se andar na terra, lavo a corrente com querozene+dieesel.

Netão
24-06-2013, 21:53
Não sei se acontece o mesmo em outras cidades, mas aqui em Itu está difícil encontrar querosene "de verdade". Nos postos de gasolina não vendem mais e nas lojas que comercializam tintas só encontro querosene "sintético" que de querosene não tem nem o cheiro, ou seja, é solvente, e nem pensar em passar isso na corrente, pois com certeza iria destruir os "o-rings".

Tolentino, tem um posto de combustíveis em Salto (sua cidade vizinha) praticamente em frente a rodoviária. Comprei querosene de verdade lá para usar em lampião na chácara de um amigo de lá

CM-R1200-GS
25-06-2013, 09:58
Pô esse querozene é que é o bom !!!!

Não achei mais para comprar, e o meu esta acabando.

Onde fica esse posto, vou lá comprar uns 10 litros e deixar guardado, pois utilizo para limpar meus "brinquedos" do meu hobby, é o melhor produto que existe.

sal silva
25-06-2013, 11:35
Não sabia que tinha essa querosene de avião KKKK,sempre achei que a marca Jacaré era a melhor.

FPoli
25-06-2013, 15:00
O pessoal usa muito esta querosene de avião em turbina de aeromodelo a jato, mas pela pureza necessária compram em aeroporto de conhecidos.
Essa de posto de gasolina é boa também.

fborges27
25-06-2013, 19:36
CPires,

Uso esse chain Clean da Motul. Muito bom mas vai como agua...

PAULISTA
15-10-2013, 22:48
Boa Noite Pessoal,

Dando uma "xeretada" nos Sites como sempre faço encontrei no SIERRA BMW um acessório original da BM para lubrificação automática da corrente.
Alguém tem alguma informação mais consistente sobre este equipamento?

Abraços.

CM-R1200-GS
16-10-2013, 13:52
Paulista,

Acho que já existe um tópico sobre lubrificação de corrente.

Se não me engano, o Fravirdo tem um sistema instalado na moto dele.

PAULISTA
16-10-2013, 17:54
Paulista,

Acho que já existe um tópico sobre lubrificação de corrente.

Se não me engano, o Fravirdo tem um sistema instalado na moto dele.

Valeu Cassio,

Vou dar uma olhada neste tópico.

luiztrovao
16-10-2013, 17:59
o Flavildo tem, sim - e gosta

Flavildo
16-10-2013, 19:21
otima aquisição


vou juntar os topicos

Phil BHZ
18-10-2013, 17:16
WURTH CHAIN LUBE OFF ROAD..difícil sair até com querosene e penetra bem nos anéis..a cada 500km depois de lavar a magrela bem lavadinha..

sal silva
17-11-2014, 09:18
Pessoal, tenho uma duvida sobre lubrificação de correntes, principalmente, quando colocamos nossas motos em estradas empoeiradas. Bem notei que com o pó de barro a corrente da moto resseca e perde todo lubrificante, outro dia em uma pista de moto-cross notei que os garotos usavam graxa nas correntes, mas isso não acelera o desgaste? Sei que hoje no mercado há lubrificantes próprios para correntes, mas tenho duvida se vale a pena, ja que são muito caros e se estes são eficientes em uma estrada empoeirada.Obrigado.

Edsonlinos
25-11-2014, 12:19
Caros amigos, na Honda Indaiatuba ( Centro de Treinamento ) eles recomendam que se use o próprio óleo do motor ( as sobras ) e que o ideal seria a cada mil quilômetros rodados ou após chuva, apenas um pequeno fio de óleo na corrente. Evitar o excesso ou uso de graça, por acumular poeira e criar uma mistura abrasiva.

abraços

Curcio
25-11-2014, 21:11
se nao tiver que pagar frete..

mais continuo achando que o scottoiler o custo beneficio é muito melhor


abrax

Já tenho há 30.000 kms. Vale cada centavo e não dá problema, pq é mecânico.

RicBoris
25-11-2014, 21:58
Uso o Chain Lube da Motul.

Show! Não quero outro.

klausk
25-11-2014, 22:01
Ja testei de tudo, desde graxa, mobil 1 ate motul, o que eu mais gosto para lubrificar continua sendo a boa e velha graxa branca...

A graxa branca ta mais pra um sabao do que pra um oleo.. Quando vejo que pegou muita poeira taco um wap e sai tudinho.. Aí é aplicar com um pincel novamente e fica bom por pelo menos mais 1000-2000km. Se pegar chuva forte ou agua ela realmente pode sair, mas aí é tacar um wap e colocar novamente.. Bem pratico, uso desde meu tempo de trilha e cross-country e minhas relações geralmente duram mais que a média...

Lico
25-11-2014, 22:15
Ouvi de um mecânico: graxa branca repele água mas não lubrifica bem, é o pior lubrificante que se pode escolher entre óleo de caixa, spray, graxa, grafite, etc. Mas é melhor do que não usar.

Queirozjh
26-11-2014, 10:28
li em algum lugar que aqueles sprays desengripante sao desaconselhaveis pois agridem os "o-rings" e acabam acelerando o desgaste da corrente. tenho uma teoria que ainda vou testar, usar aqueles oleos mais fluidos, tipo oleo de maquina singer que penetra bem dentro dos elos e depois usar aquelas graxas em spray que grudam mesmo por fora.

Lico
26-11-2014, 11:21
De fato os sprays desengripantes tipo WD não são graxas, servem para limpar apenas, mas os sprays da Motul, molysil e outros são os recomendados pelas CCS para as nossas correntes a cada uns 500km de uso normal. Óleo de caixa são excelentes mas respingam na roda e atraem mais pó/areia do que os sprays tipo Motul. Comprei mais Molisyl recentemente por 16 reais o tubo de 300ml, bom e barato.

Mak14
26-11-2014, 11:33
olá, meu primeiro post, pra mante-la limpa sem ter q usar muita agua, eu a lubrifico com w 40 e rodo com ela, faço essa operação varias vezes pra desenguipa-la bem ai lavo com jato de agua, espero secar e lubrifico com spray de graxa branca. a moto fica super macia. abraços

Lico
26-11-2014, 12:29
olá, meu primeiro post, pra mante-la limpa sem ter q usar muita agua, eu a lubrifico com w 40 e rodo com ela, faço essa operação varias vezes pra desenguipa-la bem ai lavo com jato de agua, espero secar e lubrifico com spray de graxa branca. a moto fica super macia. abraços

Mak14, a sua técnica de limpar a corrente com WD antes de lubrificar é joinha :) Dá para usar querosene também e aplicar jato de água morna para limpar. Observe que a graxa branca é muito recomendada em náutica por repelir bem água e o sal que acumula nas engrenagens, mas não é um bom lubrificante, qualquer mecânico pode te dizer isso. Tem muitas alternativas de lubrificantes discutidas neste tópico e tem este tutorial bem completo de um mecânico: https://www.youtube.com/watch?v=aYY6R3M67mQ

Mak14
26-11-2014, 12:49
Mak14, a sua técnica de limpar a corrente com WD antes de lubrificar é joinha :) Dá para usar querosene também e aplicar jato de água morna para limpar. Observe que a graxa branca é muito recomendada em náutica por repelir bem água e o sal que acumula nas engrenagens, mas não é um bom lubrificante, qualquer mecânico pode te dizer isso. Tem muitas alternativas de lubrificantes discutidas neste tópico e tem este tutorial bem completo de um mecânico: https://www.youtube.com/watch?v=aYY6R3M67mQ

Sim lico, um dia desses a corrente ingripou mesmo, fazendo barulhos fortes. tb nao acho ideal, estou usando pra acabar com spray, o pessoal da caltabiano me deu um spray de amostra q levo nas viajens, muito bom, mas tem q passar com mais frequencia q a graxa branca.

sascencio
26-11-2014, 14:18
Um mecânico de confiança me deu uma dica que eu venho seguindo faz tempo: lubricar alternadamente com graxa branca e óleo, segundo ele, é a combinação ideal...

Ex: a cada 2 engraxadas, lubrificar 1 vez com óleo, isso com intervalos de +/- 500km a 1.000km, dependendo das condições de uso.

O que não é recomendado fazer é lavar com água em alta pressão, isso acaba danificando os retentores dos elos da corrente.

Para limpar a corrente, deve-se usar um querosene com pincel e depois lavar com água em baixa pressão, para depois lubrificar com graxa branca.

DenisGeo
27-11-2014, 16:19
Eu utilizo o Motul desde quando tinha a XT.
Lavo com querosene e quando tenho utilizo o C1 da motul para limpeza.
Atualmente utilizo o C2 da motul road, antes utilizava o C3 off road. Recentemente mandei um email para a motul questionando os usos... e fui informado que o off road é realmente para motocross... não somente pela poeira, barro, mas pela velocidade final das motos... que não ultrapassa 100 km/h. Já o C2 road é para velocidades maiores. Tem tbem um outro motul especiais para motos de pista.
Assim recebi a informação da motul.... e parei de utilizar o C3 off.

ricardobig
18-05-2015, 09:56
Olá pessoal,

Peguei minha gorda semana passada e após ler o Manuer achei muito estranho não ter recomendação específica do procedimento e qual óleo usar na lubrifcação da corrente. Bem diferente da Honda que deixa isso bem claro no manual. Queria saber se quem pegou a moto na cc teve alguma orientação nesse ponto. Liguei na oficina da cc e me disseram que usam graxa branca ou spray Motul. Estraaaaanho.

Até,

RicBoris
18-05-2015, 14:46
Xará, uso o C4 Chain Lube da Motul. Muito bom. Veja aí um filminho que fiz:

https://m.youtube.com/watch?v=Rpa2zmsa-2g

Obs: talvez eu tenha melado demais, pois mesmo dois dias após a aplicação, continua com um pouco de liga e isso faz grudar um pouco de poeira. Afora isso, um excelente lubrificante.

sal silva
18-05-2015, 15:45
Xará, uso o C4 Chain Lube da Motul. Muito bom. Veja aí um filminho que fiz:

https://m.youtube.com/watch?v=Rpa2zmsa-2g

Obs: talvez eu tenha melado demais, pois mesmo dois dias após a aplicação, continua com um pouco de liga e isso faz grudar um pouco de poeira. Afora isso, um excelente lubrificante.

To vendo que o Ric adora filminho rssr

Antonio
18-05-2015, 16:11
Xará, uso o C4 Chain Lube da Motul. Muito bom. Veja aí um filminho que fiz:

https://m.youtube.com/watch?v=Rpa2zmsa-2g

Obs: talvez eu tenha melado demais, pois mesmo dois dias após a aplicação, continua com um pouco de liga e isso faz grudar um pouco de poeira. Afora isso, um excelente lubrificante.
Ric para você que usa mais na terra não seria melhor o C3 Chain Lube da Motul que é próprio para Off Road ?

klausk
18-05-2015, 22:17
Estou usando c4 e pincel para deixar
Homogêneo e nao pingar

ricardobig
19-05-2015, 07:46
Fala pessoal, também sou adebto dos vídeos, se imagem fala mais que mil palavras, um video então....

Na minha moto anterior, uma XRE, eu usei o Motul por uns 20mil Km, mas achei que o tempo que ele economizava na aplicação tirava na hora de limpar a corrente, gruda muito mais pó e pra limpar é muito mais trabalhoso. Teve uma vez que levei em um lugar pra lavar e cara simplesmente desistiu de limpar a corrente. Moro em prédio e tenho restrições na hora de limpar a corrente, água ou mangueira não rola, tem que ser no diesel ou querosene e escova.

Outra coisa é que tive a impressão da moto ficar melhor com a lubrificação a óleo, "mais redonda", não sei qual seria o termo correto, mas parece que ela estava um pouco mais solta ou com menor ruído da corrente.

sal silva
19-05-2015, 09:30
Uso óleo de transmissão 90 -120,ainda esta em conta se comparar com o Motul, minha moto esta com 33 mil km e a corrente tem meia vida. Estou pensando em mudar para óleo cardã heheeh,lubrificar a corrente em viagens longas é osso. Tente lubrificar a corrente nos ventos Patagônicos que derrubam facilmente a motocicleta no cavalete. Passei esse perrengue na estrada rs.
PS.Se for urinar com ventos patagônicos na estrada, se posicione bem para não ter as mãos molhadas rs,e mostrar o bilao para os seus companheiros kkkkk.

ewmendes
20-10-2015, 05:49
Olá a todos!

Sou novo no forum. Ando de moto desde bem novinho... já tive 19 motos, sendo a primeira uma garelli. E venho acompanhando desde os velhos 2 tempos (TT, DT, RD..) às primeiras CG's até as modernas GS. Amo muito moto e já devo estar beirando 1 milhão de km rodados. Atualmente a minha média anual para moto é de 37 mil. O meu drama sempre foi a lubrificação de corrente, principalmente em longas viagens que é necessário fazer 2 ou 3 paradas para lubrificação.

Percebi na minha vibe que lubrificar abaixo de cada 100km é perda de tempo... não faz diferença. Mas a cada 100 ou 200 na estrada é perceptível o ganho na economia de combustível e conforto para troca de marchas. A moto responde melhor e fica mais agradável. Acima de 300 é tolerável e vai indo até ficar desagradável e vc não perceber mais de tão ruim que fica.

Sempre usei o que sobrava do óleo do motor, nada mais. Todas as motos que comprei zero km vendi com a relação nova e sem nenhuma regulagem de folga e todas com mais de 30.000 rodadas.

Para espanto de todos vocês conheci um produto fodástico que não é vendido em canto nenhum... E não me perguntem porque pois já perguntei ao fabricante e continuo sem entender. Na verdade o meu irmão é mecânico industrial e após algumas pesquisas com engenheiros e problemas de durabilidade das correntes nos teares industriais, encontraram o spray de molibdênio da tecnogrease. Vejam bem que estamos falando de correntes industriais que trabalhavam expostas. E como é industrial a ideia é que o custo x benefício seja sempre gigante, já que estamos falando de retorno de capital (lucro ou custo operacional).

Depois de um ano de testes, descobriram que as correntes passaram a dobrar e até triplicar a durabilidade com o spray. Mas os caras não vendem em lugar nenhum o barato... consegui alguns na faixa. O produto é tão foda que subi de a cada 100km para algo em torno de 500km com o mesmo conforto do óleo a 100. Agora só vendem na caixa fechada com 10 eu acho... a 80 cada frasco. direto com o fabricante.

Pois bem, os meus acabaram há algum tempo, e voltei pro óleo... e depois da harley eu me enjoei de melequeira e passei a testar os sprays. Não senti conforto em nenhum... dura bem pouco e basta uma melequinha dágua e... a secura toma conta da máquina. Pilotar na chuva então... um martírio.

cheguei até o post procurando informações sobre lubrificantes de corrente... e parece que todos tem uma fórmula pessoal de cuidar do tema.

Estou testando alguns off roads... que resistem mais á água e não retem poeira. Fico ainda na dúvida sobre o C3 e o C4 da motul... off ou on??? e sinceramente não sei qual faz durar mais. Tudo que percebo é que são bem caros e não sinto melhora na performance na moto. Não meleca, mas não sei se a relação vai durar mais ou não... A CSS utilizam whurt... mas é difícil de achar aquele raio de graxa spray de cavidade. Só dá motul... eles dão um banho comercial em qualquer um no campo de lubrificantes de corrente.

é isso, queria compartilhar e saber a opinião de vocês.

sal silva
20-10-2015, 08:44
Navegando na Internet por acaso cheguei ao site do Grande Aventureiro Cicero Paes,la ele deu uma dica que achei legal, para pilotar no offroad que é bem barata,basta juntar pó de grafite com óleo Singer,vou testar.

mcperes
20-10-2015, 10:45
No site da whurt tem para vender. Esses são melhores que o Motul?

actorres
28-01-2016, 15:28
Pessoal, uso o Motul. Sei que é caro praca, mas suja menos a moto do que o óleo 90. Além de aumentar o intervalo entre as lubrificações.

Saraiva
28-01-2016, 20:20
Pessoal, uso o Motul. Sei que é caro praca, mas suja menos a moto do que o óleo 90. Além de aumentar o intervalo entre as lubrificações.

2x. ✌️[emoji111][emoji111]

TheSage
28-01-2016, 21:46
Lendo a mensagem do ewmendes lembrei do produto que uso para manutenção de armas e ele tem exatamente a mesma função e compostos.

MOLYKOTE D321 R*SPRAY

http://loja.lubrifixa.com.br/molykote-d-321-r-spray.html

Existe em duas formas em pasta e em spray como do link acima, que custa R$ 168,00 mas dura uma eternidade.

sal silva
29-01-2016, 10:06
Lendo a mensagem do ewmendes lembrei do produto que uso para manutenção de armas e ele tem exatamente a mesma função e compostos.

MOLYKOTE D321 R*SPRAY

http://loja.lubrifixa.com.br/molykote-d-321-r-spray.html

Existe em duas formas em pasta e em spray como do link acima, que custa R$ 168,00 mas dura uma eternidade.

Caramba esse tal de molycote é quase o preço de uma relação nova kkkkkk.Brincadeira,já ouvi muitos motociclistas falando bem dele,o preço é que não ajuda muito,so comprando mesmo para ver o custo beneficio.Valeu.

Ps.Achei esse com um preço bem mais camarada http://loja.lubrifixa.com.br/molysilmotospray.html

Alex Oli
29-01-2016, 10:44
Eu lavo a corrente com diesel e uso motul c4, quando lubrifico a corrente sem lavar uso graxa branca que espalho com uma escova de dentes velha.

r.stroppa
29-01-2016, 19:48
Eu não lavaria com diesel e nem com gasolina pois detona com os o-rings de borracha.
Melhor opção na minha opinião é usar querosene na limpeza.
Para lubrificar faço uma mistura com óleo 140 mais grafite em pó.

adriel
07-03-2016, 09:00
Aos amigos que não estão conseguindo encontrar querosene sem aditivos, em Curitiba tem posto que vende na bomba. Pra quem mora perto ou passa por aqui de carro vale a pena comprar.

https://goo.gl/maps/wPkUCkPueyo

baddan
10-03-2016, 10:44
Aos amigos que não estão conseguindo encontrar querosene sem aditivos, em Curitiba tem posto que vende na bomba. Pra quem mora perto ou passa por aqui de carro vale a pena comprar.

https://goo.gl/maps/wPkUCkPueyo

Valeu pela dica Adriel!

sal silva
10-03-2016, 14:11
Alguem já usou um tal de Polimero?O pessoal está usando e recomendando.Será que é bom?

Alex Oli
14-03-2016, 11:39
Acho o c4 muito caro e resolvi arriscar esse aqui:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-703349365-mk66-lubrificante-sintetico-para-corrente-de-moto-chain-lube-_JM

Comprei logo 3 latas e ganhei o frete, ficou mais barato que 1 lata de c4, e gostei!
O motul seca e fica parecendo uma cola, fica pegajoso. Esse mk66 deixa a corrente lubrificada mesmo, é incolor e deixa a corrente com aspecto de molhada, andei uns 300km e passei o dedo na corrente ainda tava bem lubrificada/melada e nada de respingos na roda.
Pelo preço vale experimentar

sal silva
14-03-2016, 12:39
Deve ser o tal do Polimero,só que em spray.Acho que vou arriscar também,valeu a dica.

Reginaldo
14-03-2016, 12:52
Ainda tenho uma lata de C3 e gostei mais dele do que o C4, ja que gosto de arriscar com a moto na terra de vez em quando. Em viagem lubrifico com óleo 90 que fica no lubrificador automático de corrente que fiz. Assim que meu C3 estiver acabando, comprarei este spray indicado pelo Alex. Pagar quase 80 reais na lata do Motul nao dá.

Alex Oli
14-03-2016, 18:03
Deve ser o tal do Polimero,só que em spray.Acho que vou arriscar também,valeu a dica.

A composição dele é: Óleos sintéticos, aditivos, solvente e propelente.

Eu pesquisei sobre esse tal polímero, já usei e nem sabia, foi esse aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=XGsZRDdETcw

Realmente ele é bom, bem viscoso mas como a aplicação dele é meio complicada acaba ficando excesso na corrente, toda vez que eu aplicava, depois da primeira volta parava a moto e ficava pingando do protetor do pinhão, se é que o nome é esse...
Esse spray lembra ele sim, mas não posso afirmar que é polímero.

DaniBento
24-03-2016, 18:22
A todos boa noite. Sou novo no fórum e estou acompanhando intensamente as discussões.Um colega mecânico industrial após limpeza com querosene somente usa óleo tipo Rock Drill. Alguém já teve experiência ?

JGuerra
24-03-2016, 20:49
Esse MK66 é bom, mas acima de 140 sai, exatamente como o C3.
Hoje, o melhor lubrificante de corrente é o C4. O problema é que o querosene não consegue retirar esse lubrificante da Motul. Nesse caso, pra limpeza da corrente ficar perfeita, tem que usar o C1.
Com relação ao preço desses produtos, recomendo procurar o representante local da Motul. Eles costumam vender diretamente para o consumidor final e o tubo de C4 vai sair por 50 reais.

RCMSilvah
12-05-2016, 19:06
Eu utilizo oleo 140 de caixa de caminhão. Meleca a roda toda, só que no OFF, só bater água somente limpa tudo, sem necessidade de querosene nem nada. Vejo que o problema das graxas que empreguinam a corrente e quando bate poeira fica uma crosta doida. Quando tira a proteção do pinhão esta aquela gororoba com oleo fica tranquilo.