PDA

Ver Versão Completa : Regulagem de altura de farol



Zer0
14-05-2013, 22:44
Pessoal, boa noite!
Soltei os parafusos do farol para instalar o protetor de farol da Touratech e não medi a posição inicial antes de desmontar.
Bom, alinhei meio "no olho" mas gostaria de saber se existe uma maneira mais correta de posicionar. Pensei que talvez se colocar a moto no cavalete central o farol deveria ficar exatamente a 90graus (ou algo assim - medindo com um prumo).... alguém tem alguma informação da BMW ou de experiência própria?!?!?

Abrax,

CM-R1200-GS
15-05-2013, 17:10
Zer0,

Para regular o farol, coloque em um local plano, atrás de um carro, e regule o facho para ficar no limite do vidro traseiro.

Boa sorte.

Flavildo
15-05-2013, 19:04
na orelha de fixação do farol tem uma marca (risco) basta colocar ela alinhada

ok

Rafael 800
16-05-2013, 12:20
Agora vem uma coisa bizarra na minha que notei esses dias.... procurei e não achei o motivo. O farol alto está baixo!!! Olhei a lâmpada e nada, tudo certo! verifiquei o alinhamento do farol ( aquele risquinho na lateral) e tudo OK. e agora? Somente o farol alto está baixo. Alguém ajuda?

Crodao
16-05-2013, 14:32
COmigo aconteceu o mesmo quando coloquei a grade, então eu fiz o seguinte. Primeiro coloquei muito para baixo, prejudicando a iluminação. Depois levantei de mais, e os carros que vinham na contra mão começaram a reclamar, depois achei um meio-termo que atendeu os 2 casos. Mas foi totalmente na orelhada.

acdurigan
16-05-2013, 14:34
eu coloquei p/ iluminar na CARA, pois os lazarento vem de frente e não abaixa o farol ai eu COLOCO luz alta e tudo se resolve "amigavelmente"

CM-R1200-GS
16-05-2013, 15:49
Vejam regulagem, como fiz, no post #2, deste tópico.

Flavildo
16-05-2013, 18:38
vou fazer um tutorial de como regular o farol

:D

mlfferrari
12-03-2017, 01:58
boa noite!
tenho uma bmw 120 gs e acho o farol tanto o alto como o baixo muito próximos da moto....gostaria de saber como "jogar" o foco mais para frente me permitindo assim tem maior alcance na estrada....nao está normal como era na 650 que eu tinha.
grato, Marcelo Ferrari

marceloferrari13@hotmail.com

WalterKaus
09-03-2018, 18:25
Segundo o manual de serviço, disponível aqui no forum, posicionar a moto a 10 metros de uma parede e regular a altura do farol baixo para que fique
o facho na mesma altura do farol, isto é, cerca de 1 metro. Dependendo do peso do piloto e da bagagem esta regulagem deve ser ajustada.

LeandroRM
10-07-2020, 21:38
Amigo , estou com a dificuldade gigante de entender como regular o farol da GS 800. O alto está mais baixo que o baixo . Não consigo inverter . Se abaixo , abaixa tudo junto !!!!!. Sabe dar uma dica ?

LeandroRM
13-07-2020, 00:05
vou fazer um tutorial de como regular o farol

:D
Como regular o farol da da Gs 800 ? O alto está pra baixo e o baixo

Inacio1000
24-04-2021, 14:59
Na minha f800gs tenho a mesma dificuldade:Acerto o farol baixo, mas o farol alto fica muito baixo. Tem alguma opção, na f800gs para: abaixar somente o farol baixo ou aumentar somente o farol alto??

Gnegraes
24-04-2021, 17:30
Na minha f800gs tenho a mesma dificuldade:Acerto o farol baixo, mas o farol alto fica muito baixo. Tem alguma opção, na f800gs para: abaixar somente o farol baixo ou aumentar somente o farol alto??

Não há como ser diferente.
Ambos os refletores, farol baixo e alto, estão montados sobre uma mesma base.
Em automóveis é a mesma situação.

Para fazer a regulagem do farol da moto, veja o link abaixo, deve ser ajustado para o farol baixo.

https://www.bmwgsbrasil.com.br/showthread.php/8648-Regulagem-de-farol-de-moto?highlight=regulagem+farol

Estas regulagens e alcance dos fachos de luz baixa e alta visam equilibrar o campo de visão do piloto e evitar ofuscar os motoristas / pilotos em sentido oposto.

luiz baum
24-04-2021, 19:49
Eu acho que a melhor forma de ajustar o farol é na tentativa.
Primeiro numa rua plana e escura com a moto parada.
Depois faz o ajuste fino na estrada para que com o farol alto acionado exista iluminação a uma distância segura andando a uma velocidade de uns 100 km/h.

Luiz Baum

Gnegraes
25-04-2021, 09:29
Eu acho que a melhor forma de ajustar o farol é na tentativa.
Primeiro numa rua plana e escura com a moto parada.
Depois faz o ajuste fino na estrada para que com o farol alto acionado exista iluminação a uma distância segura andando a uma velocidade de uns 100 km/h.

Luiz Baum

Ajuste de faróis de todos os veículos, carros ou motos, são padronizados internacionalmente.
O ajuste deve ser feito contra uma parede e com marcações bem simples, feitas com fita adesiva.
Qualquer coisa fora disso vai ofuscar os motoristas / pilotos em sentido oposto.

E muito cuidado com isto!!! Motorista ofuscado não enxerga bem nada, inclusive você que está em sentido oposto e bem próximo a ele. A vítima poderá ser você....

luiz baum
25-04-2021, 16:42
Via de regra os faróis das motos não são tão potentes a ponto de permitirem um ajuste tal que o foco fique despropositadamente muito à frente da moto.

O resultado que consegui obter mal permite andar a 90 ou 100 km/h à noite e ter a devida antecipação na visão para reagir a algum imprevisto (animal, buraco etc) na pista à minha frente.

60 Watts no farol alto não permitem fazer mágica.
Se ajustar muito à frente a iluminação é ruim.
É uma questão de bom senso.

Luiz Baum

Gnegraes
25-04-2021, 18:57
Via de regra os faróis das motos não são tão potentes a ponto de permitirem um ajuste tal que o foco fique despropositadamente muito à frente da moto.

O resultado que consegui obter mal permite andar a 90 ou 100 km/h à noite e ter a devida antecipação na visão para reagir a algum imprevisto (animal, buraco etc) na pista à minha frente.

60 Watts no farol alto não permitem fazer mágica.
Se ajustar muito à frente a iluminação é ruim.
É uma questão de bom senso.

Luiz Baum


Já experimentou trocar por lâmpadas mais eficientes?
Osram e Philips são as melhores do mundo em lâmpadas. Visite os sites deles, há inúmeras opções.

E rodar à noite, mesmo de carro, impõe algumas restrições na velocidade, unicamente por segurança.
O limite de velocidade deve ser tal que te permita reagir a tempo com o que consegue enxergar.

Como você disse: na posição correta a área iluminada fica muito próximo da moto, se regular mais alto não enxerga direito.
Você mesmo deu a resposta....

luiz baum
25-04-2021, 22:23
Já experimentou trocar por lâmpadas mais eficientes?
Osram e Philips são as melhores do mundo em lâmpadas. Visite os sites deles, há inúmeras opções.

E rodar à noite, mesmo de carro, impõe algumas restrições na velocidade, unicamente por segurança.
O limite de velocidade deve ser tal que te permita reagir a tempo com o que consegue enxergar.

Como você disse: na posição correta a área iluminada fica muito próximo da moto, se regular mais alto não enxerga direito.
Você mesmo deu a resposta....

Philips e Osram são as marcas que uso, sempre.
O processo de ajuste "na prática" é justamente este compromisso de chegar no limite da boa visão/iluminação & a melhor distância.
E bom senso sobrevoando a tarefa.

Já vi faróis de carro iluminando folhas de árvores.
Ou seja...no mínimo eu tenho que saber o que o meu farol está iluminando e como extrair o melhor que posso daquilo que tenho.
Já usei Philips extreme Vision...
Excelente, só que não durou nada.
Aí não resta outra alternativa a não ser usar as comuns e instalar faróis auxiliares...obviamente bem regulados.

Luiz Baum

guirpm
03-05-2021, 19:07
Philips e Osram são as marcas que uso, sempre.
O processo de ajuste "na prática" é justamente este compromisso de chegar no limite da boa visão/iluminação & a melhor distância.
E bom senso sobrevoando a tarefa.

Já vi faróis de carro iluminando folhas de árvores.
Ou seja...no mínimo eu tenho que saber o que o meu farol está iluminando e como extrair o melhor que posso daquilo que tenho.
Já usei Philips extreme Vision...
Excelente, só que não durou nada.
Aí não resta outra alternativa a não ser usar as comuns e instalar faróis auxiliares...obviamente bem regulados.

Luiz Baum

Só lembrando que faróis auxiliares não são permitidos pela legislação.
Ai vc gasta com iluminação e de quebra tem o dissabor de receber uma multa

Reiner
03-05-2021, 19:41
Só lembrando que faróis auxiliares não são permitidos pela legislação.
Ai vc gasta com iluminação e de quebra tem o dissabor de receber uma multaGuilherme, faróis auxiliares são permitidos pela legislação, desde que, sejam originais do veículo ou estejam anotados na documentação do veículo após trâmites legais....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

guirpm
04-05-2021, 02:29
Guilherme, faróis auxiliares são permitidos pela legislação, desde que, sejam originais do veículo ou estejam anotados na documentação do veículo após trâmites legais....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

isso que eu quis dizer, já que o comentário era instalar em uma F800. E essa moto não tem auxiliar, exceto se for adventure.
E não existe mais a opção de "regularizar" farol que não seja original

GutoPortel
11-10-2022, 19:10
Tudo bem para regular os farois, mas em uma F850 GS, onde fica os ajustes (parafusos) e como manuseá-los.
Encontrei no manual, mas é muito vago (ou mal traduzido).

Gnegraes
12-10-2022, 08:23
Seja bem-vindo ao Grupo Luiz!!!
Sugerimos que se apresente a todos no tópico específico (é o primeiro, não tem como errar...).

Achei estranha tua colocação, fui ao site Oficial BMW e li o Manual de Proprietário da F850GS.
Não entendi tua dúvida em como ajustar a altura do farol:

11420

me parece bem simples....

Para saber a altura, veja esta publicação, está neste mesmo tópico aqui:

https://www.bmwgsbrasil.com.br/showthread.php/8648-Regulagem-de-farol-de-moto?highlight=regulagem+farol

Agora se mesmo assim for muito complicado para você, leve em um CC da BMW.....

alexandrej
28-04-2023, 15:07
quando eu passo em postos de policia, se eu conhecer a estrada, eu desligo bem antes dos farois auxiliares para evitar questionamentos.

até pouco tempo atras eu avaliava que os farois da minha gs 1200 não agregavam muita claridade ao sistema. ha poucos dias, viajando a noite, insatisfeito com a qualidade da iluminação mas com uma preguiça retada de parar a moto e fazer ajuste, resolvi ser mais forte que a preguiça, parei a moto e sentado nela consegui alcançar ambos os farois auxiliares (um de cada vez claro) e fui manualmente mudando a altura deles (coisa que nunca tinha feito), curiosamente eu percebi que o ajuste de fabrica eles estava focando muuito para cima, baixei mais o foco dele (a zona mais intensa de iluminaçãO) para um pouco a frente da zona de farol baixo, ficou muito satisfatório a perceção de claridade. Tanto melhorou a claridade perto da moto, como aumentou a distancia do feixe de luz. Como consegui este sucesso, resolvi pesquisar sobre o ajuste do farol alto para poder ver se chego numa configuração de iluminaçã oque realmente me agrade, coisa que nunca obtive nesta moto nestes 5 anos que a tenhoa.

crmendesme
28-04-2023, 18:35
quando eu passo em postos de policia, se eu conhecer a estrada, eu desligo bem antes dos farois auxiliares para evitar questionamentos.

até pouco tempo atras eu avaliava que os farois da minha gs 1200 não agregavam muita claridade ao sistema. ha poucos dias, viajando a noite, insatisfeito com a qualidade da iluminação mas com uma preguiça retada de parar a moto e fazer ajuste, resolvi ser mais forte que a preguiça, parei a moto e sentado nela consegui alcançar ambos os farois auxiliares (um de cada vez claro) e fui manualmente mudando a altura deles (coisa que nunca tinha feito), curiosamente eu percebi que o ajuste de fabrica eles estava focando muuito para cima, baixei mais o foco dele (a zona mais intensa de iluminaçãO) para um pouco a frente da zona de farol baixo, ficou muito satisfatório a perceção de claridade. Tanto melhorou a claridade perto da moto, como aumentou a distancia do feixe de luz. Como consegui este sucesso, resolvi pesquisar sobre o ajuste do farol alto para poder ver se chego numa configuração de iluminaçã oque realmente me agrade, coisa que nunca obtive nesta moto nestes 5 anos que a tenhoa.

Mesmo com os auxiliares desligados, um prf em Juiz de Fora me parou e notificou, tentei argumentar que os faróis são originais de fabrica, ele checou o documento e informou não haver a obs. de faróis auxiliares; Assinei a notificação e na volta passei sem os faróis e ele fez questão de informar que na próxima seria multado.

EvertonM
28-04-2023, 20:39
Minha moto tem os faróis auxiliares (originais do modelo GSA) e ando com eles acesos (acredito que aumente a segurança).
Até agora nunca fui questionado pelo uso, nem quanto à sua instalação na moto.
Se um dia isso acontecer, avalio que o melhor argumento é acessar o site da BMW e demonstrar que o modelo vem da fábrica com o acessório (o veículo foi homologado assim).
Situação diferente é quando o modelo original não possui o acessório e ele é acrescentado posteriormente (ainda que da marca BMW).
Aí sim pode haver questionamento, pois o modelo da motocicleta não foi homologado pelo fabricante com essa "característica". Nesse caso, a previsão legal é fazer a homologação no Detran e a informação do acréscimo do acessório deve constar no documento da moto.

Benicio
29-04-2023, 07:16
Everton
Exatamente o meu caso.
Fui parado uma única vez, o policial perguntou se eu estava de farol alto, não estava, aí questionou os faróis auxiliares, mostrei o manual que tem uma foto da moto na capa e fui liberado.

Benicio
29-04-2023, 21:23
Por segurança, também ando com os faróis auxiliares acesos.