PDA

Ver Versão Completa : Controle de Tração ASC



Bruno Zeni
17-05-2013, 12:13
Nesta quarta feira a noite, estava dando uma volta na minha 800gs, para espairecer depois de um longo dia de trabalho. estava numa rua movimentada aqui de Curitiba, atrás de um carro. na hora de ultrapassá-lo, coloquei a moto para direita e acelerei. na pista ao lado tinha uma daquelas tampas de inspeção de esgoto, redondas de ferro fundido, comuns em toda rua que se preze. essa em especial estava uns 10cm mais baixa que o nível do asfalto. como, ao avistá-la, já estava muito encima, não deu tempo para desviar, passei por cima, acelerando mesmo. na hora, sinto que o motor deu uma engasgada. na hora pensei: mas que coisa, será algum problema na gasolina, injeção, sujeira? fiquei encucado com aquilo. voltando para casa um pouco mais tarde, aconteceu o mesmo, mas dessa vez num pequeno buraco no asfalto mesmo. fiquei mais encucado ainda.
Depois, já em casa tomando uma cuba libre com Rum Negrita, comecei a pensar naquilo e a pesquisar na net, e vi que foi o controle de tração que atuou, para evitar a roda traseira de rodar em falso. A preocupação inicial se transformou em faceirice, ao ver que o sistema realmente funciona... ainda falta testar em estrada de chão!

alguém ai já sentiu o ASC trabalhar?

Andre RS
17-05-2013, 12:58
Atua sim Nessas condicoes , deve ter acendido a luz vermelha no painel tambem , indocando que o sistema esta' atuando.
Enjoy!!

shw
17-05-2013, 13:54
Sim a injeção corta para não deixar a roda destracionar

TOLENTINO
17-05-2013, 15:58
Bruno, gostei da qualidade do seu texto!

Quanto ao CT, funciona da seguinte forma: através dos sensores do ABS, a cada 5 milisegundos a centralina compara a velocidade das duas rodas e ao "perceber" que a traseira está mais rápida que a dianteira, "entende" que a roda está perdendo tração (ou derrapando) e corta a injeção. Em algumas motos isso é mais sentido, como na F800GS, dando a impressão que a moto está falhando. O CT e o ABS agem como anjos da guarda eletrônicos.

Nas duas situações que você citou, a roda traseira perdeu contato com o solo por milésimos de segundo e com a momentânea falta de "carga" a velocidade da roda aumentou, fazendo o ASC agir.

Bruno Zeni
17-05-2013, 21:52
Obrigado tolentino!
Foi isso mesmo que constatei. Ela perdeu traçao, girou em falso e o ASC agiu!

CM-R1200-GS
18-05-2013, 14:28
Bruno,

Se voce for andar, em um trecho grande de terra, desligue o controle de tração, porque senão vai ficar difícil de pilotar, pois em todas as imperfeições do terreno, ele entrará em funcionamento, retirando a tração da roda.
Na terra, VOCE tem que ter o domínio da máquina, e não a parafernália eletronica, é só um conselho, depois que voce testar, coloque as impressões.

FPoli
18-05-2013, 16:24
O CT é um recurso que não pretendo usar nunca.

Nada melhor do que ter o total domínio da moto, não só na terra onde este recurso pode colocar a pilotagem em risco, mas também no asfalto onde muitas vezes deve-se contar com a moto tracionando incondicionalmente e por vezes até mesmo levantando a roda dianteira para superar algum obstáculo.

Não sei se é porque vivi no off road, mas nada mais seguro do que controlar a aceleração na mão independente do piso e se seco ou não. Dominar a moto e fazer o que quiser sem surpresas.

Luizão
22-07-2013, 10:55
Nesta quarta feira a noite, estava dando uma volta na minha 800gs, para espairecer depois de um longo dia de trabalho. estava numa rua movimentada aqui de Curitiba, atrás de um carro. na hora de ultrapassá-lo, coloquei a moto para direita e acelerei. na pista ao lado tinha uma daquelas tampas de inspeção de esgoto, redondas de ferro fundido, comuns em toda rua que se preze. essa em especial estava uns 10cm mais baixa que o nível do asfalto. como, ao avistá-la, já estava muito encima, não deu tempo para desviar, passei por cima, acelerando mesmo. na hora, sinto que o motor deu uma engasgada. na hora pensei: mas que coisa, será algum problema na gasolina, injeção, sujeira? fiquei encucado com aquilo. voltando para casa um pouco mais tarde, aconteceu o mesmo, mas dessa vez num pequeno buraco no asfalto mesmo. fiquei mais encucado ainda.
Depois, já em casa tomando uma cuba libre com Rum Negrita, comecei a pensar naquilo e a pesquisar na net, e vi que foi o controle de tração que atuou, para evitar a roda traseira de rodar em falso. A preocupação inicial se transformou em faceirice, ao ver que o sistema realmente funciona... ainda falta testar em estrada de chão!

alguém ai já sentiu o ASC trabalhar?


bom dia !!

lembre-se que no uso em estrada de terra o ABS estará ativo. Cuidado, pois na terra o ABS as vezes atrapalha e o tombo é eminente. Abç

Phil BHZ
07-08-2013, 20:12
CT SEMPRE desligado..ABS ligado no asfalto..como vivo mais em cima da motoca de trilha do que na de asfalto não senti falta do CT e concordo plenamente com o Fabio Paoli, controle é tudo.

Flw

SALOMON
17-07-2014, 12:26
Ola Bruno Zeni.
Sim eu já senti, porem me preocupou muito. Em alguns caso a F800GS apagou motor. Quero saber se isso ocorre com a sua BMW para verificar se não é um recall por fazer

Dani Boy
21-08-2014, 11:30
Olá Tolentino. Meu nome é Daniel sou novo aqui no Fórum e estou mais perdido que azeitona em boca de banguela rs ... Estou comprando uma 800 gs. No entanto meço 1,76 m. Gostaria de duas dicas: Primeira: COMO DEIXAR A MOTO MAIS BAIXA / Segunda: QUAL BANCO COMPRAR POIS O BANCO ORIGINAL EU ACHEI EXTREMAMENTE DESCONFORTÁVEL. Obrigado !!

Iceman
21-08-2014, 12:51
Dany, deixar a moto mais baixa e deixar a moto mais confortável, são coisas que vão na contra-mão uma da outra.

Eu explico:

É possível rebaixar a moto de varias formas.
Uma é colocar um banco rebaixado, do Pedrinho ou outra marca, porém, como tem que tirar espuma para rebaixar o banco, ele fica mais duro, logo menos confortável.

Outra possibilidade é baixar um pouco a suspensão dianteira. Se voce reparar na fixação da suspeensão dianteira, verá que as bengalas são presas por duas abraçadeiras.
É possível soltar as abraçadeiras e fixá-las novamente num ponto mais baixo das bengalas (uns 2 cm no máximo). Recomendo que seja feito em uma cc ou mecanico de confiança, pois o alinhamento das duas tem que ser perfeito. Isto reduz um pouco a altura total do banco ao solo, mas só um pouco.

A mais radical é um kit de rebaixamento, fornecido pro empresas especializadas, que rebaixa tanto a frente quanto a traseira da moto, trocando as molas, amortecedores, etc.
Técnicamente é a solução mais apropriada, mas também a mais cara.


A BMW oferece o banco "comfort", muito mais confortável que o banco original da F800GS, PORÉM...
... o banco comfort é mais alto que o banco original, portanto piorando o aspecto da altura.
O mesmo vale para as "goiabadas", ou seja almofadas de gel que se pode colocar sobre o banco e melhoram bem o conforto.
Mas, como no caso do banco comfort, aumentam a altura da moto em cerca de 2 cm, dependendo da almofada que usar.
Eu recomendo a do Eugenio (do Rio Grande do Sul).

Talvez a solução para o seu caso seja usar o kit de rebaixamento e colocar o banco comfort.

Usando o banco comfort, perde-se um pouco do rebaixamento conseguido com o kit, mas no seu caso (1,76) acho que funcionaria bem.
O problema é que haja dilma$$$$ para pagar essa festa toda.

O Banco comfort sai em torno de 1.500 a 3.500 (usado/novo), já o kit não tenho certeza, mas acho que algo em torno disso também.
Portanto, estamos falando ai fácil fácil de uns 5k.

Abraços,

Thomas.

Dani Boy
21-08-2014, 13:24
Obrigado pela explicação Thomas.

E se eu comprar um banco confort do Pedrinho e pedir para abaixar um pouco será que o banco ficaria desconfortável ? Esse Eugenio é uma fábrica de bancos ? Valeu !!

shw
21-08-2014, 16:37
Obrigado pela explicação Thomas.

E se eu comprar um banco confort do Pedrinho e pedir para abaixar um pouco será que o banco ficaria desconfortável ? Esse Eugenio é uma fábrica de bancos ? Valeu !!

O banco rebaixado da BMW é melhor que o banco original o idela é vc achar alguem que tenha para testar!

Lico
21-10-2014, 22:06
Como acabei de pegar uma GSA não quero descobrir certas coisas comprando um terreno, assim se usar a opção de enduro no off-road, seria perigoso ou até recomendado em termos de segurança ?
Abs :)

sbsantos
22-10-2014, 11:06
Daniel,

Tenho 1,74m e não fiz nenhuma manobra para diminuir a distância entre a bunda e o solo.
Estou me adaptando até que bem. Com a moto parada essa altura se manifesta mais, obviamente, mas é só tomar um certo cuidado e vamos nessa!