PDA

Ver Versão Completa : Parafusos Enferrujando



MTC
24-05-2013, 00:14
Oi Pessoal,

peguei minha F800 de segunda mao, embora fosse o 1o. dono, com apenas 22.000km estou incomodado com o fato de diversos parafusos, como os das rodas, fixacao dos freios e laterais das tampas do motor, estarem amarelados de ferrugem. Isso ocorre principalmente na parte interna do buraco dos parafusos Torx, e os que sao o inverso - nao sei o nome, o mesmo ocorre onde pega a chave. Eu acredito que no reaperto de alguma revisao - todas feitas na StarNews - a chave machuca a camada protetora do parafuso, e em algum banho essa moto foi lavada com intercap ou outro produto similar.

Alguem ja viu em algum site la fora, algum KIT de parafusos para substituicao na motoka. Até pensei em comprar todos eles do tipo ALEN em inox - é facil achar esses - e trocar, mas ai acabo perdendo a "originalidade" da moto.

To aberto a discussoes.

[ ]'s

MTC (Maico).

Flavildo
24-05-2013, 11:20
por partes..

a oxidação deve ser devido a lavagem em algum lugar e que tenha utilizado produtos tipo (limpa bau / Solopam) essas coisa que limpam tudo e continuam agindo mesmo depois de enxaguar.

quanto a substituição, eu faria da seguinte forma, faça uma lista dos parafusos que quer substituir, isso na CC eles tem o PN de cada um deles. veja se não for muito caro e faça a substituição. lembre que cada um dele tem o seu TORQUE especifico.
outra alternativa, seria remover todos os parafusos e mandar fazer o tratamento superficial novamente (zanicado branco) vamos dizer dessa forma.


abrax



abrax

TOLENTINO
24-05-2013, 14:00
Maico, eu levaria para a galvanoplastia refazer o tratamento da superfície dos parafusos, até porque a BMW vai levar 3 anos para identificar os part-numbers (levaram 3 dias para conseguir me informar o do emblema da lateral, que é item de giro, imagine para os parafusos).

shw
24-05-2013, 15:26
Olha isso acontece devido a lavagens como o Flávio disse!

Agora no manual tem algumas medidas outras vc pode conseguir tirando o mesmo!

Compra todos de inox!

sal silva
24-05-2013, 16:51
Vao me desculpar amigos, mas minha Sahara tem 21 anos sem tratamento coxinha e não tem nenhum parafuso enferrujado.Alguma coisa esta errado.

Barbarano
25-05-2013, 18:20
Tem algo errado, sim. A minha tem cinco meses e além da porca do eixo traseiro que já viu ferramenta, tem pontos nos parafusos dos discos dianteiros (flutuante) e agora na ponta dos raios da roda dianteira. Interessante que na roda traseira, não.

Moro no litoral, mas não considero normal, pois além do pouco tempo, a moto está com 1.900 km. Para mim, isso é fruto de galvanização deficiente ou superficial.

Claro que vou acionar a garantia.

Abs,

MTC
25-05-2013, 20:06
Pessoal,

está claro que o tratamento galvanico dos parafusos é ruim!!! Os que viram alguma vez uma chave apresentam problema antes, e os demais com o tempo, ou se ver algum produto ácido como intercap vao para o espaço rapidinho.

Marcos/Marcell, eu ja procurei os parafusos do tipo TORX em inox, mas sem chance de achar por aqui na minha regiao. Eu consigo achar eles do tipo allen, mais ai perco a aspecto de original do motor e isso me incomoda.

Até fui ver para dar um banho de niquel e cromo nos parafusos, mas o pessoal me falou que os do tipo Torx femea - com furo para chave - eles nao tem como preparar a superficie internamente no furo, e é la justamente que esta enfurrujado.

Ainda to procurando lá fora, alguem tem q ter se incomodado com isso lá e deve algum lugar que venda o combo de parafusos. Deve custar muito pouco, a dificuldade eh achar.

[ ]s

Maico.

Flavildo
28-05-2013, 06:42
pesquisando na net encontrei esses aqui

http://www.ebay.co.uk/itm/PRO-BOLT-ENGINE-BOLT-KIT-FITS-BMW-F800-GS-2008-ON-STAINLESS-/150847046859?pt=UK_Motorcycle_Parts&hash=item231f2f44cb


http://www.ebay.co.uk/itm/PRO-BOLT-ENGINE-BOLT-KIT-FITS-BMW-F800-GS-2008-ON-BLACK-/180917790024?pt=UK_Motorcycle_Parts&hash=item2a1f8a6548

MTC
31-05-2013, 19:14
pesquisando na net encontrei esses aqui

http://www.ebay.co.uk/itm/PRO-BOLT-ENGINE-BOLT-KIT-FITS-BMW-F800-GS-2008-ON-STAINLESS-/150847046859?pt=UK_Motorcycle_Parts&hash=item231f2f44cb


http://www.ebay.co.uk/itm/PRO-BOLT-ENGINE-BOLT-KIT-FITS-BMW-F800-GS-2008-ON-BLACK-/180917790024?pt=UK_Motorcycle_Parts&hash=item2a1f8a6548

Oi Flavildo,


valeu pela dia do link!!!!

Eu nao havia achado pois estava buscando apenas por "screw" nunca entendi a diferenca para "bolt"!!!!

Pena que o precinho é salgado, ta fora da casinha, senao seria otima negocio!!!

[ ]'s

Maico.

TOLENTINO
01-06-2013, 09:23
Maico, note que os preços desses kits estão em Libras, ou seja o kit inox vai chegar aqui por aproximadamente R$ 500 (se tributado, R$ 900) e o preto, R$ 290 (R$ 550 taxado).

calculo: preço em libras + frete -> conversão R$ + 60% imposto importação + 18% ICMS.

Andre RS
02-06-2013, 14:33
Maico, note que os preços desses kits estão em Libras, ou seja o kit inox vai chegar aqui por aproximadamente R$ 500 (se tributado, R$ 900) e o preto, R$ 290 (R$ 550 taxado).

calculo: preço em libras + frete -> conversão R$ + 60% imposto importação + 18% ICMS.


Não e' mais fácil usar um anti- corrosivo?

Abx.

MTC
10-06-2013, 12:06
Solução temporária adotada:

deu uma boa esfregada com pano molhado no produto chamado TF7, conversor de ferrugem.
Assim saiu o aspecto feio amarelado dos parafusos e deixou eles meio acinzentados. É a solução no momento, mais pra frente se eu encarar trocar eles por alguns de aço nacionais a custo baixo eu conto aqui para voces!!!

[ ]'s

Maico.

RtB
27-08-2013, 21:29
Maico, alguma novidade?!

Depois que me mudei para o litoral comecei a reparar em alguns pontos de ferrugem no meu disco de freio dianteiro também, assim como nos parafusos das bengalas!
Sempre que ando lavo a menina e dou aquele banho com wd40, coloco a capa mas mesmo assim fico com pulga atrás da orelha!

Aonde posso encontrar esse TF7?

lgbarcelos
28-08-2013, 10:19
Pessoal, moro no litoral e essa questão de proteção contra ferrugem também me interessa. Estou procurando uma capa para moto. Nada muito "pesado" porque ela fica em garagem fechada. Alguma sugestão?

acdurigan
28-08-2013, 11:14
a KTM acho q usa os mesmo parafusos da BMW, porem pode ser q mesmo sem vcs saberem passaram produto p/ lavar!!! pois p/ esse parafuso acontecer isso basta 1 sim isso mesmo UMA lavada p/ estragar os parafusos!!!!!

Falo pq tem ktm 2005 q montou e desmontou lavou 100x e nunca enferrujou, porem tem KTM 2012 q bastou lavar com um pouco de produto e ela esta toda enferrujada!!!

MTC
28-08-2013, 14:30
Maico, alguma novidade?!

Depois que me mudei para o litoral comecei a reparar em alguns pontos de ferrugem no meu disco de freio dianteiro também, assim como nos parafusos das bengalas!
Sempre que ando lavo a menina e dou aquele banho com wd40, coloco a capa mas mesmo assim fico com pulga atrás da orelha!

Aonde posso encontrar esse TF7?

Voce encontra o TF7 facilmente em lojas de ferragens/ferramentas, porem ele é apenas um passivador de ferrugem, ou seja, ele converte a ferrugem em uma camada compacta que evita que mais oxidacao . Esteticamente nao fica akela maravilha, mas para mim foi suficiente.

Em relacao a troca dos parafusos, acabei desistindo pelo custo, e principalmente o fato d q utilizo a moto apenas para viagens, e ai vem chuva poeira e barro, e nao ligo em deixar a parte inferior levemente "encardida"!!

[]'s

Maico.

luiztrovao
28-08-2013, 17:39
a KTM acho q usa os mesmo parafusos da BMW, porem pode ser q mesmo sem vcs saberem passaram produto p/ lavar!!! pois p/ esse parafuso acontecer isso basta 1 sim isso mesmo UMA lavada p/ estragar os parafusos!!!!!

Falo pq tem ktm 2005 q montou e desmontou lavou 100x e nunca enferrujou, porem tem KTM 2012 q bastou lavar com um pouco de produto e ela esta toda enferrujada!!!

Alexandre, concordo com voce. Alguns produtos sao extremamente abrasivos, tais como o famoso Solupan ( ate caminhoneiro tem medo) e outro mais recente conhecido como "limpa bau" ( estou sem acentuacao ). So deixo lavar minhas motos se eu estiver presente. Fujam deles!!!

luiztrovao
28-08-2013, 17:40
a KTM acho q usa os mesmo parafusos da BMW, porem pode ser q mesmo sem vcs saberem passaram produto p/ lavar!!! pois p/ esse parafuso acontecer isso basta 1 sim isso mesmo UMA lavada p/ estragar os parafusos!!!!!

Falo pq tem ktm 2005 q montou e desmontou lavou 100x e nunca enferrujou, porem tem KTM 2012 q bastou lavar com um pouco de produto e ela esta toda enferrujada!!!

Alexandre, concordo com você. Alguns produtos são extremamente abrasivos, tais como o famoso Solupan ( ate caminhoneiro tem medo) e outro mais recente conhecido como "limpa baú". Só deixo lavar minhas motos se eu estiver presente. Fujam deles!!!

fborges27
28-08-2013, 19:27
"Ate caminhoneiro tem medo" eh bom! Kkkkk

FPoli
29-08-2013, 07:22
A questão de lavagem com produtos faz todo sentido. Realmente agride os materiais e depois só trocando.

MaMa81
15-09-2013, 20:02
Boa noite pessoal, segue o breve relato do meu caso.
Peguei minha GS F 800 zero km não tem ummes justamente para fazer uma viagem para o Nodeste co um grupo de amigos, sendo que após a primeira chuva na viagem já percebi a oxidação dos parafusos de fixação e do próprio disco de freio dianteiro.
Ao retornar da viagem, mesmo após lavar a moto sem qualquer produto quimico percebi que realmente havia bastante ferrugem, principalmente nos parafusos do disco de freio, o que é inadmisível para uma moto com pouco mais de um mes de uso. Levei a moto sábado na Euroville de BH e o consultor me disse que poderia ser a maresia, ocasião em que informei que além de não rodar com a moto em agua salgada, a tal maresia enferrujou somente a minha moto e nenhuma das outras 18 motos que fizeram a mesma viagem, dentre elas outras duas BMW F800 tiradas zero km. Um absurdo!
Assim, me pediram para retornar na cc na próxima quarta-feira para melhor análise do caso e pedido de garantia.
Aguardarei o desfecho e informarei aos amigos do Forum.
Postarei as fotos em breve. Abraço.
Marco.

MaMa81
17-09-2013, 18:11
Prezados, vejam as fotos, moto tirada da cc 0 km agora em agosto de 2013. Só lavou na revisão de 1.000 km na própria cc e agora, quando voltei da viagem, isso sem usar qualquer produto químico.22512252

Iceman
17-09-2013, 19:09
É p/ combinar com a cor do escapamento :/

Golias
18-09-2013, 10:50
Caro colega,

Ferrugem também pode ser removida usando um banho de ácido fosfórico ou um banho de eletrólise. Ácido fosfórico é altamente tóxico, mas irá converter a ferrugem em uma substância pode ser facilmente limpo. Eletrólise usa duas superfícies condutoras em um banho de eletrólito para remover a ferrugem do material. Apesar de eletrólise pode remover uma grande quantidade de ferrugem, o processo aumenta a complexidade da tarefa.

Áreas de pesada umidade ou teor de sal vão aumentar produção de ferrugem em veículos. Se você vive nessa área, lavar sua moto regularmente e secar completamente para retardar o processo de ferrugem.?

Ja tentou passar DW-40 regularmente, cuidado para não deixar o produto ir nas pastilhas de freio ou no disco, caso isto ocorra, provavelmente ficará sem freios dianteiros.

Até breve,

Reinaldo

MaMa81
03-10-2013, 15:30
Bom pessoal, como registrei aqui o problema que tive, nada mais justo do que eu esclarecer que houve satisfatória solução para o caso, vez que, apesar da BMW a princípio negar a substituição dos discos de freio enferrujados em garantia, o pessoal da Euroville BH solicitou a reavaliação do caso (considerando o pouquíssimo tempo de uso da moto), enviando fotos das peças para a BMW que, enfim, AUTORIZOU A SUBSTITUIÇÃO DOS DISCOS!
Deixo registrado ainda a total satisfação com o atendimento prestado pelo pessoal da Euroville BH, em especial pelo Moacyr, Gerente de Pós Vendas.
Abraço a todos.
M.A.

mgusmao
03-10-2013, 19:07
Resta saber se o disco novo irá apresentar o mesmo problema. Por favor relate. Estou com o mesmo problema. Na 1a revisão apontei o fato e disseram que não tm garantia pois moro no Rio, proximo a praia, blá blá blá.
Nem pensei em discutir. O problema é pequeno e está longe o termino da garantia. Mais adiante aciono judicialmente e pronto.
Só não quero ter o desprazer de ver um disco novo apresentar o mesmo problema.

Pinguim
03-10-2013, 19:07
Bom pessoal, como registrei aqui o problema que tive, nada mais justo do que eu esclarecer que houve satisfatória solução para o caso, vez que, apesar da BMW a princípio negar a substituição dos discos de freio enferrujados em garantia, o pessoal da Euroville BH solicitou a reavaliação do caso (considerando o pouquíssimo tempo de uso da moto), enviando fotos das peças para a BMW que, enfim, AUTORIZOU A SUBSTITUIÇÃO DOS DISCOS!
Deixo registrado ainda a total satisfação com o atendimento prestado pelo pessoal da Euroville BH, em especial pelo Moacyr, Gerente de Pós Vendas.
Abraço a todos.
M.A.

Marco,
A BMW se justificou com relação a questão da ferrugem? Deu algum outro "diagnóstico" ou só vai trocar?
Valeu!

MaMa81
05-10-2013, 22:06
Marco,
A BMW se justificou com relação a questão da ferrugem? Deu algum outro "diagnóstico" ou só vai trocar?
Valeu!

Pinguim, não justificaram nada não. E acabei ovindo la dentro da cc que eu poria me sentir privilegiado, pois a BMW geralmente não autoriza a troca do disco.

MaMa81
05-10-2013, 22:26
Resta saber se o disco novo irá apresentar o mesmo problema. Por favor relate. Estou com o mesmo problema. Na 1a revisão apontei o fato e disseram que não tm garantia pois moro no Rio, proximo a praia, blá blá blá.
Nem pensei em discutir. O problema é pequeno e está longe o termino da garantia. Mais adiante aciono judicialmente e pronto.
Só não quero ter o desprazer de ver um disco novo apresentar o mesmo problema.

Marcus, a primeira justificativa que houvi foi que a ferrugem seria em razão da maresia, pois fui honesto e falei que tinha feito uma viagem para o Nordeste (pimeira e unica viagem da moto). Porém, verifiquei que no item 3.8 do Termo de Garantia, a BMW não se responsabiliza por defeitos ou danos em peças reultantes da exposição ''prolongada'' em ambientes com maresia. Assim, no meu caso, considerando que a moto foi tirada zero km em 08-08-2013, por óbvio, não houve uso prolongado na maresia. Portanto, se sua moto também for nova, tome uma atitude o quanto antes. Ademais, pergunto, será que todas as motos ai do RJ estão como a sua??? Será que não poderemos utilizar a moto em região litorânea?!?!
Fica a dica. Abraço. M.A.

Golias
06-10-2013, 10:46
Pessoal,

Tem outros itens que a CC não cobre na garantia, seria cabível a todos que tem este modelo que leiam e releiam o manual de garantia e vejam todas as clausulas, principalmente aquelas com letras bem minusculas, tenho certeza que vão se surpreender, mas estamos no Brasil e geridos por monopólios entra as CC mais poderosas :mad:.

Até breve,

Reinaldo

FranciscoD
04-09-2014, 17:08
Alguém já conseguiu comprar esse kit de parafusos? Segundo o site, não seriam enviados para o Brazil.

Reginaldo
02-05-2015, 16:39
Francisco, pegue a especificação dos parafusos, vá numa boa loja de parafusos e compre os mesmos de inox.