PDA

Ver Versão Completa : Flúido de freio traseiro mudando coloração (escurecendo)



Joaquim
27-05-2013, 21:41
Boa noite gente!

Tenho notado o flúido do freio traseiro escurecer. Fui à concessionária e eles disseram que é normal. Agora tá quase preto e voltei lá, disseram que pode ser efeito do calor onde fica o pequeno depósito, e que foi verificado (em outras motos, não na minha) que o flúido que está na tubulação próxima a ao freio mantém coloração normal e que não há recomendação de manutenção.

Achei estranho e gostaria de compartilhar com vc's e saber se alguém tem alguma informação ou experiência diferente.

Motoca Trophy 12/13 (dez 12) 2.100 km.

Abraços,

fborges27
27-05-2013, 21:58
Joaquim,

Fiz uma viagem de 900 km na terra e acho que usei muito o freio traseiro, cozinhando o fluido. Ele escureceu. A CC me disse a mesma coisa, que não precisava trocar.

Acontece que a capacidade de frenagem fica comprometida. Agora fiz a revisão dos 10.000 km e trocaram.

Joaquim
28-05-2013, 21:23
Valeu Felipe,

Vou acompanhar e trocar tb na revisão dos 10 k

amorlin
29-05-2013, 21:51
A minha está com 2.300km e tbm notei que está escuro, cor de café.

Barba
03-06-2013, 15:42
A minha tá com 8.000, e tá amarelinho ainda...
mas só tem 4 meses também....
E se for pelo calor mesmo, aqui em Curitiba acho que não escurece nunca né....hehehhehe

Braaaaxxxxxx

Netão
17-06-2013, 17:04
Boa tarde,
na minha revisão dos 10K a concessionária verificou se o fluído estava escurecido devido ao aquecimento ao uso constante do freio traseiro. Não estava e não houve necessidade de troca. Agora com 17K está com uma camada escura na parte superior do reservatório. Liguei para cotar o custo desta revisão de 20K e foi mencionado a troca de todo fluido de freio no orçamento. Vou trocar de qualquer maneira, mas vou verificar se faz parte do plano de manutenção.

amauri
18-06-2013, 22:11
Boa noite joaquim,tudo bem ?
De acordo com a sua descricao a minha estava igual.
O liquido no reservatorio traseiro estava bem escuro.
Hoje foi feita a revisao na power de 20 mil km e feita a troca de ambos os reservatorios.
De acordo com o mecanico e normal escurecer,mas ja que calhou a revisao ele fez a troca.


Abraco

amauri
18-06-2013, 22:13
Boa noite gregori,tudo bem ?
O fluido da minha maquina estava igual ao seu.
Fiz a revisao de 20 mil km hoje,onde foi feita a troca dos fluidos de freio.

Essa troca esta no plano de manutencao dos 20 mil km

abraco

Elkadri
26-06-2013, 10:42
Rapazeada,
Na minha revisão de 20 mil Km trocaram o fluido e foi colocado um Fluido de cor Azul. Foi na Caltabiano da Eusebio Matoso no mês de abril/13. Alguém de vocês também está com esse Fluido azul?

abs!

Flavildo
26-06-2013, 10:50
o original é claro, porem algumas GS como a minha na revisão dos 20 mil o fluido estava escuro foi trocado apenas por isso. alegando contaminação como o valor nao foi tão exagerado em se tratando de CC e um item de segurança, não discuti

o que pode ter acontecido na Caltabiano é terem colocado o fork motul ele é azul, com isso se contaminar,, não deve aparecer como o fluido claro

verifique o que foi colocado na NF


abaixo os dados da minha revisão, semana passada na Power ABC

Revisão de 20.ooo km

Mao de obra
00000003400010 - Mudar o oleo dos travoes em todo o sistema 66,00
00000000000145 - REVISAO DE 20.000 KM 412,50

peças
FLUIDO DE FREIO DOT4 - 500ML - VARGA TPC 40,00
11417652949 ANEL VEDANTE 24X30X1,5/CU - F650GS/CS TPC 7,75
5100 4T ESTER SAE 15W50 (TAMBOR) TPC 113,40

o filtro de óleo, eu importei e levei para ser substituido

Elkadri
26-06-2013, 11:10
É, na minha só fala DOT4. Que beleza!

Flavildo
26-06-2013, 21:09
na minha NF vem escrito VARGA..


como não veio especificado. acredito que deve ser mesmo o MOTUL


nao custa nada, liga na CC e questione o porque do fluido ser diferente do anterior na coloração uma vez que a especificação esta correta, questiona o fabricante do fluido

porem se colocassem MOTUL na minha não ia achar ruim não, se não me engano ele tem melhor rendimento com temperaturas mais altas, ou seja , quanto mais esquenta melhora a performance


abrax

Recrossmus
06-03-2014, 19:13
Olá pessoal!
Tenho visto aqui os comentários quanto ao fluído de freio traseiro escuro. Se passou o mesmo com minha motoca. Fiquei aqui com uma dúvida, que passo a descrever: Ontem, resolvi dar uma olhadela e preparei tudo para a troca do fluído, DOT4 na mão, ferramentas, etc. Quanto ao procedimento para a troca, fiz de modo simples, como se fosse dar a sangria no sistema. Primeiro, retirei a maior parte do fluído escuro do reservatório e completei com o novo. Mas, logo que fiz as primeiras sangrias percebi que o fluído que saiu estava em perfeitas condições, parecia novo. Repeti o processo por mais algumas vezes e o fluído escuro só estava mesmo no reservatório. Mais uma observação, ao retornar o pedal de freio à sua posição normal nas diversas vezes da sangria, o pistão próximo ao pedal cria uma pequena pressão no sentido reservatório do fluído.
Seria esse o motivo das impurezas e a coloração escura somente no reservatório???

phansaul
18-03-2014, 07:15
O meu com 8 meses parece óleo de motor queimado, mas ainda está parando a moto, rs

M.Fonseca
18-03-2014, 10:32
Óleo de freio é higroscópico, ou seja, é muito sensível a umidade, a maioria dos fabricantes orienta a substituição do fluido em função do tempo, não da km, geralmente a cada 24 meses, porém em lugares muito úmidos, deve ser antecipada a troca.
Essa umidade diminui o ponto de ebulição do fluído, causando perda de eficiência em freadas prolongadas. Também, por haver umidade no fluído, a corrosão das partes internas do circuito pode ocorrer, causando vazamentos internos ou externos com perda de eficiência na frenagem.

Uma garrafinha de 500 ml de fluído Varga Dot 4 custa menos de 20 pilas, com ela dá pra trocar o fluído de todos os reservatórios, e diferente de um carro, na moto uma pessoa sozinha troca o fluído, só precisa de algumas ferramentas e um pouquinho de paciência de pesquisar como fazer o serviço.

ddenis13
19-03-2014, 07:33
Bom dia galera, minha moto está com 10 mil km e o fluído azul da suspensão traseira do reservatório esta abaixo do nível mínimo. Devo ir a CC BMW?
Sabe qual fluído é para que eu possa trocar ou recarregar?

FPoli
19-03-2014, 07:39
Denis, por estar em SP eu já teria levado na CCS.
Pelo baixo custo envolvido não vale arriscar sua segurança e ser tiver na garantia estará compartilhando as responsabilidades por um futuro problema que possa aparecer na moto.

luiztrovao
19-03-2014, 19:03
Como disse o Manoel Fonseca aí acima, o fluido de freio ( e não "óleo de freio" como alguns falam) é hidrófilo, ou seja, ele absorve a água que está presente na umidade relativa do ar na forma de vapor.
Ao longo do tempo, quanto mais água ele absorve, mais acontece um efeito muito conhecido, que é o seguinte:

- ao sair com o veículo pela manhã ( ou depois de muitas horas parado) você sente que o freio está funcionando perfeitamente
- depois de rodar alguns quilometros e usar o freio várias vezes, a água contida no fluido de freio começa a "se separar" do resto do fluido, gerando uma mistura não homogênea no circuito, já que micro-bolhas de ar se formam como consequência do aumento da temperatura e da pressão no interior do circuito. Daí para a frente, você sente claramente uma piora na eficiência da frenagem já que a mistura já não possui mais as mesmas características físicas que são necessárias para gerar uma pressão homogênea no circuito, e que vai pressionar/empurrar as pinças/pastilhas.

O correto é trocar completamente o fluido de freio numa das seguintes condições:
- 1 vez por ano (que é considerado um prazo médio para esta contaminação pela água acontecer)
- ou quando o fluido se mostrar com coloração diferente e/ou quando você começar a sentir o efeito que descrevi acima

Reparem, inclusive, que normalmente o reservatório do fluido de freio (e a "cuíca" de vácuo) são colocados no cofre do motor do lado em que está o coletor de escape, pois desta maneira, com a temperatura mais elevada daquele lado, se diminui a umidade relativa próxima ao reservatório, diminuindo então as chances de contaminação acelerada.

Assim sendo, insistam com a oficina para fazer a troca logo que repararem que algo não vai bem - como disse o FPoli, é um custo muito baixo e não compensa o risco da deterioração da frenagem.

Um último comentário é que o fluido de freio é capaz de detonar qualquer pintura.... olho vivo com isto, pois qualquer pingo na pintura pode ser fatal mesmo se for limpo rapidamente
abraços

Heitor
19-03-2014, 21:06
Questionei isso também junto à concessionária e a resposta foi a mesma de todos vocês. Detalhe que a minha moto não está nem com um mês de uso (revisão de 1000km). Concordo com o Trovão e o que me deixou mais intrigado foi que a atendente me mostrou outras motos e todas estavam como a minha, fluido de freio traseiro escuro e do dianteiro claro.

Elgenjr
11-04-2014, 07:52
Bom dia a todos,

Minha moto é 2013 e também apresentou os mesmos problemas, mas não percebi diminuição na frenagem.
Na última troca de óleo na cc comentei com o técnico e o mesmo me informou que existem motos zero na caixa que já apresentam o fluido escurecido, disse que o escurecimento se deve a alguma reação com as mangueiras que são pretas (diferente das do freio dianteiro) e não representam risco a segurança do sistema.
Fiz o serviço na Power Santos e como aproveitei para trocar as pastilhas traseiras não me cobraram nenhuma "dilma" pela substituição do fluido novo.

Abraço a todos.

BetoF798GS
13-07-2014, 16:39
Flavildo

Qto vc pagou a troca do fluido de freio e o q trocaram? Quebrei o reservatório da minha e não sei se é somente sangrar ou terei q passar o 911. Vc sabe se passaram ele p/ checar o ABS?


o original é claro, porem algumas GS como a minha na revisão dos 20 mil o fluido estava escuro foi trocado apenas por isso. alegando contaminação como o valor nao foi tão exagerado em se tratando de CC e um item de segurança, não discuti

o que pode ter acontecido na Caltabiano é terem colocado o fork motul ele é azul, com isso se contaminar,, não deve aparecer como o fluido claro

verifique o que foi colocado na NF


abaixo os dados da minha revisão, semana passada na Power ABC

Revisão de 20.ooo km

Mao de obra
00000003400010 - Mudar o oleo dos travoes em todo o sistema 66,00
00000000000145 - REVISAO DE 20.000 KM 412,50

peças
FLUIDO DE FREIO DOT4 - 500ML - VARGA TPC 40,00
11417652949 ANEL VEDANTE 24X30X1,5/CU - F650GS/CS TPC 7,75
5100 4T ESTER SAE 15W50 (TAMBOR) TPC 113,40

o filtro de óleo, eu importei e levei para ser substituido

BetoF798GS
13-07-2014, 16:45
Alguém já fez a troca do fluído de freio em casa?

Flavildo
13-07-2014, 17:03
Putz, não me recordo, mas foi perto de 150 dilmas, não passam nenhum aparelho não,

Sobre fazer a troca casa. , da pra fazer, tomando o cuidado para não deixar escorrer o fluido em nenhuma parte da moto tem que colocar uma mangueira no dreno do burrinho e ia adicionando fluido aos poucos. E bombando para eliminar. O ar do sistema até chegar ao nível máximo desde que as pastilhas sejam novas, ae as pastilhas estiverem do fim complete até o nível mínimo

Algum expert. Para acrescentar alho

Valew

BetoF798GS
14-07-2014, 13:04
Flavilso
Queres expert ou cozinheiro? Pq quem acrescenta "alho" é cozinheiro...rsrsrs.
Olha só, sangrar fluído é fácil, só o reverse q é mais chatinho, mas pelo vídeos q consegui, o correto seria passar o 911 ou o chiptronic. Quero ver se tem alguém q confirme a necessidade dos aparelhos ou se pode ser direto.
http://www.youtube.com/watch?v=z9rEj-AAYBA
http://www.youtube.com/watch?v=6Sb6-9ZZUCA




Putz, não me recordo, mas foi perto de 150 dilmas, não passam nenhum aparelho não,

Sobre fazer a troca casa. , da pra fazer, tomando o cuidado para não deixar escorrer o fluido em nenhuma parte da moto tem que colocar uma mangueira no dreno do burrinho e ia adicionando fluido aos poucos. E bombando para eliminar. O ar do sistema até chegar ao nível máximo desde que as pastilhas sejam novas, ae as pastilhas estiverem do fim complete até o nível mínimo

Algum expert. Para acrescentar alho

Valew

Flavildo
14-07-2014, 13:39
Alho. Kkkk esse corretor Viu. Kkkk

Eder
15-07-2014, 09:30
Que bom que acontece isso. Todas as impurezas saem do sistema para ficar na parte do reservatório, que fica excluída do sistema quando o pistão é acionado pelo manete.

Quando a água se torna heterogênea em relação ao fluído, sente-se o manete mais mole, o que o pessoal chama de esponjoso. Isso ocorre porque a água é menos resistente a compressão que o óleo. Em caso de temperaturas acima de 100 graus c, pode ocorrer o aprofundamento total do manete sem que sistema atinja pressão suficiente para deslocar os pistões no cáliper. Em sistemas com reservatórios elevados abertos (o sistema fica aberto até que o pistão do manete o lacre) as bolhas migram verticalmente quando o conjunto é submetido a pressão ou trepidações e saem pelo reservatório.
Obs.: Não é complicado, mas é chato sangrar freio...



Olá pessoal!
Tenho visto aqui os comentários quanto ao fluído de freio traseiro escuro. Se passou o mesmo com minha motoca. Fiquei aqui com uma dúvida, que passo a descrever: Ontem, resolvi dar uma olhadela e preparei tudo para a troca do fluído, DOT4 na mão, ferramentas, etc. Quanto ao procedimento para a troca, fiz de modo simples, como se fosse dar a sangria no sistema. Primeiro, retirei a maior parte do fluído escuro do reservatório e completei com o novo. Mas, logo que fiz as primeiras sangrias percebi que o fluído que saiu estava em perfeitas condições, parecia novo. Repeti o processo por mais algumas vezes e o fluído escuro só estava mesmo no reservatório. Mais uma observação, ao retornar o pedal de freio à sua posição normal nas diversas vezes da sangria, o pistão próximo ao pedal cria uma pequena pressão no sentido reservatório do fluído.
Seria esse o motivo das impurezas e a coloração escura somente no reservatório???

FDOliveira
22-07-2014, 10:05
Olá pessoal,

Sou novo no fórum acabei de me registrar para de ler sobre este mesmo problema do tópico e postar o que aconteceu comigo, li todos os relatos sobre o fluído de freio pois acabei de chegar da CC Sael em Natal/RN onde me cobraram R$ 250,00 pelo troca do fluído de freio traseiro e isso me deixou muito chateado pois já tive várias motos antes da BMW F800GS e nunca tive esse problema pois nunca precisei trocar o fluído de freio fora das revisões, com relação aos relatos não ficou claro para mim o que aconteceu pois várias questões foram citadas como temperatura da região, mangueiras e até motos novas, acho que o relato mais parecido com o meu fala sobre a temperatura da onde moro pois aqui a região é muito quente e semana passada rodei 300Km a uma temperatura de 35 a 40o. não sei se isso pode ter causado o escurecimento do fluído já que minha moto tem apenas 3.000Km em 6 meses de uso, já que a empresa não cobra um preço justo pelo serviço vou faze-lo com um mecânico de confiança e gostaria de saber qual dos fluídos é mais indicado para temperaturas ambientes mais altas? Se é que isso vai resolver o problema.

Abraço a todos.

phansaul
10-08-2014, 21:53
Que roubo, trocar o fluido é coisa simples.

CANEDO
11-01-2015, 12:45
É isso que dá um reservatório tão pequeno de fluído, para parar uma máquina de mais de quase 300 kg ( com piloto e bagulhos hehe).
Ao fazer revisão 10.000 km, idem!! chegou preto. Foi trocado, andei 2.000 km e já ta começando a escurecer novamente. Ocorre super aquecimento do óleo e devido ser pouco óleo no sistema ( pequeno reservatório), não há tempo para esfriamento do mesmo. Pelo jeito vai ser trocar a cada 10.000 km mesmo, até elaborarem um sistema com melhor esfriamento ou botarem um reservatório maior.

Alfred
15-02-2015, 09:12
Olá pessoa,
Vi o relato de todos sobre o óleo, sendo que uso motos off roda e nela s são recomendados DOT 5.1 por justamente ser usada em extremo, onde esse DOT 5.1 aportar melhor o calor e mantém duas propriedades por um tempo maior que o DOT 4.
Alguém já usou ?
Não poderia ser usado na GS?

Reginaldo
15-02-2015, 14:04
Sempre usei dot5.1 e recomendo.

wakapp
16-02-2015, 15:54
Eu troquei o fluído dos freios da minha F800 GS à duas semanas, estava com 25 meses, um a mais que o recomendado em função da exigência de veículos com ABS. Eu esperava na escorva perceber quando o novo óleo chegasse nas pinças pela cor, mas estava completamente limpo. O óleo que eu pus o Pentosin DOT 4 é exatamente da mesma cor do que o óleo que a concessionária tinha usado na ultima revisão ainda em garantia. Mandei três reservatórios completos para dentro, em ambos os freios, dai acionei as válvulas do ABS e mandei mais um reservatório enquanto as válvulas modulavam (30 s), e mais um após, com tudo gastei 250 ml para ambos os sistemas. Nunca soube que a temperatura mudaria acor do óleo, mesmo porque uma das características do fluído de freio é suportar o enorme calor dos freios, gerado no atrito do disco com as pastilhas, dai as pastilhas dissipam para o pistão nas pinças. o reservatório não fica nem de perto num local tão quente, e o óleo das pinças nunca volta para o reservatório a menos de quando retornamos completamente os pistões para a troca das pastilhas. Moro em Curitiba onde é frio, mas viajei algumas vezes ao litoral (do Paraná, Camburiu e Florianópolis em dias bem quentes, neste período fiz ainda uma trilha médio pesada ligando Morretes no Litoral do Paraná até Garuva no litoral de Santa Catarina, onde atravessei 6 rios sem ponte. Justamente nestas condições é que pode haver contaminação, pois o pistão tem as vedações e uma guarda pó apenas para separar a região muito suja na pinça para o interior do cilindro. O óleo não é caro e leva menos de 1 hora de serviço, eu trocarei sempre que estiver sujo a fim de garantir vida longa ao sistema ABS e as vedações em geral dos pistões.

ddenis13
04-01-2017, 10:40
Alguem pode me informar algum lugar em SP zona sul, aonde coloco fluido de freio, e que nao abusem do preco???

agradeco desde ja.

meu fluido praticamente acabou !!! Alguma sugestao???

Reginaldo
04-01-2017, 12:46
Ddenis, o fluido de freio não acaba. Com certeza sua pastilha de freio que ta no fim e com isso o fluido de freio desce pro burrinho de freio.

ddenis13
05-01-2017, 08:55
Reginaldo, entao devo estar com algum problema, pois faz 1 mes que troquei a pastilha traseira e o fluido subiu um pouco, mais ja esta seco novamente, sera que preciso trocar a pastilha dianteira? Ou devo estar com vazamento( verifiquei acredito que nao tenha vazamento)

Desde ja agradeco, alguem pode ajudar? Ou a indicar uma mecanica em SP capital, custo beneficio bom sem ser CC?

Petrel
05-01-2017, 12:50
Dennis, normalmente a escala de indicação do nível do reservatório ( min X max) indica também o momento de trocar as pastilhas, quando o nível chega no mínimo, muito provavelmente sua pastilha chegou no ponto de desgaste ideal pra troca, desse modo quando efetuamos a troca das pastilhas o nível volta ao máximo... Se o nível sumiu, tem algo errado aí.. cuidado!!!!
Agora, pode ser que o nível esteja alto demais também, e isso tá dificultando a sua visualização!!!!
Grande abraço!!!
Petrel