PDA

Ver Versão Completa : Relato e opinião



anderson66
02-06-2013, 10:02
Pessoal bom dia. É o seguinte: já tive as seguintes motos - Twister, CB500, Bandit 1200, Boulevard M800, FZ6N, DL650, 883 Iron e agora estou com a F800gs desde março. O problema é que estou ficando com uma puta dor nas costas, não sei se é relacionado à GS mais começou tem pouco tempo, não sei precisar exatamente quando, mais é provável que desde uns 3 meses atrás. Nas outras motos que tive, nunca senti isso, nas customs sentia a pancada nas imperfeições do asfalto, mais era coisa por causa da posição de pilotagem. Percebi, aliás, minha namorada q anda na minha garupa percebeu que estou andando curvado na moto, como se estivesse corcunda. Alguém já passou por algo parecido? Existe algum equipamento para eu corrigir essa postura na moto? Estou gostando bastante da moto, não queria já ter q me afastar dela por causa disso.

TOLENTINO
02-06-2013, 10:55
Anderson, a posição de pilotagem da F800GS é muito boa e nunca ouvi relato desse tipo. Se você comprou a moto semi-nova, pode ser que o dono anterior tenha rebaixado a mesa, mas ainda assim não deveria provocar essa situação. Talvez você seja muito alto e nesse caso a combinação dos dois fatores poderia explicar o fato de você pilotar curvado.

Você pode utilizar "rairsers" para elevar a altura do guidão. Existem vários modelos disponíveis para a F800GS.

Golias
02-06-2013, 11:10
Caro Anderson66,

Você já andou de bicicleta sem sentir dores lombares:

1) Passeando ao redor dos quarterões perto de sua casa ou na beira da praia ?
2) Ou pedalando com uma bicicleta Speed a 30km/h em estrada por mais de 50km ?

Se respondeu a questão 1, é uma coisa, mas se respondeu a questão 2, você deve ter
feito um "Bike Fit" que é um programa de ajustes da bicicleta de acordo com seu biotipo.
Na sua F800GS, você pode aliviar alguns desconfortos, trocando primeiramente o banco
original pelo banco conforto da própria BMW, depois elevar sua mesa, com espaçadores
que são próprios para isso, podendo elevar seu guidão em até 28mm, esse acessório existe
de vários fabricantes como a Touratech, Motech, entre outros, peça fácil de comprar pelo
Ebay. Elevando o guidão da mesa, seus braços vão ficar numa posição muito mais confortável
que você tem hoje, ainda mais quando andamos em pé, a pegada é outra. Acho que esses dois
itens deverão resolver seu problema, porem se você for muito alto, sugiro mudar de Big Trail ;)

Abs,

anderson66
02-06-2013, 12:10
Caro Anderson66,

Você já andou de bicicleta sem sentir dores lombares:

1) Passeando ao redor dos quarterões perto de sua casa ou na beira da praia ?
2) Ou pedalando com uma bicicleta Speed a 30km/h em estrada por mais de 50km ?

Se respondeu a questão 1, é uma coisa, mas se respondeu a questão 2, você deve ter
feito um "Bike Fit" que é um programa de ajustes da bicicleta de acordo com seu biotipo.
Na sua F800GS, você pode aliviar alguns desconfortos, trocando primeiramente o banco
original pelo banco conforto da própria BMW, depois elevar sua mesa, com espaçadores
que são próprios para isso, podendo elevar seu guidão em até 28mm, esse acessório existe
de vários fabricantes como a Touratech, Motech, entre outros, peça fácil de comprar pelo
Ebay. Elevando o guidão da mesa, seus braços vão ficar numa posição muito mais confortável
que você tem hoje, ainda mais quando andamos em pé, a pegada é outra. Acho que esses dois
itens deverão resolver seu problema, porem se você for muito alto, sugiro mudar de Big Trail ;)

Abs,


A questão é que sou baixo, 1,74. Protetores de coluna ajudam a manter uma "postura" ou somente protegem?

sascencio
02-06-2013, 12:30
Acho difícil essas dores estarem sendo causadas pela postura da F800.

Ainda mais que você já andou de FZ6N, tive uma e a postura é ruim, bem apoiada nos braços. A DL650 já era melhor, saí de uma há pouco tempo e tinha uma boa postura mas achava o guidão meio distante, o que forçava os braços e dava um pouco de desconforto nas costas. Se você não teve problema com essas motos, acho difícil ter com a F800.

Tenho 1,80m e acho a postura da F800 excelente, uma das melhores nas motos que já tive, inclusive não tive que mexer em nada na moto quando a comprei (zero), a moto "vestiu" super bem para mim. Pode ser que nesse periodo em que você está com a moto, tenha dado um "mal jeito" nas costas em alguma outra atividade e está sentindo o resultado agora andando de moto...

CM-R1200-GS
02-06-2013, 17:20
Anderson66,

Boa tarde.

Tente regular a posição do guidão um pouco mais para a frente, voce tem altura, assim como eu, que até sou mais alto, 1,82, e quando ajustei o guidão mais para a frente, mudou toda a posição de pilotagem.
Vi essa regulagem, quando fiz o curso Off-Road da BMW, e inclusive também mexi na regulagem da 1200, assim que peguei ela.
Solte os parafusos da mesa, e leve o guidão um pouco para frente, bem pouco, não cheguei a mexer nos ajustes das manoplas.

Boa sorte.

Crodao
02-06-2013, 17:41
Oi Anderson, eu tenho hérnia de disco e a melhor posição de pilotagem que encontrei foi nas Big Trail.
Talvez você possa ter só uma dor muscular por causa de uma eventual posição errada, ou estar desenvolvendo algum problema de coluna. Uma coisa é certa, as motos Big Trail dão uma postura correta. Talvez você só precise encontrar a posição mais confortável de pilotagem como disseram acima.

Procure um um Fisioterapeuta especialoista no assunto que possa falar sobre a cinta e sobre a posição levemente curvada.
A informação que tive da minha fisio é que não devemos usar a cinta, e sim desenvolver a musculatura abdominal para sustentar o tronco. E quanto a andar curvado, segundo ela, é mais apropriado do que pilotar com a coluna e bunda arrebitada.