PDA

Ver Versão Completa : Multas



Andre RS
06-06-2013, 12:00
1172

Pessoal , ontem eu e um amigo fomos abordados pela "otoridade" rodoviária policial , próximo a Capivari . O " xerifao" ordenou a parada pra inspeção das motos. Até aí tudo bem , pois estava em dia com a documentação e com todo o aparato de segurança......achava que estava. Após checar os documentos o policial fez uma vistoria nos capacetes e nos informou que faltavam os adesivos luminosos , estes requeridos pela legislação , segundo ele. Fui informado também que estava com a viseira aberta e por isso seria autuado por uma infração de transito..... Consequentemente multado. Fomos informados também que as motos teriam que ser rebocadas para o deposito do DETRAN a não ser que.......no meio daquele mato ....conseguíssemos os adesivos para então ficarmos de "acordo" com as regras em vigor. Com relação a viseira argumentei que era espelhada e pelo fato de já estarmos próximo ao final da tarde escurecia bem a visão , seria melhor , pra minha segurança, trafegar naquele ponto com a viseira aberta. O ..cara não quis saber saber , fez aquele terror , fez varias ligações para o DETRAN e disse que por nossa sorte não havia guincho disponível e que seriamos liberados , eu multado....
Anexei a copia da multa , e de acordo com o documento , código Denatran 703-0 , artigo 244 l : "Conduzir motocicleta sem capacete, sem viseira ou vestuário em desacordo" e' uma infração. Na parte inferior da folha , onde consta a observação feita pelo policial , foi escrito - " condutor abordado possuía viseira levantada". Estou pensando em entrar com um recurso pra não morrer nesta multa , pois o código fala , e entendo que " sem viseira" e ' a ausência do aparato e não com ela levantada , conforme descrito por ele.....
Vou tentar a defesa neste ponto , alguém já teve alguma experiência parecida?

CM-R1200-GS
06-06-2013, 12:08
Que sorte hein ????? Eu acho que ele queria $$$$$$$



Boa sorte no recurso, nos informe depois.

shw
06-06-2013, 12:59
O cara queria uma grana, ontem era dia 5 dia de pagamento da galera!
Tenho um amigo q era policial rodoviário e todo dia 5-10 ele fazia estas batidas!!

Resultado uma hora a casa caiu para ele!

Bruno Zeni
06-06-2013, 13:09
Com certeza queria morder... Grande fdp esse guarda.

anderson66
06-06-2013, 13:27
Aqui na cidade só ando com a viseira levantada. É errado, mais não consigo me acostumar com o calor daqui. Um amigo meu deixou de andar de moto, pois tb andava sempre com a viseira levantada, e teve um puta dum azar de um marimbondo acertar logo seu olho, ficou com a visão prejudicada por isso para o resto da vida. Sobre os adesivos, infelizmente quando compro capacete já colo na hora aquelas porcarias.

sal silva
06-06-2013, 14:26
Também não consigo andar com a viseira fechada, mas uso óculos de sol.Muito tempo atrás quase cai da moto ao tomar uma picada de marimbondo perto da vista. Foi uma dor danada.Muito perigoso.
Boa sorte.

TOLENTINO
06-06-2013, 16:53
André, entendo que com a viseira levantada, o efeito é o mesmo da expressão "sem viseira", pois uma vez fora da posição "fechada" esse componente não tem o efeito pratico de utilização. Você pode até recorrer mas infelizmente acredito que vai perder tempo.

Como exemplo temos as lâmpadas de xenon. Não existe regra do CONTRAN proibindo especificamente esse tipo de lâmpada, e, ainda, os policiais não tem um luxímetro calibrado para atestar que a luminosidade está fora do especificado, mas o policial pode lavrar a multa com base no artigo que proíbe qualquer alteração elétrica ou mecânica, exceto se tiver sido homologada e constar no documento do veículo.

Tudo depende do "humor" do policial. Eu já fui parado com viseira aberta e também utilizando lâmpada de xenon, porém, o policial estava num "dia bom" e pediu para baixar a viseira e me liberou sem multar mediante (believe it or not) minha promessa de tirar o xenon e colocar a lâmpada original. Incrível, mas aconteceu.

E. por último, não sou policial nem tenho amigos ou parentes policiais, mas não podemos generalizar, pois felizmente a grande maioria é do bem e estão trabalhando a nosso favor.

adriel
06-06-2013, 17:10
Sempre que o assunto "multa" entra em pauta, lembro do meu capacete sem o selo do Inmetro. Sei que é um ponto muito polêmico, mas o fato é que já li muitos relatos de motociclistas multados em rodovias, mesmo usando um zilhão de argumentos. Espero não ter esse desprazer...

Andre RS
06-06-2013, 17:31
Sempre que o assunto "multa" entra em pauta, lembro do meu capacete sem o selo do Inmetro. Sei que é um ponto muito polêmico, mas o fato é que já li muitos relatos de motociclistas multados em rodovias, mesmo usando um zilhão de argumentos. Espero não ter esse desprazer...

E' aquilo , quando os caras querem pegar , qualquer pequeno argumento serve. Divido esta experiência pois , se for dia de " pagamento" , não tem jeito.

Andre RS
06-06-2013, 17:34
André, entendo que com a viseira levantada, o efeito é o mesmo da expressão "sem viseira", pois uma vez fora da posição "fechada" esse componente não tem o efeito pratico de utilização. Você pode até recorrer mas infelizmente acredito que vai perder tempo.

Como exemplo temos as lâmpadas de xenon. Não existe regra do CONTRAN proibindo especificamente esse tipo de
lâmpada, e, ainda, os policiais não tem um luxímetro calibrado para atestar que a luminosidade está fora do especificado, mas o policial pode lavrar a multa com base no artigo que proíbe qualquer alteração elétrica ou mecânica, exceto se tiver sido homologada e constar no documento do veículo.

Tudo depende do "humor" do policial. Eu já fui parado com viseira aberta e também utilizando lâmpada de xenon, porém, o policial estava num "dia bom" e pediu para baixar a viseira e me liberou sem multar mediante (believe it or not) minha promessa de tirar o xenon e colocar a lâmpada original. Incrível, mas aconteceu.

E. por último, não sou policial nem tenho amigos ou parentes policiais, mas não podemos generalizar, pois felizmente a grande maioria é do bem e estão trabalhando a nosso favor.

Entendo , acho difícil também , mas e' o único argumento que terei. Vamos ver se cola.
Abrax.

Andre RS
06-06-2013, 18:02
André, entendo que com a viseira levantada, o efeito é o mesmo da expressão "sem viseira", pois uma vez fora da posição "fechada" esse componente não tem o efeito pratico de utilização. Você pode até recorrer mas infelizmente acredito que vai perder tempo.

Como exemplo temos as lâmpadas de xenon. Não existe regra do CONTRAN proibindo especificamente esse tipo de lâmpada, e, ainda, os policiais não tem um luxímetro calibrado para atestar que a luminosidade está fora do especificado, mas o policial pode lavrar a multa com base no artigo que proíbe qualquer alteração elétrica ou mecânica, exceto se tiver sido homologada e constar no documento do veículo.

Tudo depende do "humor" do policial. Eu já fui parado com viseira aberta e também utilizando lâmpada de xenon, porém, o policial estava num "dia bom" e pediu para baixar a viseira e me liberou sem multar mediante (believe it or not) minha promessa de tirar o xenon e colocar a lâmpada original. Incrível, mas aconteceu.

E. por último, não sou policial nem tenho amigos ou parentes policiais, mas não podemos generalizar, pois felizmente a grande maioria é do bem e estão trabalhando a nosso favor.

1175

E' , depois de ler a legislação , não tem muita brecha p recurso não.

fborges27
06-06-2013, 18:54
Galera,

Tenho conversado muito com o pessoal para saber como anda o assunto.

Selo do Inmetro - Está passando batido sem, alegando que trouxe de fora. Sem peitar o DOTÔ PULIÇA, certo!

Adesivos Luminosos - Eles estão encrencando. Meu "Gilbert", ou Schuberth tem mas são pretos e refletem quando a luz bate. Parece que não adiante. Tem que colocar os BUNITOS brancos.

Viseira Levantada - Em São Paulo é prato cheio. Se pegar canetada na hora. De marronzinho ou de PM.

Policial trabalhando em Feriado - Caneta na certa por conta de 1 km/hr. Não acreditam? Veja a foto:

1176

Henri
06-06-2013, 19:11
Sinto pela multa do André, mas concordo com o Tolentino.
Andar de moto sem viseira ou óculos de capacete é irregular, como tambem capacete sem os adesivos reflexivos.
Sobre a questão de corrupção, é muito perigoso generalizar, pois aparentemente o policial não insinuou nada.

Andre RS
06-06-2013, 19:52
Sinto pela multa do André, mas concordo com o Tolentino.
Andar de moto sem viseira ou óculos de capacete é irregular, como tambem capacete sem os adesivos reflexivos.
Sobre a questão de corrupção, é muito perigoso generalizar, pois aparentemente o policial não insinuou nada.

Na real dei azar , pois havia levantado a viseira pouco antes , estava com velocidade bem reduzida(40kmh). O problema é que a viseira e´espelhada e no entardecer vai complicando , vira noite. Que é irregular , lendo a legisação parece claro. Acho que a falta de bom senso é problematico, pois enquanto o "PULIÇA" me autuava passava de tudo na estrada.....e eu todo de Jaqueta, capacete Arai , luva pagando o "mico".....hehe. Mas vc está certo , ele nao está ali pra interpretar ou pra quebrar galho , concordo plenamente. Com relação a "$$$$" pra esses caras , se depender de mim nao tem nada , estando certo ou errado.

Sirva de lição , grande abrax .

Crodao
06-06-2013, 22:36
Se alguém quer ver policiais andarem com viseira aberta é só dar um pulinho aqui em Barueri. É um festival, e nem precisa procurar muito, porque parece que para eles a lei não vale. Eu no começo tirava fotos, não só deles, mas dos abusos que eu via por aqui, até que um dia me enchi e parei com isso. Mas se colocar uma gopro e dar uma volta pelo município, parece brincadeira, TODOS os guardinhas sem excessão andam de viseira aberta. Dá vontade de parar e perguntar se a lei vale para eles ou não.
Enfim, é só um desabafo.
André, na minha opinião, andar com a viseira aberta é o mesmo que andar sem ela. Eu não iria por ai.

Flavildo
07-06-2013, 06:00
Ta i um assunto polêmico

recorrer é um direito,porem como ja foi dito. viseira levantada é o mesmo que sem a mesma.

só lembro que essa multa é de ordem gravíssima e gera portaria de suspensão da CNH

não ando com a viseira levantada, pelo motivo de ter o desprazer de levar uma picada de marimbondo. em dias de calor tenho um escamoteável com viseira interna, dessa forma a viseira pode ficar levantada, mas em hipótese nenhuma ando com a parte inferior aberta.

ah tenho dois kp7´s importados e sem o tal "selinho" do IMMETRO e sem o refletivo, aqui em SP já fui parado e nunca falaram nada, visto que tem gente usando uns kp7s que deveriam ser proibidos, perdi um amigo a pouco tempo por usar um modelo ABERTO. que não protege em nada. Isso ninguém proíbe


good locky

sal silva
07-06-2013, 09:30
Como relatei anteriormente, não consigo andar de moto com a viseira abaixada, ai coloco óculos de sol que como disse o colega é proibido, mas protege um pouco a vista. Nunca fui multado, acho que estou dando mole para o azar tanto na multa quanto na segurança. Talvez para mim e outros que não gostam de ficar respirando naquele negocio fechado, uma opção seria o capa usado para trail com óculos apropriados. Esse é permitido por lei .Um dos maiores prazeres de se andar de moto é a sensação de liberdade com o vento batendo no rosto.
Valeu.

Andre RS
07-06-2013, 09:48
[QUOTE=Flavildo;9961]Ta i um assunto polêmico

recorrer é um direito,porem como ja foi dito. viseira levantada é o mesmo que sem a mesma.

só lembro que essa multa é de ordem gravíssima e gera portaria de suspensão da CNH

não ando com a viseira levantada, pelo motivo de ter o desprazer de levar uma picada de marimbondo. em dias de calor tenho um escamoteável com viseira interna, dessa forma a viseira pode ficar levantada, mas em hipótese nenhuma ando com a parte inferior aberta.

ah tenho dois kp7´s importados e sem o tal "selinho" do IMMETRO e sem o refletivo, aqui em SP já fui parado e nunca falaram nada, visto que tem gente usando uns kp7s que deveriam ser proibidos, perdi um amigo a pouco tempo por usar um modelo ABERTO. que não protege em nada. Isso ninguém proíbe

Também não costumo a levantar a viseira , dei azar.....agora se tiver a carteira suspensa por isso ....aí e' fueda!!

Abraço.

sal silva
07-06-2013, 11:26
André, não acho que você se enquadra como eu no time dos sem viseira. Acho que você deu azar de estar com ela levantada no local errado com um policial na tpm. Todos nos temos momentos de menos sorte. Espero que não me leve a mal.
Abraços.

Flavildo
07-06-2013, 11:30
é complicado ja tive a CNH suspensa. por 6 meses. além de pegar um pulica na TPM. o delegado da cidade tbem estava, me deu 6 meses de gancho

é SODA MESMO

Henri
07-06-2013, 12:28
Uma possível solução para evitar o calor e não abrir totalmente a viseira é abri la um pouquinho, cerca de 1 cm. Você respira a fica com proteção.
Abs

Andre RS
07-06-2013, 13:48
[QUOTE=Flavildo;9985]é complicado ja tive a CNH suspensa. por 6 meses. além de pegar um pulica na TPM. o delegado da cidade tbem estava, me deu 6 meses de gancho

é SODA MESMO[/QUOTE

.... Ai' vou virar " out law" , " hells angels" , longe do asfalto e' que nao pode... Hehe.

Andre RS
07-06-2013, 13:51
Uma possível solução para evitar o calor e não abrir totalmente a viseira é abri la um

pouquinho, cerca de 1 cm. Você respira a fica com proteção.
Abs

Problema nao foi a temperatura , mas sim a luminosidade, a viseira e' espelhada. Agora ja troquei por uma transparente, abrax.

RicBoris
07-06-2013, 15:44
Certa vez, eu eatava a trabalho e, como de costume, sempre equipado (capacete, jaqueta, bota e luva, pelo menos), quando fui abordado pela PRE/CE. Viseira abaixada, cinta afivelada sob o maxilar... todo nos conformes. Porém, poucos metros antes de parar a moto, sob o olhar do guarda, levantei a viseira. Isso foi numa fração de segundos antes de parar a moto e o guarda VIU que levantei a viseira naquele momento. Mas, advinhem?! Não deu outra, companheiros: muita conversa, vistoria geral na moto e MUUUUULTA! phoda né? Nem recorri pois seria a minha palavra contra a de três policiais, afinal a blitz foi no meio de uma rodovia e não tinha um vivente por perto, a não ser uns calangos no meio do sertão (rs).

Quanto a policiais corruptos, que só querem um motivo pra subornar condutores ou serem passivos nesse crime quando recebem esse tipo de "proposta" do condutor, concordo com o Tolentino em termos cuidado em não generalizar, pois a maioria deles (a policia como um todo) é gente honesta.

Sobre a multa do André, infelizmente não acredito que caiba recurso haja vista a clareza da lei quanto ao uso desse acessório.

Enfim... coça o bolso, André!


Dica:

Na dúvida, ande CERTO para não perder sua razão por uma bobagem dessa. É como diz um ditado: DIREITO TEM QUEM DIREITO ANDA!

Andre RS
07-06-2013, 16:39
Certa vez, eu eatava a trabalho e, como de costume, sempre equipado (capacete, jaqueta, bota e luva, pelo menos), quando fui abordado pela PRE/CE. Viseira abaixada, cinta afivelada sob o maxilar... todo nos conformes. Porém, poucos metros antes de parar a moto, sob o olhar do guarda, levantei a viseira. Isso foi numa fração de segundos antes de parar a moto e o guarda VIU que levantei a viseira naquele momento. Mas, advinhem?! Não deu outra, companheiros: muita conversa, vistoria geral na moto e MUUUUULTA! phoda né? Nem recorri pois seria a minha palavra contra a de três policiais, afinal a blitz foi no meio de uma rodovia e não tinha um vivente por perto, a não ser uns calangos no meio do sertão (rs).

Quanto a policiais corruptos, que só querem um motivo pra subornar condutores ou serem passivos nesse crime quando recebem esse tipo de "proposta" do condutor, concordo com o Tolentino em termos cuidado em não generalizar, pois a maioria deles (a policia como um todo) é gente honesta.

Sobre a multa do André, infelizmente não acredito que caiba recurso haja vista a clareza da lei quanto ao uso desse acessório.

Enfim... coça o bolso, André!




Dica:

Na dúvida, ande CERTO para não perder sua razão por uma bobagem dessa. É como diz um ditado: DIREITO TEM QUEM DIREITO ANDA!

Sabe que começei a reparar mais esse aspecto da viseira.....estava voltando a pé' pela rua e comecei a contar quantas motos eu via com o "piloto" de viseira aberta......em poucos minutos eu desisti , perdi as contas.... ....Mas no final de tudo isso pelo menos sei que o dinheiro da multa será " bem aplicado" em nossas estradas , pelo menos isso né.....
Abrax

RicBoris
07-06-2013, 17:42
Piada, né? kkkk.... dinheiro de multa bem aplicado?! Essa só perde para aquela que diz o mesmo em relação ao IPVA, André! kkkkk

Uma vergonha um país como o nosso, promissor, enorme, rico... mas com esse nefasto mal que macula toda a máquina pública: a CORRUPÇÃO! É por causa dela que esses recursos não vão para o destino certo. Isso é uma vergonha e causa uma indignação tremenda no cidadão de bem que paga seus impostos (e multas) rigorosamente e praticamente sem direito à defesa.

Adiante!

fborges27
07-06-2013, 18:00
Crodao,

So hoje eu vi 6 policiais andando com a viseira aberta.

O pior eh que a minha, se abrir um ponto da viseira elamja distorce a imagem. Osso!

adriel
07-06-2013, 22:39
Crodao,

So hoje eu vi 6 policiais andando com a viseira aberta.

O pior eh que a minha, se abrir um ponto da viseira elamja distorce a imagem. Osso!

Eu uso com o primeiro ponto aberto - aproximadamente 1 cm - e a imagem fica de boa. O meu é um AGV K3. A viseira é top, não embaça nem a pau...

RicBoris
08-06-2013, 00:20
Comigo tambem não embaça, nem no Bieffe Sport3 que uso no dia a dia, nem com o Shark S700 que uso nas viagens. Em qualquer um dos dois, em baixa velocidade, abro o primeiro estágio (1cm) e tudo bem!