PDA

Ver Versão Completa : Tampa do tanque - Vazando gasolina



MTC
10-06-2013, 11:40
Oi pessoal, deu uma busca por ai na net e nao vi nenhum relato, entao vamos nós aki.

Passei raiva ontem pela 3a. vez no abastecer a F800. Tudo começa que o frentista tem q ter uma bela habilidade na bomba pra nao respingar pra todo lado, pois o bocal do tanque parece ser subdimensionado, mas até ai tudo bem.

Meu problema é que se encher até o nivel máximo com a moto no cavalete lateral, quando inclino ela para a direita, pode ser até mesmo uma curva, ela derrama gasolina pela tampa. Faz a maior lambança e o pior, cai gasolina até na corrente. Recurso é pegar uma magueira e tirar o excesso.

Ja aconteceu isso com alguem?????

vi que tem uma borracha preta de vedacao que fica na tampa, em cima de uma arruela de aço, parece que ela nao tá vedando direito, procurei mas PARECE que aquilo ali nao tem regulagem de altura.

No aguardo de idéias...

[ ]s

Maico.

Flavildo
10-06-2013, 11:51
olá

procure nao abastecer a moto no cavalete, deve minimizar ou solucionar o problema. acho que deve estar saindo pelo "ladrao" ou respiro do tanque

eu abasteço assim, para o moto, coloco no descanso lateral e falo para o FRENTISTA, colocar o bico até a metade, peço para ele abastecer devagar e quanto a bomba travar . pronto esta feito, nada de estorinhas, deixa eu arredondar etc etc etc

MTC
10-06-2013, 11:55
Flavildo, eu tbm achava que era o ladrao, mas nao é... nas duas ultimas ocorrências, deu pra ver bem que vaza pelas laterais da tampa mesmo.

Agora preciso descobrir onde esta o problema de vedacao, ou mesmo se nao esta faltando alguma borracha na minha tampa.

Infelizmente a minha GS é a única da cidade, e assim vou ter que esperar pra olhar outra vedacao/tampa.

[ ]'s

Maico.

Henri
10-06-2013, 13:29
Tenho feito o seguinte:
- abasteço no descanso lateral até o automático da bomba.
- uso uma flanela para evitar respingos na lateral.
- nunca tive problema.
Abs,

sascencio
10-06-2013, 15:01
Algum coisa deve estar errada, deve ser alguma vedação mesmo.

Abasteço a moto no cavalete lateral até aparecer o nível da gasolina... sem crise...

Aconteceu uma vez de vazar gasolina pelo ladrão (manqueira) que fica embaixo da moto, porque eu descuidei um pouco e o frentista colocou gasolina até quase a tampa. Mesmo assim não vazou pela tampa, só pela mangueira.

TOLENTINO
10-06-2013, 17:55
Maico, tudo indica tratar-se de problema no elemento de vedação do bocal. Principalmente porque não existem relatos desse tipo de problema. Deve ser coisa simples de resolver.

Flavildo
10-06-2013, 17:58
sendo assim
melhor levar na CC

Crodao
10-06-2013, 22:33
também acho que deve ser problema de vedação. Eu sempre encho o tanque "até o talo" no descanso lateral e nunca tive problemas.
Deve ser algum defeito na borracha.

sal silva
10-06-2013, 23:13
Se não for defeito de fabricação da tampa, deve ser a borracha retentora.

fborges27
10-06-2013, 23:15
Pessoal, boa noite,

Sempre abasteco no descanco lateral. Ate o talo. Nunca vazou... Mentira, vazou 3 vezes quando eu deixei a tampa aberta! Rrsrsrsrsrsrsrsr

Deve ser vedacao mesmo.

MTC
13-07-2013, 21:18
Opa, acabei esquecendo de postar aqui q achei a solução para o problema, na verdade o defeito!!!

Junto a borracha preta de vedação havia alguns pequenos (bem pequenos) resíduos branco, tipo um farelo, que deve ser resíduo da nossa boa gasolina.

Limpei aquilo ali, e passei ainda de brinde um lubrificante na borracha (vaselina) e pronto... enchi até a tampa e nada de vazar.

Fica a dica ai, sempre confiram resíduos na vedação da tampa.

abcs,

Maico.

fborges27
14-07-2013, 08:03
Vou ver isso na minha Maico!

Valeu

FPoli
14-07-2013, 08:35
Tenho abastecido no cavalete até quase a tampa, uns 3 cm abaixo. Melhora um pouco a autonomia.

Nunca vazou por respiro ou tampa, talvez pelo tanque ser convencional e o bocal ficar no alto, mas se um dia cheirar gasolina vou ficar atento a um desses dois.

MTC
12-03-2014, 20:27
Galera, pra fechar o tópico o problema na verdade era que a carenagem e a borda do conjunto da tampa estavam levemente encavalados. Pequeno erro de montagem na fabrica. Assim a borda de plastico onde assenta a borracha ficava desalinhada e nao vedava direito!!! Nao sei como o proprietario anterior aguentou ficar assim pelo tempo que ficou com a moto. Se alguem precisar pede ajuda q tirei umas fotos e depois posto aki. Foi simples de arrumar!!! A dificuldade foi tirar a chave torx que caiu dentro do tanque!!!! Rsrs...
Abcs.

Iceman
13-03-2014, 10:14
A dificuldade foi tirar a chave torx que caiu dentro do tanque!!!! Rsrs...
Abcs.

PUTZ!!!!!!

Ai é Fod@...

Conseguiu tirar?



Meu pai sempre me dizia que se eu fosse marinheiro meu salário iria inteiro para pagar as ferramentas, pois a coisa mais comum é eu deixar uma ferramenta cair.

No fundo do pier de Ubatuba, tem um canivete suiço daqueles grandes, novinho (bem após 20 anos não deve estar mais tão novo...) que eu deixei cair quando tentava arrumar o motor de popa do meu veleiro :o

MTC
13-03-2014, 10:30
Deu um belo trabalho, mas nada que um imã de neodimio bem forte amarrado em barbante nao tenha resolvido!!

Mas deu um susto!!!!

msfazer
17-03-2014, 12:11
Sempre abasteço a moto no cavalete lateral. Aviso que não precisa vir até a boca. Se os caras enchem até a boca, faço esvaziar.

Uma vez o cretino do frentista esqueceu de fechar a tampa. Fui de SP até Campinas com o troço aberto, vazando gasolina... rssss....


Abs!

MTC
17-03-2014, 12:24
Depois que fiz esse reparo na tampa ja enchi ate derramar quando pressionei a tampa, e nao vazou mais nada!!!! O erro era a montagem dos plasticos "encavalados".

M.Fonseca
17-03-2014, 13:49
Depois que fiz esse reparo na tampa ja enchi ate derramar quando pressionei a tampa, e nao vazou mais nada!!!! O erro era a montagem dos plasticos "encavalados".

Viva a Dafra e seus ótimos e treinados funcionários.

Iceman
17-03-2014, 14:40
Viva a Dafra e seus ótimos e treinados funcionários.

E ainda dizem que a gorda, quando "nacionalizada", não vai mudar nada... :rolleyes:


Mas voltando ao tópico (OLHA A FOCA!!! kkk), quando abasteço já aviso o frentista para parar assim que o "automático" desarmar, nem uma gota a mais.
Nada de "arredondar" a conta.
E eu mesmo abro e fecho a boca do tanque.

MTC
18-03-2014, 12:43
Iceman, depois q achei a falha, como comentei acima ja enchi ate transbordar e depois do click da tampa ficou tudo ok!!

PARADA
09-09-2015, 01:04
A minha nunca vazou. Em compensação o mecanismo que mantém a tampa aberta para abastecimento já quebrou duas vezes. Agora tem que segurar a tampa para ver a gasolina entrando. Um saco. U$ 175,00 sem imposto e com o risco de ter mais uma chave na moto.

BRANDIÃO
23-02-2024, 22:02
A minha nunca vazou. Em compensação o mecanismo que mantém a tampa aberta para abastecimento já quebrou duas vezes. Agora tem que segurar a tampa para ver a gasolina entrando. Um saco. U$ 175,00 sem imposto e com o risco de ter mais uma chave na moto.

Geralmente isso ocorre após a troca da bomba de combustível, pois ao ser montada, se o mecânico ou a pessoa que estiver fechando as conexões não ficar atenta, a borracha Guarnição Da Tampa Da Bomba De Combustível pode dobrar e com o tanque cheio, a pressão vai expulsar a gasolina pela dobra da borracha de vedação!