PDA

Ver Versão Completa : Questão de sorte?



Andre RS
25-06-2013, 01:38
Questão de sorte?
Alguém aí já teve o pneu furado a 160km/h ?

Ontem após fazer uma trilha off aqui em Glorinha , em torno de 40km de chão batido , com muita piçarra , subidas e descidas , e usando bem a aceleração e freio traseiro ( ABS , CT off) rumei pra casa.....pela BR290 p voltar p Porto Alegre. Antes do ingresso no asfalto( de muito boa qualidade Por sinal) , liguei novamente o abs e o CT .....até aí tudo bem. Em um determinado trecho , já a uns 15 km do ponto inicial , acelerei a moto p 160 ou 170kmh......impressionante, senti um leve shimming , bem leve mesmo vindo da roda traseira, tive a impressão na hora que tinha passado por alguma poça de oleo e que o pneu traseiro estava sem aderência.....um misto de controle de tração atuando e a moto querendo ficar " lisa". Reduzi a RPM imediatamente e liguei a seta pra ir pro acostamento.........devia já estar desacelerando p uns 80 km/h.....parei no acostamento sem problemas e quando olhei p baixo , meu pneu traseiro estava vazio , isso mesmo zero PSI. Não acreditei ! Pensei na hora que poderia estar morto naquele momento. Sensação ruim. Botei a moto no cavalete e comecei a procurar algo na banda de rodagem que justificasse o evento , nada encontrei , o pneu estava muito quente , parecia pneu de moto GP depois de grande premio , estava diferente , liguei p seguradora , uma hora depois chegou o guincho......como não havia encontrado nada que justificasse o vazamento , pedi que o motorista fosse p um posto p que pudesse botar pressão no pneu.....selecionei 36 e tasquei ficha.....na hora , pelo cheiro vi que estava vazando , quando cheguei mais próximo pude sentir o ar saindo entre a roda e o pneu, pela lateral.... Em 1 minuto ou menos lá estava o pneu vazio. Levei p BMW que fica ao lado....e amanha vão me entregar um laudo do pneu.
Confesso que tinha muita confiança neste pneu de serie , Mas depois desta fiquei ressabiado.....como um pneu com 2500 km pode vazar em uma estrada perfeita , sem deformações....penso que pode ter atingido uma temperatura bem alta e ter expandido....mas ainda assim , 160 -170 km/h.....esta' abaixo da vel máxima homologada.....se tivesse alguma relação com o off road teria vazado antes....e não 15 ou 20 km depois , já no asfalto....
Ter um pneu furado numa moto e' um evento semi catastrófico , nesta velocidade então e' quase caixão e vela preta!! Amanha recebo laudo , mas já antecipo que vou maneirar muito daqui pra frente....com vel Maxima de 120kmh......nao precisa mais do que isso. Minha sorte e' que no momento estava numa reta bem longa , caso tivesse numa curva certamente teria caído. Se o pneu tiver perdido pressão sem uma causa aparente , vou tentar ir na Pirelli p efetuar a troca.....se e' que da' p fazer isso.

Divido esta experiência com todos aqui , pois acredito que isso aumenta nossa consciência situacional para um evento parecido.. Espero que ninguém passe por isso.

Assim que tiver um retorno da CC postarei aqui.

Abrax.

RicBoris
25-06-2013, 02:16
André, que sorte, heim brother?!

Você não teria batido o pneu numa pedra ou buraco na trilha? Algo que empenasse um pouco o aro, prejudicando a vedação com o pneu e ocasionasse esse vazamento?

Flavildo
25-06-2013, 06:45
André

muito estranho, porem vou falar o que acho, mesmo sem ter analisado o pneu.

acho que alguma coisa amassou a roda no OFF ou a defeito na câmara de ar, devido algum impacto, o fato de estar em alta velocidade,fez o pneu perder pressão, acho praticamente impossível segurar uma moto com pneu furado a essa velocidade, deu muita sorte, ja tive pneu furado 2x a 120km/h e olha foi por um milagre que não fui para o chão . acredito de depois que o pneu esvaziou, deve ter saído da posição de vedação radial "destalonado" quanto tentava parar a moto, quando encheu novamente deveria ter colocado uma pressão bem maior para quo pneu voltasse a posição de vedação entre o pneu e a roda. mas com certeza o mistério ser desvendado com a desmontagem da roda por completo analisando pneu roda e câmara de ar e raios

depois diga o que que foi verificado para nós

abrax

amorlin
25-06-2013, 07:45
Flavildo,
Isso que vc citou se aplica a pneus sem câmara.
Mesmo destalonado não era pra vazar a menos que a câmara estivesse furada.

Flavildo
25-06-2013, 07:53
Flavildo,
Isso que vc citou se aplica a pneus sem câmara.
Mesmo destalonado não era pra vazar a menos que a câmara estivesse furada.

tem razão. porem mesmo com o pneu destalonadoa fuga de ar interna é bem maior que de um furo na banda do pneu, isso que que quis dizer, pois de estivesse vedado, ia aparecer o vazamento na banda do pneu, mas isso colocando muito pais pressão do que o que se usa na calibragem normal, mas com certeza a câmara esta furada com certeza, precisa saber o que foi o causador do furo

sal silva
25-06-2013, 09:32
Já me disseram que estes aros da 800 não são lá os melhores. Provavelmente o pneu teve um pequeno furo no momento do trail e o furo aumentou, pois o ar se expandiu com o atrito no asfalto. Sorte ou não? Fiquei preocupado também.
Valeu.

Andre RS
25-06-2013, 10:10
André, que sorte, heim brother?!

Você não teria batido o pneu numa pedra ou buraco na trilha? Algo que empenasse um pouco o aro, prejudicando a vedação com o pneu e ocasionasse esse vazamento?

Muito improvável , pois fiz uma trilha leve , ta' certo que acelerei bem na picarra deixando a roda traseira patinar.....talvez isso tenha levado o pneu a uma temperatura maior....nao sei te dizer, foi muito estranho. Se fosse pra ter vazado teria vazado na trilha......

Andre RS
25-06-2013, 10:17
André

muito estranho, porem vou falar o que acho, mesmo sem ter analisado o pneu.

acho que alguma coisa amassou a roda no OFF ou a defeito na câmara de ar, devido algum impacto, o fato de estar em alta velocidade,fez o pneu perder pressão, acho praticamente impossível segurar uma moto com pneu furado a essa velocidade, deu muita sorte, ja tive pneu furado 2x a 120km/h e olha foi por um milagre que não fui para o chão . acredito de depois que o pneu esvaziou, deve ter saído da posição de vedação radial "destalonado" quanto tentava parar a moto, quando encheu novamente deveria ter colocado uma pressão bem maior para quo pneu voltasse a posição de vedação entre o pneu e a roda. mas com certeza o mistério ser desvendado com a desmontagem da roda por completo analisando pneu roda e câmara de ar e raios

depois diga o que que foi verificado para nós

abrax

Nao acredito em impacto na trilha....vc sabe quando bate em algum buraco ou batem alguma pedra , nao foi o caso......visualmente nao vi nenhum aro torto , e' difícil vc amassar a roda sem amassar algum aro...só' sei de uma coisa , vou andar mais devagar. Por mais que vc tenha consciência e ande na linha, uma hora vc vai precisar da sorte....que foi esse caso.

shw
25-06-2013, 11:37
Olha eu acho que alguma pancada mordeu a camera de ar.. e na estrada vazou!
Cara vc nasceu denovo porque é bem tenso o pneu furar!
Uma coisa boa nas 1200 é o controle de pressão nos pneus!! isso ajuda muito!

Andre RS
25-06-2013, 13:07
Olha eu acho que alguma pancada mordeu a camera de ar.. e na estrada vazou!
Cara vc nasceu denovo porque é bem tenso o pneu furar!
Uma coisa boa nas 1200 é o controle de pressão nos pneus!! isso ajuda muito!


A sorte foi que vazou e nao estorou , caso contrario era chão .....e bem denso. Como escrevi acima , se tivesse numa curva , a deformação teria sido mais instantânea e talvez nao desse tempo pra parar.

Espero que nao me venham com laudo de roda amassada , senão jogo essa moto no lixo....impensável até pra DT 180...

CM-R1200-GS
25-06-2013, 13:57
Se for jogar no lixo, pode ser lá em casa.

Tá certo que eu já estou com a 1200, mas deixo pro meu filho usar e poder andar comigo.

Andre RS
25-06-2013, 14:15
André

muito estranho, porem vou falar o que acho, mesmo sem ter analisado o pneu.

acho que alguma coisa amassou a roda no OFF ou a defeito na câmara de ar, devido algum impacto, o fato de estar em alta velocidade,fez o pneu perder pressão, acho praticamente impossível segurar uma moto com pneu furado a essa velocidade, deu muita sorte, ja tive pneu furado 2x a 120km/h e olha foi por um milagre que não fui para o chão . acredito de depois que o pneu esvaziou, deve ter saído da posição de vedação radial "destalonado" quanto tentava parar a moto, quando encheu novamente deveria ter colocado uma pressão bem maior para quo pneu voltasse a posição de vedação entre o pneu e a roda. mas com certeza o mistério ser desvendado com a desmontagem da roda por completo analisando pneu roda e câmara de ar e raios

depois diga o que que foi verificado para nós

abrax

Disseram que a " câmera" estava rasgada......aí eu falei que nao tinha batido nenhuma foto...Hehe.

Ligaram agora e falaram da câmara rasgada .....e aí Arnaldo pode ? uma trilha leve e a "câmera" indo pro saco?


Made in Shen Zen....

- - - Updated - - -

Compra uma scooter p ele...

Andre RS
25-06-2013, 14:16
Compra uma scooter p ele...

Adalto
25-06-2013, 14:29
Oi Andre.
Da uma olhada na no post de fotos de viagens e olha o estado que ficou o meu pneu da Pirelli, tem fotos dele lá e tem outros relatos do mesmo pneu com problemas, é só procurar nos fóruns, teve um outro caso que deram um pneu novo para o colega motociclista.
No meu caso não deram, foi para fábrica e veio no laudo que eu andei com o pneu vazio, não vou tocar o caso para frente pois dou graças a Deus de eu não ter caído, pois vinha a no máximo 90km/h, mas carregado com uns 35km de tralha no banco e como estava no interior da Argentina, foi lucro não ter me acidentado.

Andre RS
25-06-2013, 14:29
Olha eu acho que alguma pancada mordeu a camera de ar.. e na estrada vazou!
Cara vc nasceu denovo porque é bem tenso o pneu furar!
Uma coisa boa nas 1200 é o controle de pressão nos pneus!! isso ajuda muito!

Pelo que eles disseram deve ter sido isso mesmo , pois a câmara estava rasgada sim. O duro é vc pensar que acelerou p 170 km/h com uma câmara rasgada.....vejo que se tivéssemos um indicativo de pressão dos pneus ajudaria muito.

Abrax.

Andre RS
25-06-2013, 14:39
Oi Andre.
Da uma olhada na no post de fotos de viagens e olha o estado que ficou o meu pneu da Pirelli, tem fotos dele lá e tem outros relatos do mesmo pneu com problemas, é só procurar nos fóruns, teve um outro caso que deram um pneu novo para o colega motociclista.
No meu caso não deram, foi para fábrica e veio no laudo que eu andei com o pneu vazio, não vou tocar o caso para frente pois dou graças a Deus de eu não ter caído, pois vinha a no máximo 90km/h, mas carregado com uns 35km de tralha no banco e como estava no interior da Argentina, foi lucro não ter me acidentado.

E' complicado , qdo penso que levei a moto a 170 km/h sem saber que tinha uma câmara rasgada.....e' porque nao era a hora. Bora marcar uma trilhas , achei umas em Glorinha bem interessante.

Abrax.

FPoli
25-06-2013, 14:41
A câmera deve ter rasgado enquanto rodou com ele vazio.

Cheguei a pegar um prego grande no traseiro da Trophy e rodei um bocado com ele, percebi só quando vi a cabeça do prego brilhando e foi quando levei pilotando ao borracheiro.
Fiquei em dúvida na hora se o pneu era sem câmera, mas ao abrir ela estava lá. Isso nunca me aconteceu de um pneu com câmera segurar o ar e fiquei sem entender até hoje, acho que a câmera devia estar colada no pneu rsrs.

Adalto
25-06-2013, 14:43
Isso da câmara estar dobrada e com o calor ou com pancada ela furar é fato, pois como o borracheiro coloca a câmara torta ou acavalada dentro da roda, é certo que quando esquentar o pneu ou bater em um buraco ou pedra, certo que fura.
Pois tenho quatro motos de trabalho e não tem um mês que eu não tenha que trocar câmara de uma das motos por esse motivo.
Procura ficar junto toda ves que trocar de câmara, sei que é difícil, mas é a única maneira.

Andre RS
25-06-2013, 14:53
A câmera deve ter rasgado enquanto rodou com ele vazio.

Cheguei a pegar um prego grande no traseiro da Trophy e rodei um bocado com ele, percebi só quando vi a cabeça do prego brilhando e foi quando levei pilotando ao borracheiro.
Fiquei em dúvida na hora se o pneu era sem câmera, mas ao abrir ela estava lá. Isso nunca me aconteceu de um pneu com câmera segurar o ar e fiquei sem entender até hoje, acho que a câmera devia estar colada no pneu rsrs.

Tu falou um lance interessante , pode ser que tenha rasgado depois que esvaziou , bem provável por sinal...mas então o que levou o esvaziamento? Fico com Cagaço de trocarem essa câmara quando na real o problema pode ser a roda ou o pneu...

sal silva
25-06-2013, 15:22
Seria bom você mesmo dar uma examinada no aro sem o pneu.

FPoli
25-06-2013, 15:45
Seria bom você mesmo dar uma examinada no aro sem o pneu.

André, a recomendação do Sal é muito boa, já tive câmera furada por alguma rebarba interna ou marca interna no aro e já aconteceu pelos raios também, mas isso em uso intenso no offroad. Também tive problemas no bico usando pneu com pouca calibragem tb no off.

FPoli
25-06-2013, 15:47
De uma geral no aro e pneu por dentro, instale uma câmera nova e bola pra frente.
Pode ter sido até algum prego que furou, mas não ficou.

Andre RS
25-06-2013, 16:20
Seria bom você mesmo dar uma examinada no aro sem o pneu.

Seria o ideal acompanhar a troca mesmo e conferir no olho. Depois de trocada vai dar uma trabalheira ......o negocio e' fiar ligado após qualquer esforço no off road....de olho nas borrachas!!

Vlw pela dica!!

Bruno Zeni
25-06-2013, 21:02
Sorte mesmo a sua Andre! se estivesse numa curva poderia ter sido pior.
pneu furado a essa velocidade é um perigo. parabens a voce por ter conseguido guiar, e a motoca por ter ficado estável nessa.
o provável é que talvez a camera tenha algum defeto de fábrica. acho improvavel ela furar sem que o pneu ou o aro tenham sido danificados. a velocidade provavelmente tenha "esticado" esse defeito pela força centrífuga e a tenha feito rasgar! vamos torcer para que esse problema nao aconteça com mais ninguem, pois é algo absurdamente perigoso!

Crodao
25-06-2013, 21:31
André baita sorte. Como disse o Cassio, o RDC que é o controle de pressão dos pneus da GS1200 pode parecer besteira, mas nessas horas é muito útil.
Aconteceu comigo numa rodovia de SP, muito antes deu sentir algo estranho na moto, o RDC já sinalizou no painel um problema no pneu traseiro, e só fui notar depois de rodar uns 30 segundos. Nessas eu reduzi de 130 pra 60 km/h; Eu tive muuuito tempo para parar a moto e não sofrer nenhum acidente.

Andre RS
25-06-2013, 21:58
André baita sorte. Como disse o Cassio, o RDC que é o controle de pressão dos pneus da GS1200 pode parecer besteira, mas nessas horas é muito útil.
Aconteceu comigo numa rodovia de SP, muito antes deu sentir algo estranho na moto, o RDC já sinalizou no painel um problema no pneu traseiro, e só fui notar depois de rodar uns 30 segundos. Nessas eu reduzi de 130 pra 60 km/h; Eu tive muuuito tempo para parar a moto e não sofrer nenhum acidente.

A sorte também é que a estrutura desses pneus é forte , pois apesar de ter zerado a pressão ele permaneceu encaixado na estrutura da roda. Se tivesse com um pneu mais esmerilhado , em final de vida útil a história poderia ser outra. Depois que vc reconstitui o fato , e procura alguma falha na seqüência de eventos , chego a conclusão que nao podeia ter feito nada diferente do que fiz.....estava ressabiado com o pneu , mas pensando bem acho que ele me salvou.

FPoli
25-06-2013, 22:05
Pode crer, esse pneu p/ descolar do aro não é fácil.

luiztrovao
25-06-2013, 23:02
concordo com várias coisas ditas pelos colegas.
- primeiro, é realmente difícil chegar a uma conclusão concreta do quê, exatamente, aconteceu com a câmara de ar, depois de rodar vazia ou já esvaziando por muitos metros (afinal, para desacelerar de 170 até parar nestas condições, leva um bom trecho...)
- me considero sortudo por ter tido experiência de câmaras furadas somente em baixa velocidade, dentro da cidade, sempre pneus traseiros e com motos menores. Foram 3 vezes, e em todas elas as câmaras ficaram imprestáveis, de tantos lugares furados/rasgados. era o que normalmente acontecia.... depois de 1 único furo inicial, após esvaziar e até você conseguir parar, ela ia rasgando, encostando, ralando dentro do pneu
- sorte sua também, André, que a construção dos pneus modernos é muito mais rígida do que antigamente, graças às tramas de aço e às diversas camadas de compostos, que impedem os pneus de "torcer" muito, hoje em dia. Se bem que a mudança que mais gostei ao longo destes 30 anos foi da inserção do verdadeiro "cabo de aço" que hoje há no talão do pneu, e que encosta na lateral e no leito da roda ao mesmo tempo, garantindo que ele não "descole". Vi isso acontecer na minha frente, em 82, com um casal de namorados sobre uma TT 125 e, ao descolar da roda, o pneuzinho traseiro simplesmente ejetou os 2.... nada agradável, mesmo estando a 40Km por hora...
... não se esqueça de agradecer aí ao teu anjo da guarda (ou qualquer que seja a entidade em que você acredita) por estar "de plantão" naquela hora...
abs
Trovão

Andre RS
25-06-2013, 23:45
Obrigado pelas palavras Thunder!

Andre RS
26-06-2013, 00:10
[QUOTE=RicBoris;11387]André, que sorte, heim brother?!

Você não teria batido o pneu numa pedra ou buraco na trilha? Algo que empenasse um pouco o aro, prejudicando a vedação com o pneu e ocasionasse esse vazamento?[/

1397
1398

Sabe dizer quem e' que fabrica essas câmaras ....Pirelli , BMW.....nao achei a info na borracha.

sal silva
26-06-2013, 00:25
Ta parecendo que foi fabricada na borracharia do Ching Chang Ling.

FPoli
26-06-2013, 08:01
A Pirelli MD-17 é apropriada para esta medida de pneu. Conseguirá mais dados e fornecedores pela Internet.

Bruno Zeni
26-06-2013, 09:00
mas que pequeno rasgo!

Andre RS
07-07-2013, 14:50
A Pirelli MD-17 é apropriada para esta medida de pneu. Conseguirá mais dados e fornecedores pela Internet.

Cara esta' complicado!!
Desde que fui na BMW p resolver a questão da câmara rasgada , e que foi trocada, nao tive mais vida boa com o pneu....de là pra cà já perdeu pressão tres vezes ,por coincidência ou nao , depois que o pneu entrou em contato com a água. A primeira depois de uma lavagem , notei que tinha caído bastante a pressão , e agora voltando numa chuva, ao estacionar em casa , peguei um pano pra secar....e no final , botei a pressão no dedo contra o pneu e já sinto ele afundar um pouco.....nao é normal ter que calibrar um pneu 3 vezes em menos de um mês.
Lembro que tinha levado na CC , disseram que o serviço era terceirizado , nem me falaram em que endereço era. Ao receber a moto responderam-me que a roda estava intacta , que o pneu estava preservado e que o problema havia sido um rasgo na câmara. Pohhhh , então porque continua vazando....? É desanimador vc se vê na mão de uns incompetentes desses que se escondem por de trás da marca . A impressão que passa é que nao existe um protocolo , ou um procedimento....tudo é feito na "Orelhada" , do tipo , nao der certo ele volta aqui e " a gente resolve". Pela moto , compraria outra , agora pelo serviço que a BMW presta......passo longe!!! Incompetência latente!!