PDA

Ver Versão Completa : Liquido de arrefecimento



Andre RS
27-06-2013, 20:13
Pessoal,

Qual a freqüência que vcs efetuam a troca do liquido, que tipo utilizam e se apenas fazem o refill ou sangram e trocam todo?

A minha já esta' beliscando a marca minima , procurei no manual e nao especifica o tipo , pelo menos nao achei ....

Procurei aqui no fórum na parte de liquido de arrefecimento e tb .......nao achei.


Flavildo ta' de plantão?

Flavildo
27-06-2013, 21:14
arrefecimento nas revisões o pessoal apenas completam

mais acho que a limpeza do sistema é com 30 mil km


passe na CC e peça pra completarem o nível

CM-R1200-GS
28-06-2013, 09:41
Andre,

Quando a minha deu uma abaixada, chegando perto do mínimo, eu completei, inclusive, somente com água (limpa), filtrada.
Isso ajudou a diluir um pouco o líquido, e depois disso, a bomba d´água nunca mais vazou.
Já vi em outros locais, que o líquido original, é mais denso, para evitar o congelamento, o que acho que não se aplica para o nosso clima.
Sei lá, mas sei que nunca mais vazou, havia vazado um pouco em um dia de muito calor.

Andre RS
28-06-2013, 11:18
Andre,

Quando a minha deu uma abaixada, chegando perto do mínimo, eu completei, inclusive, somente com água (limpa), filtrada.
Isso ajudou a diluir um pouco o líquido, e depois disso, a bomba d´água nunca mais vazou.
Já vi em outros locais, que o líquido original, é mais denso, para evitar o congelamento, o que acho que não se aplica para o nosso clima.
Sei lá, mas sei que nunca mais vazou, havia vazado um pouco em um dia de muito calor.


Obrigado pela dica , Cássio e Flavildo!!

PAULISTA
27-11-2013, 20:29
Boa noite pessoal,

Como minha gordinha já está fazendo aniversario este na hora de trocar os fluidos em geral,ou 10.000 km ou 01 ano,o oleo já troquei,o fluido de freio também,alguém sabe me informar qual a capacidade do sistema arrefecimento da F8,não encontrei no manual,nem no Google.Fico no aguardo e agradeço antecipadamente as colaborações.

Abração a todos.

acdurigan
28-11-2013, 08:43
eu esgoto TUDO e troco 1x por ano AFINAL custa R$ 22,00 o litro!!! são 3 litros!!!

PAULISTA
28-11-2013, 09:31
eu esgoto TUDO e troco 1x por ano AFINAL custa R$ 22,00 o litro!!! são 3 litros!!!

Opa! Blz Alexandre?

Voce usa aquele amarelo da Motul?

acdurigan
28-11-2013, 11:05
ambos são otimos!!!! porem uso o INUGEL..mas se tiver dificuldade pode usar o amarelo!!!

não MISTURE AGUA...use somente o LIQUIDO!!!

PAULISTA
28-11-2013, 18:39
ambos são otimos!!!! porem uso o INUGEL..mas se tiver dificuldade pode usar o amarelo!!!

não MISTURE AGUA...use somente o LIQUIDO!!!

Valeu irmão,muito obrigado pela atenção,tenho facilidade nos 2,pois sou distribuidor de ferramentas automotivas.
A dúvida mesmo era a quantidade e qual comprar,vou no mesmo que você.

Grato.

Recrossmus
14-07-2016, 19:26
Boa noite a todos!
Tenho visto vários relatos pela web, que dizem ´´cuidado com bolhas de ar no sistema´´. Parece a simples troca fácil de fazer, mas e as bolhas de ar?
Os experimentados poderiam contribuir com um tutorial?
Penso que, muitos aqui já chegaram a conclusão e até por experiência própria que CC nem sempre realizam bom trabalho! Além do mais, é super legal passar um tempo com a manutenção das motos.

Obrigado.

Abraço a todos!

MiguelReis
30-08-2016, 11:13
Piu, eu esgotei o líquido todo, e ao preecher novamente pelo radiador coube apenas 1 litro... obviamente ficou ar no interior do sistema. Qual é o jeito certo de preencher o sistema de arrefecimento? Tem que deixar algum lugar aberto enquanto derrama o líquido no radiador?

Reginaldo
30-08-2016, 13:30
Miguel, passe seu número pra colocar no grupo zap zap. La eu te explico o procedimento.

GuiJotta
30-08-2016, 14:27
Pode me colocar no grupo tb? Obrigado 11992061277

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Toninho SC
22-12-2016, 10:31
Preciso tutorial de esgotamento total do líquido de arrefecimento, alguém tem?

WSANCHES
08-06-2018, 22:13
Cara , tem certeza do volume ? Esgotei conforme tutorial e coube do 1litro

WSANCHES
08-06-2018, 22:15
Boa noite , tive o mesmo problema ,esgotei conforme indicação e nso coube mais que 1 litro tbm

Tuco10
11-06-2018, 13:07
A F8 é bem chata para trocar, sempre fica ar !!! eu completo primeiro todas as mangueiras, depois conecto a de baixo no radiador, completo o radiador, coloco a mangueira no radiador e completa o reservatorio e ele vai baixar um pouco, completa e depois vai acompanhando.

rafinha4i2
16-04-2019, 18:16
Estou com dificuldade para fazer a troca do liquido de arrefecimento tambem, alguem poderia me dar uma ajuda ? Grato desde ja.
Cel (11)968436839

Gnegraes
16-04-2019, 19:26
Dei uma olhada no manual RSD, mas para uma F800GS genérica.
Existem muitas especificações e creio que o sistema de arrefecimento deva ser o mesmo.
Caso encontrem divergências, é preciso o modelo exato da F800GS ...
Pelo que ví é necessário muitas ferramentas especiais para fazer a purga completa e reencher o sistema.
Deem uma boa olhada no excerto do manual, basta clicar no link abaixo:

https://1drv.ms/b/s!AtiZ5VhZnVBGhfMRdv8wSiwiNt4jKg

Façam download do texto, é melhor para visualizar os detalhes dos desenhos e texto.

O Rods talvez possa dar dicas preciosas para esta operação.

Gnegraes
17-04-2019, 17:00
Andre,

Quando a minha deu uma abaixada, chegando perto do mínimo, eu completei, inclusive, somente com água (limpa), filtrada.
Isso ajudou a diluir um pouco o líquido, e depois disso, a bomba d´água nunca mais vazou.
Já vi em outros locais, que o líquido original, é mais denso, para evitar o congelamento, o que acho que não se aplica para o nosso clima.
Sei lá, mas sei que nunca mais vazou, havia vazado um pouco em um dia de muito calor.

Cássio,

O etileno-glicol utilizado em todos os líquidos de arrefecimento no mundo tem duas funções:

- diminuir o ponto de congelamento da mistura para - 33 graus C, evitando que o líquido congele no radiador, tubulações e mangueiras.

- aumentar o ponto de ebulição para +163 graus C. Essa caracerística é muito importante, pois evita que se forme vapor de água no sistema e consequentemente um aumento de pressão enorme (causado pelo vapor) e que romperia todas as mangueiras do sistema, as peças mais fracas. A temperatura do líquido de arrefecimento com o motor na condição aquecido normal, oscila de 92 a 96 graus C, muito próximo dos 100 graus C quando a água entra em ebulição e surge vapor.

Por isso, quando for repor líquido no tanque de expansão, coloque sempre uma solução de água e etileno glicol.
Tenho em casa um pequeno galão com mistura já preparada para isso.

Cuidado: ao manusear o etileno-glicol, evite por as mãos na boca ou nos olhos, o material é bastante tóxico, lave bem as mãos depois.

rafinha4i2
17-04-2019, 21:03
Dei uma olhada no manual RSD, mas para uma F800GS genérica.
Existem muitas especificações e creio que o sistema de arrefecimento deva ser o mesmo.
Caso encontrem divergências, é preciso o modelo exato da F800GS ...
Pelo que ví é necessário muitas ferramentas especiais para fazer a purga completa e reencher o sistema.
Deem uma boa olhada no excerto do manual, basta clicar no link abaixo:

https://1drv.ms/b/s!AtiZ5VhZnVBGhfMRdv8wSiwiNt4jKg

Façam download do texto, é melhor para visualizar os detalhes dos desenhos e texto.

O Rods talvez possa dar dicas preciosas para esta operação.

Boa noite , tem algum tutorial que não precise dessa maquina ?
Obrigado desde ja.

rodpcastro
18-04-2019, 06:23
Fiz um tutorial faz tempo, tá na sala da F800R. Segui os passos do Manual Haynes de Manutenção.

Interessante que no Manual de Serviços da BMW F800R 2013 não vi menção à necessidade de bomba de sucção. Eles devem ter incluído esse equipamento em manuais posteriores.

---------------------------------------------

Videozinhos de manutenção de moto:
https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

rodpcastro
18-04-2019, 06:32
Achei o link. Veja se lhe ajuda.

https://www.bmwgsbrasil.com.br/showthread.php/6810-TUTORIAL%E2%80%8B-Troca-do-aditivo-do-radiador

---------------------------------------------

Videozinhos de manutenção de moto:
https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

Gnegraes
18-04-2019, 07:38
Achei o link. Veja se lhe ajuda.

https://www.bmwgsbrasil.com.br/showthread.php/6810-TUTORIAL%E2%80%8B-Troca-do-aditivo-do-radiador

---------------------------------------------

Videozinhos de manutenção de moto:
https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

Rod,

Você menciona no tutorial que usa o aditivo Radiex "que vem pronto para o uso"..
Qual a proporção dele? Pergunto isso por que há fabricantes de veículos que indicam 30% EG - 70% de água, outros 50% - 50%
Eu sempre utilizei 50%-50% por ser a indicação para os meus veículos.

Gnegraes
18-04-2019, 07:41
Fiz um tutorial faz tempo, tá na sala da F800R. Segui os passos do Manual Haynes de Manutenção.

Interessante que no Manual de Serviços da BMW F800R 2013 não vi menção à necessidade de bomba de sucção. Eles devem ter incluído esse equipamento em manuais posteriores.

---------------------------------------------

Videozinhos de manutenção de moto:
https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

Rod,
Eu acho que fazendo vácuo é possível purgar e reencher corretamente todo o sistema, que me pareceu ser a reclamação de muitos.

rodpcastro
18-04-2019, 09:54
Possivelmente. Mas não acho absolutamente necessário, tanto que nem consta do Manual de serviço até poucos anos atrás.

---------------------------------------------

Videozinhos de manutenção de moto:
https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

rodpcastro
18-04-2019, 09:56
Rod,

Você menciona no tutorial que usa o aditivo Radiex "que vem pronto para o uso"..
Qual a proporção dele? Pergunto isso por que há fabricantes de veículos que indicam 30% EG - 70% de água, outros 50% - 50%
Eu sempre utilizei 50%-50% por ser a indicação para os meus veículos.Radiex é 50/50.

Mas não estou mais utilizando ele. Não tive nenhum problema, mas passei a usar o liquido de arrefecimento da Honda, que ela usa tanto nas motos quanto nos carros.

---------------------------------------------

Videozinhos de manutenção de moto:
https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

rafinha4i2
18-04-2019, 11:38
Fiz um tutorial faz tempo, tá na sala da F800R. Segui os passos do Manual Haynes de Manutenção.

Interessante que no Manual de Serviços da BMW F800R 2013 não vi menção à necessidade de bomba de sucção. Eles devem ter incluído esse equipamento em manuais posteriores.

---------------------------------------------

Videozinhos de manutenção de moto:
https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

Obrigado Rods, vou seguir seu tutorial.

Gnegraes
18-04-2019, 12:29
Radiex é 50/50.

Mas não estou mais utilizando ele. Não tive nenhum problema, mas passei a usar o liquido de arrefecimento da Honda, que ela usa tanto nas motos quanto nos carros.

---------------------------------------------

Videozinhos de manutenção de moto:
https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

Na realidade Rods, podes usar qualquer marca, são todos absolutamente iguais, a menos do corante que cada marca coloca.
Também acho correto o 50-50. Há montadoras aqui entregando o veículo com 30-70.

rodpcastro
18-04-2019, 13:27
Possivelmente. Mas não acho absolutamente necessário, tanto que nem consta do Manual de serviço até poucos anos atrás.

---------------------------------------------

Videozinhos de manutenção de moto:
https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragemFiz um link para o PDF do procedimento de troca completa do líquido de arrefecimento de uma F800R (Manual BMW 2012)

https://drive.google.com/file/d/0BzAiUScPFFE6dW9yTFVKYTEtdUQ5d3NnS0NnRFNuX2ZEN2o4/view?usp=drivesdk

Neste, só usa uma bomba para verificar estanqueidade do sistema (se tem vazamentos).

---------------------------------------------

Videozinhos de manutenção de moto:
https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

Gnegraes
18-04-2019, 14:50
Possivelmente. Mas não acho absolutamente necessário, tanto que nem consta do Manual de serviço até poucos anos atrás.

---------------------------------------------

Videozinhos de manutenção de moto:
https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

Rods,

Se incluíram, razão deve haver.... Talvez explique a dificuldade de todos em evitar ar nas linhas, que às vezes demoram um bocado de km rodados até que as bolhas sejam arrastadas pelo fluxo do líquido. Em automóveis é bastante comum...

rodpcastro
18-04-2019, 15:05
Gnegraes, eu já fiz esse procedimento 2 ou 3x sem nenhum problema com bolhas. Se o cara tiver paciência e cuidado, vai de boa. Abastece aos poucos, purga nos pontos indicados e fica tudo legalzinho.

Ao meu ver incluíram o equipamento por agregar rapidez ao processo. Já é um ótimo motivo, mas o custo do equipamento só justifica o ganho de tempo para oficinas, e mesmo assim só para as que tiverem bom volume de atendimento desse serviço.

Claro que se o cara tiver a bomba e todas as conexões, ótimo, deve mais é usar. Mas se não tiver, não tem drama, dá para fazer sem ela como a BMW mesmo fez por décadas.

É igual troca de fluido de freio. Mil vezes mais fácil e melhor com bomba de sucção, mas não impede de fazer bem feito no old-style.

---------------------------------------------

Videozinhos de manutenção de moto:
https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

rafinha4i2
07-05-2019, 17:26
cara , fiz o procedimento todo certinho, rodei mais de 500km de boa
mas voltando da praia, estava devagar na companhia de um amigo que seguia de carro.
parei num posto antes da saída da cidade e a moto começou jorrar liquido de arrefecimento pela tampa do reservatório de expansão.
não é normal isso né?
mas o termômetro não passou do meio. onde tem que ficar.
consegui vir da praia até minha casa , 200km mais ou menos. no ultimo pedágio aqui ocorreu o mesmo mas dessa vez em maior quantidade.

gustavoely
09-06-2019, 15:45
cara , fiz o procedimento todo certinho, rodei mais de 500km de boa
mas voltando da praia, estava devagar na companhia de um amigo que seguia de carro.
parei num posto antes da saída da cidade e a moto começou jorrar liquido de arrefecimento pela tampa do reservatório de expansão.
não é normal isso né?
mas o termômetro não passou do meio. onde tem que ficar.
consegui vir da praia até minha casa , 200km mais ou menos. no ultimo pedágio aqui ocorreu o mesmo mas dessa vez em maior quantidade.

Olá amigo, já aconteceu comigo, seu reservatório de expansão estava com líquido no máximo? Deixa entre meio mínimo e máximo, se não ele joga mesmo...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

maxseguros
08-08-2019, 13:30
Amigos, boa tarde!
Sou novo no forum... poderiam me adicionar no grupo de whatsapp.
(31) 99943-8480
Obrigado.

Nubro
27-03-2021, 20:59
A minha moto esta com 90 dias de uso e 5 mil km. Dia desse vi uma fumaça e quando fui ver tinha vazado um pouco de liquido do radiador. Ficou na minima.
Conversando com pessoal nos grupos de zap ouvi um relato de uma rapaz que vazou tudo e tiveram que trocar o radiador. Levei na cc e o diagnostico foi exatamente o mesmo:
vazamento na radiador e necessidade de troca. Alguem mais tem relatos?

Marco_T
20-07-2021, 16:21
A minha moto esta com 90 dias de uso e 5 mil km. Dia desse vi uma fumaça e quando fui ver tinha vazado um pouco de liquido do radiador. Ficou na minima.
Conversando com pessoal nos grupos de zap ouvi um relato de uma rapaz que vazou tudo e tiveram que trocar o radiador. Levei na cc e o diagnostico foi exatamente o mesmo:
vazamento na radiador e necessidade de troca. Alguem mais tem relatos?

O meu radiador apresentou problema de vazamento, por está em viagem eu fiz o reparo o que ocasional a perca da garantia (que já estava próxima ao fim).

depois desse triste fato tive alguns problemas:

vazamento no radiador (solda consertou)

reservatório do fluído derramando após o aquecimento. (coloquei um fluído de radiador que tinha a temperatura de ebulição inferior ao necessário) Neste caso sempre ao aquecer a reservatório expandia e derramava o fluído.

esgotei todo o sistema (abrindo a bomba hidráulica, colocando uma mangueira de água corrente dentro do radiador e ligando a moto), neste caso tem que ter o cuidado de esgotar completamente a água do radiador e bomba antes de colocar o fluído de radiador, (pois a água pode ocasionar a ferrugem)

Coloquei o fluído e voltei a ligar a moto, geralmente abaixa mais um pouco depois de rodar, neste caso só completar e ir acompanhando dia a dia.


outra solução é verificar se o vazamento não está na tampa do radiador, poucos sabem mas aquela tampa é também um termostato que abre quando o sistema aquece.

at

Gnegraes
20-07-2021, 16:58
O meu radiador apresentou problema de vazamento, por está em viagem eu fiz o reparo o que ocasional a perca da garantia (que já estava próxima ao fim).

depois desse triste fato tive alguns problemas:

vazamento no radiador (solda consertou)

reservatório do fluído derramando após o aquecimento. (coloquei um fluído de radiador que tinha a temperatura de ebulição inferior ao necessário) Neste caso sempre ao aquecer a reservatório expandia e derramava o fluído.

esgotei todo o sistema (abrindo a bomba hidráulica, colocando uma mangueira de água corrente dentro do radiador e ligando a moto), neste caso tem que ter o cuidado de esgotar completamente a água do radiador e bomba antes de colocar o fluído de radiador, (pois a água pode ocasionar a ferrugem)

Coloquei o fluído e voltei a ligar a moto, geralmente abaixa mais um pouco depois de rodar, neste caso só completar e ir acompanhando dia a dia.


outra solução é verificar se o vazamento não está na tampa do radiador, poucos sabem mas aquela tampa é também um termostato que abre quando o sistema aquece.

at

Marco,

Todos os motores refrigerados à água que conheço usam uma mistura de Água e Fluido aditivo, misturados geralmente em uma proporção de 50-50.
O fluido aditivo é Etileno Glicol e seu papel é duplo:
- no inverno impede que congele e
- sobe a temperatura de ebulição da água para 132 graus C, impedindo que se forme vapor de água a 100 graus C e com o aumento de pressão as mangueiras estourem.
Em geral a temperatura de funcionamento dos motores é de cerca 92 graus C.

Não existe fluido para maior ou menor temperatura.
NUNCA use só fluido aditivo, pois transporta menos calor do motor para o radiador que a água.
Todo o circuito de resfriamento é previsto para funcionar com Água + Fluido aditivo.
A tampa do radiador purga excesso de fluido no sistema por pressão e não por temperatura, é normal e para isto existe até um tubo de borracha instalado.

luiz baum
20-07-2021, 19:33
Na g650gs eu troco o fluido do sistema de arrefecimento a cada 2 anos, conforme manual de manutenção.

Já fiz 3 trocas, sendo a primeira logo após a compra.
O procedimento é bem descrito no manual.
Uso sempre o Motocool, da Motul.
Já vem pronto para uso.

Na penúltima troca o fluido saiu limpo, como se fosse novo.
Mesmo assim preenchi o sistema todo com água destilada e liguei a moto por alguns minutos.
Aí drenei e coloquei o fluido.
Minha bomba d'água ainda é a original apesar da moto estar com 95 mil km.
Estou tendo sorte neste quesito, visto que pepino na bomba é algo recorrente nesta moto.

Luiz Baum