PDA

Ver Versão Completa : Lei do colete Air-Bag aprovada no senado



panela
04-07-2013, 09:02
Projeto que obriga airbag para motociclistas é aprovado no Senado

Condutores e passageiros de motocicletas no Brasil podem ser obrigados a usar colete ou jaqueta com airbag. Um substitutivo da senadora Ana Amélia (PP-RS) ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 404/2012 com a revisão foi aprovado nesta quarta-feira pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado. A proposta ainda deve passar por pelo menos outras duas comissões na Casa e, se aprovada, segue para a Câmara dos Deputados.

O texto aprovado pela CAS estabelece que os motociclistas terão prazo de três anos para adaptação do colete com airbag. A proposta também altera a Lei dos Motoboys (Lei 12.009/2009) para obrigar o uso de dispositivos retrorreflexivos nas roupas. O vestuário de segurança deverá ser dado aos motoboys pelas empresas ou pessoa que empregar ou contratar o condutor, quando o motociclista trabalhar como autônomo.

Além do colete airbag, também constam como itens obrigatórios capacete, botas, luvas e vestimenta que cubra todo o corpo. O texto também altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) - Lei 9.503/1997 - para determinar que a não utilização desses equipamentos de segurança, tanto pelo motociclista quanto pelo passageiro, seja considerada infração gravíssima.

A senadora Ana Amélia (PP-RS) manteve no substitutivo a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Imposto de Importação para os coletes e partes acessórias, mas retirou do texto final a exclusão do pagamento do PIS/Pasep e do Financiamento da Seguridade Social (Cofins), como queria o autor do projeto original, senador Humberto Costa (PT-PE).

Materia retirada do terra:
http://noticias.terra.com.br/brasil/tra ... aRCRD.html

mais um kit de primeiro socorros...quem lembra dele?

jmferreira
04-07-2013, 09:40
botas, luvas e vestimenta que cubra todo o corpo
Até que enfim uma providência que deverá abrir vagas nos hospitais de urgência!

RicBoris
04-07-2013, 09:59
Tudo pela segurança. Mas acho um pouco exagerado esse projeto de lei. Essa senadora deve ser daquelas que tem raiva de motoqueiros.

shw
04-07-2013, 10:21
Esta dai deve estar ganhando um $$ para fabricar os coletes air bags!

CM-R1200-GS
04-07-2013, 11:09
Pelo que sei, só existe um fabricante deste tipo de equipamento.

Isso é que Lobby bem feito.

Flavildo
04-07-2013, 11:39
mais uma lei que nao vai vingar..


ja viram o custo desses coletes??


R$ 3000.00 sabe quando os motoboys irão comprar ....NUNCAAAAAA

sempre pessoas que nunca tiveram ou utilizaram motos criam essas lei absurdas


só estão pensando que desses 3000,00 50% é imposto e pelo numero de moto que temos em circulação , vão encher os bolsos isso sim

imaginem que a no Brasil a produção de motos beira aos 2.000.000/ano x R$1500,00 = R$3.000.000.000,00

essa é a conta que eles fazem


ACORDA BRAZIL

http://spc.fotolog.com/photo/44/45/100/digo_un06/1271278430440_f.jpg

FPoli
04-07-2013, 11:40
Isso é monopólio e acho que ela deve estar levando um PF do único fabricante de colete air bag rsrs.

RicBoris
04-07-2013, 11:46
bora pra rua, negada!!!



1564

Rodrigão
04-07-2013, 12:00
Acho que deveriam responsabilizar também os fabricantes exigindo por exemplo que ABS fosse itém de série em todas as categorias de motocicletas licenciadas para transitar em vias públicas, se o objetivo fosse mesmo a segurança estes dispositivos poderiam ter inclusive redução ou isenção de impostos, mas como sabemos o buraco é bem mais em baixo.
Acho que não pega

phansaul
04-07-2013, 12:52
Que palhaçada, quero ver os motoboys pagarem num colete mais da metade do valor da moto. Isso que não deve nem ser comprovada a eficácia desse equipamento. É alguém que não entende bosta nenhuma querer dar palpite onde não deve.

sascencio
04-07-2013, 13:21
O que realmente ajudaria a diminuir a quantidade de ocorrências de acidentes de moto seria educar essa galera que abusa e anda que nem "vaca braba" no trânsito, passando no corredor em movimento no maior gás. Tudo bem transitar no corredor desde que seja em baixa velocidade ou que o trânsito esteja parado.

Essa lei de airbag não vai adiantar nada mesmo que seja aprovada. Não inventaram ainda airbag que aguente um carro passar por cima de motociclista!

Se essa lei ridicula for aprovada vai ser mais uma forma de levar o nosso dinheiro...

shw
04-07-2013, 16:14
Deviam baixar o imposto para capacetes, luvas, jaquetas e botas!
Obrigar as motos saírem com ABS

RicBoris
04-07-2013, 16:44
Boa, Marcell !!! Quero é ver lei assim, que BENEFICIASSE o motociclista!

FPoli
04-07-2013, 18:51
Simples assim e funcional. Bem que podiam fazer isso.

RicBoris
04-07-2013, 18:59
É, simples, mas os "nossos" representantes gostam de complicar ou de fazer leis esdrúxulas e até totalmente inúteis. Aqui no Ceará, por exemplo, um deputado resolveu dar um título de cidadã cearense para a BAIANA Ivete Sangalo. Sinceramente, com tanta coisa pra fazer a fim de melhorar a vida da população, sobretudo a mais carente, vem um fidamãe desse tomar o tempo da Assembleia Legislativa para puxar saco de artista?!!!!!!

1567








* eu agora inventei essa baitolagem de carinhas. Vão frescar não (rs).

luiztrovao
04-07-2013, 19:16
Eh so aguardar um pouquinho e vamos descobrir o que, realmente, esta por tras disto. Eu tenho uma pergunta-padrao toda vez que vejo um projeto esdruxulo desse, e que eh: quem esta ganhando dinheiro com isso?
Vcs se lembram da lei que passou ha uns 20 anos e que obrigou todos os veiculos de transporte a colocar aqueles adesivos refletivos branco e vermelho nas laterais e traseira? Me lembro bem que um amigo, que era editor de uma revista off-road na epoca descobriu que so havia 1 empresa no pais que atendia todas as rigidas especificacoes colocadas na lei.... Ganha um doce quem adivinhar qual empresa era.... Eu mando por sedex

RicBoris
04-07-2013, 20:30
... e aquela que obrigava os proprietários de veículos a portar kit de primeiros socorros? Outras ineficiente medida legislativa!

fborges27
04-07-2013, 20:47
Pelo amor...

Vamos fechar as ruas!

Mais uma palhaçada :(

Crodao
04-07-2013, 21:10
Seria uma medida interessante, se o ABS já fosse obrigatório, e se houvessem vários fabricantes homologados, e com preços muito mais acessíveis.
A jaqueta com air bag em sí é muito interessante. O problema é a malandragem que vêm por tráz de uma lei dessas.

RicBoris
04-07-2013, 21:31
Seria uma medida interessante, se o ABS já fosse obrigatório, e se houvessem vários fabricantes homologados, e com preços muito mais acessíveis.
A jaqueta com air bag em sí é muito interessante. O problema é a malandragem que vêm por tráz de uma lei dessas.


1570



.

sal silva
04-07-2013, 22:10
Educação no transito para motociclistas , motoristas e pedestres já diminuiria pela metade os acidentes de transito. Mas é mais fácil ganhar um por fora, e a merda vai continuar a mesma.

panela
05-07-2013, 08:05
Fiquei mais feliz.....achei que só eu achava isso um absurdo e que é pra lobby mesmo...
Concordo plenamente com:
-ABS isento de imposto e obrigatorio em todas as motos de qualquer cilindrada , pois na pratica de cada cem motos vendidas no pais pelo menos 80 são abaixo de 150cc e aí que tem que focar a prevenção
-Isenção de imposto e obrigatoriedade de uso de jaqueta,luvas,calças, e revisão na homologação de capacetes , não é possivel que um capacete de 49,00 tenha passado em um teste

sal silva
05-07-2013, 10:41
É complicado falar de isenção de impostos para esses produtos em um pais que anda pela contra mao; em um pais serio alimentos de primeira necessidade como ovos,leite,arros,feijao,oleo de fígado de bacalhau e muitos outros deveriam ser isentos e com preço controlado por um governo serio. Um povo bem alimentado tem mais saúde e gasta menos em hospitais, vai bem na escola e tem mais disposição para o trabalho. Estes políticos deveriam ser mais patriotas e trabalhar por um povo carente. Desculpe desviar o tópico, concordo com tudo que foi dito por vocês, mas há inúmeras questões sociais que deveriam estar sendo vistas antes disso, inclusive pq muitos que utilizam as motos para trabalho não terão condições de comprar esses produtos, mesmo sem isenção.
Valeu.

Flavildo
05-07-2013, 15:07
Galera, segue os dados da inútil que quer obrigar os motociclistas a andarem de burca quando pilotando. Em países (muito) mais desenvolvidos que o Brasil, não existe tal aberração, com este monte de imposições, tirando o capacete, as outras vestimentas usa quem quer.
ENTUPAM A CAIXA DE E-MAIL DELA, O TELEFONE TAMBÉM ESTÁ AÍ!!! TRABALHAR EM PROL DA NAÇÃO NÃO CONSEGUEM, MAS ATRAVANCAR A VIDA DAS PESSOAS, ISSO ELES FAZEM COM LOUVOR!

nome civil: Ana Amélia de Lemos
data de nascimento: 23/03/1945
partido / UF: PP / RS
naturalidade: Lagoa Vermelha (RS)
endereço parlamentar: Ala Afonso Arinos gab. 07
telefones: (61) 3303 6083/6084
FAX: (61) 3303.6091
correio eletrônico: ana.amelia@senadora.gov.br

CM-R1200-GS
05-07-2013, 15:12
Deviam baixar o imposto para capacetes, luvas, jaquetas e botas!
Obrigar as motos saírem com ABS

Nos carros já se tornou obrigatório, para ser implantado nas motos, não é muito difícil.

É só questão de bom censo !!!!

Flavildo
12-07-2013, 13:45
como ainda não tem uma area especifica, achei esse video e resolvi compartilhar


http://www.youtube.com/watch?v=__C90xZOmsQ