PDA

Ver Versão Completa : Chile no Inverno



Crodao
07-07-2013, 19:09
Outro dia o Sal Silva e mais um amigo perguntaram se era bom negócio ir para o Chile no inverno.
Vejam como está o Paso de Jama (próximo a Salta/Jujuy Argentina) desde Junho-2013
1592

Esse aqui é o Paso Cristo Redentor (próximo a Mendoza-Argentina)
15931594

O Paso Jama está fechado à quase 1 mês. Hoje a temperatura está variando entre +5 e -8 graus.
Há poucos dias atráz estava entre +1 e -19 graus.

No inverno de 2011 o Paso de Jama tinha em torno de 5 metros de neve em alguns pontos da pista. Eles organizavam depois que os tratores limpavam a pista.

Ou seja, é praticamente impossível passar pela Cordilheira no inverno. O Paso Cristo Redentor é mais baixo, portanto menos frio, então ele não fecha. Mas o Paso Jama é muito comum ficar fechado. Em razão da altitude, os Passos mais ao sul apesar de frios, têm menor precipitação de neve.

Para saber o estado dos passos fronteiriços da Argentina e do chile consulte:

http://www.gendarmeria.gov.ar/pasos/estado.html

http://www.pasosfronterizos.gov.cl/

CM-R1200-GS
07-07-2013, 19:11
Esse crodao conhece tudo do SUL !!!

Henri
08-07-2013, 12:52
Impressionantes imagens, pelo fato de que o Atacama (onde esta o p. Jama) é considerado a região mais seca do mundo.
No caso do passo Santiago-Mendoza, ele estava com apenas 1 pista trafegável até abril deste ano, com fluxos unidirecionais a cada 12 h do dia.

Em minha viagem planejada para a Patagônia e Atacama em fev.14, devo passar pelos passos de V. Angustura e Jama, respectivamente, os quais deverão estar abertos (verão).

M.Fonseca
06-03-2014, 13:39
Abril já é ruim de ir pro Chile?

Crodao
06-03-2014, 21:45
Oi Fonseca, normalmente os melhores meses são Abril e Outubro.
Outubro é melhor ainda, pois vc ainda pode ver o visual do degelo sem pegar um frio muito intenso.

RicBoris
06-03-2014, 22:05
Crodao, voce é nossa Wikipedia! Boas dicas e que fotos!

Quanta neve!
Parece o "Paso Piripiri", aqui pertinho, na divisa do CE com o PI (rs)

Valeu, Crodao!

sal silva
06-03-2014, 22:57
Fonseca, eu fui em novembro e correu tudo tranquilo, sem muito frio, ao contrário, um pouco de calor, mas faz parte. Peguei um finalzinho do degelo nos Andes passando pelo Paso Jama e na volta peguei os Andes por Santiago- Mendoza com bastante gelo, muito bonito.

M.Fonseca
07-03-2014, 08:36
Oi Fonseca, normalmente os melhores meses são Abril e Outubro.
Outubro é melhor ainda, pois vc ainda pode ver o visual do degelo sem pegar um frio muito intenso.

Eu achava que corria algum risco de pegar inicio de neve em abril.... No verão é ruim por causa do calor na Argentina, né?

Crodao
07-03-2014, 12:02
Fonseca nesse tipo de viagem é comum você pegar vários climas, desde abaixo de zero, até 39 graus, na mesma viagem. Por um lado essa é a parte ruim, porque você precisa levar roupa de chuva, roupa de frio, roupa de calor e roupa para meia-estação. A parte boa é poder passar por tudo isso numa mesma viagem kkkkkk

Mesmo no verão, é fácil pegar abaixo de zero na travessia da cordilheira, foi assim comigo. Da mesma forma que na meia-estação você vai pegar 39 graus no chaco.

Na última viagem que fiz em janeiro, eu esperava pegar um calor de "rachar" no Chaco, e estranhamente não peguei. Por outro lado peguei 45 graus no Chaco em Abril/2012.