PDA

Ver Versão Completa : Relacao mais curta sem prejuizos?



luiztrovao
19-07-2013, 22:54
Pessoal, gostaria de contar com a experiencia do grupo. Meu caso eh o seguinte:
A chegada no meu sitio eh meio casca grossa nos ultimos 500 metros, com uma subida ingreme e cheia de buracos e pedras (algumas fixas, grandes, e muitas, muitas, pequenas e soltas...)
Estou sentindo que mesmo a primeira marcha da 800GS eh bem longa para encarar este trecho, e vejo que eu precisaria de um pouco mais de giro com um pouco menos de velocidade para controlar melhor a maquina
Alguem sabe se existe um conjunto de coroa/pinhao um pouquinho mais reduzido? Existe original? Terei algum prejuizo importante de velocidade final? Imagino que o velocimetro tera que ser recalibrado para refletir a nova relacao, certo?
Agradeco opinioes, pitacos, e tudo o mais
Abracos
Trovao

fborges27
01-08-2013, 19:12
Trovao,

Nao conheco se tem relacao original menor... Mas reduzi-la deve te ajudar.

adriel
15-08-2013, 03:44
Acho que a velocidade é medida na roda. Nesse caso não é necessário alterar nada no velocímetro.

fborges27
15-08-2013, 07:54
A velocidade eh medida em um sensor que vai no pinhao. Creio eu que nao precisa calibrar.

jmferreira
15-08-2013, 08:17
O consumo vai aumentar...

BetoF798GS
15-08-2013, 08:53
Pelo q entendi Luiz, o trecho com a subida é pouco. Nesse caso vai na embreagem. Não compensa trocar relação somente por um trecho curto. O q manda é a velocidade constante e tração, não o giro. Tem q ter constância na subida e evitar os calços. Minha dica: Tira a bunda do banco e dá no bucho p/ manter a velocidade dela. A prática vai te ensinando.
Abraço

Adalto
15-08-2013, 10:50
Pedi uma opinião por e-mail para meu mecânico, pois a minha ideia de girico pode estar errada.
Como tinha uma BMW F 650 GS ano 2009 bicilindrica e vendi, fiquei om um kit original de coro e pinhão, sei que tem um ou mais dentes a menos que o da F 800 GS, sendo que a moto é a mesma até 2012, se não me engano, mas as posteriores creio não terem mudado as bitolas dessas peças.
Dai colocando a coroa e pinhão com um ou dois dentes a menos, vai diminuir a velocidade e aumentar a força, mas isso é o que eu acho, tem que er a opinião de quem entende.
Qualquer coisa me informa, pois são peças originais e te vendo mais barato.
adaltopontes@terra.com.br

acdurigan
15-08-2013, 12:09
coloca pinhão com 1 dente a menos!!! ja resolve!!
o ideal é sempre trocar coroa!!, mas o pinhão é mais facil!!!

luiztrovao
15-08-2013, 16:38
obrigado pelas opiniões e comentários, pessoal.
Adicionalmente, quero compartilhar que eu ando no mesmo lugar com 3 motos diferentes:
- a 800 (acho quase impossível andar com ela a menos de 20 por hora, sem estar controlando na embreagem)
- uma Honda Bros 150, que é bem mais dócil e leve (óbvio) e a relação bem mais curta que a da 800
- uma Honda CRF 230 (às vezes, emprestada do meu vizinho) que é ainda melhor, neste sentido, pois a relação é muuuito mais curta ainda, o que torna as coisas ainda mais fáceis.
Não tenho habilidade de motocross – o máximo que faço é andar com muita frequência pelas estradinhas de terra, pois estou cercado delas – muita quilometragem, mas sem técnica de motocross (não vai ser agora, entrando na 3ª idade, que vou desenvolvê-las :eek: ). Por isso mesmo, não tenho condições de “passar por cima” dos obstáculos deste trecho, empinando, saltando, etc... muito menos com uma máquina do calibre e peso da 800... seria chão com certeza.
Planejo bater um papo com o chefe de oficina da Caltabiano semana que vem, para ir nos detalhes do que existe, em termos de alternativas de relação – se é que existe. Depois, eu compartilho aqui.
abraços

Flavildo
22-08-2013, 05:47
Trovão.

como te disse em Itamonte, , eu não mexeria não. tente usar mais a moto. vai ver que com tempo não vai mais notar esse DEFEÎTO rs

abrax

Rafamg
22-08-2013, 09:38
Oque vc tem que ver nao é so a relação em termos de coroa e pinhão má também a relação de caixa. A Crf 230 por exemplo tem uma primeira inútil de tao curta por isso vc nao precisa usar tanto a embreagem, a nossa moto da 80 km/h de primeira uma 230 ou bros vão dar 20, 30 e olhe lá, isso vc consegui mudar um pouco na relação mas oque determina isso mesmo sao as engrenagens na caixa de marcha . Por mais que vc mude sua relação ela nunca se comportara como uma das outras motos citadas. Pense nisso. E outra uma relação na 800 pode ficar é mais perigoso pense uma Crf 230 pesa 108kg se nao me engano tem 23 cv e levanta a frente na maior facilidade do mundo imagina agora uma 800cc com 250 kg e 85cv fazendo o mesmo e pensa se vai ser fácil de domar.

FPoli
23-08-2013, 01:23
Sou da mesma opinião que o Flavildo e Rafa.
A 800 precisa da relação que tem p/ rodar em estrada e mesmo assim parece curta. A primeira é longa devido a relação do cambio, até poderia ser mais curta p/ facilitar no off, mas pelo custo envolvido numa queda que é comum no off chego a conclusão que não dá pra abusar dela na terra e essa diferença no cambio fica irrelevante.

Não dá pra comparar com uma moto enduro ou de cross onde a necessidade da relação de marcha é outra.
Tive uma KX250 com 56CV e devia pesar uns 80kg com uma relação que não devia passar de 110km/h, empinava até em sexta marcha rsrs, mas precisava disso tudo p/ fazer suas funções na terra e diga-se, fazia com louvor. Que saudades, isso foi a 20 anos kkk.