PDA

Ver Versão Completa : Problemas com a Bateria



Flavio
21-07-2013, 12:14
Bom Dia a todos !!

Para minha surpresa, ontem de manhã fui dar partida na gordona e ela estava morta; sem bateria nenhuma; ai fui tentar recarregar e meu carregador acusa célula aberta; por tanto a bateria já era; será que a garantia cobre a bateria?. Essa moto foi tirada em Jan/2012
No final de semana passado; durante o passeio da Caltabiano a Embu das Artes, tive problema, e o meu farol ficou apagado; achei que teria queimado a lampada, fui trocar a lampada ontem e vi que ela está ok; acho que o problema já poderia ter sido na bateria; agora lembrando de tudo isso as vezes eu vi no painel acender o simbolo da bateria; principalmente depois da partida e ficava acesso por um tempo e depois apagava.
Alguem já teve esse tipo de problema?

Golias
21-07-2013, 13:32
Flavio,

Acione a garantia da BMW, pois a bateria tem 3 anos de vida, alem que isto é relativo. Falo isto com base na minha antiga 2009, quando comprei, já tinha 2 anos e a bateria era original e nunca deu problema, mas cada caso é um caso. Procure seus direitos junto a CC.

Abs,

Reinaldo

Flavio
21-07-2013, 20:24
Olá Reinaldo; amanha vou fazer isso e vou informando os resultados; Abraços.

Flavio
22-07-2013, 12:25
Pessoal, somente para informar a todos: A Garantia da Bateria é de 12 meses e tem que se rodar no minimo 300Km por mês para ser coberta a garantia; informação da Caltabiano; portando minha moto foi tirada em Jan/2012 e a garantia da bateria foi até jan/2013; resumindo, vou ter que morrer com uma bateria nova. Quanto a garantia de 2 anos tem que ver certinho; pois tem alguns itens que isso é diferenciado (Pneus, Pastilhas de Freio, Bateria, Lampadas, ....)

CM-R1200-GS
24-07-2013, 11:24
Já faz muito tempo que todas as baterias tem garantia de só 12 meses (para carro também).

Depois poste o valor e onde encontrou a bateria, pois acho que em breve vou ter que comprar também.

FPoli
24-07-2013, 14:29
A bateria deve ser de marca homologada p/ a moto sendo importante verificar antes com a CC.

Já presenciei a Caltabiano se negar a instalar bateria entregue pelo proprietário da moto, sendo de marca popular não indicada por eles.

Flavio
24-07-2013, 21:49
Novidades; como estava teoricamente perdida a bateria, resolvi tentar abrir, e para minha surpresa estava totalmente seca; coloquei solução novamente e olha que foi bastante; ai aceitou recarregar e parece que esta ok; mas vou testar uns dias e ver se realmente esta ok; mas mesmo assim ja estou de olho na yuasa ela e ótima.

FPoli
24-07-2013, 21:54
Flavio, boa observação rsrs
Vou até ver se a minha é com água e ficar de olho.

Flavio
24-07-2013, 22:16
Fábio; ela parece selada e não tem nenhuma informação; usei um estilete com calma e ai saiu a tampa que fica colada; ai vi os orifícios que tem uma tampinha de borracha; cheguei a virar a bateria de cabeça pra baixo e não saiu uma gota de solução.

FPoli
24-07-2013, 22:31
Caramba, fazem de tudo pra gente gastar $$. Bem que podiam deixar os orifícios p/ completar água do lado de fora como as baterias de antigamente.

CM-R1200-GS
25-07-2013, 15:22
É isso mesmo a bateria selada, só tem uma tampa que cobre as pequenas tampas dos orifícios.

Era melhor que deixassem como era antigamente, assim poderíamos checar e completar quando necessário.

Luciano Bt
25-07-2013, 18:34
Todo o cuidado é pouco, as baterias seladas são feitas para não abrir. Ja fiz isso em uma e depois de colocar solução ela vazou, danificou toda a pintura da moto. Fique de olho!!!!!!!!!

Flavio
25-07-2013, 22:06
Vou ficar de olho; mas fiquei na duvida se ela é realmente selada; pois ja abri uma selada de carro e depois de tirar a tampa com muita dificuldade ela nao tinha nenhum orifício, abria tudo; e essa a tampa saiu bem facil e depois tinha os orifícios com tampa.

FPoli
25-07-2013, 22:32
Flavio, pensando bem, pela sua moto acho que o melhor é trocar a bateria mesmo.

Xico
23-09-2013, 10:11
Pessoal, me falaram de bateria para Nobreak, já que Yuasa 91513 que não é selada não serve. Estão usando bateria de nobreak 12180 que encaixa certinho e não dá problemas. Há relatos do uso da Unipower modelo UP12180. Ela é 12 volts e 18 ampéres. Tem exatamente o mesmo tamanho e funciona perfeitamente... INCLUSIVE COM O ABS... Alguém tem alguma informação?

Luciano Bt
23-09-2013, 15:26
Fala serio , Xico uma bateria paralela que tem as mesmas indicações da Gorda ai em Sampa não deve custar + q 200,00 paus. Cuidado com as gambiaras.kkkkkkk. Abçs.

Flavio
23-09-2013, 21:33
Troquei pela Yuasa ytx-14bs que é livre de manutenção e é exatamente o mesmo tamanho da original, ficou blz.

CM-R1200-GS
04-10-2013, 17:17
Troquei pela Yuasa ytx-14bs que é livre de manutenção e é exatamente o mesmo tamanho da original, ficou blz.

Flavião meu Irmão,

Onde comprou e quanto pagou ????


Aliás, este final de semana, 05 e 06 de outubro, estarei ai em Atibaia no Campeonato Brasileiro de Desafio do Aço, Saque Rápido e outras modalidades.
Se der e tiver um tempo, aparece por lá, fica no terreno do ANDO, que mexe com estruturas metálicas.
A entrada é pela rua que passa ao lado do lago, e o estande fica atras do posto do Frango Assado, mas não tem acesso por lá não.

Flavio
05-10-2013, 19:00
Ola Cássio, tudo blz!!

Que legal !!, se conseguir vou sim, depois me manda seu cel por MP; pois se for eu te ligo.
Quanto a bateria eu comprei da www.jokermotorcycles.com.br, bateria Yuasa YTX-14bs, paguei R$ 326,00, acabei de ver lá e está o mesmo preço, foi o mais barato que achei: http://www.jokermotorcycles.com.br/para-moto-baterias-bateria-ytx14-yuasa-p-1021.html
Abraços Ir.:

nicobico
20-02-2014, 06:25
Sobre baterias...

As baterias são acumuladores de energia. E como tal, tem uma vida útil. O que vai determinar essa vida útil é como ela é utilizada e mantida. Como regra geral, a durabilidade é determinada pelo número de ciclos de carga e descarga. Cada modelo tem uma especificação diferente. Mas por exemplo, se uma uma bateria foi projetada para ter 500 ciclos, cada vez que ela descarregar e for carregada vai diminuindo sua vida útil. Obviamente que se o ciclo não for completo e ela for recarregada novamente isto vai influenciar; mas existe um cálculo extremamente complexo para demonstrar isso.

Outro fator é a descarga e condições de descarga e carga. Em climas frios a bateria é muito mais exigida, chegando inclusive a falhar no frio extremo. A carga deve ser lenta e constante. Quanto mais rápida a carga, maior será o aquecimento e consequentemente maior a diminuição da vida útil da bateria.

A descarga nunca deverá ser total. Caso isto aconteça, a vida útil da bateria será comprometida. Ela eventualmente vai pegar carga novamente se for recarregada. Mas se a vida útil da bateria estava prevista para 500 ciclos, então ela só vai durar uma parte disso; pode ser 100 ou 200 ciclos. Mas nunca mais será a mesma. É por isso que a BMW pede uma quilometragem "X" durante um certo período de tempo; pois assim eles podem assegurar-se que a bateria esteve sendo carregada e não ficou descarregada por falta de uso.

Mas como fazer a bateria durar mais?

Muitos de nós somos "motociclistas de final de semana". A bike fica ali na garagem parada e roda alguma coisa em um ou dois dias. As vezes pode ficar parada por semanas ou meses. Aí é claro que a bateria não vai segurar a carga. O ideal é conectar um carregador externo na bateria e mantê-la sempre com a carga ideal. Nas BMWs isto é complicado pelas questões de eletrônica e CANbus. Além disso, os carregadores "baratos" não medem a carga e podem destruir a bateria com sobrecarga, além do risco de fritar toda a eletrônica da moto (o que vai custar muito caro no bolso).

Existem carregadores específicos para análise, descarga e carga lenta e controlada da bateria. No meu caso, eu utilizo o carregador original da BMW que pode ser plugado direto no soquete existente na moto. Ele é compatível com o CANbus e pode ser conectado indefinidamente, pois ele analisa o estado de carga da bateria, faz a descarga controlada sem "matar" a bateria, e refaz a carga até atingir o ponto ideal mantendo-a assim por muito tempo.

Além de evitar aquela frustração da moto não ligar quando a gente precisa depois de um bom tempo parada, vai prolongar a vida útil da bateria por muito mais tempo, o que certamente comprensa em muito o investimento no equipamento (que não é barato). Além do carregador OEM da BMW, existem outras marcas que fazem o mesmo trabalho. Já li relatos de colegas no exterior que estão usando a mesma bateria há 5 ou 6 anos sem problemas com a manutenção correta, enquanto que outros que esquecem de fazer a carga tem de trocar a bateria todos os anos, especialmente após um longo e frio inverno.

flabomba
26-04-2014, 20:55
Apenas reforçando que o maior vilão da bateria, e a falta de uso.

Outro ponto importante e que as baterias da GS 1200 são seladas, não devem e não podem ser abertas ... vi um comentário de alguém querendo uma bateria pra colocar agua, bom, essas baterias são arcaicas, e requerem manutenção constante, estar com agua/solucao, não elimina o fato dela descarregar e estragar se não for usada (e não for mantida corretamente) entao acredite, ter uma bateria selada, e o melhor dos mundos :)

Como o nicobico citou, o frio também tem grande influencia negativa na bateria, lembro que numa ida pro chile dormi em Uspallata (3 amigos em 3 motos) e na manha seguinte todas tiveram que pegar no tranco devido ao frio da madrugada (de manha fazia em torno de 7 graus, e a noite chegou a 0, por sorte depois rodando elas carregaram novamente e tudo volvou a normal, mas foi meio tenso :)

Se quer testar a bateria de maneira simples, com ela desligada, temperatura ambiente de 20, 25 graus, cheque a bateria com um multimetro, o ideal e estar na casa de 12.7, 12.8 (moto desligada pela manha)A minha esta marcando 12.6 e na hora da partida aparece o ícone da bateria, ou seja, não esta 100% .... tenho que dar uma carga lenta pra ver se ela volta, ou se ja era !

Outra coisa interessante e medir a voltagem com a moto ligada, tem que girar entre 13.5v e 14.7 ou 14.8.
Mais do que isso vai torrar a bateria (problema no regulador de voltagem) menos do que isso problema no estator/alternador ...

Um outro ponto e que não adianta ligar a moto e deixar funcionando 2min e achar que isso vai manter a bateria bem, isso provavelmente não carregue nem a descarga do arranque (que e forte)o ideal e rodar com a moto por pelo menos 20, 30min por semana, como ja citado, quanto mais e mais frequente melhor.

So para efeito de comparação, eu vendi minha burgman ano 2008 que peguei zero Km no fim de 2013, foram 6 anos de uso diário, em media 5x pro semana, e a bateria estava 100%, nunca foi trocada e nunca descarregou. Ou seja, e possível fazer essas baterias durarem BASTANTE ! :)

sal silva
26-04-2014, 21:59
É verdade, já perdi uma bateria nova por falta de uso.

sal silva
28-04-2014, 21:42
http://olhardigital.uol.com.br/noticia/nova-bateria-portatil-recarrega-seu-celular-tablet-e-ate-o-carro/41614
Achei isso legal para uma emergência.

Condecroft
11-04-2015, 16:40
Boa tarde pessoal,
Alguém sabe se é normal uma fuga de 1,3 miliampere com a chave desligada. Pesquisando na internet o que consegui foi que em geral os fabricantes indicando no máximo 0,1 miliampere. Milha bateria descarregou e inclusive pedi uma nova, mas testando verifiquei que ele está com essa fuga de 1,3 miliampere, mas como tem muita eletrônica e mesmo desligada alguma coisa deve ficar consumindo energia, talvez essa medida seja normal.

luiztrovao
11-04-2015, 18:10
Luciano, já respondi a esta tua pergunta no outro tópico que você abriu.
Flabomba, o melhor teste a ser feito numa bateria é aquele feito com o multímetro indicando a voltagem da bateria seja numa condição de dar partida ou provocando um curto-circuito entre os pólos (as oficinas têm um multímetro desses que causa o curto crcuito "controlado").
Neste teste, que é seguido internacionalmente, já que se trata de uma norma SAE, a bateria deve ser capaz de fornecer os CCA (cold cranking Amps) por 30 segundos sem que a voltagem caia a menos de 7,2 volts.
Repare que em países desenvolvidos, a medida principal das baterias não é o Ah (ampére-hora), mas sim o CCA. Como curiosidade, sugiro aos colegas que entrem num site da Moura, AC Delco, Heliar, etc e comparem os modelos - lá se pode ver que, por exemplo, há baterias de 75Ah que produzem bem mais CCA do que uma bateria de 80Ah.

marcelocos
19-05-2015, 13:32
A bateria da minha 2009 morreu! É fácil pra trocar ela? To com a moto parada na garagem do prédio. Tava pensando em comprar uma bateria nova na Moto Atacama e eu mesmo trocar.

CM-R1200-GS
19-05-2015, 15:32
A bateria da minha 2009 morreu! É fácil pra trocar ela? To com a moto parada na garagem do prédio. Tava pensando em comprar uma bateria nova na Moto Atacama e eu mesmo trocar.

Pode comprar e trocar, sem problema.

A única coisa que provavelmente vai desregular é o aviso do "service" de manutenção; mas como disse que ela morreu, já deve ter desconfigurado.
Fora isso, todo o resto funcionará normalmente.

Boa sorte.


PS: não precisa comprar no MotoAtacama, pode ser em qualquer lugar, faça uma cotação de preço.

ron...
19-05-2015, 23:06
Sugestão de bateria fora a original: Yuasa YTX 14BS essa não tem erro. Usei na minha anterior 2005
Paulinho Motos está anunciando a R$299. Muito bom preço.

Sds,

Queirozjh
19-05-2015, 23:23
Troquei pela Yuasa ytx-14bs que é livre de manutenção e é exatamente o mesmo tamanho da original, ficou blz.

Tive um problema semelhante com a bat original da moto. Durou 4 anos!! Acabei comprando essa Yuasa igual a esta. Ja esta faz um ano, sem problemas.