PDA

Ver Versão Completa : Vibração Forte na direção - PERIGO - BMW 1200 GS



shoboru
31-07-2013, 11:36
Aí Galera,

Gostaria de uma ajuda:

Tenho uma GS a pouco tempo e passeando esse fim de semana levei um susto, a moto quase me ejetou pra frente...

Ás vezes a direção da moto vibra, tipo oscilando de um lado para o outro dependendo da velocidade, talvez precise de um reparo ou reaperto na direção, não sei ainda........
Chegando no meu destino, +- 60km/h, abri os dois braços pra esticar a coluna e nesse momento passei por cima de um sonorizador, a direção da moto vibrou tão forte que quando fui pegar na direção levei uma porrada do guidão, por sorte consegui segurar firme a direção e a moto estabilizou, coisa de menos de 1 segundo, mas foi por muito pouco que a direção não virou toda pra um lado me jogando pra frente........... acho que foi muita sorte, ia ser um tombo do caralho....

Será que um amortecedor de direção resolveria esse problema? É comum esse tipo de oscilação na direção ?!?!

Valeu galera,

Abraço...... Fora isso to apaixonado pela gorda!!!;););)

Rafamg
31-07-2013, 13:29
Acho que a melhor soluçao para o seu problema é nao soltar completamente o guidon da moto em hipotese alguma muito menos se for passar por cima de algum buraco, quebra molas, sonorizador e etc. Provavelmente isso sim foi a causa do quase tombo e nao algum problema na moto.

CM-R1200-GS
31-07-2013, 17:15
Com certeza, como já bem colocou nosso o Rafamg.

NUNCA SOLTE O GUIDON, A MENOS QUE ESTEJA PARADO.

FPoli
31-07-2013, 19:36
Nunca passei por isso, também o máximo que fiz foi soltar uma mão e, não pretendo soltar as duas rsrs.

Tudo indica ter sido um fato pontual e não um problema na moto, de qualquer modo é sempre bom observar se não há comportamento anormal em outras circunstancias.

RicBoris
31-07-2013, 20:14
Xará, dá uma conferida se o aro dianteiro não está empenado. A minha XRE apresentou esse problema, idêntico, e era isso. O aro estava empenado, o que ocorre por buracos, lombadas, etc. Não custa vefificar.

Golias
01-08-2013, 07:18
Ricardo,

Não sei quantos Km tem sua GS, mas pelo relato, sugiro procurar uma loja que faça balanceamento de sua roda. Se for em São Paulo capital, vá ao Alemão Rodas ou BMW Power que fica em Sto André.

Até breve,

Reinaldo

Fabiano29
06-11-2013, 21:17
Tenho uma gs 1200 2013 premium ,e por varias vezes sinto uma vibração forte no guidão (chime) desde que comprei já abri vários atendimentos no sac bmw e ninguém resolve , semana passada descobri que as 2014 vem com amortecedor de direção .entrei em contato com o sac solicitando uma explicação ,onde a moto foi lançanda em junho e outubro já tinha esta correção . Me sinto lesado pois estou correndo risco de uma queda premeditada onde estou reclamando a meses.
Gostaria de todos proprietários desta moto prestasse muita atenção ao pilotar pois estão correndo grande risco

PAULISTA
06-11-2013, 22:14
NÃose esqueÇam que tivemos um caso de um colega que retirou a moto da concessionÁria com a roda dianteira totalmente solta,nÃo custa dar uma conferida.

FPoli
06-11-2013, 22:36
Se não me engano a traseira também perdeu parafusos por falta de aperto, ou seja, vale a pena dar uma revisão geral na moto.

Os pneus afetam também um pouco.
A minha é 12/13 e não tem essa tendência, mas já troquei os pneus e coloquei os Anakee3, ficou outra moto.
Eu sentia uma leve trepidação acima de 160kph e agora a moto fica no trilho mesmo a 200kph.

Realmente corrigiram alguns problemas na 2014 e essa tendência de chime foi uma delas, entre outras no motor e algumas mais.

JMCoelho
08-11-2013, 18:10
Soltar as duas mãos do guidon? E ainda passar por quebra mola, sem as mãos? Nunca fiz nem pretendo.

Leo JJ
26-11-2013, 20:40
Ricardo,

Vc ja tentou balancear a roda, e verificar o oleo da suspensao ? o oleo das canelas, vence, e tem quantidade exata em ml. As vezes andamos na terra, buraco, etc., e isso pode causar rompimento dos retentores e vazamento do oleo.

Boa sorte.

Henri
27-11-2013, 06:55
Pessoal,
As causas apontadas acima são todas possíveis, inclusive soltar as mãos.
Alem delas, um fato já observei nas big trails que tive, de diferentes marcas. Quando carregada de baús, a moto fica mais instável, inclusive o guidom, pois a ciclistica muda. Neste caso, todo cuidado é pouco, tal como reduzir a velocidade. Isto inclusive é recomendado pelos fabricantes.
Abs,

Golias
27-11-2013, 09:53
Pessoal,

Já e conhecido que o forte balanço, levou a BMW a mudar o Telelever dianteiro para receber a instalação da suspensão de direção, isto vem resolver este problema, as 2013 não haverá recall, haja vista que para colocar a suspensao dianteira teria que trocar o Telelever.

Até breve,

Reinaldo

Isper
26-02-2014, 00:27
Olá, Ricardo!
Adquiri minha primeira BMW, após muita consulta com quase 100% de clientes felizes. Tinha uma excelente Tiger 1050, com 43 mil km que eu rodei. Só alegria. Nunca havia sofrido nenhum acidente até então, com quase 40 anos de muita viagem com esportivas e big trails. Com a GS 1200 2013, novinha, fui ejetado da moto a 120 km/h no asfalto, um pouco ondulado, na reta. Saí quase ileso, graças a Deus e a toda tralha que estava usando. Estava esperando os amigos lentos atrás e totalmente distraído, com uma só mão, o guidão virou totalmente até o final do curso. Nem reagi. Talvez isto tenha me salvado. Depois disto comecei a procurar nos fóruns europeus e americanos e concluí: a moto me derrubou. Até mesmo no lançamento da GS na África do Sul, morreu um experiente piloto/jornalista inglês, vítima do mesmo problema. Você fala um pouco de Inglês? Basta entrar no Google e digite GS 1200 2013 tank slapper. O que você vai ver é assustador! Páginas e mais páginas se abrirão com relatos de acidentes ou quase acidentes devido a instabilidade do guidão. Quanto ao que o Rafael Araújo escreveu dizendo pra nunca soltar as mãos do guidão, não procede. Uma moto em ótimas condições, ainda mais uma big trail, jamais lhe derrubará por não estar com as mãos no guidão. A não ser em casos extremos. Estou certo que o houve com você não foi nada de extremo. Nem comigo. Tenho outra GS 2014, agora com amortecedor de direção. Adquiri esta moto antes de descobrir a causa do meu acidente. Não posso lhe afirmar se o amortecedor de direção e outros reforços que colocaram, totalmente sem alarde, vão dar maior segurança a moto. Sei que sinto insegurança se não segurar firmemente as mãos no guidão até formigar... Boa sorte. Abraço.
Gostaria de uma ajuda:

Tenho uma GS a pouco tempo e passeando esse fim de semana levei um susto, a moto quase me ejetou pra frente...

Ás vezes a direção da moto vibra, tipo oscilando de um lado para o outro dependendo da velocidade, talvez precise de um reparo ou reaperto na direção, não sei ainda........
Chegando no meu destino, +- 60km/h, abri os dois braços pra esticar a coluna e nesse momento passei por cima de um sonorizador, a direção da moto vibrou tão forte que quando fui pegar na direção levei uma porrada do guidão, por sorte consegui segurar firme a direção e a moto estabilizou, coisa de menos de 1 segundo, mas foi por muito pouco que a direção não virou toda pra um lado me jogando pra frente........... acho que foi muita sorte, ia ser um tombo do caralho....

Será que um amortecedor de direção resolveria esse problema? É comum esse tipo de oscilação na direção ?!?!

Valeu galera,

Abraço...... Fora isso to apaixonado pela gorda!!!;););)[/QUOTE]

Isper
26-02-2014, 00:31
Olá, Reinaldo. Postei algo que talvez seja de seu interesse.

FPoli
26-02-2014, 01:55
Peguei a 2014 e com uma semana botei pra rodar 5mil km.
Em uns bons momentos aproveitei pra relaxar simplesmente me apoiando na mochila que estava na garupa e sem as mãos, isso em velocidades entre 100 e 120kph sem sustos nem incidentes.
Também muito, mas muito mesmo, rodei só com uma mão p/ descansar os braços.
Num momento resolvi ver onde ela chegava, minha coragem cessou a 210kph por conta de instabilidade, isso já com amortecedor de direção, mais outras melhorias e pneus Anakee 3 calibrados.
Ao passar de 180 ela começou com pequena vibração e aos 210 eu tive de segurar forte no guidom.
No fim cheguei a conclusão de que a moto até 150 é segura, passando disso já tem de ficar um pouco esperto.
Minha modelo 12 nesse ponto era bem mais equilibrada, cheguei a botar 210 várias vezes e a moto parecia estar sobre trilhos.
Posso dizer que essa tendência é o único ponto que me desagrada e atribuo isso a alguma falha de projeto.
Na revisão dos 1 mil km, me chamou atenção o fato do mecânico ter reapertado todo o conjunto do garfo dianteiro com torquimetro me parecendo uma preocupação especial nessa parte da moto.
Agora raramente passo de 150kph como velocidade de cruzeiro, só em curtos trajetos. Me acostumei assim e não reclamo, afinal eu estava correndo muito na outra moto por conta da segurança, mas é fato que eu estaria muito mais feliz se a nova transmitisse a mesma segurança em alta velocidade.
Não é uma instabilidade a ponto de que eu possa ser ejetado da moto, só me gera um certo desconforto em alta velocidade.

Golias
26-02-2014, 06:55
Fabio,

Agora imagina sem o amortecedor de direção, as modelos 13/13 por exemplo, ai sim voce iria ver o que é instabilidade, depois falam que especulo demais. Os alemães mudaram na 14/14 algumas furações no quadro visando melhor adaptação dos protetores de motor, até isso ainda esta sendo ajustada.

Até breve,

Reinaldo

FPoli
26-02-2014, 07:14
Reinaldo, quando andei na 13/13 cheguei a 170 e sinceramente não senti nada diferente com ou sem o amortecedor de direção.
Acredito que ele atue só em caso extremo, aliás desconheço como ele funciona já que a frente fica livre e leve como se não houvesse nada diferente.
Segundo a CCS ele só atua quando há um movimento muito rápido.
Talvez seja o caso de colocar algum tipo diferente, há uns que ficam em cima entre os garfos que dizem ser eficaz.

CM-R1200-GS
26-02-2014, 10:27
Eu adoro minha AZULONA !!!!!!

Bonita, Segura, Eficaz, ......

FernandoHM
26-02-2014, 10:53
Tenho uma LC 13/13 e nunca passei nenhum sufoco. Acredito que esse amortecedor é para situacoes mais extremas, com velocidades mais altas. Costumo andar numa tocada mais light, entre 110 e 150. Somente em algumas retas ou baixadas que dou uma cutucada e chego proximo aos 200 mas é questao de segundos e ja retorno no meu ritmo normal.

Iceman
26-02-2014, 11:33
Tenho uma LC 13/13 e nunca passei nenhum sufoco. Acredito que esse amortecedor é para situacoes mais extremas, com velocidades mais altas. Costumo andar numa tocada mais light, entre 110 e 150. Somente em algumas retas ou baixadas que dou uma cutucada e chego proximo aos 200 mas é questao de segundos e ja retorno no meu ritmo normal.

Isso... Isso... Isso...

A minha tem o amortecedor, mas também não sei prá que serve, já que o guidon é leve como uma pluma. :cool:

O máximo que já cheguei com a goda foi 180 km/h, por alguns segundos, mas a moto estava totalmente na mão, sem qualquer vibração ou coisa parecida.
Tanto que só percebi a velocidade ao bater o olho no velocimetro.
Tomei um baita susto e tratei de voltar aos 120 km/h rapidinho, não pela moto, mas pelo piloto kkkkkkk :o

FPoli
26-02-2014, 15:16
Creio que a oscilação tem muito a ver com o tipo, condições e pressão dos pneus.
Calibrando com os 42 e 36 recomendados ela fica bem na mão.
Talvez devido a LC usar pneus maiores seja mais susceptível aos mesmos.

JMCoelho
26-02-2014, 16:58
Caraca, agora já não entendo mais nada. As 12/13 tem amortecedor de direção? Pagar uma grana na 1200 pra ficar com esta dúvida? Imagino o sufoco do colega sendo espirrado da moto a 120 km/h na reta... Acho melhor ficar com a minha 800 mesmo.

Iceman
26-02-2014, 17:43
12/13 não tem, a maior parte das 13/13 também não tem (até onde eu sei) e as 13/14 todas tem (a minha tem e a do Fabio tb).

FPoli
26-02-2014, 17:45
Caraca, agora já não entendo mais nada. As 12/13 tem amortecedor de direção? Pagar uma grana na 1200 pra ficar com esta dúvida? Imagino o sufoco do colega sendo espirrado da moto a 120 km/h na reta... Acho melhor ficar com a minha 800 mesmo.

Não se pode generalizar o que aconteceu com um caso nem o que levou a isso.
A moto é impressionante em todos quesitos e vale cada centavo.
Comparando com a anterior mudou tudo e com isso demanda de coisas que talvez fossem desnecessários na anterior.
Como um instrumento musical, quão mais é aprimorado, mais demanda qualidade de quem toca pois qualquer erro esse se torna evidente.

Sempre fui contra controle de tração e nunca usei, por outro lado nunca imaginei que usaria tanto como na LC, se não tivesse acho que já teria capotado umas 20 vezes nas afoitas arrancadas estilo largada em corrida de Motocross kkk.

JMCoelho
26-02-2014, 18:04
Fabio, este é um problema de foruns, a gente vê de tudo, incluindo este caso e tende a generalizar. Claro que um caso desse deve ser melhor analisado por quem entende pra saber qual foi a real causa do acidente, não sei se foi feito isso. Como no caso do nosso hobby aeromodelismo, sempre que um sujeito quebra o avião diz que foi bateria, vento, defeito do rádio, qualquer coisa, menos o dedo do piloto. Eu ja cai várias vezes de várias motos, e sempre foi minha culpa.

nelson
26-02-2014, 18:35
Amigos ando sempre com o Sergio aqui do fórum que tem uma 13/14 LC sem amortecedor de direção andamos forte velocidades entre 140 - 200 e nunca ouvi ele reclamar de qualquer vibração a minha GS 1200 é 12 também nunca senti nada.
abs

SFF
27-02-2014, 05:56
Amigos ando sempre com o Sergio aqui do fórum que tem uma 13/14 LC sem amortecedor de direção andamos forte velocidades entre 140 - 200 e nunca ouvi ele reclamar de qualquer vibração a minha GS 1200 é 12 também nunca senti nada.
abs
A minha apesar de ser 13/14 não veio com amortecedor de direção, e eu posso afirmar o seguinte:
- já dei vários tiros de 200-220 km/h nela, alguns inclusive pegando irregularidades no asfalto, e nunca nem ameaçou balançar a frente
- já tive várias motos que pelas características dinâmicas eu sentia falta de amortecedor de direção; inclusive na minha S1000RR, que vem com amortecedor de direção de fábrica, dá para sentir que o amortecedor de direção é subdimensionado; eu sei (pelo menos acho que sei) reconhecer na tocada quando um amortecedor de direção faz falta, e na R1200GS eu não sinto a menor falta
- outro dia troquei com um colega que também tem uma 13/14 só que a dele veio com amortecedor de direção, andei um trecho com a dele e ele com a minha; nem eu nem ele sentimos a menor diferença na estabilidade da frente das motos

Que o amortecedor de direção é uma melhoria bem-vinda eu não tenho dúvida, porém confesso que até agora não estou sentindo a menor falta.

Outro dia eu vi num forum gringo uma possível explicação sobre isso (não sei se é verdade): que na RT e/ou na Adventure seria necessário, porém como a GS normal usa o mesmo componente do telelever da suspensão dianteira, por uma questão de economia de escala saia mais barato simplesmente padronizar o componente e colocar o amortecedor de direção em todas.

FPoli
27-02-2014, 07:21
Confirme comentei, realmente não senti a menor diferença andando numa com e sem amortecedor de direção.
Na minha opinião esse acessório que tanto se fala por aí está mais pra folclore do que realidade. Só serve p/ identificar se é 13 ou 14.
Quando a moto oscilar atribuo muito às condições e tipo de pneu.
Minha anterior com Tourance EXP desgastados oscilava acima de 160 e ao colocar os Anakee3 ficou lisa.
Quando comento oscilar é algo muito brando, mas presente. De qualquer modo menos do que sentia na 800.
Acho que é mania de perfeccionismo mesmo e cisma ao que se comenta por aí.

M.Fonseca
27-02-2014, 11:08
Como corrigir o Shimming ( speed wobles / tankslapper ).


http://youtu.be/S7UxmOt7U1Y

Stell
27-02-2014, 14:10
Como se comportam as anteriores a 2013, as 2004? as 2000? as 1998?
Na minha modesta opinião dá para soltar as 2 mãos e passar em sonorizador com qualquer moto, não precisa de amortecedor de direção....e só prestar atenção e agir dentro de certas condições de segurança.
Sinceramente nunca tive BMW, ainda, mas ja andei em tudo que tem 2 rodas e o guidão virar até o batente com a moto andando, só se estiver muuuito devagar, ou um defeito muito grande de projeto. Esta é a função do ângulo de Cáster !!!
Agora shimmy, realmente acontece em varias motos, inclusive as XT600 têm aqueles pesinhos nas pontas dos guidões para amenizar essa vibração. Muitas vezes os pneus ajudam a iniciar o shimmy. Ja tive algumas motos com shymmy, ate carros, tipo Jeep Willys, mas nunca nenhuma moto nem bicicleta virou o guidão ate o batente andando. Claro que se vc estiver por exemplo numa trilha e bater com o pneu dianteiro num tronco, aí sim ele vai virar...tem que segurar firme...inclusive um bambú ja me aprontou essa e eu com uma mão só, fui bonito para o chão, na época das DTs180...Mas nesse caso a frente da moto saiu de baixo, não virou o guidão.....não sei se dá para imaginar..
Minha Burgman ate com pneus novos balança a 60km/h mas começa de leve e vai aumentando, dai é só encostar uma das mãos e ela para...
Queria ouvir a opinião de donos das BM´s mais antigas sem recursos tecnológicos e com essa mesma suspenção Telelever.
Alguem pode opinar?

PAULISTA
27-02-2014, 14:31
Veramente um "absurdo" motos de 60 a 90 mil reais com falhas de projeto,não importa qual seja,não deveria ter nada,simplesmente nada.É frustrante saber dessas coisas.
Se ainda fosse uma moto usada se cogitaria a possibilidade de ser balanceamento,pneus desgastados ou escamados,aro torno,mas "nova",tô loko.

Wlad
27-02-2014, 19:32
Fabio, este é um problema de foruns, a gente vê de tudo, incluindo este caso e tende a generalizar. Claro que um caso desse deve ser melhor analisado por quem entende pra saber qual foi a real causa do acidente, não sei se foi feito isso. Como no caso do nosso hobby aeromodelismo, sempre que um sujeito quebra o avião diz que foi bateria, vento, defeito do rádio, qualquer coisa, menos o dedo do piloto. Eu ja cai várias vezes de várias motos, e sempre foi minha culpa.

É isso aí JMCoelho ninguém admite o erro, sempre tentam achar uma desculpa ou um responsável.

nelson
27-02-2014, 20:02
Fala JmCoelho, bom encontrar um aeromodelista no fórum, parei com o hobby depois que voltei a andar de moto afinal ou voava sábado ou andava de moto domingo os dois juntos ficava difícil conseguir alvará. Com certeza o caso relatado é uma coisa pontual há de se verificar pneu, balanceamento e etc. Se você generalizado haveria uma grita total.
abs

JMCoelho
27-02-2014, 20:11
É assim mesmo, Nelson. Eu vôo de aeromodelos geralmente nos sábados, e domingos vou ao clube jogar tenis. Como estava afastado de motos a alguns anos, dava tempo para os dois, mas agora já ficou mais difícil dividir os 3 hobbies, mas vamos revesando, rsss. Abraços.

Flavio
27-02-2014, 21:41
Pessoal, com a minha também nunca passei nenhum susto, me sinto super seguro e o guidao não vibra nada; já pilotei em alta velocidade com 1 mão só pra descansar um pouco e tudo fica ok.

Isper
02-03-2014, 23:43
Caros amigos:
Não sou nada mais experiente que ninguém aqui. Apenas tive o desprazer de sofrer um acidente absurdo com a GS 1200 2013 e nunca assimilei o ocorrido. De tanto pesquisar, ENCONTREI os relatos de acidentes devido ao "tank slapper". São páginas e mais páginas de relatos. Exatamente como aconteceu meu acidente. Ejetado a 120 km/h na reta só por causa de uma ondulação na pista. O que preciso lhes dizer - está nestes relatos todos (Falo Inglês fluente) é que houve outros incríveis acidentes em baixa velocidade. INCLUSIVE, além do jornalista Ashe, morto na África do Sul no lançamento da moto, houve outro acidente sério no Teste de Economia, em baixa velocidade. Portanto, não faz diferença a velocidade. E repito: soltar as mãos conscientemente, não vai lhe derrubar. Com toda certeza minha moto anterior Triumph Tiger 1050 que chegava a quase 250 km/h era um show de segurança. Eu fazia quase toda a viagem sem precisar segurar o guidão. E quanto ao novo amortecedor da GS não foi por acaso que colocaram, e nem mesmo como estratégia de montagem. É sabido que existe o problema e tentam resolver. Não há diferença entre pilotar uma GS com ou sem o amortecedor. T A L V E Z... o amortecedor evite que o guidão vire violentamente para um dos lados como aconteceu comigo na 2013. A GS, mesmo tendo ela ótima ciclística, gostosa de pilotar, ótima retomada, bonita, super inovadora, cheia de tecnologia, confortável, boa de mercado, boa assistência técnica, etc, etc... Jamais vou sentir a segurança que eu tinha com a Triumph...


Pessoal,

Já e conhecido que o forte balanço, levou a BMW a mudar o Telelever dianteiro para receber a instalação da suspensão de direção, isto vem resolver este problema, as 2013 não haverá recall, haja vista que para colocar a suspensao dianteira teria que trocar o Telelever.

Até breve,

Reinaldo

JMCoelho
03-03-2014, 13:49
Acho que quando chega a este nível de insegurança com um produto o jeito é trocar por outro. Qual moto vc tem agora?

FPoli
03-03-2014, 14:07
Realmente moto é igual avião, ou confia ou escolhe outra.
Particularmente tenho total confiança na minha, principalmente depois de abusar de situações extremas com ênfase na frenagem.

Stell
04-03-2014, 13:07
Caramba......
Quer dizer então que as antigas estão sempre em risco iminente de acidente?
O TELELEVER começou a ser fabricado em que ano?

phansaul
04-03-2014, 14:21
Pelo que entendi não estão generalizando, o Isper disse que encontrou vários outros relatos, é a mesma coisa com os problemas iniciais da F800 2013, suspensão vazando, problemas no punho, etc. Hoje me parece que a BMW já resolveu, pois não vi mais ninguém reclamando. Agora, sentir falta de confiança em moto, realmente não dá

FPoli
04-03-2014, 15:42
Caramba......
Quer dizer então que as antigas estão sempre em risco iminente de acidente?
O TELELEVER começou a ser fabricado em que ano?

O conjunto de suspensão Telelever/Paralever das GS é um sonho de tão bom, seguro e eficaz principalmente em curvas e frenagens.
É o grande diferencial entre a GS e concorrentes.
Quem já andou numa com essa suspensão sabe bem o que estou falando.

Stell
04-03-2014, 20:54
Fpoli,
Sempre ouvi falar bem dessas suspensões..
Mas entao qual e o problema que joga as pessoas das motos?

FPoli
04-03-2014, 22:58
Fpoli,
Sempre ouvi falar bem dessas suspensões..
Mas entao qual e o problema que joga as pessoas das motos?

Boa pergunta...
Talvez algum defeito em algumas unidades, mas por lógica não vejo qualquer relação com o tipo de suspensão.
Reapertaram todos parafusos no conjunto de suspensão da minha na primeira revisão, talvez algumas possam ter sofrido algum problema com isso passando a ser uma preventiva a fazer.

nelson
04-03-2014, 23:14
Qual é a estatística de problemas ?. Esse projeto desse tipo de suspensão é homologado há bastante tempo, não é um projeto novo . Há de se ater qual foi a causa do problema com certeza há uma sequencia de fatos para desencadear o problema se fosse generalizado haveria uma reclamação geral e um recall por parte do fabricante.

Stell
05-03-2014, 09:38
Então, gostaria de ouvir uma explicação técnica do que acontece ou aconteceu com essas motos que derrubaram fulano e cicrano....
Na minha humilde opinião, esse tipo de "lenda", sem justificativa técnica não vale. Não é possível que quem levou um senhor tombo desses não procure saber e contestar a fabricante, é uma situação gravíssima, ao meu ver. Já deveriam haver pareceres técnicos, ou nós é que não sabemos??

FPoli
05-03-2014, 11:07
Stell encontrei o video abaixo que fala em pouco sobre estabilidade vs direção leve e o fato de estar com cruise control.

Fatos que independem do tipo de suspensão.

www.youtube.com/watch?v=SkDPMLxAZPO

Stell
05-03-2014, 11:33
FPoli,
infelizmente o video não está mais disponivel...
Mas valeu...

FPoli
05-03-2014, 11:40
Stell, fiz alguma besteira ao digital a página.
Procure no youtube por "2013 BMW R1200GS stability vs light steering"

Stell
05-03-2014, 14:17
Interessante o video....
A estabilidade é 100%, apesar dele não ter passado em ondulações, lombadas etc...

Isper
05-03-2014, 19:40
Caros amigos. Eu novamente...
Não estou sabendo, ao certo, onde postar pareceres e respostas.
Bem: Li quase tudo a respeito da instabilidade da frente da nova GS 1200. Algumas certezas: 1)o sistema BMW Telelever é antigo e consagrado e não representa nenhum risco; muito pelo contrário. 2)A velocidade, desde que observados algum bom senso e experiência, também não é fator para acidente do tipo que estamos discutindo. 3)Não há reclamação das GS's anteriores as LC 2013. 4)No lançamento da GS 1200 2013, na África do Sul, morreu o piloto/jornalista Inglês Kevin Ash, em circunstância duvidosa, provavelmente devido a instabilidade da frente da moto. 5)Houve no mesmo evento reclamações IGUAIS de pilotos ingleses, canadense, italiano e americano, justamente quanto a instabilidade da moto. Procurem no site de busca: "GS 1200 tank slapper"... É assustador o que verão!!!
É óbvio que não posso provar que levei um tremendo capote devido a esta instabilidade. PORÉM, estou certo de que foi isto o que aconteceu. Minha moto deu PT, recebi a indenização e peguei outra igual, porém com algumas melhorias, como o amortecedor de direção, que nem mesmo a concessionária sabia (sic!!!). Somente depois disto é que comecei a pesquisar, TIRAR CONCLUSÕES, e acabei ficando inseguro, com a moto, hoje com apenas 1400 km. E as mãos seguras ao guidão até formigar...

PAULISTA
05-03-2014, 20:17
Caros amigos. Eu novamente...
Não estou sabendo, ao certo, onde postar pareceres e respostas.
Bem: Li quase tudo a respeito da instabilidade da frente da nova GS 1200. Algumas certezas: 1)o sistema BMW Telelever é antigo e consagrado e não representa nenhum risco; muito pelo contrário. 2)A velocidade, desde que observados algum bom senso e experiência, também não é fator para acidente do tipo que estamos discutindo. 3)Não há reclamação das GS's anteriores as LC 2013. 4)No lançamento da GS 1200 2013, na África do Sul, morreu o piloto/jornalista Inglês Kevin Ash, em circunstância duvidosa, provavelmente devido a instabilidade da frente da moto. 5)Houve no mesmo evento reclamações IGUAIS de pilotos ingleses, canadense, italiano e americano, justamente quanto a instabilidade da moto. Procurem no site de busca: "GS 1200 tank slapper"... É assustador o que verão!!!
É óbvio que não posso provar que levei um tremendo capote devido a esta instabilidade. PORÉM, estou certo de que foi isto o que aconteceu. Minha moto deu PT, recebi a indenização e peguei outra igual, porém com algumas melhorias, como o amortecedor de direção, que nem mesmo a concessionária sabia (sic!!!). Somente depois disto é que comecei a pesquisar, TIRAR CONCLUSÕES, e acabei ficando inseguro, com a moto, hoje com apenas 1400 km. E as mãos seguras ao guidão até formigar...

Fala Isper,

Bom mesmo de testar ela é nos 40 kms que separam Assis de Pedrinhas Paulista,muita reta,subidas e descidas,na volta comer uma pizza na Hipo e tomar uma Malta ou Conti bem geladinha,o que acha.hahaha.....

Abração.

FPoli
05-03-2014, 23:27
Isper, se já repôs a moto com amortecedor de direção já está com um item que possa lhe dar mais segurança.
Andei abusando da minha em terrenos instáveis, chuva, asfalto bom e ruim, terra, etc, piloto automático sem as mãos e sem um susto qualquer. Só passando de 200 que senti certa instabilidade, mas nada diferente de outras motos como uma Bandit 1200 que era do meu irmão e ainda assim mais estável que a 800GS que tive.
A diferença é que na 1200 anterior a moto fica nos trilhos em qualquer velocidade.

Golias
06-03-2014, 07:09
Pessoal,

O pior de tudo isso que se comenta ao redor da R1200GS LC desde seu lançamento é na maioria fato, porem tem muitos proprietários que omitem certos fatos, acho que para não se sentir pouco ou muito inseguros. Eu mesmo não vejo a hora de comprar uma, mas muitas vezes sento no canto da garagem e fico olhando a minha preta gorda e pensando: "Será que vai valer a pena troca-la agora ?", mas a evolução é assim mesmo, ou vai ou fica para trás. O quadro na nova no começo deste ano, passou por algumas mudanças nos suportes que recebem o protetor do motor e a solda estão fazendo com acabamento um pouco melhor, é só observar uma 13/13 para uma 13/14 e neste mês chegam as 14/14. Se tivesse condições $$$ compraria uma ADV que chega em meados de maio/14, mas o porquinho ainda faltam muitas moedas, portanto assim que vender a minha, irei para sua irmã mais recente.

Até breve,

Reinaldo

Iceman
06-03-2014, 09:33
Artigo interessante, postado no ADV Riders, por alguem que passou por isso e foi pesquisar:


I crashed due to a tank slapper a little over five
years ago. You can read my analysis of it that I wrote on the five year
anniversary of the event here: http://www.msgroup.org/forums/mtt/to...?TOPIC_ID=8937 (http://www.msgroup.org/forums/mtt/topic.asp?TOPIC_ID=8937)

I've
become much more interested in the subject after experiencing it firsthand. For
those who have experienced a little bit of headshake, it's hard to convey how
violent a real tank slapper is. And those who recommend recovery by giving it
more throttle or other such actions aren't taking into account how impossible
that is with the bars swinging back and forth so quickly.

It's possible
to have a tank slapper on a bike with no mechanical issues. I'm pretty sure that
mine was in that category. From reading about lots of tank slapper experiences,
plus my own observations, the most likely condition leading to a tank slapper on
a mechanically sound motorcycle is accelerating on a bumpy surface while in a
slight turn. That's the one common thing in most of the tank slapper crashes
that I've studied.

In many cases a good steering damper would have
prevented the tank slapper and I'm quite certain that mine wouldn't have
happened if I had had a steering damper. I had been warned too, but didn't
listen to the advice.

I originally thought that the steeper the steering
(my Monster was 23 degrees), the more likely a tank slapper would be, but I know
of one case of one happening on a Harley. And I still don't have steering
dampers on any of my bikes. I'm hoping that my modified riding behavior can
prevent the next one.

I'm looking forward to participating in this
discussion.


O Link para o post original: http://www.advrider.com/forums/showthread.php?t=438034

Resumindo, segundo o autor do post, o fator comum entre as ocorrencias deste efeito, é a roda dianteira de alguma forma perder ligeiramente o contato com o solo, durante curvas, ou com a roda não totalmente alinhada com a moto ao voltar a tocar o chão.

Neste tópico, pode-se ainda ver relatos de varios outros membros, sofrendo o mesmo problema com outras motos, que não BMW.
Todos são unânimes em afirmar que um bom amortecedor de direção ajuda a minimizar a possibilidade de que ocorra o problema.

Isper
06-03-2014, 10:41
Mas, como ele próprio falou, o principal fator para evitar um outro acidente é a mudança de comportamento ao pilotar a moto. PORÉM quem vai cair é o prazer de pilotar...



O Link para o post original: http://www.advrider.com/forums/showthread.php?t=438034

Resumindo, segundo o autor do post, o fator comum entre as ocorrencias deste efeito, é a roda dianteira de alguma forma perder ligeiramente o contato com o solo, durante curvas, ou com a roda não totalmente alinhada com a moto ao voltar a tocar o chão.

Neste tópico, pode-se ainda ver relatos de varios outros membros, sofrendo o mesmo problema com outras motos, que não BMW.
Todos são unânimes em afirmar que um bom amortecedor de direção ajuda a minimizar a possibilidade de que ocorra o problema.[/QUOTE]

Isper
06-03-2014, 10:45
Conhecemos cada metro destes caminhos. Apareça qualquer dia. A Conti é por minha conta! Abraço.

Iceman
06-03-2014, 10:59
Ouvi dizer que Conti é um fator agravante para surgir o "Tank Slapper" :rolleyes:

JMCoelho
06-03-2014, 14:05
Resumindo tanta informação, é brochante...

PAULISTA
06-03-2014, 16:39
Já morei ai,tenho alguns parentes espalhados pela região,tenho saudades,muito bom,o Roberto da Duaço é meu primo e o DUDU(Eduardo) da Conti já foi meu patrocinador em um empreendimento que fiz ai.
Abraços e muitos kms de alegria com o novo brinquedo,te cuida.

Isper
06-03-2014, 23:43
Com certeza é! Mas eu não sofro deste mal... Bebo pouco e quando o faço guardo a bike. E muito cuidado com o tank slapper !!! Abraço.

Gian
11-03-2014, 20:55
Amigos do Forum.. a menos de 1 mês eu tive um grave acidente devido a forte oscilação no guidão..com a minha 1200 GS ano 2012.. sim amigos não está errado.. ano 2012.
estava andando por uma estrada (asfalto) do Ceará.. muito irregular, cheia de remendos.. com o cruiser ligado e travando o acelerador a 100km/h. soltei as mãos por alguns míseros segundos e foi o bastante para que o guidão entrasse em uma fortíssima oscilação.. foi chão, com o acelerador travado a 100km/h.. felizmente só tive lesões na mão (estava sem luvas) no joelho (estava de calça jeans) e na parte de baixo das costas (a jaqueta levantou um pouco). Minhas conclusões foram que a velocidade associada à irregularidade do asfalto deixou a frente mais leve e instável e ao soltar as mãos foi o estopim para começar a oscilação. Isto pode acontecer com qualquer moto. O amortecedor de direção é um item a mais para aumentar esta segurança e todos que puderem sugiro instalar na sua moto. No meu ver, o que pode estar havendo nas LC é que a frente ficou mais leve e consequentemente mais susceptível a estas oscilações que o modelo anterior e motos de outros fabricantes.

FPoli
12-03-2014, 10:58
Gian interessante seu relato e bom que saiu bem dessa.
Nunca sofri qualquer oscilação nos 16 mil que rodei da 12/13, mas tem um fato interessante, nunca usei o cruize control.
Percebo que o comportamento de moto acelerando ou reduzindo é muito mais estável que em velocidade contínua ou deixando a moto solta, isso se aplica a qualquer marca e modelo, e no caso a grande diferença entre modelo 12 e 13 é que a 13 vem com piloto automático e os testes feitos tem sido com esse acionado.
Realmente rodando na 13 de modo convencional nada acontece.

Eder
08-04-2014, 10:05
Isso aconteceu comigo a uns 110 km/h com o piloto automático, no modo dinâmico. No automático a moto faz umas retomadas, o que ficou um pouco brusco por estar no dinâmico, causando um leve desequilíbrio e uma forte shimada. Consegui agarrar o guidão, apenas com leves escoriações nos dedos.

Foi o maior susto que tive até hoje no motociclismo. Eu tinha o péssimo hábito de andar sem as mãos no guidão, sempre fiz isso com as outras BMW que tive, mas esta 2013 tem uma ciclística mais ágil, portanto favorece as mudanças de direção.

Andar sem as mãos, nunca mais, nem com LC, nem com nenhuma outra.

Iceman
08-04-2014, 12:52
Mesmo quando ligo o piloto automático na minha 1200 LC, não tiro a máo por completo do guidom.

Se tiro uma (por pouquíssimo tempo) a outra fica grudada, mas geralmente fico com as duas somente encostadas nos manetes.
Alivia bem a tensão e não compromete a segurança.

Agora, travar o PA em 100km/h em uma estrada irregular e ainda tirar as duas mãos do guidom, ai na minha opinião, não dá para culpar a moto.

FPoli
08-04-2014, 20:31
Andei muito no automático sem as mãos e apoiado na bolsa indo p/ Uruguay e nada aconteceu. Vou ficar mais esperto.
Faixa de 100 a 120 kph, só que a estrada um deserto e um tapete.

FernandoHM
08-04-2014, 23:40
Soh p tirar uma duvida: se eu soltar a mao do acelerador o piloto automatico nao desliga?

FPoli
08-04-2014, 23:45
Só desliga se apertar um pouco a embreagem ou freio.

M.Fonseca
09-04-2014, 08:29
Agora, travar o PA em 100km/h em uma estrada irregular e ainda tirar as duas mãos do guidom, ai na minha opinião, não dá para culpar a moto.

Sorry but, lembrei da piada do Mama mama sem la manos, mama mama sem los dentes.:rolleyes: É confiar demais no equipamento, NMHO. Pior que isso é dar 270km/h numa multistrada só com uma mão no guidão.
https://www.youtube.com/watch?v=Z3tbAN0RaIE

Barra
09-04-2014, 16:30
Eu tenho uma gs 2009 std, costumo andar rápido e nunca tive sustos, acho a moto perfeita nas curvas, mas sempre ando com as mãos no guidão, quando preciso tirar uma delas procuro reduzir a velocidade, fazer o que preciso e rapidamente retorno para o guidão, acho que nunca tirei as 2 mãos do guidão ao mesmo tempo, sempre tive cagaço e em algumas vezes já levei cada pancada rodando que se estivesse com uma única mão teria caído com certeza.

Evitem esse lance de andar sem as mãos no guidão, isso é loucura galera, mesmo com uma mão só vc já aumenta as chances de dar algum acidente.

Quer descansar as mãos reduza a velocidade, retire uma mão de cada vez, ou dê uma parada para descansar, não vale a pena arriscar.

Iceman
09-04-2014, 18:34
Soh p tirar uma duvida: se eu soltar a mao do acelerador o piloto automatico nao desliga?

Fernando, se desligasse ao tirar a mão não serviria para nada né?
Seria igual buzina de avião kkkkk :p
Não desliga não.

Não sabia da embreagem...

Eu sei que desliga se acionar qualquer freio (dianteiro ou traseiro) ou se desligar no botão.

Mas cuidado, como o acelerador normalmente está na posição totalmente recuada, ao desligar o PA costuma dar um tranco na moto, como se desacelerasse de uma vez (na verdade é exatamente isso que ocorre).
Eu já peguei as mãnhas e sempre torço um pouco o acelerador, antes de desligar o PA.
Isso evita o tranco.

Abraços,

Thomas

Eder
09-04-2014, 18:53
Na realidade com a embreagem ele desliga suavemente. É a maneira mais correta.

JMCoelho
09-04-2014, 18:54
Caraca, é assim mesmo, dá um tranco ao desligar o PA? Perigoso, é como se o motor desligasse, incrível a BMW fazer um projeto assim, aliás não é incrível, parece até coisa da BMW.

FPoli
09-04-2014, 19:44
Pessoal, muita calma nessa hora kkk.
O sistema desliga como qualquer piloto automático, só que o freio motor da GS é um pouco diferente, um pouco mais atuante rsrs.
Não é defeito, não é falha de projeto, não é particularidade da BMW.
Se estiver em rotação baixa mal se percebe.
Tanto faz desativar pela embreagem ou freio, corta o sistema do mesmo modo só que via freio tem ele pra ajudar no dito tranco, ou seja, frenagem.
Particularmente quando estou acima de 140 kph no automático, costumo fazer como o Ice, acelero um pouco e só relo na embreagem que o sistema desativa e mantenho a velocidade de curso.

JMCoelho
09-04-2014, 20:50
Fabio, nunca tive moto com PA, mas tive e tenho carros com este sistema. Ele desliga sempre que pisar no freio, acelerar ou pelo botão Cruise, nos carros claro. E, em nenhum deles há o chamado tranco, não é necessário apertar embreagem, mesmo porque PA em carros, que eu saiba, somente com cambio automático. Mas imagino alguem a 140 km/h uma 1200 GS, da uma pisadinha no freio e leva um tranco, se não lembrar de acelerar um pouco antes. Me desculpe, mas para mim é um defeito de projeto, pois o acelerador deveria estar sempre automaticamente proporcional a velocidade travada pelo PA. Eu não gostaria de levar um tranco desse.

FPoli
09-04-2014, 21:03
Ignore a palavra "tranco", só é um termo usado...

Não existe tranco e sim o mesmo que acontece com sua GS se soltar o acelerador de uma vez. Simples assim.

Aliás acho que menos que na 800, lembro que com a 800 raramente eu usava freio, simplesmente eu tirava a mão já que tem um freio motor animal.

Existem dois modos de desativar o PA, apertando a embreagem já que o cambio não é automático ou apertando qualquer um dos freios.

Não há qualquer problema de projeto nem defeito desativar pela embreagem.

O fato de eu acelerar um pouco antes de desativar é pura frescura, um simples complexo do perfeccionismo, mas optei assim rsrs.

Não vamos misturar as coisas, carro é carro e moto é moto, características de aceleração e frenagem bem diferentes.

As vezes fazemos tempestade em copo d'agua por nada.

FernandoHM
09-04-2014, 23:45
Obrigado pelas explicacoes. Agora vou colocar em prática. Abs

JMCoelho
10-04-2014, 07:29
De fato, tb uso pouco ou nada o freio da 800 para reduzir velocidade, somente reduzindo o acelerador. Mas este tópico mudou de problemas de vibração na direção para uso do PA.

M.Fonseca
10-04-2014, 08:15
Caraca, é assim mesmo, dá um tranco ao desligar o PA? Perigoso, é como se o motor desligasse, incrível a BMW fazer um projeto assim, aliás não é incrível, parece até coisa da BMW.

Não se esqueça que são feitas por alemães, que são iguais aos portugueses, só que foram na escola.rsrsrs

sal silva
10-04-2014, 08:30
Acho que o pior deve ser o tranco por tras:pNenhum veiculo é perfeito,ai cada um tem seu macete.

FPoli
10-04-2014, 08:37
P/ evitar o tranco por trás é só selecionar o garupa kkkk

JMCoelho
10-04-2014, 13:30
Caraca, tranco por trás? Nunca experimentei, conta como é Sal.

Fonseca, é por isso que se diz que alemão é português que deu certo, rsssss

sal silva
10-04-2014, 14:23
Coelho eu falei que Acho rsrs.Caraca,se o Brasil fosse colonizado pela Alemanha,botariamos os EUA no bolço rsrsr .
Bora voltar ao tópico.

ACD
24-04-2014, 16:49
Usando o método do Jack o Estripador, vamos por partes:

Soltar o guidão: costumava andar o tempo todo sem as mãos no guidão (na minha Monark com garupa serrada). Já nas motos, a única vez que senti vontade de me espreguiçar na moto foi numa reta de centenas de kilometros na Patagônia argentina. Foi só soltar o guidão que bateu aquele vento lateral famoso na região, e a moto mudou de faixa! Quase foi chão. De lá pra cá tento deixar pelo menos uma das mãos no guidáo, e tem dado certo!


Minha GSA é 2010, nunca passei por nada parecido com esse tank slapper, mas o guidão é leve, já deixei a moto tombar parada por esterçar demais e deixar a monstra inclinar dois graus além da conta. Além disso, gosto de pegar uma estrada de terra de vez em quando e notei que o guidão era muito sensível aos buracos, pedras, raízes, etc. Isso, aliado ao peso da moto, favorece um chão. Pesquisei o assunto e resolvi investir num amortecedor de direção (antes da BMW resolver colocar na moto nova!) e fiquei muito satisfeito.

Na terra, o amortecedor absorve os golpes que a roda dianteira recebe. Na estrada, é um seguro contra buracos, tachões, etc. Aquele golpe de vento quando dois caminhões cruzam sempre desestabilizavam a moto, eu tinha que me preparar e reagir. Isso acabou depois do amortecedor. Minha velocidade de cruzeiro é 140/150 quando as condições permitem, mas outro dia numa estrada rural perto de Colatina mantive 180/200 por quase duas horas, estrada deserta e sem buracos. Vibração zero, estabilidade 100%, sustos zero.

Ontem mesmo peguei um dilúvio aqui, passei com a moto num "rio" cruzando a pista que estava acima do eixo dianteiro da moto! A força da água queria arrastar a moto de lado, mas a direção não acusou os golpes, se mantendo estável.

Essa instabilidade relatada não é comum, se as rodas estiverem balanceadas, pneus calibrados em boas condições, etc. Se houve mudança de projeto nas 2013 que favoreceu essa instabilidade, deveria haver um recall para instalar o amortecedor (steering damper). Tem várias marcas e tipos. Optei pelo HyperPro, que é fácil de instalar, não tem que modificar nada. Estou muito satisfeito e recomendo.