PDA

Ver Versão Completa : Reparador de pneus: Funciona!



RicBoris
31-07-2013, 12:03
REPARADOR DE PNEUS


1841


Recentemente fiz uma grande viagem na minha moto, uma Midnight 950. Rodei exatos 7.676km durante 22 dias, saindo de Ipu/CE passando por Fortaleza e todo o litoral nordestino até o Sul da Bahia, de onde toquei para o interior de Minas Gerais e, de lá, para Brasília/DF, onde participei da décima edição do Motocapital. O retorno foi pelo interior do Brasil, cortando o Norte de Goiás, o Oeste da Bahia, o Vale do Gurguéia, nas partes Sul e Central do estado do Piauí, seguindo pela região dos Inhamuns, já de volta ao Ceará, até chegar ao Ipu novamente, na região da Serra da Ibiapaba, no Leste do estado.

Precavido, levei alguns itens que poderiam ser úteis na viagem em caso de pane, quebra, defeito, etc. Foram nos alforges: lanterna, canivete, chaves, cabos de acelerador e embreagem, filtro de ar, lâmpadas de farol, piscas e freio, correia de transmissão, rolamentos, um litro de óleo Yamalube e dois reparadores de pneus da marca Motul.

O que se espera numa longa jornada como esta é nunca ter que usar nada disso, mas é bom ter à mão quando acontece um imprevisto. E eis que o dito cujo aconteceu! E justamente na manhã do retorno, em Brasília!

A moto já estava pronta, com alforges e mala instalados quando, cedinho, notei o pneu traseiro murcho. Cheguei a pensar em adiar a viagem para o dia seguinte, pois era domingo. Mas, como levei o reparador de pneus, resolvi testar o produto e ver se funcionava realmente.

Apliquei o produto como recomendado (vide abaixo), o que inflou o pneu com aproximadamente 18 libras, suficiente para me deslocar vagarosamente (60km/h) por uns 30km, até o posto mais próximo, para calibrar o pneu (36 libras).

Quando em movimento, o produto que é líquido espumoso vai escorrendo pelo interior do pneu e tapando todos os orifícios que encontra, em seguida vai emborrachando, o que dispensa a necessidade de se fazer qualquer reparo superveniente, seja um remendo com borracheiro com aquelas borrachinhas (espaguete) ou até mesmo uma vulcanização. Repito: NÃO HÁ NECESSIDADE! Basta aplicar o produto corretamente e completar a calibragem do pneu.

Após calibrar o pneu em Sobradinho/DF, peguei a BR-O20 no sentido de Barreiras/BA, ainda receoso e inseguro com o pneu, mas segui até o próximo abastecimento, 200km depois. Quando fui conferir a calibragem, estavam lá as mesmas 36 libras! Por segurança, repeti a aferição mais umas duas vezes, a cada 180 a 200km, mas a calibragem se mantinha. Ou seja, o produto realmente REPAROU o pneu, tapando o furo. Então me despreocupei totalmente e toquei a viagem.

Rodei 2.300km entre Brasília/DF e Ipu/CE em dois dias de rojão pesado! A uma média de 140km/h, durante 13h/dia até a chegada, graças a Deus e ao reparador de pneus, com muita segurança!

Ao chegar, levei a moto para a revisão e conferi novamente a calibragem do pneu, que estava em 34 libras, duas a menos que a calibragem em Brasilia e após rodar mais de dois mil quilômetros intensamente, durante dois dias, nos escaldantes asfaltos da Bahia, Piauí e Ceará! Perfeitamente normal, portanto, essa perda de 2 libras!

Enfim, eu não estaria recomendando o reparador de pneus Motul se não tivesse sido a cobaia dessa experiência (mesmo que involuntariamente) e se o produto realmente não cumprisse o que promete: REPARAR PNEUS FURADOS!

Contudo, deve haver outros produtos com a mesma eficiência no mercado, mas só posso falar daquele que salvou a minha viagem! rs...


MODO DE APLICAÇÃO:


1. Localize e retire o causador do furo (no meu caso, um parafuso). Caso não o encontre ou não consiga removê-lo, não há problema. O produto resolve tambem, mas é melhor retirar.

2. Coloque o pneu numa posição em que a válvula (pito) fique na parte de cima do aro, ou seja, apontando para baixo.

3. Agite o recipiente do spray até não sentir mais o volume interno (esse agito torna o líquido espumoso).

4. Mantenha o recipiente do spray de cabeça para baixo e enrosque a ponta da mangueira na válvula (pito) do pneu. Atenção para enroscar perfeitamente até o fim do aperto.

5. Quebre o lacre do produto e aperte o spray até esvaziar totalmente (dá pra visualizar pela mangueira, que é transparente).

6. Enrosque a tampa da válvula e imediatamente coloque a moto em movimento para o produto se espalhar pelo interior do pneu, mantendo baixa velocidade.

7. Complete a calibragem do pneu e seja feliz!


Obs 1: qualquer procedimento após isso no sentido de remendar o furo.(espaguete ou vulcanização) é desnecessário. Seria substituir uma solução eficientíssima por uma outra duvidosa.

Obs 2: verifique a calibragem do pneu mais algumas vezes para se certificar. Se possível, localize o local do furo e passe uma "cuspelina" para ver se há bolhas que indiquem vazamento, o que não deve acontecer se a aplicação fora feita da forma correta.

Obs 3: não sei se o reparador de pneus pode ser usado como vacina, ou seja, colocado no interior do pneu e deixado lá para quando, eventualmente, ocorrer o furo. O nome do produto sugere: "REPARADOR", ou seja, para corrigir o problema quando este ocorre.

sal silva
31-07-2013, 21:44
Legal Ric, este reparador funciona mesmo, mas no meu caso não sei se terá o mesmo sucesso. Digo isso porque a gs tem pneu com câmara e a moto vai estar super pesada com garupatroa e bagagens. Se furar com ela em movimento ai Lascoste, se eu não for para o chão, no mínimo a câmara vai para o saco, agora se der "sorte" como você teve em ver o pneu murcho pela manha, ai talvez funcione. De qualquer maneira vou comprar um. Abraços.

RicBoris
31-07-2013, 22:10
Sal, neste caso talvez fosse melhor você usar a vacina para pneus. Mesmo assim, leve sempre consigo um reparador. Quanto ao peso, tudo bem que eu estava.sem a garupatroa, mas o peso na traseira da.Birinight era enorme! Uma mala grande e dois alforges repletos de tralhas. Boa sorte, meu amigo!

sal silva
01-08-2013, 08:51
Acho que esta mais fácil deixar a Patroa no banco la de casa kkkkk.Brincadeira,valeu a dica.

RicBoris
01-08-2013, 09:52
É... também não seria uma má ideia! Kkkkk... Principalmente se ela for como a muié lá de casa, que em cada acelerada eu levo uma cotucada nas costelas! Kkkkkkkk

sascencio
01-08-2013, 10:14
Pensei que esse produto funcionasse para pneus "com" e "sem" câmara...

RicBoris
01-08-2013, 12:31
Silvio, o pneu da Mid é SEM câmara e funcionou. Nunca usei na XRE, que é COM câmara, então não posso afirmar se funciona neste caso.

CM-R1200-GS
01-08-2013, 15:42
Para pneus COM camara, o correto é usar a "vacina", que deve ser aplicada antes da ocorrencia do furo, segundo as instruções.

Nunca usei, mas conheço muita gente que usa e garante que funciona.

Até comprei uma vacina, mas ai troquei de moto, e estou com ela fechada sem ter onde usar.

Crodao
01-08-2013, 22:22
Cassio essa vacina mais parece uma "meleca" de nariz kkk
Já ouvi dizer que dá problemas de balanceamento

Rafamg
01-08-2013, 22:29
Eu usei na minha moto antiga durante 3 anos nao tive problema nenhum, quando precisei ela nao funcionou, tudo bem que nao fiz exatamente o recomendado mas o medo de ficar na rua com pneu furado falou mais alto, o certo é continuar rodando pra ele vedar, eu tava chegando em casa quando percebi que tava furado entao parei a moto e no dia seguinte me virei pra arrumar de outra forma.

RicBoris
02-08-2013, 01:11
Tem que rodar imediatamente mesmo. No meu caso, tão logo apliquei o reparador, coloquei a motoca pra rodar, devagarinho. Quanto à vacina, nunca usei mas vou procurar conhecer melhor esse produto pra usar na XRE.

sal silva
02-08-2013, 09:24
Também já ouvi que a vacina tira o balanceamento

RicBoris
07-01-2014, 13:47
Olha isso Leo 800

RicBoris
08-01-2014, 23:35
Recentemente usei o Tyre Repair no pneu do meu carro. O bicho furou em pleno meio-dia, solzinho de rachar o quengo e, pra complicar, levando a patroa, grávida, para o trabalho. Enfim, não estava nem um pouco a fim de ficar trocando pneu naquele cenário. Então resolvi usar o reparador, já que não deixo de manter sempre dois sprays no carro, constantemente, e um na moto quando viajo.

O pneuzão 225/17 estava totalmente seco, então apliquei o produto como indicado no post original e "voa lá" (aqui no Ceará o nosso francês é desse jeito rs). O bicho ficou com meio-ar (aproximadamente 20 libras), levei a um posto, calibrei (32 libras) e rodei até ficar careca e colocar quatro sapatos novos do carango.

Detalhe: quando fui trocar os pneus pelos novos, o borracheiro me chamou a atenção para e existência de um líquido cinza em um dos pneus. Era o Tyre Repair que ainda estava no ponto para tapar outros buraquinhos se ocorressem. Muito bom!

Reitero a recomendação a esse produto. Funciona mesmo!

FPoli
10-01-2014, 17:45
Bom saber e deixar um na moto.

cristianog
10-01-2014, 17:50
Em viagem carrego um Tyre Repair junto, espero nao ter que usar.

Detalhe, o tubo do Motul que comprei é todo dourado mas deve ser a mesma coisa.

RicBoris
10-01-2014, 21:28
Mesma coisa Cristiano. E se precisar usar, não tenha medo. Se fizer como recomendado, funciona bem.

Wlad
11-01-2014, 11:04
Coloquei a vacina nos 2 pneus da r1200. Rodei 10 mil km sem problemas. Não sei dizer se o produto entrou em ação ou não. Pois conforme instruções ele fecha imediatamente o fura. Portanto nem da pra recomendar. Qto a balanceamento não percebi nada de anormal. Próxima viagem vou levar o tubo reparador.

phansaul
12-01-2014, 20:43
Acredito que isso funcione com pneu sem câmara, mas nas f800 se furar a câmara vai ser difícil segurar o ar, pois é muito fina.

RicBoris
12-01-2014, 22:59
O representante com quem comprei o Tyre Repair disse que funciona tanto em pneus com camara como sem camara. Porem, so testei (moto e carro) e posso atestar que funciona em pneus sem camara. O importante é retirar o prego, pois se ficar enfiado no pneu vai ficar penicando a camara e fazendo novos buracos.

phansaul
13-01-2014, 06:06
Vou comprar uns então, pois até hoje tive sorte, mas vai que uma hora fura no meio do nada.

sascencio
13-01-2014, 08:11
Até o momento não precisei usar e espero que nunca precise... rsrsrs... mas na embalagem do Motul está escrito que repara e enche pneus com e sem câmara.

Iceman
13-01-2014, 08:24
Tb tenho esse da Motul e lí isso no Sábado, antes de sair para o BV em Brequeçaba.

Afinal, precaução e canja de galinha nunca fez mal a ninguem. :)

RicBoris
13-01-2014, 09:21
Exatamente! Ele é REPERADOR e, portanto, dispensa qualquer outra medida corretiva (espaguete, vulcanizaçao, etc). Quanto a encher o pneu, o produto adiciona umas 18 a 20 libras, precisando apenas completar a calibragem.

RicBoris
13-01-2014, 09:26
Se liguem no MODO DE APLICAÇAO!
Foi assim que procedi e deu certo!







MODO DE APLICAÇÃO:


1. Localize e retire o causador do furo (no meu caso, um parafuso). Caso não o encontre ou não consiga removê-lo, não há problema. O produto resolve tambem, mas é melhor retirar.

2. Coloque o pneu numa posição em que a válvula (pito) fique na parte de cima do aro, ou seja, apontando para baixo.

3. Agite o recipiente do spray até não sentir mais o volume interno (esse agito torna o líquido espumoso).

4. Mantenha o recipiente do spray de cabeça para baixo e enrosque a ponta da mangueira na válvula (pito) do pneu. Atenção para enroscar perfeitamente até o fim do aperto.

5. Quebre o lacre do produto e aperte o spray até esvaziar totalmente (dá pra visualizar pela mangueira, que é transparente).

6. Enrosque a tampa da válvula e imediatamente coloque a moto em movimento para o produto se espalhar pelo interior do pneu, mantendo baixa velocidade.

7. Complete a calibragem do pneu e seja feliz!


Obs 1: qualquer procedimento após isso no sentido de remendar o furo.(espaguete ou vulcanização) é desnecessário. Seria substituir uma solução eficientíssima por uma outra duvidosa.

Obs 2: verifique a calibragem do pneu mais algumas vezes para se certificar. Se possível, localize o local do furo e passe uma "cuspelina" para ver se há bolhas que indiquem vazamento, o que não deve acontecer se a aplicação fora feita da forma correta.

Obs 3: não sei se o reparador de pneus pode ser usado como vacina, ou seja, colocado no interior do pneu e deixado lá para quando, eventualmente, ocorrer o furo. O nome do produto sugere: "REPARADOR", ou seja, para corrigir o problema quando este ocorre.

Fabriciom2
13-03-2014, 09:53
Alguem sabe se a GS 1200 LC tem pnou com camara tbm ?

Obrigado.

FPoli
13-03-2014, 09:58
Alguem sabe se a GS 1200 LC tem pnou com camara tbm ?

Obrigado.

Todas 1200 independente do ano são sem câmara seja roda raiada ou de liga.

Leandro L
13-03-2014, 12:00
Pessoal, permitam-me adicionar informação ao tópico...

Pelo que sei, esses reparadores em spray devem ser usados em situações de emergência, ou seja, com o pneu já furado e/ou murcho, e assim que possível, devem ser reparados de fato. Vejam inclusive a recomendação que consta na MotoAtacama: "Reparador instantâneo de pneu Motul, veda o furo e infla o pneu após remoção do objeto perfurante. A eficácia pode variar de acordo com a dimensão e o local do furo. Seu uso é emergencial e deverá ser feito o conserto definitivo do pneu assim que possível", vide http://www.motoatacama.com.br/produto.php?pro_id=936

Antigamente existia até um consenso de que essas espumas corroem a câmara de ar (ou o pneu) se forem deixadas rodando por muito tempo, mas não sei se isso perdura até hoje.

Dito isso, compartilho com vocês minha opção para evitar surpresas desagradáveis, já testada por mim umas três vezes: vacina de pneu.
A diferença fundamental entre a vacina e o reparador é que a vacina pode (na verdade deve) ser colocada na câmara (ou no pneu, no caso de tubless) como precaução, ou seja, antes do furo ocorrer, e ela não se deteriora nem prejudica alinhamento, muito menos influencia na durabilidade e resistência das câmaras e pneus.
Já usei as da marca Wurth (https://www.wurth.com.br/lojavirtual/pag_pro_det.asp?PRO_COD=38868432W1&cat=Moto&subcat=Pneu) e também da Motovisor (http://www.motovisor.com.br/vacinadepneu/default.asp) e não vi diferença entre as marcas, ambas são excelentes.
Inclusive já retirei 3 pregos do meu pneu traseiro, prontamente vedados pelo produto sem necessidade de reparos posteriores, mas esse procedimento (retirada de prego) só deve ser feito em caso de pneu com câmara. Se for sem, o melhor pé deixar o prego lá, quietinho...

Abraços,

Leandro L
13-03-2014, 13:51
Maravilha Ricardo, estou opinando baseado em conhecimento antigo e na recomendação que o MotoAtacama faz sobre o reparador Motul, conforme link que enviei.

Diante disso, diria que são produtos similares com a diferença fundamental de que a vacina deve ser aplicada antes do furo acontecer, evitando que o mesmo esvazie, e o reparador deve ser usado após o furo acontecer.

Na dúvida, uso os dois! rsrsrsrs... Meus pneus têm vacina dentro e sempre que viajo, levo um reparador na bagagem.

Abraços,

Leandro L
13-03-2014, 14:55
Isso aí, meu amigo... Só quem já passou pela experiência desagradável de ter um passeio frustrado por um pneu murcho sabe a importância dessa dupla!!!
Abraços,