PDA

Ver Versão Completa : Habilitação internac. necessária na Argentina e Chile?



Henri
14-09-2013, 07:33
Planejando uma viagem de moto para esses dois países, e já tendo alugado e dirigido carro em ambos, me deparei com alguns posts do forum indicando necessidade da licença internacional.
Aparentemente, pela convenção de Viena, a CNH vale nesses países por 90 dias.
Alguém já teve problemas usando a CNH por lá?
Abs,

Luciano Bt
14-09-2013, 10:37
Caro Henrique, realmente não é nescessario tirar a H internacional, mas vai uma dica, vc pode ter problemas com os policias corupitos, eles vão querer propina, então não custa tirar uma, aqui no meu estado 75,00 R$.

RicBoris
14-09-2013, 14:00
É pH#d@ ter que se fazer algo desnecessário por causa da corrupção!

Henri
14-09-2013, 20:14
Caro Henrique, realmente não é nescessario tirar a H internacional, mas vai uma dica, vc pode ter problemas com os policias corupitos, eles vão querer propina, então não custa tirar uma, aqui no meu estado 75,00 R$.
Luciano,
Grato pela informação.
Abs

Crodao
15-09-2013, 17:10
Na Argentina a Gendarmeria (força militar parecida com o exército) quando para eles pedem PID, e é uma entidade séria. Não é corrupta.
No Chile também me pediram na Alfândega/Aduana.
Abc

Crodao
15-09-2013, 17:11
Na Argentina a Gendarmeria (força militar parecida com o exército) quando eles param, eles pedem a PID, e é uma entidade séria. Não é corrupta.
No Chile também me pediram na Alfândega/Aduana.
Abc

FPoli
15-09-2013, 19:10
Qual a validade deste dicumento?

Luciano Bt
15-09-2013, 19:32
Tem a mesma validade da sua CNH.

FPoli
15-09-2013, 19:50
Sendo a mesma validade da CNH, a quem tem ideia de rodar fora do Brasil não vejo o porquê de não ter uma.

Gostei da orientação e vou providenciar uma em breve pensando em fazer um passeio fora ainda em 2014.

Henri
15-09-2013, 22:06
Na Argentina a Gendarmeria (força militar parecida com o exército) quando eles param, eles pedem a PID, e é uma entidade séria. Não é corrupta.
No Chile também me pediram na Alfândega/Aduana.
Abc
Crodao,
Grato pela info.
Providenciarei a minha PID.
Abs,

Flavildo
16-09-2013, 10:00
olá deixa eu dar meu pitaco


viajei em 2009, Bolivia, Peru, Chile e Argentina, na epoca, nao tinha a PID e nem mesmo a tal carta verde, fomos parados por varias vezes e não tive problema algum.

em 2011 fiz um roteiro diferente Argentina Chile (santiago) tirei a PID, providenciei a CARTA VERDE, pois tinha a mesma preocupação. Bom a não ser na entrada da argentina me pediram a Carta verde, depois toda vez que fomos abordados , eu mostrava apenas RG e CNH, e nenhuma vez solicitaram a CV e o PID.

uma coisa que não sei se ajudo, mesmo porque fiz sem nenhuma intenção, foi a GoPro no kp7 pois ao avistarem a camera, eu tinha meio que um "passe livre" rs


mas na duvida, faça o que recomendam tire a PID contrate a carta verde, pois la fora qualquer discussão com as autoridades podem geral alguns desconfortos que podem ser frustrante.


abrax

Henri
16-09-2013, 19:51
olá deixa eu dar meu pitaco


viajei em 2009, Bolivia, Peru, Chile e Argentina, na epoca, nao tinha a PID e nem mesmo a tal carta verde, fomos parados por varias vezes e não tive problema algum.

em 2011 fiz um roteiro diferente Argentina Chile (santiago) tirei a PID, providenciei a CARTA VERDE, pois tinha a mesma preocupação. Bom a não ser na entrada da argentina me pediram a Carta verde, depois toda vez que fomos abordados , eu mostrava apenas RG e CNH, e nenhuma vez solicitaram a CV e o PID.

uma coisa que não sei se ajudo, mesmo porque fiz sem nenhuma intenção, foi a GoPro no kp7 pois ao avistarem a camera, eu tinha meio que um "passe livre" rs

mas na duvida, faça o que recomendam tire a PID contrate a carta verde, pois la fora qualquer discussão com as autoridades podem geral alguns desconfortos que podem ser frustrante.


abrax

Já pedi a PID.
Grato,

RGóes
18-09-2013, 17:43
Já pedi a PID.
Grato,

Henrique,

Como fazer para pedir a PID? É direto com o DETRAN ou tem um site/lugar específico?

Abs,

Luciano Bt
18-09-2013, 22:32
É direto no Detran.

RGóes
18-09-2013, 23:03
É direto no Detran.

Luciano, por fim poderia informar qual o prazo de validade da carteira. Se é que tem um prazo...

Abs,

Henri
19-09-2013, 00:44
Henrique,

Como fazer para pedir a PID? É direto com o DETRAN ou tem um site/lugar específico?

Abs,

Aqui em Brasília o DETRAN tem um site onde você faz o pedido e o boleto.

FPoli
19-09-2013, 07:27
Seguindo as dicas , verifiquei e está disponível a opção p/ obter a Permissão Internacional p /Dirigir -PID na página do DETRAN bastando preencher e pagar as taxas (baixo valor).
A PID segue as mesmas características e validade da CNH.

Realmente é muito fácil de obter e pode ajudar num passeio fora do Brasil podendo ser utilizada em mais de 100 países. Estou providenciando uma.

Valeu pelas dicas neste tópico. Muito bom.

Henri
19-09-2013, 09:08
Seguindo as dicas , verifiquei e está disponível a opção p/ obter a Permissão Internacional p /Dirigir -PID na página do DETRAN bastando preencher e pagar as taxas (baixo valor).
A PID segue as mesmas características e validade da CNH.

Realmente é muito fácil de obter e pode ajudar num passeio fora do Brasil podendo ser utilizada em mais de 100 países. Estou providenciando uma.

Valeu pelas dicas neste tópico. Muito bom.
Fábio,
Este, como outros tópicos, sao muito úteis para nós motociclistas.
Muitos dos detalhes de acessorios, dicas, regulagens, pilotagem e viagens obtive no nosso forum.
Abs,

Crodao
23-09-2013, 21:55
Recebemos hoje resposta via email do consulado da Argentina:


Consulado General de la
República Argentina en San Pablo


Ley 24449 - ley de tránsito (Dec. 779/95 Dec. Reglamentario)



PARA CIRCULAR EN TERRITORIO ARGENTINO EN AUTOMOTOR
DOCUMENTACIÓN REQUERIDA PARA LOS CIUDADANOS ARGENTINOS:

a) DNI
b) Certificado de residencia expedido por el Consulado Argentino con validez de 6 meses.
c) Licencia de conductor original y válida.
d) Documentos originales del auto o moto. Caso el propietario del vehículo no sea el conductor, el propietario tendrá que hacer una autorización para que el conductor pueda manejarlo en territorio argentino. La carta deberá ser debidamente legalizada por el Ministerio de Relaciones Exteriores en Brasília. Para mayores informaciones sobre legalizaciones llamar al +55 (61) 3411-8811/8806 ó San Pablo (5511) 5103-2149

DOCUMENTACIÓN PARA LOS CIUDADANOS BRASILEÑOS o EXTRANJEROS RESIDENTES EN BRASIL

a. Brasileiros: RG expedido a menos de dez anos, em boas condições e sem cambio fisionômico ou passaporte com validade superior a seis meses. Estrangeiros: RNE válido e passaporte com mínimo seis meses de validade a partir da data da viagem (em caso de estrangeiros verificar si para ingressar na República Argentina se precisa de visto).
b. Carteira de habilitação original e valida.
c. Documentos originais do automóvel ou da moto. Caso o proprietário do veiculo não seja o condutor ou o automóvel esteja financiado, o responsável terá que fazer uma autorização, reconhecer firma e encaminhar para o Ministério de Relações Exteriores para legalizar. Para maiores informações de legalização ligar para +55(61) 3411-8811/3411 8806 ou www.mre.gov.br



EXIGÊNCIAS PARA AUTOMÒVEL E MOTOCICLETAS

 Estar habilitado para conduzir este tipo de veiculo e levar consigo a licença correspondente;
 Documento original e válido do veiculo;
 Seguro contra terceiros (carta verde) vigente pelo período da viagem, que cubra eventuais danos causados a terceiros, transportados ou não;
 Possuir as placas de identificação do veículo;
 Possuir extintor de incêndio, dois triângulos, um cabo de aço ou cambão e cinto de segurança;
 MOTOCICLETAS: seus ocupantes deverão utilizar capacetes com visor ou óculos especial.

• PARA MAYORES INFORMACIONES : http://www.seguridadvial.gov.ar/

Geov
24-09-2013, 10:11
Aqui no RS a expedição da PID custa R$ 44, e fica pronta em uma semana, Vlw!

George
24-09-2013, 23:49
Na duvida eu tirei uma em dois dias aqui no Rio.
abs
George Camara

RicBoris
17-11-2013, 14:36
Caro Henrique,

Tendo em vista as recentes mudanças no forum e por uma questão de melhor organização, movemos este seu tópico para esta seção em virtude da pertinência do assunto.

Grato por sua compreensão.



Att.

George
18-11-2013, 11:26
Não me pediram, somente a habilitação normal.
abs

FPoli
20-11-2013, 08:41
Não me pediram, somente a habilitação normal.
abs

Mesmo assim, creio que valha a pena ter, vai que alguém encasqueta lá fora...

Crodao
20-11-2013, 20:39
Não me pediram, somente a habilitação normal.
abs

George abre um tópico e conte como foi a sua viagem
Abc